1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D300 ou Canon 5D

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por rcl, 11 de Janeiro de 2008. (Respostas: 40; Visualizações: 5939)

1. rcl

rcl Power Member

Boas pessoal, tenho oportunidade de comprar ambas as máquinas a bom preço, mas não sei por qual devo optar. Não sou nenhum profissional, mas gosto de fotografia.

Os entendidos que me dêm opinião, vou evoluir de uma D70s.

Cumprimentos.

2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Se vens de uma d70 já tens lentes de baioneta F, certo? Por muito tentador que o FF seja, isso para mim responde à questão.

3. helius

helius Power Member

o SideWalker disse tudo.. no entanto, tens que ver se as objectivas que tens têm qualidade suficiente para acompanharem o corpo de uma D300, de nada vale ter um porsche se debaixo do capot está o motor de um Renault 5 :)

4. rcl

rcl Power Member

As lentes não são o problema, porque caso compre uma d300 compro também uma 18-200 DX, porque a d70s com a 18-70 vou vender.

Nunca perceby muito bem qual da diferença do Full Frame da Canon 5d para o sensor da D300.

Neste caso até consigo arranjar a 5D mais barata que a D300, mas gosto muito da nikon.

Última edição: 11 de Janeiro de 2008
  5. mundano

mundano Power Member

São duas grandes máquinas... Disso não há duvida..

A Canon 5D por ser uma full frame tem melhor qualidade de imagem pura.. Mas a Nikon tem um metering melhor e um sistema de focagem melhor.. Pelo que no mundo real, especialmente com coisas que se mexem é bem provável que a D300 tire melhores fotos.

Tudo depende do tipo de fotografias que gostas mais de tirar.. Se andas sempre com o tripé atrás, não penses muito, vai para a Canon 5D. Se por outro lado, gostas de trazer a máquina nos modos automáticos ou semi-automáticos, e gostas de resultados bons out-of-the-camera, a D300 será a melhor escolha.

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

a 5d já está um pouco desactualizada e por isso sairá dentro em breve uma versão nova mas não deixa de ser uma boa opção.. eu pelo menos é das poucas opções da canon até à pouco tempo q gostaria de ter pelo ff + uma 16-35 agora existe a d3 :D

Eu ficaria pela d300.. se vens duma d70s vais ficar desiludido a trocar para a 5d pelos comandos completamente diferentes na canon e para mim são desagradáveis ao uso (alguns).

Quanto à escolha da lente qualquer uma das opções mencionadas acoplada com a 18-200 para mim é o erro maior ai. comprar uma boa máquina.. semi-pro - profissional e meter lentes de 'férias' mais vale ficares por um modelo inferior.

just my 2 cents

7. rcl

rcl Power Member

Mas pensei que a 18-200 fosse uma excelente lente, li algumas reviews e todas diziam maravilhas. Agora fiquei confuso.

8. rcl

rcl Power Member

Não eu não ando sempre com o tripé atras, gosto de tirar umas boas fotografias knd vou de férias, ou em passeios.

9. mundano

mundano Power Member

É uma boa lente tendo em conta que tem mais de 10X de zoom... E para férias é provavelmente a melhor lente que existe...

Agora, para aproveitares a máquina a 100% há lentes bem melhores....

10. rcl

rcl Power Member

Sim mais tarde estava a pensar em adquirir uma 12-18.

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Outra coisa que tens que ter em atenção é o investimento em lentes. Como já te foi dito lentes como as 18-200 para estas máquinas é desperdiçar a máquina, e ires trocar para a Canon para depois teres que te habituar de novo aos comandos, perder dinheiro com a lente da Nikon que tens, gastar mais dinheiro com lentes Canon que ainda por cima têm que ser lentes para FF, que normalmente são mais caras.

Acho que em SLRs é importante investir em lentes, porque para passar a vida com a lente do kit, quase que não vale a pena.

