1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D300 ou Canon eos 5D???

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Hiver, 2 de Outubro de 2008. (Respostas: 132; Visualizações: 7847)

1. Hiver

Hiver Power Member

Boas pessoal!
    E o seguinte. Eu actualmente tenho uma nikon D40 com um lente 18-55mm e outra 55-200mm VR. Na altura em que comprei esta maquina tava ainda a evoluir em termos de fotografia, portanto,o que a makina me punha a disposiçao em termos tecnicos chegava. Actualmente ja me sinto bastante a vontade com DSLR e tendo em conta que quero profissionalizar-me sinto que devo tambem "evoluir" na minha maquina. Porque! Porque realemente o que a D40 me da ja nao chega para o que quero fazer. Preciso de mais pontos de focagem, 3 ja me parece pouco actualmente, preciso de uma maquina que me proporcione - noise em qualquer das sensibilidades, preciso de mais MP ja que pretendo fazer impressoes e algum tamanho, preciso de um AF mais preciso e de melhor leitura das cenas. Ok. Eu sei que depende muito de o k quero fazer com a maquina. Tambem talves precise de melhor "vidro" que nao DX e nao sei se e desperdicio tar a comprar lentes nao DX pra D300.A minha area de trabalho vai ser muito de retratos, algumas manipulaçoes digitais na area dark art e ate publicidade e tb de paisagismo. peço-vos entao que me ajudem a escolher. Ate ao fim do ano vou comprar entao uma makina nova. As grandes duvidas sao entre a D300 que e de formato DX mas mais rapida e mais recente, logo tem algumas tecnologias actuais interessantes, e a Canon 5d que e Full-frame. Mais lenta mas com o dobro do tamanho do sensor, logo, provavelmente - noise mas tambem e muito mais antiga. os preços das duas sao parecidos. Ai nao ha problema. Ate porque a 5d ainda deve baixar mais quando a 5d mark II entrar a serio no mercado. Sejam sinceros. nao preciso de clubismos em relaçao a Nikon Ou Canon. Ja que realmente se for melhor mudar de sistema mudo sem problema por mais que goste da Nikon.
    Obrigado pessoal.

Última edição: 2 de Outubro de 2008
  2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

5d face a d300 -- d300

agora se for a nova 5d já diferente.

Para o que tu procuras uma 40d/50d ou d90 faz o trabalho muito bem, o que precisas para retratos é de lentes de grande qualidade aka caras ;)

1 amigo meu fez o catálogo da c117 entre outras marcas conhecidas e foi um dos fotografos do moda porto e apenas usou a 300d, apenas agora evoluiu para a 40d mas é como ele diz, tendo uma 24-70 da canon facilita em muito o trabalho. pensa nisso ;)

3. timber

timber Zwame Advisor

Bem, não me parece que precises de velocidade especial. Precisas dum bom sensor e boas lentes de retrato. Qualquer dos dois sistemas te oferece isso. No entanto o sensor FF permite melhor focagem selectiva. E as lentes de retrato tanto da Canon como da Nikon estão orientadas para usar em FF. Para o que pretendes a 5D parece-me mais adeuqado que a D300.

Mas isto parecem-me um bocado divagações técnicas. Julgo que já tendo Nikkors se calhar devias ficar pela Nikon. Mas não comprava uma D300 mas sim uma D90.

4. Hiver

Hiver Power Member

Obrigado jamiro. Realmente vou pensar nisso. Alias. Ja me tinha passado pela cabeça. E claro que sim. A 5d mark II e que seria o ideal mas ja sai muito do meu orçamento. 3000€ pela maquina mais 1200 pra cima por uma boa lente... Sai muito do meu orçamento. O problema e que nao tenho a certeza se para por exemplo, 1 poster com 1m do lado maior, uma 50d ou uma D90 faz o trabalho. Mas sao maquinas tambem muito boas. E realmente se o teu amigo conseguio com uma 300d...tb ja reparei que tenho conseguido alguns trabalhos interessante com a d40. E claro que nao e o mesmo. E depois nao tenho ainda expriencia com full-frame. Por isso nao sei se na practica e assim taaaao melhor. Eu tenciono tamebm fazer exposiçoes. Logo muito ira ser "fine-art". mas vou pensar nisso Jamiro.Obrigado.

