Problema Nikon D3200 Foco Automático

Kevin04PT

Power Member
Boas, tenho uma Nikon D3200 à poucos meses e nunca sofreu de má utilização. Tenho notado, quase desde que a tive que por vezes o foco automático simplesmente não foca, parece que fica ali a patinar. A solução passa por retirar a lente e voltar a colocar.

Isto acontece com a lente de origem 18-55mm, mas também nunca testei outra lente. O problema é impossível de replicar pois tanto acontece como não acontece, sem motivo aparente.

Alguém sabe se é normal? Se estou a fazer algo mal? Deverei recorrer à garantia?

Resumindo:
Equipamento: Nikon D3200 com lente 18-55mm AF-S
Problema: O foco automático as vezes não foca, fica a "patinar".
Soluções: Retirar e voltar a pôr a lente.

Obrigado desde já.
 
Quando esse problema surge, a maquina tenta focar ou nem secar faz nada?

Se nao fizer nada é enviares para a garantia se ainda estiver com garantia.

Se ela tenta focar mas não foca, pode ser muita coisa!

Ela tende a não focar em qualquer ambiente? Se for só em ambientes mais escuros pode ser normal.
Se utilizares o live view ela foca?
Tens algum filtro na lente? UV, Protector, Polarizador....
Se estiveres a tentar fotografar algum tipo de desporto e não tiveres a maquina em AF-C ela pode não conseguir focar.

Podes tentar filmar esse problema com o telemóvel e colocar aqui o video.
 
Tenta focar mas não consegue. Acontece mais em ambientes escuros, mas por vezes acontece em ambientes claros. Não testei com o live view nessas situações.

Quando voltar a acontecer eu filmo e posto aqui.

Obrigado pela resposta.
 
Como disse em ambientes escuros acaba por ser normal, ainda por cima com a lente de kit que se estiver a 55mm a abertura fica a f/5,6 que é o limite da maquina.

Tenta ver em que situações isso acontece, exteriores, interiores, com vários planos possíveis de foco para a maquina escolher, se o que estas a focar tem bom contraste ou não.

Se acontece durante o dia não estavas a fotografar algo com o sol por de trás? Isto dificulta a focagem.
 
Voltou a acontecer hoje, em ambiente interno apenas com luz artificial, tentei focar algo pequeno e a lente nem mexia apenas se ouvia um "tac tac tac" e nem tentava focar. Apontei para algo maior e mais fácil de focar e não focou, apenas se ouvia o "tac tac tac". Removi a lente e voltei a pôr e tudo voltou ao normal. É melhor mandar para garantia?
 
Pessoal desde há 3 meses que tenho o mesmo problema na minha D5100, com o mesmo tipo de lente 18-55mm. Alguém já sabe como resolver o problema? O efeito passa quando retiro a lente e volto a colocar, no final do mês passado fui fazer uma reportagem de um casamento de um amigo meu e aconteceu pelo menos 2 vezes.
 
Pessoal desde há 3 meses que tenho o mesmo problema na minha D5100, com o mesmo tipo de lente 18-55mm. Alguém já sabe como resolver o problema? O efeito passa quando retiro a lente e volto a colocar, no final do mês passado fui fazer uma reportagem de um casamento de um amigo meu e aconteceu pelo menos 2 vezes.

Penso que não há grande solução. A garantia também não resolveu grande coisa. Não sei se acaba por ser mau contacto devido a oscilação ou mm defeito da 18-55mm.
 
Back
Topo