1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D40 duvida e slrs em geral..

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por filipe87, 10 de Outubro de 2007. (Respostas: 42; Visualizações: 3215)

1. filipe87

filipe87 Power Member

boa noite a todos estou muito interessado na seguinte nikon D40 (aproveitando o euro forte, isto fica uma pechincha.. 350 euros novo com comando wireless e lente 18-55, transportes incluidos para portugal incluidos)

http://www.adorama.com/INKD40KR.html?searchinfo=d40&item_no=18

Vinha-vos pedir uma opiniao em relaçao a garantias.. o problema de comprar nos estados unidos é a garantia que so é valida nos USA. Por isso vinha-me certificar com voces que estas maquinas D40 vêm em geral em bom estado e nao como vi num forum com manchas na primeira fotografia que se tira (e pelo que li nao era sujidade, que seria o obvio) o site é seguro pelas reviews que procurei e portanto penso que nao havera problema quanto a isso.

Finalmente, é a minha primeira slr.. sei trabalhar manualmente com uma compacta bastante bem mas nao dispenso de vez em quando umas boas point-and-shoot fotos.

http://www.adorama.com/INKD40KR.html?searchinfo=d40&item_no=18

Queria no entanto algo mais, especialmente para tirar fotografias à minha namorada e por isso escolhi a D40 para me iniciar :) Vinha entao saber se pensam que saltar ja para uma entry level slr deste tipo seria demasiado arriscado, e em relaçao a cuidados, gostaria de saber principalmente se terei que limpar o sensor admitindo que nao vou comprar lentes assim tao cedo, e com que frequencia teria que limpar.

Para alem disso, Ha outros cuidados a ter? li tambem que as dslr sao mais indicadas para quem pensa processar as fotos no pc. eu nao tenciono usar muito o pc para processar gostaria de continuar a tirar point-and-shoot fotos, isto é possivel apesar de tudo com a nikon d40 certo?

peço desculpa pois sei que algumas destas perguntas sao tipicas e que poderia encontrar se procurasse melhor, mas como nao encontrei nada prefiri perguntar directamente.. :)

agradecido pessoal :beerchug:

filipe

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

o problema de comprar no EUA, para mim é so um: Alfandega.

se não fosse a alfandega, sinceramente, nem ligava à questão da garantia... porque aquilo que se poupa é de tal forma significativo, que o facto das garantias serem um pincel, não me chateava nada.

também ha que ter em conta que eles usam 110v, e as tomadas são diferentes.

A d40, é uma maquina porreira, a 18-55 da nikon até é uma lente razoavel para adaptação. mas ha muito melhor... e o mais certo é andares à procura de outra lente em breve.
    eu se fosse a ti apostava ja numa 18-70, ou 24-120... dependendo do que queiras gastar (e assumindo que).

Se assumires que não vais comprar mais lentes... também é razoavel assumir que não vais tirar essa lente da maquina... e se não tirares essa lente da maquina, também não vais expor o sensor a poeira, e cosnequentemente, não vais precisar de o limpar.

Uma Dslr não é grande coisa para point&shot. serve para isso, mas a falta de live view, muda logo a habitual forma de point&shot.

Última edição: 10 de Outubro de 2007
  3. filipe87

filipe87 Power Member

obrigado.. mas alfandega? os transportes sao menos de 40 euros.. mas reparaste no que sao 430 $? sao 302 euros!! de facto mesmo com os transportes e com o comando wireless ficam-me em 350 euros :)

em relaçao as lentes ha duas ofertas que me pareceram bastante adequadas.. uma delas é o kit com a lente 18-135 por 475 euros (http://www.adorama.com/INKD40K1.html?searchinfo=nikon d40&item_no=5)

e outra é o kit com
    18-55mm f/3.5-5.6G ED II AF-S DX Zoom Nikkor Lens E também
    +
    55mm - 200mm f/4-5.6G ED AF-S DX Autofocus Zoom Nikkor Lens
    (http://www.adorama.com/INKD40K2.html?searchinfo=nikon d40&item_no=12)

