Nikon D40

Encomendei hoje a minha da *****... Mandei vir com um sandisk de 2GB e com uma bolsa não muito grande... Espero não me arrepender de não poupar mais uns trocos para algo mais puxado...
 
Ainda bem que não é de rolo... Devido ao meu espectacular optimismo e noobice as primeiras 60 fotos sairam uns belos 60 wallpapers pretos para o meu desktop :) Depois tirei umas em auto, e lá consegui mais ou menos acertar os settings para o que queria :)
 
Ainda bem que não é de rolo... Devido ao meu espectacular optimismo e noobice as primeiras 60 fotos sairam uns belos 60 wallpapers pretos para o meu desktop :) Depois tirei umas em auto, e lá consegui mais ou menos acertar os settings para o que queria :)


Vê a coisa pelo lado positivo... ficaste com 60 Wallpapers minimalistas! :D
 
Pois bem.

Tenho acompanhado este tópico, com crescente interesse, e estou inclinado a deixar a minha FZ-5 e avançar para algo mais evoluido.
Após a leitura do que aqui se escreveu fui procurar informações sobre as Nikon, especialmente a D80. Durante essa pesquisa aprendi que o tratamento de imagem, nesta máquina, é feito a 12bits mas nas Canon EOS 450D é feito a 14bits.

A minha pergunta é: têm esses 2bits algum impacto no resultado final? Teoricamente acredito que sim, mas o que interessa é o resultado real e nesse as coisas podem ser um bocadinho diferentes.
 
Barata esse tal tratamento é a tal coisa. metes foto lado a lado e tentas encontrar a dif :p

se calhar quem tirar a foto com 1 e depois outro com a outra nem acreditas que uma é d80 e a outra uma reflex ou vice versa ;)
 
As pessoas normalmente para fazerem um upgrade querem números.. E as marcas dão esses números.. É cada vez mais megapixels, é cada vez mais bits, é cada vez mais pontos de focagem, é mais frames por segundo, é tudo...


Agora, cabe a quem compra perceber o que interessa e o que é marketing.


Esta questão dos 14 bits é uma dessas questões que não serve para muito além de criar RAW's maiores.. Muitas vezes é erradamente interpretado como tendo relação com o alcance dinamico das máquina, mas infelizmente mais bits não significa mais alcance dinamico, significa apenas que o alcance dinamico existente é dividido em mais gradações diferentes de cinzas.. Uma Fuji S5 por exemplo nos 8 bits que tem um JPG mete muito mais alcance dinamico do que estas máquinas nos 14 bits dos seus RAW's..

A unica vantagem de 14 em vez de 12 bits é que em caso de edições muito, muito extensas o ponto a partir do qual começa a aparecer posterização nas imagens de 14 bits é mais alargado do que nas de 12 bits.. Mas duvido que na pratica se note grande diferença.
 
Obrigado pelo input.

Eh pah... como entusiasta a caminho de fazer o upgrade, parece que me deixei levar.

Estive a ver uma fotos, no www.dpreview.com, tiradas tanto pela D40 como pela D80, não notei grande diferença e pelo preço de cada uma das máquinas, parece que a D40 é a melhor opção para aquilo que vou fazer (especialmente fotografia outdoors) e para o que sei de fotografia.

Não vou dar com os burros na água se fôr pela D40 pois não malta? :D
 
Se colocarmos de lado máquinas como a Nikon D3, a Canon 1Ds MKIII, Canon 5D e afins, praticamente todas as máquinas do mercado te dão +/- a mesma qualidade de imagem, pelo menos até ISO 800..

Agora há coisas que depois no dia a dia tornam a utilização de umas mais agradavel, facil e propria para certos tipos de fotografias do que outras...


