Nikon D300 ou Canon eos 5D???

A unica grande diferenca, parece-me o facto de pensar se precisas de FF ou nao.
A diferenca de lentes nao e assim tao grande, ou e? Tambem podes ir por alternativas de outras marcas... A Nikon tem corpos FF tb, por isso podes continuar a "crescer" se quiseres.
O ponto sobre mudar de marcas acho que pode ser importante se estiveres num ponto em que o trabalho esta e exigir bastante. Se nao podes perder tempo a ambientar-te a uma nova camara, ou nao podes ficar a procura das coisas durante uma shoot.
Se a Nikon te tem satisfeito, e se sabes que a marca tem em linha material que te satisfara (tecnicamente e em termos de preco) entao vai pela D300.
Se achas que as perspectivas nao boas, entao muda o mais rapido possivel. Em termos de Canon, iria pela 40D (precos?), a maquina e muito boa e podes comprar mais vidro (precisas porque so tens nikon).

Como ja deu para perceber, nao ha uma resposta simples, tens de ser tu a responder, nos so podemos dar sugestoes e apresentar detalhes.
 
dps de estar habituado a usar uma DSLR, nao me parece k mudar de marca requira um periodo de adaptacao muito maior do que simplesmente mudar de modelo dentro da mm marca. Pq afinal os botoes mudam de sitio em ambos os casos! e a forma de ajustar a fotografia (as opcoes), nao variam assim tanto de marca para marca... mudar iso e carregar no botao e rodar o dial (em ambas), mudar o AE e carregar no botao e rodar o dial (em ambas), mudar entre modos de disparo e rodar o mode-dial (em ambas), mudar abertura/tempo exposicao e rodar o dial (em ambas).

apenas funcoes menos usuais estao nos menus, e ai sim variam de marca para marca, mas tb dos modelos k estamos a falar ja teem o "My Menu" k permite de 1 forma mt rapida mudar esses settings menos habituais.

Acho k no caso dele, nao mudar de marca nao e argumento, ja k, se ker kalidade entao nem as lentes actuais vai aproveitar.
 
E porque não uma estrada alternativa?

1 x Pentax K 20 D Body & Da* 16-50mm f/2,8 & Da* 50-135mm f/2,8 Prepayment: 2.077,00EUR
1 x Pentax DA 12-24mm f/4,0: Prepayment: 597,00EUR
Pentax Grip D-BG 2 Prepayment: 137,00EUR
Pentax AF 540 FGZ Prepayment: 307,00EUR
Bateria DL-I50 Prepayment: 54,30EUR
Total 3.267,47EUR
Prepayment: 3.172,30EUR

Se queres fish Eye Pentax DA 10-17mm f/3,5-4,5 ED: Prepayment: 467,00EUR

Isto preços da Digiwowo se tiveres actividade profissional/empresa ainda podes descontar 15% de iva.

Com o set Pentax K 20 D Body & Da*16-50mm & Da*50-135mm tens um set que podes fotografar em qualquer sitio/quaisquer condições (Weather and Dust Resistant)

Deixo aqui um texto de um Fotografo pro na area da Moda/publicidade, Benjamin Kanarek que usa uma k20d, explica o porquê de usar Pentax e expressa bem o que significa a camera vs fotografo, o assunto era Canon 5D VS Pentax k20d.

"Both camera's are GREAT! Actually so is the K200D and the 450D and the D300 and the D70 as well as the D200 and the K100D as well as the 1Ds Mklll and the 350D and the Olympus E3 and the Fuji S5 etc etc etc etc....

What is YOUR criteria for a good camera? What are you looking for specifically? None of these camera's will improve your "TALENT, INGENUITY, VISION, EXPRESSION etc..." I have done pro shoots with everything from a Canon G5 5 megapixel camera to a Canon 1Ds Mkll, from a Canon 350D to a Pentax K20D. In the final analysis, if you know what the support of your image will be you can respond accordingly. In fact I am wrong...Most DSLR's or compacts can pull of some serious resolution if the limitations of the tools are understood.

Look...I was sponsored by Bronica, Fuji, Canon and Pentax. I didn't give a flying F..... about which was better, as the differences were really quite minute. In fact the less you know about what the application of your images are going to be, the less discerning you are about the reasons for your choices.

