Nikon D40 em promoçao vs Canon 450D

Gostava de pedir a vossa ajuda porque estou um pouco indeciso...

A Nikon D40 está em promoção na ***** por 385€ com a objectiva básica AF-S DX 18-55mm. Ao mesmo tempo a Canon 450D é dificil encontrar por menos de 543€ 679€.

Olhando para o comparativo entre as duas no Dpreview dá para perceber que a 450D é superior em muitos aspectos. Por exemplo o encaixe para as objectivas da 450D tem motor de focagem, enquanto que a D40 não tem o que obriga a utilizar objectivas com esse motor (AF-S e AF-I, mais caras).

Acham que fico a perder muito se comprar a D40? Será a minha primeira SLR digital.

Obrigado!

EDIT: Enganei-me a ver o preço do kit da 450D, o novo preço inclui a objectiva 18-55mm.
 
Última edição:
Eu acho que podes ficar, mas eu agr optava sem duvida por melhores lentes, faz uma análise ao que gostas, e posteriormente às propostas em termos de lentes das várias marcas.. Eu optei D40, apesar de saber do problema de AF e de só ter 3 pontos de focus.. O preço que poupei na altura permitiu-me por ex agr comprar a Sigma 105mm macro F/2.8.. E a partir daqui farei mais compras.. No futuro logo vejo outro corpo, em fase de aprendizagem a Nikon está ok :D
 
Gostava de pedir a vossa ajuda porque estou um pouco indeciso...

A Nikon D40 está em promoção na ***** por 385€ com a objectiva básica AF-S DX 18-55mm. Ao mesmo tempo a Canon 450D é dificil encontrar por menos de 543€.

Olhando para o comparativo entre as duas no Dpreview dá para perceber que a 450D é superior em muitos aspectos. Por exemplo o encaixe para as objectivas da 450D tem motor de focagem, enquanto que a D40 não tem o que obriga a utilizar objectivas com esse motor (AF-S e AF-I, mais caras).

Acham que fico a perder muito se comprar a D40? Será a minha primeira SLR digital.

Obrigado!

Em comparação com a 450D? Sim ficas... A D40 é uma máquina que já vem de 2006 e é o modelo mais básico da Nikon. A 450D é uma máquina que saiu este ano e é o modelo amador avançado da Canon. Por isso, como deves calcular, não tem mesmo nada a ver.

Agora é a tal história, ambas tiram boas fotos e só tu é que sabes se vale a pena pagares mais 150€ por tudo o que a 450D te oferece a mais.

Pessoalmente optava pela 450D sem qualquer tipo de dúvida. Mas isto é assumindo que podia despender dos 150€ a mais. É certo que comprando um corpo mais barato, sobra-te algum para lentes melhores, mas também não é com 150€ que compras uma lente (muito menos melhor).

Além disso, depois o facto de a D40 não ter motor de focagem vai-te limitar as escolhas. Tens que ver se as lentes que vais querer são todas AF-S, se não ficas só com focagem manual.

O preço que poupei na altura permitiu-me por ex agr comprar a Sigma 105mm macro F/2.8.. E a partir daqui farei mais compras.. No futuro logo vejo outro corpo, em fase de aprendizagem a Nikon está ok :D

Corrige-me se estiver errado, mas essa lente não tem motor de focagem pois não? Tens que focar à mão?
 
Uns dizem que si, outros dizem que não, nunca consegui perceber ao certo, até pq supostamente tem HSM.. Mas como vou usar principalmente com focagem manual, se for sempre mesmo não tenho problemas.. Deve de chegar esta semana, depois informo o pessoal :)
 
O problema é mesmod a Sigma, a TAmron é melhor ao diferenciar as lentes com e sem motor.. Mas se depois tiver tempo, no mesmo dia confirmo isso, até porque existem mais pessoas com as mesmas duvidas presumo eu ;)
 
Obrigado pelas vossas respostas...

pAquilo dos 3 pontos de focagem faz-me pensar.... :(

Uma pergunta Para quem tem mais experiencia: os 9 pontos de focagem da 450D fazem muita diferença em relação aos 3 da D40 na prática? Ou vive-se bem com 3 pontos de focagem?

