1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

nikon d40 e fuji f31fd ajuda

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por filipe87, 21 de Outubro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 941)

  1. filipe87

    filipe87 Power Member

    boa noite a todos, eu ando com umas duvidas quanto à maquina que quero adquirir, e isto entre uma nikon d40 a 375 e uma fuji f31fd a 175 ca em portugal

    eu sei que me vao dizer que estou a comparar duas coisas completamente diferentes, mas para mim fazem parte (juntamente com a 6500fd) das melhores maquinas do mercado para o respectivo preço.

    o ruido é a grande aposta destas maquinas e a f31fd tem neste domínio 'quase' a mesma reputaçao duma slr, sendo ainda por cima compacta o que facilita a utilizaçao em qualquer lado.

    gostaria de saber se alguem tem uma ideia de qual é neste caso o melhor negocio para a sua categoria.

    uma nikon d40 a 375 euros é muito barata mas uma f31fd, que infelizmente ja nem se encontra quase, a 175 euros também é um preço muito acessivel..


    agradecido por qualquer opiniao que venha

    Filipe
     
    Última edição: 21 de Outubro de 2007
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Simplesmente não é comparavel.
    São ambas grandes negócios, só depende é do uso que lhes vais dar... Queres apontar e disparar ou apenas brincar um pouco com os modos manuais, esquece a Nikon.
    Se queres conseguir tirar grandes fotos e ter uma máquina que serve virtualmente para tudo, não esquecendo que tens que ter uma lente para cada coisa, acessórios, trabalho de preparação, algumas dificuldades no uso e a um custo bastante elevado, compra a Nikon.

    Tendo em conta a ideia com que fico ao ler a tua questão, compra a Fuji F31fd...

    PS: E digo-te um custo bastante elevado porque aquilo que gastas em lentes supera bem o preço da máquina. E ainda tens que contar com acessórios, cartões CF, mala de transporte, cuidados e manutenção, etc...
     
  3. filipe87

    filipe87 Power Member

    ola! obrigado pela sugestao, é obvio que nao sao comparaveis, so o facto de serem muito boas nas suas categorias.

    Facto é que por um lado estou preso com uma slr com a qual poderei evoluir mais e com uma definiçao que é completamente diferente. As lentes 18-55 por agora penso que bastam e pelas samples que vi e reviews sao impecaves, e se pretender evoluir compro as 18-135 que era o que estive para comprar ha 2 semanas.

    Por outro lado é verdade que nao sei se estou preparado para ter o trabalho de limpar sensores (apesar de achar que isto so deve acontecer se trocar de lentes frequentemente certo?), postprocessing (photoshop etcetc), e o facto de nao a poder levar para qualquer lado em relaçao a uma compacta.

    Contudo, adoro usar controlos manuais, e nisso a f31fd limita-me bastante comparativamente. Estou a pensar fazer sobretudo retratos e a definiçao de uma f31fd, quando comparada à d40, nao é simplesmente comparavel. nota-se
    claramente quando uma foto é tirada por uma slr ou or uma compacta, por muito boa que seja esta ultima..

    Finalmente gostaria so de fazer esta pergunta.. a nikon d40 eu poderei usar durante por ainda um bom tempo.. agora a f31fd serà que vai continuar a ser uma grande maquina daqui a 1 ano? ja nao havera sucessores? eu vi que os possiveis sucessores da f31, seja a f40 seja f50 nao têm a altura desta maquina..

    finalmente se houver outras sugestoes, sao bem vindas :)

    e obrigado ja agr :):)
     
  4. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    a pergunta que se impoe... onde é que arranjas uma d40 a 375€ e uma f31 a 175€?
     
