Nikon D5500

essa cena de ser importante o buffer nestas gama não faz sentido!! para a alguém isso ser importante é pq usa a camara para desporto, logo pelo valor da D5500 para desporto vai para uma D7100 que é melhor para isso ainda...
Estava a delimitar uma diferença da D5300 para a D5500, a mais importante. Velocidade de escrita.

Senão a D5500 era simplesmente pior do que a D5300. Como dizes é uma nuance.

Mas... Também estás errado. Já que já fiz a tabela é só adicionar mais um campo.

.D5300D5500D7100
FPS556
MB/s53.7 MB/s74.2 MB/s72.1 MB/s
RAW+JPEG40 fp30s51 fp30s31 fp30s
RAW51 fp30s76 fp30s66 fp30s
JPEG143 fp30s143 fp30s114 fp30s

Atendendo que tem 24 megapixeis na mesma e é suposto mandar mais uma frame por segundo, não é que se distancie - nos JPEGS aposto que está a ser castigada por ser EXPEED 3 em vez de ser guiado pelo EXPEED 4 da D5300 e D5500. Anyway, as Nikon até gama média-alta nisso são piores (quando chegas a uma D4S é um não factor).

Mas até as D800, a grande alteração para a D810 é terem metido o dobro do buffer, e talvez por isso deixou de ser uma camara tão lenta como a original era. Porque nunca foi uma camara propriamente rápida.

Aposto contigo que a D7200 vai dar um 31 a isto. Até porque prometem que agora leva com 18 RAW's ou 100 JPEG's antes de entupir, em contraste com os 6 RAW ou 22 JPEG da D7100.

O que a D7100 tem de melhor é o sistema de pontos de autofocus com mais pontos e um motor de autofocus embutido. Que não sei se ajuda/se é overiden quando a usar lentes com motor embutido.

E tudo discutivelmente não interessa quando estás a começar, só que isso não significa que devam ser ignoradas quando a falar de diferenças. E ter um buffer maior era porreiro porque tens muita gente a comprar cartões de memória manhosos ou usar os que já tem e adivinha o que depois vão culpar? Não é o cartão, é a camara.
Obrigado I_Eat_All! Eu quero saber mais sobre as lentes e tenho lido sobre isso.
Não há receitas mágicas aí, é preciso evoluires pela técnica da tentativa erro, como eu estou aliás a fazer. Começar com lentes kit é óptimo, poderias prescindir delas, mas depois não terias acesso a pontos focais como os 55, 45 (43mm é considerado o equivalente à visão humana), 35, 24 e 18mm em lentes. É um bom ponto de partida um brinquedo de ensaio.

E o resto é escolheres um corpo que, para começar, não te limite demais. Caso da Canon 1200D (fraca fraca fraca) e da Nikon D3300 (que é boa mas é incrivelmente capada a nivel de software. Nem suporta auto-bracketing).

Dando-te a resposta enlatada, no entanto, a Canon é overpriced nos segmentos baixos, vive demasiado de nome. Ao passo que a Nikon esforça-se bem mais por não defraldar do cliente nestes segmentos baixos.

Não para dizer que a Canon só tem porcaria no segmento baixo. A 100D quando saiu conseguia ser interessante, e a 750D não é má só que é tendencialmente cara. Fazendo analogias, a Canon é tipo Volkswagen das camaras, vende muito e tem nome, puxa um bocadinho nos preços. Não é má por isso, mas consegue ser cara.

Quando chegas ao segmento de topo é que começa a dar mais luta, as Canon são melhores camaras de filmar (forma como o autofocus funciona bem enquanto filmam, deve ter ligação ao facto da Canon ser lider de mercado actualmente com as camaras de filmar dedicadas tipo a XF100), têm um live-view melhor e passam a ter buffers gigantes que ajudam quando a tirar fotos em sequencia. As Nikon têm sido mais fracas nesta ultima em anos recentes e estão a melhorar nisso. Em contrabalanço a Canon às vezes parece que anda a fugir dos ISO's altos porque não está a competir por aí além.
A escolha de uma máquina é essencialmente as lentes que depois podemos adquirir e se elas trabalham bem! mesmo assim, soube-me bem a tua informação! Tenho tido excelentes informações da Canon, mas para máquinas que já sao para mim, presentemente, excessivamente caras! Estou inclinado para a D5500 ou 760D para que, se me apetecer, brincar tb um pouco com o video, mas é sobretudo para a fotografia. Como são as duas máquinas recentes e upgrades de máquinas mais antigas, supus que tivessem acompanhado uma evolução natural, mas tb já li que nõ tem nada a ver...bem, penso que o melhor é mesmo comprar e pronto! Mais uma vez obrigado!
As lentes é um sistema, é coisa para teres de investir algum tempo a aperfeiçoar e completar, nas palavras do Henry Ford, "se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam ter-me-iam dito um cavalo mais rápido".