5. michael c

michael c Power Member

Também acho que por exemplo uma 24-70 fica bem é numa máquina FF. Daí que eventualmente seria melhor adquirires a 5D que te vai permitir fazer uso de todo o potencial de uma lente com a qualidade de uma Canon 24-70 f2.8 por exemplo.

Contudo, se quiseres começar por um set up mais low budget, acho que a D90 e uma boa lente encaixa como uma luva e para começar profissionalmente não será preciso muito mais. Deves analisar as tuas necessidades e ver o que te compensa mais. Não fiques "preso" à Nikon pelas lentes que tens...isto porque para o que queres elas não são grande coisa e terás sempre de investir em pelo menos uma lente de grande qualidade se quiseres trabalhos de bom nível. Não esquecer tambem que para retratos terás ainda de adicionar e guardar algum do orçamento disponivel para material de iluminação...

Boa Sorte.

Cumps,
    michael c

EDIT: Com qualquer uma das máquinas fazes um poster com 1m no lado maior...até com 2m. Mas fazes mesmo muito nas calmas e com excelente definição. Não quero estar a dizer asneiras mas acho que tanto a 5D como d D90 têm 12MPs...

Última edição: 2 de Outubro de 2008
  6. Hiver

Hiver Power Member

Obrigado pela sugestao Timber. Mas na realida o facto de ja ter 2 nikkor nao e problema porque estas lentes, mude de sistema ou nao, ficaram sempre mais ligadas a D40, ja que para o que quero sei que preciso mesmo de melhor vidro.

7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu com a d70s e 6mps fiz impressões de 1mt e conheço quem fez cartazes com a d2hs (4mps). O que importa é a foto ter bastante definição e para isso a lente faz alguma diferença. Eu penso que a d90 seria uma óptima escolha ou então a concorrencia 50d, claro que se calhar se estás habituado à nikon eu não trocaria :p

8. Hiver

Hiver Power Member

concordo com algumas coisas do que dissesct Michaeel c. Sem duvida full-frame com uma lente dessas e muito melhor. Eu acho que vou mesmo ter de tentar exprimentar as varias hipoteses.

9. Hiver

Hiver Power Member

realmente isso e bem visto Jamiro. eu nesse campo das impressoes e que ainda tenho pouca expriencia. :)

10. michael c

michael c Power Member

Eu sinceramente acho que para o que queres fazer com a máquina - estúdio, paisagem, retratos, onde a velocidade não é importante, uma máquina FF como a 5D é a melhor opção. Então se usada com uma 24-70 da canon, tens aí um set para fazeres fotografias soberbas. Mas nada como experimentares se puderes.:)

Cumps,
    michael c

11. timber

timber Zwame Advisor

Se ele vai fazer retratos provavelmente deve estar mais interessado na 85 f1.8 (ou mesmo a f1.2) e talvez num dos zooms 70-200 da Canon (por acaso onde esta é superior à Nikon em diversidade)

12. michael c

michael c Power Member

Pessoalmente não compraria uma prime para começar. Acho que a 24-70 lhe vai conferir mais versatilidade. Obviamente a 85mm f1.8 é soberba e uma excelente lente. Mas em algumas situações (por exemplo fotos de grupo ou fotos de corpo inteiro) poderá ficar limitado. Com a 70-200 acontece o mesmo na minha opinião, não é wide o suficiente para algumas situações.

Penso que se o objectivo é fazer retrato e ter uma lente unica para esta situação, a 24-70 será uma excelente opção pois permite fazer fotografia mais wide e tambem close-ups de rosto já muito bons. Mas qualquer uma das que referiste timber é uma excelente opção.

Cumps,
    michael c

13. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

se comprares a d90 e lentes não vendas a d40 que vai compensar ter sempre 1 segundo corpo ;)

Quanto à 24-70 ser só para FF é uma visão errada. A 24-70 é uma excelente lente para ambos os formatos. Já fui muito fã da antiga 5d mas hoje em dia existem já máquinas que a podem superar com ou sem FF, algo que não existia à 1 ano atrás. Eu pensava 2 vezes antes de investir numa 5d no mundo actual.

