Nikon D5000

July 16, 2009
Notice to users of the Nikon D5000 Digital SLR Camera
Thank you for choosing Nikon for your imaging needs.
While Nikon takes great measures to assure high quality in its imaging products, it has come to our attention that an electronic component related to power control in some Nikon D5000 digital SLR cameras does not meet factory specifications and may, in certain circumstances, prevent the camera from turning on, thus preventing operation of the camera.
Indications of this issue include:
  1. The camera cannot be operated when the power switch is on, even with a fully-charged battery.
  2. The camera cannot be operated with the EH-5a AC Adapter connected through the EP-5 Power Connector and the power switch on.
The solution:
Nikon has isolated the issues related to this and is effectively resolving them. Preparations are under way at a special Nikon repair facility to streamline the processes associated to the solution and Nikon will be equipped to correct D5000 cameras at this facility, beginning July 23, 2009. Service related to this issue, including the cost of shipping affected D5000 cameras to Nikon, as well as their return to customers, will be free of charge. To further minimize customer inconvenience, Nikon will return serviced cameras to customers promptly, employing (whenever possible) transportation that limits transit time to two days.
Is your D5000 affected?
Your D5000 serial number will make it easy to determine if your D5000 is affected by this issue. A serial number look-up tool will be available on this page beginning July 23, 2009. Therefore, we kindly ask D5000 users to return to this page on or after July 23rd to establish whether or not your camera requires the complimentary service related to this Service Advisory.
If your serial number indicates that your D5000 requires service:
Beginning July 23, 2009, this page will include easy-to-follow instructions for customers whose D5000 cameras have been identified (by serial number as noted above) as needing service related to this Advisory. The instructions will include shipping tips and a shipping label generator will be provided. Using the Nikon-generated label is both convenient and relieves you of the expense of shipping your camera to Nikon.
We apologize for any inconvenience that Nikon customers may experience as a result of this issue.
Nikon remains committed to providing only the highest quality photographic products and hopes that you will continue to choose Nikon for your imaging needs.
For additional information, please see the Frequently Asked Questions provided in the link below.
Frequently Asked Questions

Fonte: Nikon
 
e sempre lamentavel quando uma maquina e lancada com problemas, mas felizmente admitem o problema, e quando e assim do mal o menos. pelos vistos a canon nao foi a unica com problemas.

espero k o transporte gratuito seja por transportadora, dificilmente iria confiar a minha makina a uma estacao de correios :p o retorno da a entender que é, agora o envio nao percebi...
 
espero k o transporte gratuito seja por transportadora, dificilmente iria confiar a minha makina a uma estacao de correios :p o retorno da a entender que é, agora o envio nao percebi...

Qual é o problema com os correios? Transportadora ou correios é a mesma treta. Ambas precisam de seguro.

The instructions will include shipping tips and a shipping label generator will be provided. Using the Nikon-generated label is both convenient and relieves you of the expense of shipping your camera to Nikon.
 
a kestao e k eles nao mencionam nada sobre seguro, e o seguro default do ems (correios) é 10€/Kg

uma coisa é comprar online (se a encomenda se perder pelo caminho quem fica a arder é a loja) outra és tu enviares para lá (ficas tu a arder se eles nao receberem). mas isto e valido para ***** RMA, seja nikon ou uma placa grafica de PC. kando se envia para RMA somos responsaveis por assegurar k a encomenda esta devidamente coberta pelo seguro (se assim desejarmos), agora obtando por um envio gratuito convem saber as condicoes do mesmo.

e seria desejavel a opcao de nos dirijirmos pessoalmente à assistencia tecnica oficial no pais, embora tal possibilidade nao seja mencionada
 
Olá pessoal.

