Nikon D40/D40x: O falso "problema" do motor interno de focagem.

PatrickBateman

Power Member
Olá!

Sei que já há um tópico que fala sobre estas máquinas da Nikon.

Apenas achei por bem abrir um novo tópico para chamar a atenção das pessoas que muitas vezes deixam de comprar estas excelentes máquinas por causa do facto de não terem motor interno de focagem.


Convém dizer que isto não é nada de novo:

Qualquer Canon digital utiliza apenas a focagem eléctrica (EF = Electro-Foco), porque as lentes que lá encaixam possuem todas motor interno.

As lentes que encaixam nas Nikon D40 e D40x utilizam o mesmo tipo de sistema.


Olhando para o corpo de uma Canon 400D e de uma Nikon D40x:

lensmount01-001.jpg
(foto: dpreview)

lensmount01-001.jpg
(foto: dpreview)

Em ambos os casos, a focagem é feita na lente, que recebe impulsos eléctricos através do contacto que se vê nas imagens: se imaginarem os anel de montagem da lente como sendo um relógio, esse contacto está na zona das "3 horas".


Agora, o que a Nikon deixou de usar nas D40/D40x foi um sistema antigo (que nenhuma Canon EOS digital usa) de focagem que ainda existe nos restantes modelos da gama, como por exemplo, na D80:

lensmount01-001.jpg
(foto: dpreview)

Na foto em cima podem ver um veio em forma de cruz na zona inferior esquerda.

Isso é o tal "motor interno de focagem": a lente encaixava naquele veio, e a focagem era feita usando o motor da máquina. Isto fazia com que se pudesse usar lentes sem qualquer tipo de motor, logo, menos dispendiosas.


Eventualmente a Nikon até poderá deixar de usar definitivamente o sistema antigo e seguir os passos da Canon: usar apenas as lentes EF (Electro-Foco).

No futuro o saberemos. ;)


Cumprimentos.
 
Todas as marcas actualmente usam focagem interna nas suas lentes modernas e a própria Nikon só tem lançado lentes com auto foco interno.

A única diferença é que a Canon só usa focagem interna há mais de 20 anos, desde que foi lançado o sistema EOS (Electro-Optical System).

Por outro lado a Nikon ainda tem um considerável contingente de lentes de parafuso portanto para um possível comprador isto pode ser um verdadeiro "problema". Além disso bloqueia o acesso a lentes usadas de alta qualidade óptica mas sem alguns dos "truques" modernos como o motor de focagem ou os sistemas anti vibração.
 
o problema não é nada falso.

a canon como disseste ja usava objectivas com motor interno de focagem desde que andava nisto do EOS (salvo o erro, a lente EF, nasceu com o EOS, mas posso estar errado)

a nikon, até ha relativamente pouco tempo, usou a focagem por parafuso.

agora, la porque a canon não use motor interno de focagem nas suas maquinas (porque não precisa), não quer dizer que por a nikon não o ter (e ser igual à canon nesse ponto), não deixa de ter um problema a usar lentes não AF-s/i

quem vai evoluir de uma SLR analogica da nikon, muito possivelmente não terá interesse numa d40(x).

analogamente:
se tu tiveres uma cadeira de 4 pernas e lhe serrares um pé, possivelmente um gajo descuidado que se sente em cima dela, vai cair, mas tu não vais dizer que a cadeira não tem problema nenhum.
se tiveres um banco originalmente concebido como tripé, aí sim, ja podes dizer que não ha problema nenhum.

acho que a analogia passa +/- o que quero dizer.
 
Sim, a D50 tem o motor de focagem.

No entanto é preciso ver que a D40 é uma câmara de entrada de gama e que as únicas lentes da Nikon que ainda tem focagem por parafuso são genericamente as lentes fixas curtas. E lentes fixas não é propriamente o que se vende mais na entrada de gama.

Praticamente tudo o resto tem motor ou é mesmo AF-S. E não se pode manter eternamente o motor de focagem (a encher chouriços). A Canon usou o método radical (novo sistema, os utilizadores do sistema anterior ao EOS não ficaram propriamente radiantes de felicidade) a Nikon como sempre vem usando o método progressivo (também tem os seus defeitos).

Quem fizer mesmo questão em ter o motor de focagem tem a D50 ou a D80. De resto tenho a certeza que a maioria dos clientes da D40 nem sabe para que serve o dito cujo. E um dia a própria D4 ou D5 perderá o seu motor de focagem...
 
e ja agora mudavas o titulo da tua thread que quem a leia, pode pensar que nao ha problema nenhum, como tu inicialmente pensavas e que afinal há!:x2:
 
e ja agora mudavas o titulo da tua thread que quem a leia, pode pensar que nao ha problema nenhum, como tu inicialmente pensavas e que afinal há!:x2:
Penso que já li algures que apesar da inexistencia de um motor, as lentes funcionam na mesma, mas com a focagem manual (acho que até foi aqui no forum). Logo pode deixar "problema" entre aspas e retirar o "falso".
 