ambas nao sao VR e o risco de sairem fotos tremidas nos 135mm é que me levou a comprar o kit base. Segundo as reviews(cameralabs para quem conhece) a qualidade da imagem é quase igual entre a 55mm e a 135, so mesmo o zoom é que muda, e de resto é quase igual.. a 18-70 e a 18-200 VR sao de facto perolas.. mas se me ponho a comprar depois nao tenho gasoleo para ir ao guincho tirar fotos à rapariga :)

abraço e obrigadinho pela dica! se me puderes ajudar com esta indecisao e me aconselhares se entre o kit 18-55 e gastar mais 165 para ter a de 135mm valer a pena era optimo!

De facto talvez compense gastar um pouco mais pela 135 nao sei.. digam voces experts ;)

4. mundano

mundano Power Member

Cuidado.. Acho que não estás a ver o filme...

Antes de mais, essa máquina não é nova.. é "refurbished" que é uma coisa que se usa muito pelos USA, onde as leis relativas as garantias são muitíssimo mais brandas do que na Europa..

Um produto refurbished não é mais do que uma câmara avariada, que a marca troca ao comprador original. E depois é reparada, recondicionada e vendida novamente com uma garantia de 15 dias a 3 meses, conforme as marcas.

Além disso o mais provável é a máquina ficar retida na alfandega e gastares mais umas centenas de euros em impostos e taxas para a levantar...

5. filipe87

filipe87 Power Member

santa ignorancia a minha, a parte do refurbished eu reparei, por mais 30 $ tenho a garantia normal, apenas pensei que ja que nao vou usufruir do ano de garantia, preferivel poupar os 30$ e ter uma de 3meses.

Finalmente em relaçao a alfandega nao fazia a minima ideia pensei que ja viesse incluido nos transportes de 40 euros esse tal imposto..

comprei um livro de gestao a 100 euros pela amazon usa e fiquei muito satisfeito com o dinheiro poupado e o serviço, dai surgir esta ideia.. de qualquer forma obrigado e desculpem o tempo perdido

EDIT: ps: mundano estragasteme a vida.. :)

6. timber

timber Zwame Advisor

Um livro passa facilmente pela Alfandega

Agora uma câmara digital os tipos até se vêm na hora

7. filipe87

filipe87 Power Member

nao fazia ideia isso estraga tudo.. e para juntar à festa a S6500fd desapareceu na ***** que apesar de nao a podermos comparar como é obvio era a proxima camera com melhor qualidade/preço na minha lista.. enfim semanas de indecisao para chegar a este ponto..

abraço pessoal e obrigadinho uma vez mais

e ja agora eu vi que na propria ***** portugal a nikon d40 da para encomendar directamente dos estados unidos a 350 euros.. por ser um link da ***** portugal havera problema?

Última edição: 11 de Outubro de 2007
  8. Koncaman

eu, ao contrario de muita gente, não sou grande fã das trocas de lente, por isso, optaria certamente pela lente 18-135.
    e tinha sempre 18-135 na maquina, não precisava de trocar de lente sempre que fosse preciso mais, nem tão pouco tinha que andar com mais uma lente dentro da mala, onde levo a maquina.

Quanto a preçoos... é assim, o dollar pode não estar a valer nada de jeito, e a conversão pode representar um desconto brutal, sim... mas a questão é que não vaiis receber a maquina em casa, sem mais custos.
    não, o que tu vais receber em casa, é uma carta da alfandega, a dizer que tens la uma maquina fotografica à tua espera, e que tens que la ir para pagar o desalfandegamento (acho que é essa a palavra). ou seja, vais pagar 21% de iva, e mais uma ou outra taxa que lhes apeteça cobrar.

a D40 ca em portugal, com a 18-55 custa cerca de 500€ na ***** (a ***** tem uma "loja" em lisboa)...