I know what I want and that is a camera that at 100-400 iso gives me the finest most subtle and smooth rendition possible. That is why for IQ, the Pentax K20D is amongst the finest camera's out there right now. I include the Canon 1Ds Mklll in that grouping. At 100 iso there is NOT a major difference in rendition between the two, especially for what I am shooting. There will be perhaps 10- 20 percent of the time a need to use a pro 39 megapixel back or the 1Ds Mklll. But in most cases, I would not use the Pentax for 300 dpi poster reproductions for advertising. In that case I might go with the Pro Back. When I did the "Swarovski" campaign, I used the pro back for the Full Fashion shots and a Canon 20D for the Macro Still Life images. I had 5 x 3 meter billboards shot with the Pentax K10D and the Canon 20D.

I do love the Pentax lenses...I really like the Canon lenses. But I prefer the Pentax. I like it because it is different, quirky, original and NOT too mainstream.

..."
retirado de:http://www.pentaxforums.com/forums/276124-post23.html

Alguns dos trabalhos do homem

http://www.pressbook.com/homebook.asp?langue_id=2&owner_id=5144
 
Acho que está a faltar um ponto bastante importante nestas análises.

aconselho desde já, antes de qualquer decisão, a pesar a máquina na mão, ver a ergonomia e corpo. Eu por exemplo não consigo mesmo estar com uma canon, acho desconfortável e 'complicada' de manusear pelos menus ou simplesmente estar em modo manual pela falta dos 2 dials que tenho na nikon.

Se poderes tenta colocar as camaras na mão e usar nem que por 2 minutos cada e avaliar também isso, porque, temos que ver que é algo que vais ter na mão bastantes horas ;)

Quanto à qualidade penso que essa está garantida desde já em qualquer das máquinas ou sets.
 
LSeven, concordo com quase tudo o que ele diz, no entanto há uma coisa que ele não diz. Ele consegue fazer vários trabalhos com a K20D, mas não todos. Por isso precisa de ter outros corpos. Será que o contrário se verifica? Ele tendo só a 1Ds, precisaria da K20D para alguma coisa? Não me parece.

A conclusão acaba por ser que a K20D faz bem o trabalho, mas não que seja a melhor. E como ele próprio diz, procura usar a melhor, que neste caso são as máquinas referidas neste tópico, ainda que a K20D faça um trabalho bom, ou mesmo de diferença imperceptível.

I do love the Pentax lenses...I really like the Canon lenses. But I prefer the Pentax. I like it because it is different, quirky, original and NOT too mainstream.

Apenas esta frase é que para mim estragou tudo. Se um BMW, Audi, Lexus, etc, for o melhor carro do seu segmento, não vou comprar um Saab só pela exclusividade.
 
Realmente estao aki bons pontos de vista.No caso de pentax ja tive oportunidade de exprimentar uma algum tempo e nao me senti muito confortavel com ela.Realmente o facto de mudar de marca nao me parece problema em habituaçao.Ja k de uma D40 para a D300 vai alguma diferença em botoes.Logo teria de me reabituar de ***** das formas.Isso nao me preocupa.Aprendo rapido.O jamiro colocou uma boa questao.Eu falei bastante n D300 pk realmente quando segurei a makina na minha foi quaswe amor logo.lolDa bastante segunrança,esta tudo muito perto e o facto do corpo ser pesado acaba por dar ainda mais segurança.Tb tive com uma D80 k em corpo e igual a D90 e tb gostei.A D40 tb axei interessante mas nao tanto quanto a D300.Lsteven.E claro k realmente esse fotografo tem muita razao.Nao a makina k faz o fotogrfo.Eu muito uma frase k e "Buying a Nikon doenst make you a photographer.Only makes you a Nikon owner." e axo k diz tudo.Sei que mais tarde,mas so daki a uns anos,provavelmente va ter de usar tb algo de formato medio.Seja hasselblade ou Phaseone ou ate maiiya,mas isso nao me preocupa agora.Pk ate la....neste momento quero uma makina k de o melhor proveito a uma boa lente.Sinceramente as 2 k agora estao mais na minha questao sao a 50d com uma 24-70 2.8 e a D90 tb com 24-70 ou 17-55...Ta dificil.Tenho de agradecer a participaçao de todos neste meu thread.Pareçe k nao mas tem ajudado.Esclareceu-me alguns pontos de vista. :)
 
Como sera a diferença de View finder entre a 50d,D90 e D300?E devo dar-te razao Rui Marto.A K20D faz o trabalho mas provavelmente nao o melhor trabalho.Pk se for por ai eu tb me safaria com a D40. :P
 
Como sera a diferença de View finder entre a 50d,D90 e D300?E devo dar-te razao Rui Marto.A K20D faz o trabalho mas provavelmente nao o melhor trabalho.Pk se for por ai eu tb me safaria com a D40. :P

O viewfinder da D90 é obviamente mais escuro e pequeno, senão daqui a nada era igual à D300, mas custava menos 500 euros :-)
 
Pois.Bem visto.Eu vou ter de tentar segurar algumas e ver como sao.Por acaso a 50d,ja desde k saiu k tb me chamou a atença.
 
