Nikon D300 ou Canon eos 5D???

Dos testes que vejo, é pouco notório. Além de menos ruído e melhor retenção de detalhe nas sombras, contribui mais em termos de PP, em que se puxares uns stops, não notas posterização tão cedo. Mas na prática acho que é mais pela última.

Mas não é por isso, isso foi apenas duas coisas que me vieram à cabeça de repente. A 40D tem outras coisas a seu favor.

Rui,

O objectivo é uma máquina para estudio/trabalhos fotograficos pelo que percebi não é para desporto, 6,5 fps num estudio é para quem espera ter sorte de apanhar o momento :).
Mais uma vez uma grande parte dessas vantagens são uma gota de agua no oceano. Se não são importantes para um tipo que ganha a vida com fotografia (e ganha muito bem não é o fotografo da loja Kodak como diz o Hiver) achas que realmente têm importancia no mundo real?

Exemplos máquina de 1064 euros (Pentax K 20 D Body + Pentax smc DA 40mm f/2,8 Limited) acessivel a quase todos.

96849450.8f8t35Wr.SpringWebSpecialPaulJoe5.jpg


96849447.1awk8T4b.SpringWebSpecialPaulJoe2.jpg


96849453.psHmFCvw.SpringWebSpecialPaulJoe8.jpg



5721d1194089024-new-voigtlander-lenses-pentax-k-mount-double04.jpg


78923709.BqJA1xU4.jpg


Estas 2 ultimas tiradas com uma k10d. A ultima foi selecionada para a exposição ""5th International Festival of Fashion Photography" em Cannes (2007) sendo exposta na medida 4x6 metros.
Como diria um amigo meu o que conta é o kit de unhas

Boas Fotografias Compras e desculpem o post enorme :).
 
Rui,

O objectivo é uma máquina para estudio/trabalhos fotograficos pelo que percebi não é para desporto, 6,5 fps num estudio é para quem espera ter sorte de apanhar o momento :).
Mais uma vez uma grande parte dessas vantagens são uma gota de agua no oceano. Se não são importantes para um tipo que ganha a vida com fotografia (e ganha muito bem não é o fotografo da loja Kodak como diz o Hiver) achas que realmente têm importancia no mundo real?

A tua questão era se a 40D ou uma das outras, faria alguma coisa que a K20D não faria e aí tens. Usar disparo contínuo num estúdio, não é tão surreal quanto as pessoas pensam. É muito comum, por exemplo, mandar a modelo dançar, ou saltar, e ir tirando fotos. Eu próprio já fiz isso e só não o fiz a 6.5fps porque os flashes que estava a usar não tinham capacidade para tal.

O que não quer dizer, de forma alguma, que outras máquinas não façam um trabalho bom. Agora, és capaz de me dizer "Com uma 40D não fazes estas fotos." em relação a essas fotos que mostraste?

Se calhar até com a D40 o fazes... Agora é inegável que um corpo melhor, tem mais potencial e dá-te mais possibilidades. E o mesmo em relação ao sistema. Por isso, mesmo o Ben, não usa só a Pentax. Pergunta-lhe lá, se ele tivesse que abdicar de um sistema, qual é que ele abdicava.

Como diria um amigo meu o que conta é o kit de unhas

Disso não tenhas dúvidas nenhumas. :) Mas não é o kit de unhas que conta...
 
Boas pessoal. Ha um grande pormenor. Eu nao disse k so ia trabalhar em estudio. Se assim fosse praticamente ***** dslr me dava para fazer o trabalho.vao a minha galeria em www.olhares.com/hiver e digam de vossa justiça.Foi tudo com uma D40 e as ultimas k parecem de estudio nao sao.Foram tiradas com a D40 + 55-200 VR + iluminaçao de luzes das lojas dos chineses.Portanto...
Eu sei bem k nao e so a makina k conta. E concordo com muito do k o Rui Marto diz.
Se assim fosse toda a gente tinha fotos como as do senhor Ben. Aposto k ele nao usa a pentax para tudo, e de ***** das formas nao e essa a kestao.Pentax para mim esta fora do k eu kero.Pelo simples facto de k nao e uma marca k aprecio.
Senao juntava dinheiro durante 1 ano e comprava uma phase one ou uma mamiya,ou ate hasselblade lol.
Eu nao vou so trabalhar em estudio.Alias, muito do k vou fazer ate vai ser com luz natural,k ja e o k faço, e tb vou fazer mutio fotografia urbana e ate paisagem natural.
E como sou maluco pode dar-me pra andar mesmo a chuva.Da sempre jeito um corpo mais forte.
Ok.A velocidade nao e prioridade para o meu genero de fotografia,ainda assim,as makinas k me poem a pensar nao sao pela velocidade.
E depois ha uma coisa k todos estamos a eskecer.
Lseven axas k as fotos do sr Ben ja saem assim da makina?E o pos-processamento?Pois e. ter algumas skills ai tb e importante.
Eu so kero uma makina k me permita evoluir,aprender ainda mais,com o maximo de qualidade possivel com o dinheiro k tenho. Uma makina k dure,k de segurança e k seja eficaz. Uma makina em k eu nao sinta falata de nada. Nao kero uma makina ultra rapida como uma D3.nao vou fazer desporto nem vida selvagem mas tb sei k a D40 nao tem algumas coisas k me fazem falta.uma AF mais eficaz, mais pontos de focagem, mais definiçao, um corpo melhor e ate mais MP. Nao vou apenas gastar 5x o preço da D40 numa lente nova. kero algo mais. E simples.kero aproveitar bem o dinheiro k vou ter sem me arrepender. :)
 
