1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D40/D40x: O falso "problema" do motor interno de focagem.

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por PatrickBateman, 18 de Junho de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 4368)

1. PatrickBateman

PatrickBateman Power Member

Olá!

Sei que já há um tópico que fala sobre estas máquinas da Nikon.

Apenas achei por bem abrir um novo tópico para chamar a atenção das pessoas que muitas vezes deixam de comprar estas excelentes máquinas por causa do facto de não terem motor interno de focagem.

Convém dizer que isto não é nada de novo:

Qualquer Canon digital utiliza apenas a focagem eléctrica (EF = Electro-Foco), porque as lentes que lá encaixam possuem todas motor interno.

As lentes que encaixam nas Nikon D40 e D40x utilizam o mesmo tipo de sistema.

Olhando para o corpo de uma Canon 400D e de uma Nikon D40x:

[​IMG] (foto: dpreview)

Em ambos os casos, a focagem é feita na lente, que recebe impulsos eléctricos através do contacto que se vê nas imagens: se imaginarem os anel de montagem da lente como sendo um relógio, esse contacto está na zona das "3 horas".

Agora, o que a Nikon deixou de usar nas D40/D40x foi um sistema antigo (que nenhuma Canon EOS digital usa) de focagem que ainda existe nos restantes modelos da gama, como por exemplo, na D80:

Na foto em cima podem ver um veio em forma de cruz na zona inferior esquerda.

Isso é o tal "motor interno de focagem": a lente encaixava naquele veio, e a focagem era feita usando o motor da máquina. Isto fazia com que se pudesse usar lentes sem qualquer tipo de motor, logo, menos dispendiosas.

Eventualmente a Nikon até poderá deixar de usar definitivamente o sistema antigo e seguir os passos da Canon: usar apenas as lentes EF (Electro-Foco).

No futuro o saberemos. ;)

Cumprimentos.

2. timber

timber Zwame Advisor

Todas as marcas actualmente usam focagem interna nas suas lentes modernas e a própria Nikon só tem lançado lentes com auto foco interno.

A única diferença é que a Canon só usa focagem interna há mais de 20 anos, desde que foi lançado o sistema EOS (Electro-Optical System).

Por outro lado a Nikon ainda tem um considerável contingente de lentes de parafuso portanto para um possível comprador isto pode ser um verdadeiro "problema". Além disso bloqueia o acesso a lentes usadas de alta qualidade óptica mas sem alguns dos "truques" modernos como o motor de focagem ou os sistemas anti vibração.

3. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

o problema não é nada falso.

a canon como disseste ja usava objectivas com motor interno de focagem desde que andava nisto do EOS (salvo o erro, a lente EF, nasceu com o EOS, mas posso estar errado)

a nikon, até ha relativamente pouco tempo, usou a focagem por parafuso.

agora, la porque a canon não use motor interno de focagem nas suas maquinas (porque não precisa), não quer dizer que por a nikon não o ter (e ser igual à canon nesse ponto), não deixa de ter um problema a usar lentes não AF-s/i

quem vai evoluir de uma SLR analogica da nikon, muito possivelmente não terá interesse numa d40(x).

analogamente:
    se tu tiveres uma cadeira de 4 pernas e lhe serrares um pé, possivelmente um gajo descuidado que se sente em cima dela, vai cair, mas tu não vais dizer que a cadeira não tem problema nenhum.
    se tiveres um banco originalmente concebido como tripé, aí sim, ja podes dizer que não ha problema nenhum.

acho que a analogia passa +/- o que quero dizer.

4. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Nesse aspecto mais vale comprar a D50 do que a D40 certo?!

5. timber

timber Zwame Advisor

Sim, a D50 tem o motor de focagem.

No entanto é preciso ver que a D40 é uma câmara de entrada de gama e que as únicas lentes da Nikon que ainda tem focagem por parafuso são genericamente as lentes fixas curtas. E lentes fixas não é propriamente o que se vende mais na entrada de gama.

Praticamente tudo o resto tem motor ou é mesmo AF-S. E não se pode manter eternamente o motor de focagem (a encher chouriços). A Canon usou o método radical (novo sistema, os utilizadores do sistema anterior ao EOS não ficaram propriamente radiantes de felicidade) a Nikon como sempre vem usando o método progressivo (também tem os seus defeitos).

Quem fizer mesmo questão em ter o motor de focagem tem a D50 ou a D80. De resto tenho a certeza que a maioria dos clientes da D40 nem sabe para que serve o dito cujo. E um dia a própria D4 ou D5 perderá o seu motor de focagem...