Fazem pontos bastantes validos. No entanto, se tiveres a 1Ds, nao quer dizer que depois nao havera situacoes em que quereras ter outra maquina. Nao e resolucao, pode ser cor, pode ser so comodidade. Pode ser o facto de quer usar umas das Limited...
A questao e que quando se ter acesso ou pastel para conseguir qualquer lente ou maquina, entao pode-se apreciar onde realmente umas superam as outras.
O Ben faz muito trabalho de estudio, muito iluminacao manipulada.
Ele safava-se bem com a 40D mas tendo a 1Ds acessivel, vai usa-la mas nao sempre. Aposto que o Rui Marto se lhe dessem uma 1Ds e lentes nao vendia a 40D e depois de passar o periodo inicial, haveria de usar a 40D de vez em quando (pelo menos).

Infelizmente nem todos podemos viver nesse mundo, por isso temos de fazer compromissos.


So um aparte:
Podes comprar o pacote K20D + lentes + acessorios por 3070 euros na SRS. Ou isso mais uma FA 50mm F1.4 por 3277 EUR.
Desculpem o aparte, mas a loja e boa e para Pentax acho que e uma boa fonte...
 
Obrigado pela sugestao edumad.Mas realmente para mim sera Nikon ou canon. Ja tive oportunidade de exprimentar algum tempo pentax e nao gostei muito.
Neste momento pessoal, tou mais entre uma D90 com a 24-70 2.8 ou a 50d tb com a 24-70 2.8.
Mas cada x tou mais inclinado para a 50d.Tive a ver videos no youtube sobre a makina,alias,tb sobre a D90,mas realmente a 50d tem aspectos muito interessantes.1 deles e o facto do corpo ja trazer estabilizaçao embutida,coisa k se nao me engano a D90 nao tem.Uma das coisas k me pucha um pouco para as Nikon e a qualidade de construçao dos corpos.
Mesmo a minha D40 tem uma resistencia brutal comprada por exmplo com a 400d/450d.Vou ter de tentar ter uma D90 e uma 50d na mao e realmente ver qual me parece melhor.Ok.
Nao vou andar na guerra com a maquina,mas como eu sou um pouco maluco com as fotos,pode sempre dar-me pra fazer algo eskesito.Vou ter de ver se a 50d ta mais bem selada k a D90 tb.Acho k e um pouco por ai k vou decidir.ha outra coisa boa na 50d.Enquanto a D90 usa o mesmo processador exspeed k por exeemplo a D300 com um output de 12bit,a 50d ja usa o digic 4 a 14bit. O facto de a D90 fazer videos nao me interessa minimamente.na pesa em nada na decisao.
ja k eu quero e tirar fotos e nao andar ai a filmar.lol :P
Pekena diferença k pode ser grande quando se trata as cores e ate mesmo a gama dos tons cinzentos.
Eu trabalho muito com preto e branco. Alias.Mais duotone.Vou ter de arranjar maneira de ter as 2 na mao. :) Mas realmente,cada x mais, a 50d me parece uma boa aposta.Pk e k eles nao se juntam todos e fazem uma makina k de pra tudo?lol
 
Última edição:
Aproveito para dizer que concordo com o edumad, mas não em situação de estúdio. A ter outro corpo, seria de outro sistema, de forma a ter acesso a alguma lente que não tivesse na Canon, ou que seja melhor. E havendo "graveto", seria um corpo da mesma gama (no caso da Pentax teria que ser de gama inferior, ou então de médio-formato).
Isto porque aquilo que eu aprecio na 40D (ou mesmo na 5D), em relação a uma 1Ds, é a portabilidade, que num estúdio ou em sessões programadas, não é relevante. Aí a qualidade é o que conta, o resto...
 
A Canon também não incorpora estabilização no corpo. Tanto a Canon como a Nikon reservam isso para as lentes. Uma solução que nas reviews se tem mostrado superior mas que também é claramente menos versátil visto que ficas dependente do fabricante para disponibilizar dada lente com estabilização. O preço também costuma ser argumetno mas sinceramente comparando casos concretos não concordo muito com isso.