Quanto a lentes não sei do que vocês referem para as primes e retratos. Para estudio uma lente boa e versátil é melhor que uma prime.

14. timber

timber Zwame Advisor

A questão é que ele está a começar e uma lente 85mm custa cerca de 1/4 do custo dum zoom 24-70. Sao mais de 1000€ a menos. Não é brincadeira. E é mais luminosa.

15. Hiver

Hiver Power Member

Acham que realmente com uma D90 conseguiria o mesmo que com uma 5D? Se for o caso posso sempre comprar a D90 e lentes ainda melhores.

16. michael c

michael c Power Member

Por esse prisma é verdade...se houver problema no orçamento pode ir para uma prime de 85mm. Mas podendo, pessoalmente era 24-70 directo.:) Mas isto é como tudo, pelo menos para mim, tem de se pensar muito bem nos investimentos que se fazem porque actualmente para rentabilizar um investimento de 3000€ em equipamentos nem sempre é fácil. Eu sou sempre bastante conservador neste aspecto e se vir que um determinado investimento vai demorar a rentabilizar penso sempre 3 vezes antes de decidir se compro ou não.

Cada um sabe de si, mas seria incapaz de investir 3000€ em equipamento para fazer fotos de amigos e da familia. Mas tratando-se de uma situação para uso profissional onde existe a possibilidade de reaver o investimento feito, tendo o € disponível preferia avançar directamente para a compra da 24-70 pois mesmo que mais tarde viesse a comprar primes, uma 24-70 vai ficar sempre bem em qualquer setup.:D

Cumps,
    michael c

17. adolfo dias

adolfo dias Power Member

fuji S5 + nikkor 85mm + Tokina AT-X Pro DX 11-16mm f/2,8 + as da d40 que já tem

18. michael c

michael c Power Member

Sorry, no meu vocabulário só existe mesmo Canon ou Nikon.:D Questão de principio, apesar de a máquina que referiste ser simplesmente fenomenal.

Talvez fosse interessante começares por dizer qual o orçamento total que tens disponivel e quantas lentes queres comprar, se queres comprar material de iluminação, reflectores, etc. Assim seria mais fácil ajudar.:)

Cumps,
    michael c

19. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a nivel de estudio a fuji é a referencia
    n é à toa que é das maquinas mais usadas pelos bons profissionais para fazer casamentos e afins
    então com uma boa nikkor...
    o corpo fica mais barato que a d90 julgo eu

20. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

É um combate desigual, pois à 5D jé pesam os anitos. Entre essas duas recomendaria a D300.

Mas atendendo às tuas necessidades, colocaria na lista de opções a Canon 40D que é a pechincha do momento.

Depois há a questão do vidro e da iluminação. Quanto a mim, esses são aspectos muitas vezes subestimados.

Por exemplo, sendo eu um feliz possuidor de uma Nikkor 85/1.4 posso garantir que é excelente para retrato, até mesmo com um sensor DX de apenas 6 MPix. Quanto ao isolar o foco, mesmo em DX (que tem um pouco mais de DoF que FX) muitas vezes é preciso fechá-la a f/2 para ter DoF suficiente para que o nariz e os olhos fiquem dentro do foco. Claro que a definição de uma lente destas excede substancialmente os 6 MPix. Nesse aspecto, os 12 Mpix de uma D90 devem apreveitá-la melhor. Segundo tenho ouvido dizer, a 85/1.8 oferece 90% da performance a 1/3 do preço.

E acho quase impossível fazer um retrato sem recurso a pelo menos o meu SB-600 em bounce, ou ainda melhor, disparado remotamente. Claro que podes ter sorte e poder usar luz natural (iluminação tipo Rembrandt), especialmente se tiveres uma lente rápida. Mas dispondo de luz artificial de qualidade, até lentes banais com uma 18-70 conseguem resultados estupendos.

Baralhei o suficiente? :)

Partilhar esta Página