6. Barros

Barros Power Member

e ja agora mudavas o titulo da tua thread que quem a leia, pode pensar que nao ha problema nenhum, como tu inicialmente pensavas e que afinal há!:x2:

7. newcabaret

newcabaret Power Member

Penso que já li algures que apesar da inexistencia de um motor, as lentes funcionam na mesma, mas com a focagem manual (acho que até foi aqui no forum). Logo pode deixar "problema" entre aspas e retirar o "falso".

8. Barros

Barros Power Member

mas focar manualmente todas fazem...:) can't see the point... still a problem!

9. newcabaret

newcabaret Power Member

Exacto, mas é um problema relativo, pois a lente funciona mas o auto-focus não. Claro que não é um falso problema, é um "problema".

10. PatrickBateman

Não há problema nenhum... passam a usar lentes com EF. Evolução!

As D40/D40x não foram feitas a pensar em quem já tem uma Nikon e lentes para a mesma...

É uma máquina completamente nova, feita a pensar em pessoas que começam a usar Nikon agora, como foi o meu caso.

Preciso de uma lente com mais zoom? Compro uma AF.

E quase que apostava que as futuras sSLR's Nikon vão ser todas assim!

No problem! ;)

Cumps.

11. Koncaman

dizes tu.
    para mim, foram feitas para quem quer uma nikon, e não tem dinheiro para comprar melhor.
    isso não implica que seja a primeira nikon que vão comprar.

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Mas em teoria, não era melhor o motor de focagem na maquina?

Eu vejo com isso, todas as lentes ficarem "USM" (Se o motor interno for USM, claro), alem de ficarem mais baratas, por te menos peças lá dentro e claro electronica.

Então porque o motor de focagem interno está sendo abandonado (no caso da Nikon) e totalmente abandonado no caso da Canon?

13. Koncaman

nem por isso, geralmente o motor de focagem na maquina não prima pela velocidade (se bem que ha maquinas melhores que outras, no que ao motor interno de focagem diz respeito).

o sistema USM fica anos luz à frente.

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Isso pq não devem usar um motor bom :wvsore:

Ou isso tem uma analogia dos carros, na qual motor ligado directamente ao eixo de traccão (motor e tracção dianteira ou traseisa, como nos porsches e carochas) "funciona" melhor que motor numa ponta (frente) e o eixo na outra do carro (tráz).

15. timber

timber Zwame Advisor

Não, o motor na máquina é uma solução muito inferior mesmo em modelos de topo que geralmente tem motores superiores.

Tens de ter um pequeno motor eléctrico e um sistema de engranagens. Quando focas uma lente pequena não se nota grande coisa mas focar uma telefoto com parafuso demora uma eternidade (aliás foi o motivo porque os fotografos profissionais começarem a mudar da Nikon para a Canon, no inicio do sistema EOS era basicamente comparar carradas de lentes USM com lentes de parafuso)

Mesmo uma lente com motor interno (um motor interno específico para cada lente adaptado À mesma e ao peso e inércia dos elementos de focagem....) é superior.

Um lente com um motor tipo USM... isso é muito superior a um sistema com motor na máquina.

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, as enormes objectivas telefoto por parafuso é muita areia para o motor da maquina...

Última edição: 21 de Junho de 2007
  17. PatrickBateman

Não é bem assim... eu comprei a minha D40x numa loja de Portugal: Jumbo BOX, por 859€, e tinha a consciência que por esse preço podia ter comprado aquilo a que tu (e muita gente) chama de "comprar melhor". Bastava que tivesse ido aos sites da *****, Digiwowo, etc...
    Mas preferi comprar numa loja de cá.

Também podia ter comprado a D50, que ainda vi nalguns locais à venda por 650€, mas como a D50 é uma máquina inferior... optei pela D40x ;)

Não percebo o espanto das pessoas em relação às novas máquinas não terem motor interno.
    É como alguém já aqui referiu: a Nikon está a abandonar o motor interno tal como a Canon já o fez há uns 20 anos atrás!

Cumps!

18. MaxDamage

MaxDamage Power Member

só um aparte, a ***** tem loja em lisboa, no saldanha.

19. PatrickBateman

Sim sim, eu sei... encomendas pela net e levantas na loja.
    Mas mesmo assim comprei no Jumbo! ;)

Cumps.

20. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Não necessáriamente, podes ir à comprar à loja sem passar na net. Então esses 859€ que deste pela D40x foi com a lente 18-55 ? Se sim, vende-se por 729€ na pix.. os 130€ de diferença não compensa a deslocação à loja ? :wow:

Partilhar esta Página