Se tu estiveres a pensar ir de viagem para os EUA, eh pa, aí sim, vale a pena aproveitar... mandar vir, é uma gaita... mais vale procurares no reino unido, ou alemanha, que são paises da UE, e n têm estes problemas com alfandegas.

9. filipe87

filipe87 Power Member

se mandar para qualquer pais da europa erei esse problema certo? eu sei que com portateis isso acontece.. agora uma camera fotografica tambem nao é assim tao grave.. mas pronto eles la sabem. se enviar seja para a belgica seja para onde for na europa terei os mesmos problemas..

para antidumping ainda percebo que se bloqueie.. agora isto nao é propriamente brato é so mesmo a relaçao dollar euro que ajuda..

enfim vou começar a procurar alternativas em portugal.. algum conselho assim para um amador que quer tirar fotos sem o maldito noise das compactas e com a definiiçao pelo menos em retrato.. de uma slr? pois boa sorte nao é? :)

10. Koncaman

eh pa... não é bem a mesma coisa... mas acho que pelo menos não perdes nada em dar uma espreitadela à fuji s6500.

o ruido é perfeitamente aceitavel até ISO800
    a ergonomia, e tamanho, é semelhante a uma SLR
    a lente, é de nivel razoavel, tem um range de zoom interessante, e não sacrifica o wide angle...
    continuas a ter anel para zoom (mecanicamente ligado), e anel de ficagem (n é mecanicamente ligado, mas é focus by wire, e funciona bem)
    e custa pouco menos que os 300€ que querias gastar.

da uma vista de olhos aqui:
    http://www.dpreview.com/reviews/specs/Fujifilm/fuji_finepixs6000.asp

e quanto a ruido:
    http://www.dpreview.com/reviews/FujifilmS6000fd/page11.asp

aqui podes comparar o ruido de uma maquina, com o mesmo sensor desta fuji s6500, com o ruido de uma maquina com o mesmo sensor da nikon d40
    http://www.dpreview.com/reviews/FujifilmF31fd/page15.asp

Última edição: 11 de Outubro de 2007
  11. filipe87

filipe87 Power Member

pois eu ja tinha tomado em consideraçao ambas as maquinas.. mas tanto uma como outra (s6500fd e f31fd ja nao se encontram neste mercado)

de qualquer forma obrigado..vou dormir e mais tarde hei de ver entao o que faça com estes euritos no meu bolso que queria desesperadamente gastar numa maquina de qualidade :)

12. tiagoix

tiagoix Power Member

olha eu comprei uma d40x a um mes +- na B&H , mas foi mesmo na loja, assim como é obvio nao paguei alfandega. mas ao encomendares uma maquina de la de certeza que vais ter de pagar, e nao deve ser pouco, e nao te ira compensar muito.
    eu tudo o que comprei ficou-me por 850€ , poupei ainda uns 300 € , acho que nao foi assim muito mau :D

13. filipe87

filipe87 Power Member

pois eu como tenho amigos que vao la com alguma requencia estou a pensar encomendar e depois doulhes o dinheiro e eles aproveitam e vao busca-la la... de qualquer forma ja vi que a melhor alternativa sera mesmo comprar uma f6500fd que no meu ponto de vista n se compara mas pronto value for money penso que seja a melhor por estes lados da europa.

ja agora, estas contente com a tua nikon d40x? eu nao sei se vale a pena pagar a diferença da d40 para a d40x..

14. tiagoix

tiagoix Power Member

eu enquanto estive em NY no primeiro dia exprimentei a d40 e nos seguintes é que andei com a d40x, nao se nota muita diferença, mas claro tem mais mp e mais umas coisinhas.
    estou muito contente com ela, tiro fotos mesmo muito boas :D

15. eyeliner

eyeliner Power Member

Desculpa meter o bedelho, mas essa é uma coisa que a Amazon faz muitas vezes. Se compras na
    dos EUA, as encomendas geralmente vêm da Europa (UK). São atenciosos nesse aspecto.