Penso que já li algures que apesar da inexistencia de um motor, as lentes funcionam na mesma, mas com a focagem manual (acho que até foi aqui no forum). Logo pode deixar "problema" entre aspas e retirar o "falso".

mas focar manualmente todas fazem...:) can't see the point... still a problem!
 
Não há problema nenhum... passam a usar lentes com EF. Evolução!

As D40/D40x não foram feitas a pensar em quem já tem uma Nikon e lentes para a mesma...

É uma máquina completamente nova, feita a pensar em pessoas que começam a usar Nikon agora, como foi o meu caso.

Preciso de uma lente com mais zoom? Compro uma AF.

E quase que apostava que as futuras sSLR's Nikon vão ser todas assim!

No problem! ;)


Cumps.
 
As D40/D40x não foram feitas a pensar em quem já tem uma Nikon e lentes para a mesma...

É uma máquina completamente nova, feita a pensar em pessoas que começam a usar Nikon agora, como foi o meu caso.

Preciso de uma lente com mais zoom? Compro uma AF.

E quase que apostava que as futuras sSLR's Nikon vão ser todas assim!

No problem! ;)


Cumps.


dizes tu.
para mim, foram feitas para quem quer uma nikon, e não tem dinheiro para comprar melhor.
isso não implica que seja a primeira nikon que vão comprar.
 
Mas em teoria, não era melhor o motor de focagem na maquina?

Eu vejo com isso, todas as lentes ficarem "USM" (Se o motor interno for USM, claro), alem de ficarem mais baratas, por te menos peças lá dentro e claro electronica.

Então porque o motor de focagem interno está sendo abandonado (no caso da Nikon) e totalmente abandonado no caso da Canon?
 
Mas em teoria, não era melhor o motor de focagem na maquina?

Eu vejo com isso, todas as lentes ficarem "USM" (Se o motor interno for USM, claro), alem de ficarem mais baratas, por te menos peças lá dentro e claro electronica.

Então porque o motor de focagem interno está sendo abandonado (no caso da Nikon) e totalmente abandonado no caso da Canon?

nem por isso, geralmente o motor de focagem na maquina não prima pela velocidade (se bem que ha maquinas melhores que outras, no que ao motor interno de focagem diz respeito).

o sistema USM fica anos luz à frente.
 
Isso pq não devem usar um motor bom :wvsore:

Ou isso tem uma analogia dos carros, na qual motor ligado directamente ao eixo de traccão (motor e tracção dianteira ou traseisa, como nos porsches e carochas) "funciona" melhor que motor numa ponta (frente) e o eixo na outra do carro (tráz).
 
Mas em teoria, não era melhor o motor de focagem na maquina?

Eu vejo com isso, todas as lentes ficarem "USM" (Se o motor interno for USM, claro), alem de ficarem mais baratas, por te menos peças lá dentro e claro electronica.

Então porque o motor de focagem interno está sendo abandonado (no caso da Nikon) e totalmente abandonado no caso da Canon?
Não, o motor na máquina é uma solução muito inferior mesmo em modelos de topo que geralmente tem motores superiores.

Tens de ter um pequeno motor eléctrico e um sistema de engranagens. Quando focas uma lente pequena não se nota grande coisa mas focar uma telefoto com parafuso demora uma eternidade (aliás foi o motivo porque os fotografos profissionais começarem a mudar da Nikon para a Canon, no inicio do sistema EOS era basicamente comparar carradas de lentes USM com lentes de parafuso)

Mesmo uma lente com motor interno (um motor interno específico para cada lente adaptado À mesma e ao peso e inércia dos elementos de focagem....) é superior.

Um lente com um motor tipo USM... isso é muito superior a um sistema com motor na máquina.
 
Pois, as enormes objectivas telefoto por parafuso é muita areia para o motor da maquina...
 
Última edição:
dizes tu.
para mim, foram feitas para quem quer uma nikon, e não tem dinheiro para comprar melhor.
isso não implica que seja a primeira nikon que vão comprar.
Não é bem assim... eu comprei a minha D40x numa loja de Portugal: Jumbo BOX, por 859€, e tinha a consciência que por esse preço podia ter comprado aquilo a que tu (e muita gente) chama de "comprar melhor". Bastava que tivesse ido aos sites da *****, Digiwowo, etc...
Mas preferi comprar numa loja de cá.

Também podia ter comprado a D50, que ainda vi nalguns locais à venda por 650€, mas como a D50 é uma máquina inferior... optei pela D40x ;)

Não percebo o espanto das pessoas em relação às novas máquinas não terem motor interno.
É como alguém já aqui referiu: a Nikon está a abandonar o motor interno tal como a Canon já o fez há uns 20 anos atrás!

Cumps!
 
Não necessáriamente, podes ir à comprar à loja sem passar na net. Então esses 859€ que deste pela D40x foi com a lente 18-55 ? Se sim, vende-se por 729€ na pix.. os 130€ de diferença não compensa a deslocação à loja ? :wow:
 
Back
Topo