Na tua situação comprava a D300 e a grande angular 12-18 (que não sei se é boa ou não, mas é um exemplo), visto que já tens uma 18-70. Depois mais tarde comprava uma teleobjectiva ou outra que seja do teu agrado.

12. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

isso existe?
    ou estás a falar numa Tamron 11-18mm?

outra das principais vantagens que a 5D apresenta frente à D300 é a latitude do sensor. é uma full frame, TEM de captar obrigatoriamente mais pontos de luz que um sensor APS-C. pelo que já brinquei com uma MarkII, torna-se bem mais difícil os brancos saírem estoirados numa situação de maior contraste..

se fores para uma 5D, terás de comprar algo tipo 17-40 f/4L e uma 70-200 f/4L, ou sempre objectivas MUITO boas porque senão perdes a vantagem teórica da 5D em resolução.

13. ManoelMartins

ManoelMartins Power Member

Lê, por exemplo, aqui.

Última edição: 11 de Janeiro de 2008
  14. rcl

rcl Power Member

Ups, keria referir-me À Nikkor 14-24, sorry:009:

15. dasens

dasens Power Member

A 14-24 diz-se que é uma excelente lente, pessoalmente, não posso confirmar pois nunca a experimentei, ainda estou à espera da minha. De qualquer das maneiras, com uma 12-24 DX f/4 tb não ficas mal servido.. é uma grande lente, digo-o por experiência própria, e é bastante mais barata. Óbvio que é menos luminosa, e que tem a vantagem / desvantagem de ser DX, serve-te perfeitamente numa APS-C e está optimizada para esse tipo de sensores, no entanto, se tiveres a pensar em mudar para full frame mais tarde, aí já terás que a vender, pois não te servirá de muito. Além disso, hoje já arranjas 12-24 DX usadas a bons preços, especialmente agora com a saída da D3, que fez com que alguma gente trocasse a 12-24 pela 14-24.

Quanto às máquinas, é uma questão de escolheres o sistema que mais te agrada e obviamente também terás de escolher entre full frame ou DX. Compara bem as características das máquinas e procura imagens de ambas pela net, mas até porque com qualquer delas terás de investir em lentes com boa qualidade, vê bem o que ambas as marcas oferecem e escolhe aquela que te parecer que mais se adequa. Não te esqueças na altura da escolha, que depois de investir em algum material, já fica caro andar a trocar de sistemas.
    O melhor mesmo, é fazeres como o Jamiro tem dito por aí (acho que é ele, se tiver enganado peço desculpa), encontra uma loja que te deixe experimentar as máquinas e vê qual gostas mais em ergonomia e se te deixarem fotografar com ela, em qualidade de imagem também.. Não há nada como veres as coisas por ti!

16. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Eu pessoalmente ficava com a Nikon D70s e gastava o dinheiro em lentes! Mas isto sou eu que sou parvo.

Vais gastar mais de 2000€ para teres uma máquina de topo com lentes da tanga?

Mais vale comprares lentes de qualidade e usar a D70s que não tá de todo ultrapassada.

Olha compra uma a 12-24 e uma 24-70 2.8 com o dinheiro!

17. BEKASpro

BEKASpro Power Member

Tendo já material Nikon e familiarizado c\ a marca, sem duvida nenhuma a D300... a canon 5D é muito util em estudio devido ao seu full-frame...

cumps.

18. davidoff

davidoff Power Member

Nuff' said.

No entanto , arranjares uma 5D mais barata que uma D300 é tentador... investiga melhor as vantagens de cada uma das máquinas e vê se FF é uma coisa que te interesse.

19. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Não pensas mal não! :) Mas eu sou suspeito...

20. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

a d70s por acaso tenho uma mas acho q trocava pelo menos para d80 q já tem o noise reduction e uma qualidade bem superior depois o resto era em lentes e 1 flash :p

lentes

sigma 10-20 f4
    tamron 17-50 f2.8
    nikkor 70-200 VR f2.8

Partilhar esta Página