Tu não sabes exactamente o que queres ainda... Eu também não. E mesmo que soubesses os teus objectivos vão mudar.

Coisas tão simples como... Eu em Portugal usava muito filme analógico e ultimamente a preto e branco porque o meu foco era retratos (also: equipamento bom ao desbarato quando falamos de camaras analógicas). Aqui em Londres e se quero capturar paisagem isso torna-se uma abordagem sem sentido. Além de que planeio fazer tratamento de imagem por cima, investir numa digital boa (finalmente) tornou-se imperativo.

Toda a gente tem as suas fases e daí vêm a situação que não é uma lente que te vai responder às tuas necessidades, é várias, é um sistema.
 
Á uns tempos vi um video no youtube, com uma Canon 700D e uma Nikon D5300 lado a lado a fazerem os 5 disparos continuos e ambas com o mesmo cartão de memória.

O resultado foi que a D5300 a certa altura parava, enquanto a 700D continuava a disparar.
 
Review do DXOMark

Nikon-D5500-versus-Nikon-D3300-versus-Nikon-D7100.jpg


Nikon-D5500-versus-Sony-A6000-versus-Canon-70D.jpg
 
Bom dia pessoal.

Já fiz uns testes este domingo e para já muito satisfeito. :)

Em cerca de 40 fotos acertei 2 mas nota se logo o acréscimo de qualidade em relação a pouca experiência que tinha tido com telemóveis e compactas baratas...

Tenho no entanto algumas perguntinhas de extreme noob e espero que me posso ajudar... :)

Aqui vai....

Que tipo de mala me aconselham a comprar para guardar a máquina? Convém tirar sempre a lente e por tampinhas no corpo e lente para proteger ambos ou não existe problema em guardar a maquina numa mala sem retirar a lente?

A nivel de proteção do display.... Aconselham uma película de plastico ou de vidro? Estava a pensar comprar uma de vidro mas sera que depois da para fechar completamente (ate dar o click)? Uma película para a d5300 devera ser igual certo?

Por fim.... Ao tirar as fotos na praia no domingo em 3 ou 4 apareceu me um ponto luminoso como podem ver na parte de baixo do meu casaco neste exemplo (a foto esta ridícula eu sei mas serve apenas para exemplo.... :D):



Este ponto também me apareceu em uma ou 2 selfies (i know.... :D) que tirei com a minha patroa em bastante menor escala (quase microscópico) mas como esta mesmo no meio das duas caras, ainda se nota....

Alguma explicação para isto? Como foi só em 3 ou 4 deduzo que tenha sido algo reflectido na lente ou do sol ou assim.....

Desde já obrigado.... :)
 
Última edição:
É normal nestas situações.

Há objetivas mais sensíveis e menos sensíveis a flares. Mas neste caso até acho que o flare está bastante controlado, tendo em conta a posição do Sol.
 
@Lyp obrigado pela dica..... :D

Estamos a aprender.... Da um desconto PF.... :D

Bem vou então excluir para já qualquer defeito na lente ou corpo (atr porque quero mesmo que nao seja pois acho qur fiz mesmo bom deal) pois como disse aconteceu apenas em 4 fotos e todas elas tinham algo em comum que era ter a luz do sol por trás.

Quanto ao resto.... Aconselham Mr a guardar o corpo com a a lente montada numa mala própria ou a guardar sempre tudo separadamente?

Quanto a película, acham que uma de vidro me permitira fechar completamente o display?

Obrigado uma vez mais :)
 
Não percas o sono com o equipamento, especialmente com essa objetiva.

Quanto menos vezes desmontares a objetiva melhor. Se só tens uma, ela pode e deve estar permanentemente na máquina.
 
A ideia foi dar-te mesmo uma dica, não foi deitar abaixo. A aprender andamos aqui todos :wink:

Para completar, isso aconteceu porque provavelmente tens a medição em matricial. Se estivesse em pontual, e o foco fosse feito em ti, ficarias tu melhor exposto, e o céu ficaria estourado. Vale a pena perderes tempo a estudar um pouco estas questões, senão a DSLR não vai fazer milagres sozinha.

Nesse caso, o melhor teria sido mesmo ligar o flash e com essa medição... Ficarias com o segundo plano correctamente exposto, e o flash iluminaria o motivo (se não estiver muito longe).

Eu tenho película na minha D5300. Fecha correctamente.. Não vejo necessidade para meter um vidro por duas razões:

-O LCD é touch, não sei se não influenciaria a sensibilidade.

