nikon d40 e fuji f31fd ajuda

filipe87

Power Member
boa noite a todos, eu ando com umas duvidas quanto à maquina que quero adquirir, e isto entre uma nikon d40 a 375 e uma fuji f31fd a 175 ca em portugal

eu sei que me vao dizer que estou a comparar duas coisas completamente diferentes, mas para mim fazem parte (juntamente com a 6500fd) das melhores maquinas do mercado para o respectivo preço.

o ruido é a grande aposta destas maquinas e a f31fd tem neste domínio 'quase' a mesma reputaçao duma slr, sendo ainda por cima compacta o que facilita a utilizaçao em qualquer lado.

gostaria de saber se alguem tem uma ideia de qual é neste caso o melhor negocio para a sua categoria.

uma nikon d40 a 375 euros é muito barata mas uma f31fd, que infelizmente ja nem se encontra quase, a 175 euros também é um preço muito acessivel..


agradecido por qualquer opiniao que venha

Filipe
 
Última edição:
Simplesmente não é comparavel.
São ambas grandes negócios, só depende é do uso que lhes vais dar... Queres apontar e disparar ou apenas brincar um pouco com os modos manuais, esquece a Nikon.
Se queres conseguir tirar grandes fotos e ter uma máquina que serve virtualmente para tudo, não esquecendo que tens que ter uma lente para cada coisa, acessórios, trabalho de preparação, algumas dificuldades no uso e a um custo bastante elevado, compra a Nikon.

Tendo em conta a ideia com que fico ao ler a tua questão, compra a Fuji F31fd...

PS: E digo-te um custo bastante elevado porque aquilo que gastas em lentes supera bem o preço da máquina. E ainda tens que contar com acessórios, cartões CF, mala de transporte, cuidados e manutenção, etc...
 
ola! obrigado pela sugestao, é obvio que nao sao comparaveis, so o facto de serem muito boas nas suas categorias.

Facto é que por um lado estou preso com uma slr com a qual poderei evoluir mais e com uma definiçao que é completamente diferente. As lentes 18-55 por agora penso que bastam e pelas samples que vi e reviews sao impecaves, e se pretender evoluir compro as 18-135 que era o que estive para comprar ha 2 semanas.

Por outro lado é verdade que nao sei se estou preparado para ter o trabalho de limpar sensores (apesar de achar que isto so deve acontecer se trocar de lentes frequentemente certo?), postprocessing (photoshop etcetc), e o facto de nao a poder levar para qualquer lado em relaçao a uma compacta.

Contudo, adoro usar controlos manuais, e nisso a f31fd limita-me bastante comparativamente. Estou a pensar fazer sobretudo retratos e a definiçao de uma f31fd, quando comparada à d40, nao é simplesmente comparavel. nota-se
claramente quando uma foto é tirada por uma slr ou or uma compacta, por muito boa que seja esta ultima..

Finalmente gostaria so de fazer esta pergunta.. a nikon d40 eu poderei usar durante por ainda um bom tempo.. agora a f31fd serà que vai continuar a ser uma grande maquina daqui a 1 ano? ja nao havera sucessores? eu vi que os possiveis sucessores da f31, seja a f40 seja f50 nao têm a altura desta maquina..

finalmente se houver outras sugestoes, sao bem vindas :)

e obrigado ja agr :):)
 
nao se arranja la esta :(

sao em segunda mao como é obvio, a primeira com um cartao 2gb e a segunda com bateria extra cartao 1gb e bolsa.

a nikon D40 no entanto nao sei se n é preferivel comprar por 499 na loja.. o meu problema nao é tanto o dinheiro (desde que n seja uma coisa absurda) é mesmo o facto de neste caso ser uma oferta qque me parece que compensa.. e no caso da f31fd, é mesmo o facto de eu simplesmente nao encontrar esta perola em qualquer lado!

o que me dizem.. vale a pena?
ps nao me roubem a maquina do site lol
 
Com uma SLR sem Live View, como essa, tens o problema adicional que tens que saber o que estás a fazer com os modos manuais, caso contrário não vais conseguir expor as fotos como deve ser. O Live View é aquilo que as compactas têm que ter permite ver uma imagem aproximada da final enquanto tiras a foto.

Quanto às lentes da SLR, como já muita gente disse aqui, se for para manter sempre a lente do kit mais vale uma boa bridge (como a S6500fd) porque a lente do kit até pode ser porreira mas é uma lente que dá para poucas ocasiões. Conheço pessoas com SLRs que só têm essa lente e aquilo não dá para nada.

A f31fd limita-te em modos manuais e a D40+ 18-55 vai-te limitar em muitos outros aspectos como aberturas, zooms, praticalidade, etc...

As máquinas não deixam de ser grandes máquinas só porque saiem máquinas novas e nesse aspecto tanto se torna ultrapassada uma como a outra, até porque ambas já têm sucessoras no mercado (a F50fd para a Fuji e a D40x para a Nikon).
Na minha opinião a sucessora da F31fd, a F50fd, não me parece ser tão boa.
 
o unico problema da D40 é n ter motor de foco interno, por isso precisa de objectivas que o tenham para ter autofocus o que torna a escolha de lentes mais restricta e ligeiramente mais cara.
mas sinceramente por esses preços comprava as 2
uma reflex e uma de bolso é um par ideal :lol:
 
rui.. ja agora que compacta? ainda estou mais confuso lol ia para a fuji agora mesmo mas se estas a por alternativas e tendo em conta que percebes disto provavelmente resmas a mais que eu.. acabo por voltar a estar indeciso.. é que o meu medo é em nao aproveitar esta ocasiao pelo facto de a f31 fd ser ja uma raridade para encontrar. no meu ponto de vista esta maquina tem problemas mas nao é de certo o facto de ter 6 megapixeis, por outro lado eu ainda compro isto e amanha sai uma com a qualidade desta maquina com mais features, megapixeis, mais compacta e a um preço mais agradavel. a concorrencia que se vê nas maquinas compactas por um lado faz com que saiam no mercado camaras 'so meio acabadas' devido à pressao da guerra dos pixeis que faz com que saia uma maquina nova de 3 em 3 dias, mas por outro esta concorrencia é saudavel para o consumidor no sentido em que faz com que ao mesmo tempo as produtoras vendam com margens de lucro cada vez mais inferiores.

abc

edit: ja comprei a f31fd, ficame em 180 euros portes incluidos com bolsa cartao xd 1gb H e bateria extra :)

que acham?
 
Última edição:
foi uma boa compra
ja há a f50 que tem o dobro dos pixeis e que pouco mais tem de inovador, mas custa bastante mais do que essa.
n te vais arrepender certamente
 
A que tenho. :)

A Fuji é uma boa máquina e acredita que muita gente anda feito maluco à procura dela. E com a bateria extra e o xd ainda melhor. Só me pergunto uma coisa: Essa máquina não tem que ter a bateria lá dentro para a carregares? É que se tem é uma chatisse para carregar as duas baterias.

Quanto à concorrência.... Hoje em dia o mercado é mais emotivo que racional, especialmente quando falamos de coisas para o grande público. Isto faz com que as pessoas comprem mais as máquinas porque são giras, pequenas, porque têm publicidades melhores ou simplesmente porque a marca tem nome. Prova disso é a quantidade de Sonys que vês por aí, que não são nada de especial, são absurdamente caras para o que valem, e ainda assim vende que nem ginjas.
 
Back
Topo