Comprei também um livro por tuta e meia na Amazon US e chegou-me a casa pouco depois.
    Vindo da Amazon UK (que não tinha o livro em promoção).

É possível que te tenha acontecido o mesmo. O melhor no teu caso seria entrares em contacto
    com a loja e pedir informação sobre como o material é enviado.

16. l.aura

l.aura Power Member

Desculpa a santa ignorância, mas, para ter uma reflex mais cara que nunca se muda a lente, não é preferível (ou igual) uma compacta ou uma bridge? :)

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não necessariamente. :) Para todos os efeitos, se a souberes usar e se a lente for boa, uma SLR consegue mais qualidade nas fotografias que qualquer bridge. Os sensores são maiores e melhores, são mais rápidas, completamente configuráveis, etc. Isto também assumindo que nunca vais precisar de outra lente. E há sempre a hipotese de vires a comprar outra lente no futuro.

Tudo depende da pessoa mas na maioria dos casos, sim, é preferivel uma bridge ou compacta. :)

18. mundano

mundano Power Member

O facto de poder trocar lentes não é uma característica exclusiva, nem necessária das SLR's... Ou seja, há máquinas que não são SLR's e que dão para trocar de lente, como as rangefinder (Leica M8, p.ex.) e há SLR's que não dão para trocar de lente, como a Olympus E-10 e E-20...

Ou seja, se há quem compre SLR's por causa dessa possibilidade, a verdade é que depois há uma série de outras vantagens/caracteristicas proprias das SLR's e que nada têm a ver com o facto de se poder ou não trocar de lentes e que por si justificam a compra de uma SLR em vez de uma Bridge...

Por exemplo, a velocidade/lag das câmaras.. Eu nunca experimentei uma compacta/bridge que conseguisse sequer chegar aos calcanhares da mais lenta das SLR's feitas actualmente.. é que numa compacta/bridge, o sensor está a ser usado como câmara de vídeo para podermos ver a imagem no LCD, quando carregamos no shutter, é necessário interromper isso, activar os circuitos e software interno que toma conta da parte fotográfica, fazer um reset ao sensor de forma a descarregar os "capacitors" todos, e finalmente iniciar a exposição.. Numa SLR, carrega-se no botão, o espelho e o shutter abrem instantaneamente e that's all.. E isso por si só já justifica para muitos a compra de uma SLR..

Depois há a vantagem dos viewfinders.. Que em 95% das situações dão uma visão MUITO MELHOR do que o melhor dos LCD's das compactas. Só quando queremos segurar a máquina com os braços levantados ou coisas do genero é que o viewfinder é inutil e um Live-preview dá jeito.

Depois há o tamanho dos sensores... Uma SLR tira fotos a ISO 1600 tão limpas como a maioria das bridges tira a ISO 200.. O alcance dinamico também é muito maior... Nas bridges temos os highlights queimados com muito mais facilidade e a transição entre o detalhe e o puro branco é muito mais brusco..

Etc.. Etc.. Etc... E todas estas vantagens nada têm a ver com a troca de lentes.. ;)

E, a titulo de curiosidade, deixo aqui uma SLR que não dá para trocar de lentes ...

Última edição: 25 de Novembro de 2007
  19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Aliás... Também li algures que há SLRs que não são SLRs.. lol Ou seja, são em tudo iguais a uma SLR mas têm um viewfinder eletrónico em vez do espelho, logo não são realmente SLRs. Não consigo é encontrar nenhuma.

20. l.aura

l.aura Power Member

OK, então agora voltei novamente a estar mais interessada nas SLR... :D
    Obrigada pelas explicações detalhadas e interessantíssimas, aliás. :D
    Já agora, a G9 dá para mudar lentes? Como falaste em algumas compactas e, segundo algumas opiniões, a G9 não é bem uma compacta normal...

Partilhar esta Página