Quero eu com isto dizer que a D80 não vai tira fotos de muito melhor qualidade do que uma D40, sendo a unica diferença praticamente a resolução.. Agora, a D80 tem um corpo muito mais ergonomico, com dois jogdials, tem 9 (ou 11 ??) pontos de focagem contra 3 da D40, tem um viewfinder muito melhor, tem motor de focagem para poder usar lentes AF-D.. etc.. etc.. etc... No final todas essas diferenças obviamente também fazem o preço subir..

Se o orçamento chegar, uma D80 é uma compra melhor, mas se não chegar, a D40 cumpre bem o seu papel.. E na duvida vale mais investir em lentes do que nos corpos..
 
E então qual o melhor pack da D80?

o com a lente 18-135 ou aquele com a lente 18-70?

Edit:

Qual a diferença do pré-pagamento? Isto é, como se processa? É bom preço? --> http://www.*****.de/product_info.ph.../8986?osCsid=e3558e76ef105b1e2f8ddfdcde61a2d6
 
Última edição:
E então qual o melhor pack da D80?

o com a lente 18-135 ou aquele com a lente 18-70?

Edit:

Qual a diferença do pré-pagamento? Isto é, como se processa? É bom preço? --> http://www.*****.de/product_info.ph.../8986?osCsid=e3558e76ef105b1e2f8ddfdcde61a2d6

pré-pagamento é pagar por transferência bancária.. eu comprei a 50mm f/1.8 lá dessa forma e correu tudo bem.. ainda é alguma diferença, já dá para os portes..

em relação aos kits, eu pessoalmente preferia mandar vir apenas o corpo e seleccionar outra lente, como a tamron 17-50 f/2.8..

cumps
 
http://www.*****.de/product_info.ph.../8992?osCsid=e3558e76ef105b1e2f8ddfdcde61a2d6

Bom... 957€ se pago a pronto...

Qual a diferença entre a tamron 17-50 f/2.8 e a DX 18-135mm ?
 
a 18-135 abrange um maior "range" de distância focal, o que por um lado é bom pois se torna mais versátil, mas peca por perder nitidez e contraste.

Além disso a abertura máxima dela é f/3.5 ao invés do f/2.8 da Tamron, o que permite que com a Tamron sejas mais eficiente a tirar fotos com condições de luz mais "difíceis", além disso tenho lido muito boas críticas à qualidade das fotografias produzidas com esta objectiva..

cumps
 
A Tamron além de ser uma lente muito mais luminosa é uma lente muito melhor...


Com a D40 tenham cuidado que nem todas as Tamron dão.. Tem que ser as novas já motorizadas, as mais antigas na D40 não têm autofoco..
 
como o mundano avisou a tamron 17-50 para a d40 tem q ver se é a versão com motor, é ligeiramente mais cara. eu infelizmente tive que comprar essa pois já não havia a sem motor :(
 
Bem, apos entrega de eu e da Pentax não nos termos dado bem, estou a pensar até pelos valores associados, adquirir uma D40, para me ambientar no mundo das SLR e mais tarde apos umas boas lentes, daqui a uns bons tempos e de perceber que raio é que eu faço, comprar outro corpo..

Vi na ***** em que os valores rondam os 410€ com uma 18-55, existem outras localizações iguais ou melhores para realizar a aquisição?

A ***** atira-se para os 520, e pela diferença quase que compro uma 55-200 em segunda mão, sendo como tal, a D40 a escolha mais acertada, mesmo so tendo motor de focagem na propria lente

Obrigado desde já
 
problema.jpg

Alguém me sabe dizer o que é isto?

Apareceu noutro dia depois nunca mais apareceu, até ontem em que apareceu em duas fotos, mas não nas anteriores nem nas posteriores a estas...

Denoto que só aparece em casos em que a luz é muito forte... Nota-se ali um flarezito mas aquilo parece um mosquito :/

Será no sensor ou apenas na lente? Tou a usar a D40 com a lente do kit, de referir que desde que a recebi puz a lente e nunca mais a voltei a tirar, por isso se é alguma sujidade já vinha de origem :/
 
Back
Topo