Nikon D300 ou Canon eos 5D???

Se a velocidade não for mesmo um requisito primordial, estou de acordo com quem diz para dares uma olhadela à D90. É um pequeno lobo com pele de cordeiro, por assim dizer ;)
 
Bom. Alguem aqui me perguntou quanto ao valor que vou dispor para as minhas compras. A principio serao cerca de 3000€. Realmente, para o tipo de fotos que faço e que vou fazer nao me interessa a velocidade. Nao vou fazer coberturas de desporto nem nada do genero. A minha duvida realmente e o factor full-frame. Mas realmente a 5d ja e muito antiga. Por isso nao sei... Mudar de sistema tambem nao e problema desde que fique satisfeito e que realmente me sirva as necessidades. Ficarei sempre com a D40 de ***** das formas. Tambem pensei numa 50d em x da D300. Com boas lentes..nao sei...vai ser um grande investimento por isso tou tanto na duvida. Vou tambem, alem de retratos trabalhar com bandas para fotos promocionais. E depois tambem tenho a minha arte. E ate talves me meta na publicidade. Tendo isto em conta fico mesmo com muitas duvidas. D300, 5d, D900 ou 50d? lol nao sei mesmo.
 
Nunca tinha sequer posto a hipotese de uma Fuji. Vou ter de investigar. Eu nao vou so trabalhar em estudio. Vou tambem trabalhar muito com iluminaçao natural em exteriores. Ainda vou ter muito tempo para pensar...Mas mais sujestoes sao bem-vindas... :)
 
Bom. Pelo que tive a ver vou por a Fuji s5 de parte pois so tem 6.1 mp (e sei k os mp nao sao tudo) e o sensor ainda e mais pequeno que o da D300. Logo, pela logica tera mais noise o que nao me convem mesmo nada. E muito sinceramente a fuji nunca me puchou muito. Se fosse a uns anoos atras...Mas nao actualmente. de ***** das formas agradeço a sugestao.Mas realmente a duvida mantem-se. Ja agora, tb tirei a 50d da ideia ja que o sensor tb e mais pequeno do k o da D300 ja pra nem falar em relaçao a 5d. Sao mm de diferença mas de certeza k fazem diferença.Uma das coisas que me agrada na D300 sao as lentes nikkor que eu adoro e algumas tecnologias que sao interessantes. E as x penso que mais vale ter e nao precisar do k nao ter e precisar. A D90 realmente tb seria uma hipotese. Ja que penso que o sensor seja o mesmo da D300 e apenas nao tem algumas tecnologias. tb nao tem corpo em magnesio mas acho que nao vou andar na guerra com nenhuma delas. :)
 
É um combate desigual, pois à 5D jé pesam os anitos. Entre essas duas recomendaria a D300.

Mas atendendo às tuas necessidades, colocaria na lista de opções a Canon 40D que é a pechincha do momento.

Depois há a questão do vidro e da iluminação. Quanto a mim, esses são aspectos muitas vezes subestimados.

Por exemplo, sendo eu um feliz possuidor de uma Nikkor 85/1.4 posso garantir que é excelente para retrato, até mesmo com um sensor DX de apenas 6 MPix. Quanto ao isolar o foco, mesmo em DX (que tem um pouco mais de DoF que FX) muitas vezes é preciso fechá-la a f/2 para ter DoF suficiente para que o nariz e os olhos fiquem dentro do foco. Claro que a definição de uma lente destas excede substancialmente os 6 MPix. Nesse aspecto, os 12 Mpix de uma D90 devem apreveitá-la melhor. Segundo tenho ouvido dizer, a 85/1.8 oferece 90% da performance a 1/3 do preço.

E acho quase impossível fazer um retrato sem recurso a pelo menos o meu SB-600 em bounce, ou ainda melhor, disparado remotamente. Claro que podes ter sorte e poder usar luz natural (iluminação tipo Rembrandt), especialmente se tiveres uma lente rápida. Mas dispondo de luz artificial de qualidade, até lentes banais com uma 18-70 conseguem resultados estupendos.