Peço desculpa porque indiquei mal o preço da Canon 450D - o kit com a objectiva 18-55mm fica a 679€... por isso a diferença é ainda maior!
 
Última edição:
diria que o mais importante nao e a diferenca de 3 para 9 pontos, ate pq na maior parte das vezes usas o ponto central e dps recompoes.

outras coisas k podem fazer diferenca: a resolucao (6vs12), o raw de 14bits, o auto-bracketing, a lente de kit ser melhor, liveview, mirror lockup, ISO100, etc...

axo k so a lente vale uns 100€ de diferenca...
 
Última edição:
Na prática depende do uso que lhe vais dar, mas os pontos de focagem não será problema, na minha opinião.
Como já disseram, normalmente usa-se o central, e quando não é, os terços das pontas são os preferidos.

Mas é melhor veres o comparativo lado-a-lado e estudares o que achas que será mais importante para ti. Contas comprar muitas lentes num futuro próximo? Contas tirar muito retratos ou fotografias na vertical? Contas fazer HDR, usufruir do auto-bracketing?

Se ficarás mal servido com a D40, obviamente que não. Até poderá ser opção, estudares os teus conhecimentos e mais tarde evoluíres para outro corpo, que pode até nem haver essa necessidade ;)
 
nesse caso so fixando 1 ponto de foco ou garantindo que o objecto mais proximo nao fica sobre nenhum dos pontos de foco na altura do foco e fazendo depois a recomposicao

O problema é que na recomposição, a distância necessária para re-enquadrar pode tirar o ponto de perfeito foco. É raro, mas no campo criativo não é impossível.
Daí a importância dos três pontos, precisamente alinhados com terços como acontece na D40 ;)
 
O problema é que na recomposição, a distância necessária para re-enquadrar pode tirar o ponto de perfeito foco. É raro, mas no campo criativo não é impossível.
Daí a importância dos três pontos, precisamente alinhados com terços como acontece na D40 ;)

Dependendo da lente que estás a usar, pode não ser tão raro quanto isso. Lentes com planos de focagem curvos, não focam tudo à mesma distância. Estas lentes quando fotografas algo plano (por ex. parede), só focam ao centro, os cantos ficam desfocados. Um equema:

fieldcurvature.gif


Também lentes que tenham planos focais planos, focam tudo num só plano. Mas se fizeres uma linha sempre à mesma distância da máquina, essa linha vai ser um arco curvo, com cavidade voltada para a máquina.

Por isso essa coisa de focar com um ponto e depois reenquadrar, pode funcionar bem.... ou não.
 
Última edição:
Dependendo da lente que estás a usar, pode não ser tão raro quanto isso. Lentes com planos de focagem curvos, não focam tudo à mesma distância. Estas lentes quando fotografas algo plano (por ex. parede), só focam ao centro, os cantos ficam desfocados. Um equema:

Também lentes que tenham planos focais planos, focam tudo num só plano. Mas se fizeres uma linha sempre à mesma distância da máquina, essa linha vai ser um arco curvo, com cavidade voltada para a máquina.

Por isso essa coisa de focar com um ponto e depois reenquadrar, pode funcionar bem.... ou não.

Precisamente o que falava.
Até vou mais longe e falo no desporto. Espera-se a passagem de um ciclista por exemplo, foca-se o ponto previsível e:

1) se focarmos pelo ponto central e re-enquadrar para deixar o ciclista no primeiro terço da imagem, ao fazermos o ajuste perdemos o foco perfeito
2) usamos o ponto 1 de 3 horizontal e sem deslocar a lente temos a certeza de foco perfeito
3) usamos focagem manual, sem necessidade de ajustar

Daí que tenha optado sempre por usar os pontos de foco que se adequam ao momento. Só re-enquadro quando faço meetering diferente ;)
 
Yah, mas o metering podes usar spot e trancar. Depois focas já enquadrado com o ponto que tem convém. É o que eu faço.

Em relação ao ciclista:
4) liga-se o AI Servo e começa-se a acompanhar o movimento dele assim que pudermos, o predictive focus da máquina faz o resto
:p
 
Back
Topo