Para não estar a abrir outro tópico sobre esta máquina, vou "rescuscitar" este.
Comprei uma D5000 há cerca de uma semana e até agora estou satisfeito.
Sou mais um vindo das compactas que queria algo melhor.
Só não consigo é perceber porque é que a máquina não dispara as 4 fps anunciadas!!!! Quer dizer, dispara as 4 no 1º segundo e depois dispara 1 de segundo a segundo.
Já lhe aumentei a velocidade de disparo para o máximo, meti as fotos na resolução mais baixa, mudei para RAW....etc.
Será do cartão?! É um Kingston 4GB SDHD Classe 4.
Se calhar até estou a fazer alguma coisa mal, mas como disse há pouco, sou um novato.
 
Esse cartão provavelmente é lento para o que precisas. Pega no tamanho médio de uma imagem e multiplica por 4, isso é a capacidade por segundo que vais precisar. Por exemplo, assumindo que um JPEG médio dessa máquina tem 7Mb, com 4 fps vais precisar de um cartão com 28Mb/s.

Confirma também se tens o Active D-lighting activado nos menus, torna a máquina mais lenta.
 
hmm deves ter o active d lighting activo, pq a makina deve ter buffer para muito mais, especialmente se mudaste para uma resolucao inferior e disparares em jpg
 
Então deve ser do cartão mesmo.
No site da Kingston diz que é de 4Mbps...fatela :mad:

A dificuldade está em perceber por vezes os números. Esse valor que estás a ver é a velocidade mínima (classe 4), que é o que habitualmente é anunciado nos SDHC, mas isso apenas interessa para vídeo onde tens de manter uma velocidade mínima de gravação. No entanto o cartão de certeza que dá mais. Existem sites que testam a performance real dos cartões, faz uma pesquisa no Google a ver o que encontras para o teu cartão.
 
e é so no video k interessa a velocidade minima de gravacao? ou vais-me dizer k kando ele esta a tirar fotos seguidas o cartao nao vai estar a gravar a velocidade maxima k conseguir? o cartao garante k pelo menos 4mb/s faz, se nao garante os 6mb/s entao duvido k o faca kando se estava a tirar uma sekencia de fotos...
 
O manual diz que a máquina grava as fotos numa memoria temporária, o tal buffer, e vai passando para o cartão. Será que após as 4 primeiras fotos só consegue armazenar 1 se segundo a segundo?!?!?!? :mad: acho estranho
 
e é so no video k interessa a velocidade minima de gravacao? ou vais-me dizer k kando ele esta a tirar fotos seguidas o cartao nao vai estar a gravar a velocidade maxima k conseguir? o cartao garante k pelo menos 4mb/s faz, se nao garante os 6mb/s entao duvido k o faca kando se estava a tirar uma sekencia de fotos...

Efectivamente do que me lembro de ler não é a mesma coisa. É possível ter um cartão classe 4 que tem uma melhor performance para fotos em disparo contínuo que um classe 6, mas que depois em vídeo não consegue garantir a taxa mínima e perdes um frame de vez em quando. Não me peçam explicações que não as sei, mas talvez o Google ou outro utilizador possam esclarecer o porquê destas diferenças.
 
Bem...parece que o problema é mesmo a resolução das fotos :P
Em bem disse que era maçarico!!!!
Eu tinha aquilo na resolução FINE e LARGE (no máximo) e então a máquina não queria. Meti em FINE e MEDIUM e já tirou umas 40 fotos sem parar. Em NORMAL e MEDIUM...o tal buffer quase nem mexe... ;)
 
a makina escreve as fotos k tira no buffer que e muito rapido, paralelamente a makina copia os dados do buffer para o cartao. kando o buffer enche, a makina fica limitada pela velocidade de escrita do cartao.

o k acontece ao baixares a resolucao e detalhe e k as fotos ficam mais pekenas, e para alem de caberem mais no buffer, como sao ficheiros mais pekenos o cartao consegue acompanhar o ritmo.

por exemplo na resolucao maxima em raw podes ter cada foto a ocupar 15mb, a 4 fotos por segundo o cartao tinha de ter uma velocidade de escrita bastante elevada, se baixares para jpg uma resolucao baixa os ficheiros podem ficar a ocupar 2mb, ai o cartao ja pode aguentar...
 
Back
Topo