Se a qualidade do corpo te preocupa bem aí e nesse caso a Canon é melhor. Sendo modelos novos não se pode adivinhar mas se a 50D for semelhante à 40D e a D90 à D80, a 50D será superior, tendo logo à partida corpo em magnésio, enquanto que a D90 é policarbonato. A 50D se tiver melhor estanquicidade que a 40D estará muito semelhante à D300 nesse capítulo.
 
Acho que está a faltar um ponto bastante importante nestas análises.

aconselho desde já, antes de qualquer decisão, a pesar a máquina na mão, ver a ergonomia e corpo. Eu por exemplo não consigo mesmo estar com uma canon, acho desconfortável e 'complicada' de manusear pelos menus ou simplesmente estar em modo manual pela falta dos 2 dials que tenho na nikon.

:x2:já me habituei tanto aos dois dials que acho que não me atinava com uma 40D..

Aproveito para dizer que concordo com o edumad, mas não em situação de estúdio. A ter outro corpo, seria de outro sistema, de forma a ter acesso a alguma lente que não tivesse na Canon, ou que seja melhor. E havendo "graveto", seria um corpo da mesma gama (no caso da Pentax teria que ser de gama inferior, ou então de médio-formato).
Isto porque aquilo que eu aprecio na 40D (ou mesmo na 5D), em relação a uma 1Ds, é a portabilidade, que num estúdio ou em sessões programadas, não é relevante. Aí a qualidade é o que conta, o resto...

ter um corpo de outro sistema realmente é uma opção interessante, mas tinhas que andar a investir 2x em lentes, flash e outros acessórios como o grip, ...

só para quem não tem problemas de orçamento é que esta é uma solução viável..

cumps
 
:x2:já me habituei tanto aos dois dials que acho que não me atinava com uma 40D..

A 40D tem dois dials! lol E pronto, é uma opinião pessoal com toda a subjectividade que isso acarreta, mas prefiro a disposição da Canon (apesar de não me fazer diferença usar Canon ou Nikon).



ter um corpo de outro sistema realmente é uma opção interessante, mas tinhas que andar a investir 2x em lentes, flash e outros acessórios como o grip, ...

só para quem não tem problemas de orçamento é que esta é uma solução viável..

Claro. Mas eu só ponderava ter dois corpos nessa situação, ou por questões de possíveis avarias, embora aí, mais uma vez, tentaria que fossem da mesma gama.
Tirando isso, acho que dificilmente usaria uma 40D, tendo uma 1Ds à disposição, da mesma forma que se me derem agora uma 400D para as mãos, também não pousava a 40D por nada.

Isto para situação de estúdio, claro.
 
Mesmo a minha D40 tem uma resistencia brutal comprada por exmplo com a 400d/450d.Vou ter de tentar ter uma D90 e uma 50d na mao e realmente ver qual me parece melhor.Ok.
Um aparte. a D40 tem assim tanta mais resistencia? tens visto 400D partidas? sera k o plastico da nikon e assim tao melhor k o da canon? sinceramente nao me parece...se falarem de ergonomia, ai dou o braco a torcer ja k e algo k depende de pessoa para pessoa, agora diferenca brutal de resistencia?! nao me parece...
 
A 40D tem dois dials! lol E pronto, é uma opinião pessoal com toda a subjectividade que isso acarreta, mas prefiro a disposição da Canon (apesar de não me fazer diferença usar Canon ou Nikon).

mas o problema para mim, é que na 40D os dois dials são atrás, logo tens de usar o mesmo dedo para mudar certo? já estou demasiado habituado a usar o indicador para a abertura e o polegar para a velocidade:p (também dá para inverter, mas gosto mais assim..)
 
não quero lançar nenhum mito.. pelas imagens que vejo parece-me sempre que tem o dial grande atrás e nenhum à frente..
como nunca trabalhei com nenhuma não posso ter a certeza se é assim..

edit/ andei a pesquisar melhor e afinal nenhum de nós tem razão.. ela tem um dial atrás e um em cima..
 
Última edição:
mas o problema para mim, é que na 40D os dois dials são atrás, logo tens de usar o mesmo dedo para mudar certo? já estou demasiado habituado a usar o indicador para a abertura e o polegar para a velocidade:p (também dá para inverter, mas gosto mais assim..)

Nop, tens um dial atrás e outro em cima, mesmo junto ao botão do shutter. Por acaso na Canon é ao contrário, indicador para a velocidade e polegar para a abertura, mas também dá para inverter e por acaso prefiro invertido (abertura no indicador).

Edit: Está aqui mesmo juntinho ao shutter, aqueles dentinhos que vês por cima. :)
40d1.jpg
 
Última edição:
Back
Topo