Última edição:
nao querendo ser arrogante nem convencido, eu sei k tenho alguma qualidade enquanto fotografo, mas sei k ainda tenho muito para aprender e evoluir. Sei k uma boa makina me vai ser muito util nesse sentido. Se realmente se fizesse um bom trabalho com ***** makina, as marcas so faziam uma e pronto. Com makinas melhores podemo-nos desafiar muito mais. Acho k concordam neste aspecto. Interessa e kem esta atras da makina. mas se kem esta la tiver uma makina melhor pode ser fazer melhor.
 
Última edição:
A tua questão era se a 40D ou uma das outras, faria alguma coisa que a K20D não faria e aí tens. Usar disparo contínuo num estúdio, não é tão surreal quanto as pessoas pensam. É muito comum, por exemplo, mandar a modelo dançar, ou saltar, e ir tirando fotos. Eu próprio já fiz isso e só não o fiz a 6.5fps porque os flashes que estava a usar não tinham capacidade para tal.

Acredito mas para trabalho de estudio não será um factor decisivo, o proprio Benjamin que partilha bastante informação nos forums Pentax diz que usa single shot e que mesmo quisesse os flashes que ele usa só dá para 1,5 fps.
Eu continuo associar as 6,5 fps ao desporto.

O que não quer dizer, de forma alguma, que outras máquinas não façam um trabalho bom. Agora, és capaz de me dizer "Com uma 40D não fazes estas fotos." em relação a essas fotos que mostraste?

Se calhar até com a D40 o fazes... Agora é inegável que um corpo melhor, tem mais potencial e dá-te mais possibilidades.

Eu nunca disse que a d40 ou a d90 não fazem aqueles trabalhos a unica coisa que eu tentei mostrar foi que podia haver um caminho alternativo, uma solução a ter em conta, lembrei-me do Benjamin que com uma normal k20d faz trabalhos parecidos(+-).
Quando vemos as revistas imaginamos que aquelas fotografias são feitos com corpos state of the art de mais de 3000€ e afinal algumas delas são feitas por conjuntos modestos.
Eu não nego que os 1597€ que custa a Nikon 24-70 2.8 me causam alguma comichão :) por esse preço comprava uma DA12-24mm f4 (597€) + DA40mm f2.8 limited (297€)e DA70mm f2.4 Limited (494€) total 1388€ e quase sobra dinheiro para uma Fa50mm 1.4 (237€)

Se calhar até com a D40 o fazes... Agora é inegável que um corpo melhor, tem mais potencial e dá-te mais possibilidades. E o mesmo em relação ao sistema. Por isso, mesmo o Ben, não usa só a Pentax. Pergunta-lhe lá, se ele tivesse que abdicar de um sistema, qual é que ele abdicava.

Disso não tenhas dúvidas nenhumas. :) Mas não é o kit de unhas que conta...

Ele usa a ferramenta que considera adequada para aquilo que faz, não vai usar uma G3 para matar um coelho, pelo que sei ele usa o sistema pentax, eventualmente se precisar de fazer um trabalho que precise de 39 mp(como ele diz) vai usar outra ferramenta, mas volto a dizer que se usasse uma 40d/50d/d90 como será a máquina que o Hiver vai comprar,também precisaria de recorrer a outra máquina.
Quase arriscava a ironizar que o homem com o kit de unhas dele até com uma HP P&S fazia um brilharete. :D

Boas pessoal. Ha um grande pormenor. Eu nao disse k so ia trabalhar em estudio. Se assim fosse praticamente ***** dslr me dava para fazer o trabalho.vao a minha galeria em www.olhares.com/hiver e digam de vossa justiça.Foi tudo com uma D40 e as ultimas k parecem de estudio nao sao.Foram tiradas com a D40 + 55-200 VR + iluminaçao de luzes das lojas dos chineses.Portanto...
Eu sei bem k nao e so a makina k conta. E concordo com muito do k o Rui Marto diz.
Se assim fosse toda a gente tinha fotos como as do senhor Ben. Aposto k ele nao usa a pentax para tudo, e de ***** das formas nao e essa a kestao.Pentax para mim esta fora do k eu kero.Pelo simples facto de k nao e uma marca k aprecio.