Baralhei o suficiente? :)


Reforço.... :x2: Diria mesmo que em estúdio/retrato, mais importante que a máquina, é a iluminação.

Já agora, a diferença de tamanho entre os sensores da D300 e 50D é irrelevante, são ambos APS.
 
Última edição:
a s5 tem 12mp
utiliza "2" sensores
digo "2" pq na realidade é apenas 1, mas que contem 2 photodiodes. 1 para as gamas dinamicas normais e outro para as baixas

relativamente aos isos aconselho-te a veres isto http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms5pro/page17.asp
e tb se vais trabalhar em estudio e paisagens n vais andar acima de iso 200
o sensor é de um tamanho normal, praticamente igual ao da d90

qt as FF é obvio que são outro mundo, mas serão um mundo necessário?

mas é contigo.
 
A nível de qualidade de imagem a D300 não apresenta muito mais que a D90, uma vez que esta se baseia muito na D300. Claro que a D300 é mais rápida, mais robusta, mais meia dúzia de coisas, mas mairotariamente para estúdio secalhar a D90 permite depois alargar os horizontes a nível de lentes.

Na canon eu olhava para a 40D, é alta máquina, a alto preço, neste momento.

Em resumo, para as tuas necessidades, eu ia pela D300, ou pela D90, que para o que queres vai dar praticamente ao mesmo, e a diferença de preço entre as duas dá para uma lente ;)
 
Última edição:
Adolfo.Realmente tes razao. Eu vi mal. De qualquer das formas acho que continuo a preferir nikon ou canon. Se me perguntar porque eu nao lhe vou saber responder. E uma questao um pouco de gosto, talves ate de teimosia. :) Quanto a D30 e a D300 realmente e verdade. Realmente uma D90 ou ate uma D300 com uma nikkor 24-70 F2.8 seria talves muito bom. Que acham? E sim. realmente a iluminaçao e algo extremmamente importante. Sem duvida alguma. E sera k a D90 em termos de AF e tao boa quanto a D300? Tinham perguntado que objectivas pretendia comprar. Para acompanhar a nova maquina apenas uma. No caso de ser uma Nikon D90 ou D300 em principio seria uma 24-70 F2.8 ou talves uma 17-55 2.8. mais tarde compraria uma prime talves de 50mm 1.4 e uma fisheye. Quanto a iluminaçao de estudio com o que ja tenho por enquando safo-me.
 
Última edição:
Adolfo.Realmente tes razao. Eu vi mal. De qualquer das formas acho que continuo a preferir nikon ou canon. Se me perguntar porque eu nao lhe vou saber responder. E uma questao um pouco de gosto, talves ate de teimosia. :) Quanto a D30 e a D300 realmente e verdade. Realmente uma D90 ou ate uma D300 com uma nikkor 24-70 F2.8 seria talves muito bom. Que acham? E sim. realmente a iluminaçao e algo extremmamente importante. Sem duvida alguma. E sera k a D90 em termos de AF e tao boa quanto a D300?

Em relação à D90 vs D300, lê isto (incluindo AF):

[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]What's better on the D90 than the D3, better than the D700 and better than the D300: [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Easier selection of advance modes, frame rates, remote control and self timer, especially in the dark.[/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Works with the superior $17 ML-L3 wireless remote release.[/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]ADR is on by default. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Adds the AF-A AF mode. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Easier Live View mode with dedicated button! The other cameras use the rotary top switch, which sucks! [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Makes movies with sound. The D3 at least records sound alone, which the D90 can't. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]The AF Selector Lock is better designed so it won't get knocked by accident. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]The Self Timer can make multiple exposures, helping ensure everyone's eyes are open in at least one of the shots. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Nikon finally fixed the design flaw where by default the Modeling Flash fired if you hit the Depth-of-Field preview button. Thank you Nikon! [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]The dials work during playback by default. In the other cameras, I have to look for a few minutes to find this option hiding in the Custom Settings > Controls > Customize Command Dials option. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]By default, the D90 won't shoot without a card. The D3, D300 and D70 default to the very dangerous DEMO setting which lets you happily shoot an entire wedding, look at each shot on the LCD in every display mode and zoom setting, and not realizing until the end of the day that you had no card in the camera![/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Better than the D3 and Better than the D300:[/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Can call up the top item in My Menu with the FUNC button. This makes the D90 much faster to use, because I now can get into the menus and set everything with just one hand![/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Dedicated rear INFO button.[/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]ADR modes include AUTO. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]The rear LCD Monitor-on times are selectable separately for Playback, Menus, the INFO panel and Image Review. [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]The D90 has both the My Menu menu and Recent Items Menus. (D3 and D300 lack the Recent Items menu) [/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Better than the D300[/FONT]​
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Far nicer rear multi selector. The D300 has a mushy single piece of crap, while the D3, D700 and D90 have much better two-piece controls with a separate center OK button. [/FONT]​
 
