Nikon D40

Boa pessoal...
sou muito maçarico na fotografia!
comprei uma Nikon D40 e tou com uma dúvida que não sei se me podem ajudar....

é possivel aparecer a imagem do que vamos fotografar no LCD traseiro da D40?
um pouco à imagem do que acontece nas compactas...

e já agora se me sabem dizer onde é que está essa opção...

Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Não, não é

Esse sensor não tem live feed e mesmo que tivesse o espelho (reflex...) estaria à frente dele (ele só sobe e desce muito rapidamente no momento da exposição)

No entanto esta limitação é o que permite às câmaras reflex terem um sistema de focagem muito superior às compactas e claro o seu excelente visor óptico.
 
Não sei qual é a piada

Aliás ele apenas está a pedir uma função que está bloqueada por um design com mais de 50 anos. Ainda vai sendo o melhor mas não tenham dúvidas que o espelho e o prisma vão ter guia de marcha dentro de uns poucos anos.
 
Não sei qual é a piada

Aliás ele apenas está a pedir uma função que está bloqueada por um design com mais de 50 anos. Ainda vai sendo o melhor mas não tenham dúvidas que o espelho e o prisma vão ter guia de marcha dentro de uns poucos anos.

timber comprar uma reflex e depois fazer uma pergunta destas.. para mim não faz sentido algum!

desculpa mas eu sinto-me mal a ver isto acontecer.. neste caso foi com d40 mas já o vi acontecer com d200 e modelos do genero!


investir numa reflex é algo que é necessário fazer alguma pesquina e não olhar e dizer "olha uma maquina que leva lentes e barata"
 
timber comprar uma reflex e depois fazer uma pergunta destas.. para mim não faz sentido algum!

desculpa mas eu sinto-me mal a ver isto acontecer.. neste caso foi com d40 mas já o vi acontecer com d200 e modelos do genero!


investir numa reflex é algo que é necessário fazer alguma pesquina e não olhar e dizer "olha uma maquina que leva lentes e barata"

isso é bem verdade. mas uma pessoa fazer uma compra desinformada não é propriamente engraçado.

isto do live view foi uma das razões pela qual eu não comprei uma dSLR.

mas eu tenho ideia que hoje em dia ja ha alguns modelos dSLR com live View no LCD.
 
sim existem mas isso é fugir à fotografia em si.. só falta começarem a fazer camaras 'a polaroid' disparas e já sai foto :)
 
acho que é a olympus que tem posto live view na serie EVOLT...
acho que não se trata de fugir a fotografia em si, trata-se de "userfriendlyness". acho que não vale a pena ser purista em relação a isso, porqueo que conta é o resultado final.

a minha tem focagem manual assistida por zoom no LCD, e aquilo é uma ajuda mesmo muito grande a uma focagem manual como deve ser. no viewfinder acho que não conseguia ver o efeito da focagem com esta clareza.
 
A nova "metralhadora" da Canon, a EOS-1D Mark III permite essa função, podes ver o que vais fotografar no LCD.

Já agora, deixo aqui um vídeo do porquê de lhe chamar metralhadora, esta maravilha dispara em burst de 10fps até 110 fotos... impressionante 8|
 
lol a anterior já fazia 8.5fps . não sei onde está o fantástico nisso... eu tenho 3fps e disparo 1.. e penso que já disse cá no forum.. eu costumo ter cerca de 5 pessoas com a mark 2 em meu redor durante o trabalho e só um cromo usa as 8fps constatemente sem dar descanso à maquina (já lhe saltou o espelho e tudo.. ficou todo.. encara..do)
 
Obviamente que só serve em situações específicas, eu também nunca uso modo continuo (talvez com a nova lente comece a usar em desportos motorizados), mas é impressionante ouvir aquela máquina a disparar. A anterior fazia 8,5fps mas só até às 40 fotos em Jpeg ou 20 em Raw, esta vai às 110. ;)
 
A Mark III é boa para esse "cromo" então, visto ser internamente em magnesium em vez de só o exterior como a Mark II. Shutter de 300.000, o que não é nada mau. Anyway, muito "pro" dá mau uso material por uma razão, não são eles que o pagam é a empresa onde trabalham, quando não lhes sai do bolso...

Ve-se aí pessoal com lentes tipo 400 2.8 L Prime da canon (Quem a conhece sabe o peso e tamanho da coisa), encaixada numa 1D + tripod, quando estão a mudar de lugar por alguma razão, em vez de pegar nas coisas como deve ser, metem a cena às costas com a lente virada para baixo(pendurada), como se o corpo da D1 ou qualquer outra fosse feito para aguentar uma lente deste tamanho e peso por sí so, ainda para mais a andar e a forçar, forçar, forçar.... depois ve-se horrores, salta-lhes a "tampa" e vai td junto.

Resumindo, é mais um problema das pessoas e nem tanto do material, falta de jeito, responsabilidade ou pura estupidez vê-se em todo o lado, seja neste ramo seja em qualquer outro. :)
 
Última edição:
Como que fazem o liveview se tem o espelho a frente do sensor?

Mas se o viewfinder é aquilo que vai sair, não vejo crise em SLR não ter esta função... Numa compacta para retraros e macros que o viewfinder pode "deslocar" :\

Timber, as dSLR tem os dias contados? 8| Que tecnologia manhosa aí vem?
 
Como que fazem o liveview se tem o espelho a frente do sensor?

Mas se o viewfinder é aquilo que vai sair, não vejo crise em SLR não ter esta função... Numa compacta para retraros e macros que o viewfinder pode "deslocar" :\

Timber, as dSLR tem os dias contados? 8| Que tecnologia manhosa aí vem?

têm um sistema que recolhe o espelho para isso, e o sensor suporta naturalmente o live feed. mas perdes o live view na altura em que pedes à maquina para focar.

o viewfinder é indispensavel numa maquina de gama alta... não o vejo a siar assim tão cedo. quanto muito pode é deixar de ser optico, e passar a ser electronico, com a evolução que se tem visto nos viewfinders electronicos... a qualidade esta a ficar bastante razoavel.

o timber não disse que as dSLR tinham os dias contados... ou melhor, disse, porque sem espelho, n ha "reflex" pa ninguém... mas a passagem para o digital foi muito conservadora... ha algumas coisas que podem evoluir com o tempo... o nome, eventualmente permanece dSLR, apesar de ficar um pouco sem sentido...

mas o live view é uma coisa importante, especialmente para os amadores.
 
Última edição:
Nikon d40 para iniciante ?

Olá a todos.

Estou interessado em começar a tirar umas fotos, como iniciante e como hobbie de fim de semana, e gostava de saber se a Nikon D40 é uma boa máquina para começar, ou se devo começar com uma máquina de gama mais baixa?

Obrigado
 
Back
Topo