Entendo que não gostes é uma questão de gosto, mas não porque seria uma limitação.
Deixo aqui um link que é o testemunho de Steve Jacob que durante um dia fez de ajudante do Benjamin, dá para perceber quem sabe o que faz na maior parte das vezes não precisa de milhares de euros para fazer o trabalhinho. Fica aqui uma parte relativa ao equipamento:

"10 am: Ben and his girlfriend Frederique (Freddy) arrive. I'm surprised by the light load: A laptop, a camera bag with two bodies and two lenses, a carrier bag with some reflectors and a kit bag with two Multiblitz 600J heads, stands, honeycombs and snoots. Some guys I know would come to a shoot with at least three times that. The lenses Ben is using for the shoot are the DA* 16-50 F2.8 and the DA 12-24 F4. He contemplated bringing the DA 16-45 F4 which he likes, but he wanted to try out the DA* lens as he'd just got it from Pentax. That Ben uses mainly wide-angle lenses may come as a surprise but in a small space with shots that are usually full or near full length it's unusual to use much over 24mm."

O kit de luz custa +-1000£

Hiver aconselho a leitura integral do texto, ilustra bem um dia de um fotografo top.

http://www.ephotozine.com/article/West-End-Photo-Shoot-with-photographer-Ben-Jikan

Eu nao vou so trabalhar em estudio.Alias, muito do k vou fazer ate vai ser com luz natural,k ja e o k faço, e tb vou fazer mutio fotografia urbana e ate paisagem natural.
E como sou maluco pode dar-me pra andar mesmo a chuva.Da sempre jeito um corpo mais forte.

Então esqueçe a d90 em termos de selagem a k20d pelo que tenho lido é a melhor da categoria mas entre a d90 e 40d não tem nada que saber a escolha é fácil 40d/50d com uma L.

E depois ha uma coisa k todos estamos a eskecer.
Lseven axas k as fotos do sr Ben ja saem assim da makina?E o pos-processamento?Pois e. ter algumas skills ai tb e importante.

Mas isso é válido para qualquer marca se ele usasse uma nikon ou canon teria que fazer o pos-processamento tal e qual.

Eu so kero uma makina k me permita evoluir,aprender ainda mais,com o maximo de qualidade possivel com o dinheiro k tenho. Uma makina k dure,k de segurança e k seja eficaz. Uma makina em k eu nao sinta falata de nada. Nao kero uma makina ultra rapida como uma D3.nao vou fazer desporto nem vida selvagem mas tb sei k a D40 nao tem algumas coisas k me fazem falta.uma AF mais eficaz, mais pontos de focagem, mais definiçao, um corpo melhor e ate mais MP. Nao vou apenas gastar 5x o preço da D40 numa lente nova. kero algo mais. E simples.kero aproveitar bem o dinheiro k vou ter sem me arrepender. :)

Essa foi uma das razões que falei na Pentax o dinheiro custa a ganhar, gastar é facil e com os 3000€ que disponibilizaste para a malta gastar a Pentax disponibiliza uma plataforma atraente, se fosse eu sei qual compraria como não tenho 3000€ estou indeciso entre uma k200d e uma k20d lol.
 
No caso de pentax ja tive oportunidade de exprimentar uma algum tempo e nao me senti muito confortavel com ela.
Mas realmente para mim sera Nikon ou canon. Ja tive oportunidade de exprimentar algum tempo pentax e nao gostei muito.
Sinceramente nao vou para pentax. nao me pucha mto.
Pentax para mim esta fora do k eu kero.Pelo simples facto de k nao e uma marca k aprecio.
LSeven, eu sei k estas a tentar ajudar, mas achas k ele ainda n foi suficientemente claro?

n percebo pq continuas a bater na mm tecla...
 