Não sei a que preço estão actualmente a D90 e 40D (690€?), mas com a diferença já compras lentes e iluminação. Em estúdio qualquer uma das 3 é muito boa, em velocidade as mais rápidas são a 40D e D300.

Sou suspeito ao dizer isto, mas a 40D dá-te qualidade sem abdicar da velocidade (e outras "regalias" de uma gama superior), com um preço baixo o suficiente para sobrar para um kit de estúdio, ou lentes.
 
Rui Moura. Realmente deste-me um bom ponto de vista. tambem ja tinha pensado na 40D.tenho de comparar.Quanto a 5d se calhar mais vale realmente po-la de parte nao e?O full-frame se calhar nao conpensa a idade dela. A minha duvida começou um pouco quando vi imagens comprarativas da 5d com uma D300 em k mostravam que a 5d batia completamente a D300 em definiçao. Mesmotendo a D300 uma lente de topo e a 5d nao. Isso criou realmente alguma confusao.Agora, a D90 começa a ser uma hipotese. Ja que pelo que vejo e igual a D300 practicamente excepto no corpo,tamanho/peso. E a D90 e um pouco mais actual. O facto de ter live view e de gravar videos a mim nao pesa em nada.Nao sao modos k vou usar muito.O love view ate seria interessante se alguma delas vira-se o ecra para cima. :)
 
Hiver cuidado onde vês os testes.. tal como existem muita malta nikon a puxar sardinha para nikon também existe o do outro lado ;)

a 5d é sem dúvida uma referencia na era reflex digital pelo FF mas a d300 tem coisas que deixam inveja a muitas máquinas de topo ;)
 
Full Frame é outra coisa, mas pode não ser o mais importante neste momento. O dinheiro que gastas a mais na 5D, perdes em equipamento e lentes que te podem vir a fazer muito mais diferença.
 
E verdade. As vezes isso acontece. E realmente, acho que se neste momento o full-frame fosse tao importante muita gente ja teria mudado. Vou desistir da ideia na 5D.Bom. Ja e - uma em k pensar. :)
 
Estava a por a hipotese de uma D90 com uma 17-55 2.8 e um Grip. Ou talves esqueça o grip e va para uma lente 24-70 2.8.Ja agora jamiro.Tive a ver a tua galeria no olhares.Boas fotos.reparei k tens uma D300. :) Tb tenho la uma galeria. www.olhares.com/hiver (eu sei k isto nao tem nada a ver com este assunto) lol :)
 
Última edição:
Parabens pelas fotos hiver, tens lá algumas muito boas. Realmente mereces uma máquina melhor.:) Já agora, a 40D seria uma excelente hipotese tambem. Acho que já referiram isso à uns posts atrás. Se eu actualmente estivesse para comprar máquina seria a minha escolha sem pensar muito...pelo preço é um verdadeiro negócio da China.

Cumps,
michael c
 
Obrigado.realmente ja preciso mesmo de algo superior. Começo a sentir falta de algo mais k a D40 nao me porporciona.E sim.realmente a 40d e uma hipotese.Vou ainda ter mto em k pensar. :)
 
Back
Topo