  5. filipe87

    filipe87 Power Member

    nao se arranja la esta :(

    sao em segunda mao como é obvio, a primeira com um cartao 2gb e a segunda com bateria extra cartao 1gb e bolsa.

    a nikon D40 no entanto nao sei se n é preferivel comprar por 499 na loja.. o meu problema nao é tanto o dinheiro (desde que n seja uma coisa absurda) é mesmo o facto de neste caso ser uma oferta qque me parece que compensa.. e no caso da f31fd, é mesmo o facto de eu simplesmente nao encontrar esta perola em qualquer lado!

    o que me dizem.. vale a pena?
    ps nao me roubem a maquina do site lol
     
  6. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Com uma SLR sem Live View, como essa, tens o problema adicional que tens que saber o que estás a fazer com os modos manuais, caso contrário não vais conseguir expor as fotos como deve ser. O Live View é aquilo que as compactas têm que ter permite ver uma imagem aproximada da final enquanto tiras a foto.

    Quanto às lentes da SLR, como já muita gente disse aqui, se for para manter sempre a lente do kit mais vale uma boa bridge (como a S6500fd) porque a lente do kit até pode ser porreira mas é uma lente que dá para poucas ocasiões. Conheço pessoas com SLRs que só têm essa lente e aquilo não dá para nada.

    A f31fd limita-te em modos manuais e a D40+ 18-55 vai-te limitar em muitos outros aspectos como aberturas, zooms, praticalidade, etc...

    As máquinas não deixam de ser grandes máquinas só porque saiem máquinas novas e nesse aspecto tanto se torna ultrapassada uma como a outra, até porque ambas já têm sucessoras no mercado (a F50fd para a Fuji e a D40x para a Nikon).
    Na minha opinião a sucessora da F31fd, a F50fd, não me parece ser tão boa.
     
  7. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    o unico problema da D40 é n ter motor de foco interno, por isso precisa de objectivas que o tenham para ter autofocus o que torna a escolha de lentes mais restricta e ligeiramente mais cara.
    mas sinceramente por esses preços comprava as 2
    uma reflex e uma de bolso é um par ideal :lol:
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Nem mais... Eu preferia outra compacta como companheira de bolso mas a F31fd é uma excelente máquina. :)
     
  9. filipe87

    filipe87 Power Member

    rui.. ja agora que compacta? ainda estou mais confuso lol ia para a fuji agora mesmo mas se estas a por alternativas e tendo em conta que percebes disto provavelmente resmas a mais que eu.. acabo por voltar a estar indeciso.. é que o meu medo é em nao aproveitar esta ocasiao pelo facto de a f31 fd ser ja uma raridade para encontrar. no meu ponto de vista esta maquina tem problemas mas nao é de certo o facto de ter 6 megapixeis, por outro lado eu ainda compro isto e amanha sai uma com a qualidade desta maquina com mais features, megapixeis, mais compacta e a um preço mais agradavel. a concorrencia que se vê nas maquinas compactas por um lado faz com que saiam no mercado camaras 'so meio acabadas' devido à pressao da guerra dos pixeis que faz com que saia uma maquina nova de 3 em 3 dias, mas por outro esta concorrencia é saudavel para o consumidor no sentido em que faz com que ao mesmo tempo as produtoras vendam com margens de lucro cada vez mais inferiores.

    abc

    edit: ja comprei a f31fd, ficame em 180 euros portes incluidos com bolsa cartao xd 1gb H e bateria extra :)

    que acham?
     
    Última edição: 21 de Outubro de 2007
  10. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    foi uma boa compra
    ja há a f50 que tem o dobro dos pixeis e que pouco mais tem de inovador, mas custa bastante mais do que essa.
    n te vais arrepender certamente
     
  11. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    A que tenho. :)

    A Fuji é uma boa máquina e acredita que muita gente anda feito maluco à procura dela. E com a bateria extra e o xd ainda melhor. Só me pergunto uma coisa: Essa máquina não tem que ter a bateria lá dentro para a carregares? É que se tem é uma chatisse para carregar as duas baterias.

    Quanto à concorrência.... Hoje em dia o mercado é mais emotivo que racional, especialmente quando falamos de coisas para o grande público. Isto faz com que as pessoas comprem mais as máquinas porque são giras, pequenas, porque têm publicidades melhores ou simplesmente porque a marca tem nome. Prova disso é a quantidade de Sonys que vês por aí, que não são nada de especial, são absurdamente caras para o que valem, e ainda assim vende que nem ginjas.
     

Partilhar esta Página