Lseven.Eu entendo o teu ponto de vista e dou-te razao.Eu proprio quando faço trabalhaos com pessoas nao so nao uso nada de + pk por enquanto tenho o k tenho e tb pk nao preciso de mto mais. Eu nao preciso de tirar 600 fotos a uma pessoa para ter com k trabalhar.
Se nao consigir algo em 100 tb nao vou conseguir em 600 como mtos fotografos fazem.
O Benjamin realmente e um grande profissional. Pk sem tar a dar-se ao trabalho de tar com tangas, so pra mostrar k tem, usa a tal pentax e consegue um excelente resultado.
E claro k com ***** makina se vai fazer post processing.Isso e inevitavel. Entao pra mim nem se fala, k adoro o post processing.
Eu realmente acho k nao e preciso material todo xpto para se conseguir algo muito bom. E preciso saber o k se faz, o k se ker, ter criatividade, gosto pelo k se faz, etc,etc,etc...
Ja vi mutio gente com uma D300 com grandes lentes na mao k na realidade mais valia terem uma P&S, ou nem isso.
As x quase k fico triste de ver essas coisas.lol
E como digo. Se o bixinho tiver la,o talento, ter uma makina melhor so ajuda. Agora, se fores dar uma mustek P&S e uma D3 ao sr jacinto k tira fotos nas ferias, muito provavelmente sai o mesmo.lol
Eu percebo realmente o teu ponto de vista e agradeço o facto de me dares essa hipotese,mas realmente pentax nao me puxa. :) Eu so quero mesmo poder abusar ainda mais duma makina. A minha D40, k adoro, ja me traz algumas limitacoes.
Tem algum noise, nao tem flash sync, so tem 3 pontos de focagem, so tem 3 mp entre outras coisas k me limitam um pouco.
Dai krer avançar.
Nao kero muito, o dinheiro k vou ter ta a custar a ganhar, mas vai-me saber mto bem.
Sei k ***** das hipoteses k compre vou ficar satisfeito.***** uma delas e superior a D40.
Dentro do dinheiro k vou ter apenas kero o melhor possivel.
Depois, eu sou um auto-didacta, sou experimentalista e aventureiro. Sou bastante criativo. O k vier so me vai ajuadar mais a libertar isso mesmo.
 
Última edição:
Acho curioso referires o flash sync como algo a melhorar visto que a D40 faz 1/500 ou seja nesse pormenor bate todas as máquinas da Nikon (e o mercado praticamente todo) incluindo a D3.
 
Acredito mas para trabalho de estudio não será um factor decisivo, o proprio Benjamin que partilha bastante informação nos forums Pentax diz que usa single shot e que mesmo quisesse os flashes que ele usa só dá para 1,5 fps.
Eu continuo associar as 6,5 fps ao desporto.
Não, claro que não é decisivo, ninguém disse isso. Apenas é algo que a 40D faz, que a K20D não.
Mas não sendo decisivo, é mais um factor para ir para a 40D em vez da K20D. Isso, entre outras funções e potenciais que a 40D tem, como a possibilidade de vir a ser ligada a um disco rígido externo, de ter live-view num monitor de PC, etc..

Ele teria que recorrer a outra máquina com qualquer uma delas, mas é inegável que, decisivo ou não, a K20D é a mais limitada delas. E curiosamente não é a mais barata.

Btw, qualitativamente, a Nikkor 24-70 2.8 é melhor que algumas dessas limited, e sendo uma zoom, substitui logo 2 ou 3 lentes.
 
O Rui mostrou-me um bom ponto de interesse para mim. Eu faço muito aito-retrato, e ter o live view no monitor do pc ou do portatil e excelente. E a ligaçao a um disco externo tb pode dar jeito em certas situaçoes. De ***** das formas, neste momento tou indeciso entre uma D300 e a 50d...Onde isto ja vai! lol
 
Atenção que estava apenas a apontar que o equipamento tinha mais potencial. A ligação a um disco rígido vem a um preço (alto), embora além dessa função venham várias outras, como ligação WiFi para transferir as fotos, etc.

O Live-view no PC é que já vem com a máquina.
 
Lseven.devo dizer k adorei o artigo sobre o Benjanmin no link k me mandaste.Obrigado.
E devo dizer k aquilo sim, e ser fotografo!
Como ja disse. Nao e preciso muito. Ser criativo e essencial!
 
LSeven, eu sei k estas a tentar ajudar, mas achas k ele ainda n foi suficientemente claro?

n percebo pq continuas a bater na mm tecla...

Warlord não sei se já percebeste mas isto é um forum de discussão estamos a falar/trocar ideias/"discutir"/perguntar/responder/esclarecer, percebi perfeitamente que ele não não está interessado em Pentax, só não entendi o que o teu post acrescentou à discussão...

entre a d90 e 40d não tem nada que saber a escolha é fácil 40d/50d com uma L.

Como podes ver até aconselhei a 40d/50d...
 
Bom...Pelos samples k acabei de ver no Dpreview da 50d em iso 6400...Sao resultedos mto bons mesmo!nao tenho a certeza,mas axo k neste capitulo esta superior a D300.Nao e k va usar o 6400 mtas x,mas acho k e um bom indice de qualidade.O noise k apresenta nem parece noise mas sim grao como em filme.
 
Pelo k andei a ler em algumas compraraçoes, o sismtema de mediçao da D300 e mto superior tanto a D90 como a 50d.Logo melhor AF, melhor auto WB, etc... K me dizem?
 
Back
Topo