A tua questão era se a 40D ou uma das outras, faria alguma coisa que a K20D não faria e aí tens. Usar disparo contínuo num estúdio, não é tão surreal quanto as pessoas pensam. É muito comum, por exemplo, mandar a modelo dançar, ou saltar, e ir tirando fotos. Eu próprio já fiz isso e só não o fiz a 6.5fps porque os flashes que estava a usar não tinham capacidade para tal.
Acredito mas para trabalho de estudio não será um factor decisivo, o proprio Benjamin que partilha bastante informação nos forums Pentax diz que usa single shot e que mesmo quisesse os flashes que ele usa só dá para 1,5 fps.
Eu continuo associar as 6,5 fps ao desporto.
O que não quer dizer, de forma alguma, que outras máquinas não façam um trabalho bom. Agora, és capaz de me dizer "Com uma 40D não fazes estas fotos." em relação a essas fotos que mostraste?
Se calhar até com a D40 o fazes... Agora é inegável que um corpo melhor, tem mais potencial e dá-te mais possibilidades.
Eu nunca disse que a d40 ou a d90 não fazem aqueles trabalhos a unica coisa que eu tentei mostrar foi que podia haver um caminho alternativo, uma solução a ter em conta, lembrei-me do Benjamin que com uma normal k20d faz trabalhos parecidos(+-).
Quando vemos as revistas imaginamos que aquelas fotografias são feitos com corpos state of the art de mais de 3000€ e afinal algumas delas são feitas por conjuntos modestos.
Eu não nego que os 1597€ que custa a Nikon 24-70 2.8 me causam alguma comichão
por esse preço comprava uma DA12-24mm f4 (597€) + DA40mm f2.8 limited (297€)e DA70mm f2.4 Limited (494€) total 1388€ e quase sobra dinheiro para uma Fa50mm 1.4 (237€)
Se calhar até com a D40 o fazes... Agora é inegável que um corpo melhor, tem mais potencial e dá-te mais possibilidades. E o mesmo em relação ao sistema. Por isso, mesmo o Ben, não usa só a Pentax. Pergunta-lhe lá, se ele tivesse que abdicar de um sistema, qual é que ele abdicava.
Disso não tenhas dúvidas nenhumas.
Mas não é
só o kit de unhas que conta...
Ele usa a ferramenta que considera adequada para aquilo que faz, não vai usar uma G3 para matar um coelho, pelo que sei ele usa o sistema pentax, eventualmente se precisar de fazer um trabalho que precise de 39 mp(como ele diz) vai usar outra ferramenta, mas volto a dizer que se usasse uma 40d/50d/d90 como será a máquina que o Hiver vai comprar,também precisaria de recorrer a outra máquina.
Quase arriscava a ironizar que o homem com o kit de unhas dele até com uma HP P&S fazia um brilharete.
Boas pessoal. Ha um grande pormenor. Eu nao disse k so ia trabalhar em estudio. Se assim fosse praticamente ***** dslr me dava para fazer o trabalho.vao a minha galeria em
www.olhares.com/hiver e digam de vossa justiça.Foi tudo com uma D40 e as ultimas k parecem de estudio nao sao.Foram tiradas com a D40 + 55-200 VR + iluminaçao de luzes das lojas dos chineses.Portanto...
Eu sei bem k nao e so a makina k conta. E concordo com muito do k o Rui Marto diz.
Se assim fosse toda a gente tinha fotos como as do senhor Ben. Aposto k ele nao usa a pentax para tudo, e de ***** das formas nao e essa a kestao.Pentax para mim esta fora do k eu kero.Pelo simples facto de k nao e uma marca k aprecio.
Entendo que não gostes é uma questão de gosto, mas não porque seria uma limitação.
Deixo aqui um link que é o testemunho de Steve Jacob que durante um dia fez de ajudante do Benjamin, dá para perceber quem sabe o que faz na maior parte das vezes não precisa de milhares de euros para fazer o trabalhinho. Fica aqui uma parte relativa ao equipamento:
"10 am: Ben and his girlfriend Frederique (Freddy) arrive. I'm surprised by the light load: A laptop, a camera bag with two bodies and two lenses, a carrier bag with some reflectors and a kit bag with two Multiblitz 600J heads, stands, honeycombs and snoots. Some guys I know would come to a shoot with at least three times that. The lenses Ben is using for the shoot are the DA* 16-50 F2.8 and the DA 12-24 F4. He contemplated bringing the DA 16-45 F4 which he likes, but he wanted to try out the DA* lens as he'd just got it from Pentax. That Ben uses mainly wide-angle lenses may come as a surprise but in a small space with shots that are usually full or near full length it's unusual to use much over 24mm."
O kit de luz custa +-1000£
Hiver aconselho a leitura integral do texto, ilustra bem um dia de um fotografo top.
http://www.ephotozine.com/article/West-End-Photo-Shoot-with-photographer-Ben-Jikan
Eu nao vou so trabalhar em estudio.Alias, muito do k vou fazer ate vai ser com luz natural,k ja e o k faço, e tb vou fazer mutio fotografia urbana e ate paisagem natural.
E como sou maluco pode dar-me pra andar mesmo a chuva.Da sempre jeito um corpo mais forte.
Então esqueçe a d90 em termos de selagem a k20d pelo que tenho lido é a melhor da categoria mas entre a d90 e 40d não tem nada que saber a escolha é fácil 40d/50d com uma L.
E depois ha uma coisa k todos estamos a eskecer.
Lseven axas k as fotos do sr Ben ja saem assim da makina?E o pos-processamento?Pois e. ter algumas skills ai tb e importante.
Mas isso é válido para qualquer marca se ele usasse uma nikon ou canon teria que fazer o pos-processamento tal e qual.
Eu so kero uma makina k me permita evoluir,aprender ainda mais,com o maximo de qualidade possivel com o dinheiro k tenho. Uma makina k dure,k de segurança e k seja eficaz. Uma makina em k eu nao sinta falata de nada. Nao kero uma makina ultra rapida como uma D3.nao vou fazer desporto nem vida selvagem mas tb sei k a D40 nao tem algumas coisas k me fazem falta.uma AF mais eficaz, mais pontos de focagem, mais definiçao, um corpo melhor e ate mais MP. Nao vou apenas gastar 5x o preço da D40 numa lente nova. kero algo mais. E simples.kero aproveitar bem o dinheiro k vou ter sem me arrepender.
Essa foi uma das razões que falei na Pentax o dinheiro custa a ganhar, gastar é facil e com os 3000€ que disponibilizaste para a malta gastar a Pentax disponibiliza uma plataforma atraente, se fosse eu sei qual compraria como não tenho 3000€ estou indeciso entre uma k200d e uma k20d lol.