-Peso: és sensível, e se metesses uma protecção em vidro, poderias ficar com a D5500 a pesar quase tanto como a D5300 :winknu: (não ligues, eu sou um bricalhão :winknu: )
 
@strobe gracias. Foi o que pensei, ate porque passar a vida a tirar e voltar a por aumenta o risco de meter pós e etc lá para dentro (a minha veio sem tampa para o corpo logo tinha que arranjar uma de proposito). Sim para já só tenho esta lente 18-55 logo não a vou andar a tirar ate arranjar a tal 35mm 1.8.

Aconselham algum saco próprio que me permita carregar a maquina sem retirar a lente? Algo não muito caro e porreiro.
Do que vi ate agora só encontra malas compartimentadas e que me obrigam a desmontar a lente....

@Lyp eu percebi que não estavas na tanga e que era mesmo um conselho. :)
Daí o meu agradecimento. :)

O vidro nem era tanto pela proteccao porque se a maquina malhar no chão não vai ser só o display que vai estar em risco.... E mais porque e muito mais fácil aplicar uma película de vidro do que uma em plastico que fica cheia de bolhas.
Mas tenho receio que o display não feche completamente (ate dar o click), logo acho que não vou arriscar numa de vidro....

Já que tens uma d5300 pergunto (e para outros que a tenham também).... Das muito uso ao GPS?

Por falares nas settings..... Da me a sensação que a maquina vem já toda "mexida" por quem a teve anteriormente.... Para aprender melhor recomendariam fazer factory reset e começar com o software de fabrica e sem qualquer tipo de alteração?
 
Miguel, na minha opinião, usar a película em vidro faria sentido se nunca fechares o ecrã quando arrumas a máquina. Uma das vantagens (embora não a mais importante claro) destes ecrãs é poderes fechá-lo completamente e ficar protegido. O usares o touch não penso que vá ser a forma de o riscar facilmente, a não ser que não tenhas cuidado nenhum. Tenho a minha há mais de um ano, uso intensivo, e sem películas nenhumas. Até agora, zero riscos ou marcas.

GPS pessoalmente não uso. Tenho desativado para nem sequer fazer uso da bateria.

Settings, seria ideal se calhar fazer reset, e depois partir daí e ir personalizando ao teu gosto, à medida que vais aprendendo.
Vídeos no youtube ajudam a perceber os menus, e podes ver settings da D3300 pois não devem ser muito diferentes.
 
Película de plástico não é sinônimo de bolhas. A minha está direitinha.

Nunca usei nem GPS nem wifi. A mim não me faz falta e só come bateria.

Eu também fazia um factory reset.
 
@xicpanad @Lyp

O GPS come assim tanta bateria? Aquilo basicamente insere a localização automaticamente quando postam uma foto bo facebook ou algo do gênero?

Anyway.... Factory reset done. Pensava que isto fazia mesmo um reset a lá telemóvel....ou seja, começar mesmo de raiz, mostrar logos, selecionar lingua e hora.... Mas afinal não. Basicamente e só carregar em 2 botoes e os valores voltam todos para o estado inicial (de fabrica)....

Pergunta.... Duvido que a minha d5500 seja fake pois e muito recente para haver troca de corpos mas tendo em conta que a minha veio sem manuais e que o único serial number que vejo e por baixo da câmara (mesmo na caixa não vejo aquele serial em lado nenhum), nao existe alguma forma de verificar se o número de série exterior bate certo com o sistema ou outra forma de comprovar se o produto e de facto genuíno?

Quanto a testes a maquina.... Tendo em conta que sou completamente novo no mundo nikon e dslr que testes me aconselhariam a fazer para despistar problemas mais comuns? Como ter a certeza por exemplo se o auto focus está a funcionar devidamente e etc?

Abraço
 
Sinceramente... Nunca liguei o GPS. Não sei se gasta muito ou gasta pouco. Nem sei se funciona :)

Acredito que consuma menos que o WiFi. De qualquer forma, se valorizas isso, usa-o. Eu se valorizasse usava, não estava preocupado com a bateria.

Quanto a testes, ao auto-foco, abre o diafragma ao máximo, foca num sitio (o foco central é normalmente o mais preciso), e vê se o foco ficou cravado onde querias.

Quanto ao serial, não sei. Mas isso já me parece muito rebuscado.
 
@Lyp a d5500 não tem GPS.... :D apenas estava a tentar perceber se tinha perdido grande coisa por não ter essa feature..... :)

Quanto ao foco.... Mas o que costuma evidenciar se mais e o ponto do centro? Pelo menos do que experimentei ate agora isto muito raramente usa o ponto mais ao centro. Ou seja. Alterna aleatoriamente entre os 9 pontos centrais mas acho que ate pende um pouquinho para os mais chegados aos lados.... (Provavelmente fui confuso.... Se sim peco desculpa.... :D)

Quanto ao serial e ser fake.... Acho a probabilidade super reduzida ate porque esta foi a primeira nikon com este tipo de corpo, touch, sensor de olho para desligar o ecrã e semelhante a esta só a 5600 (troca de corpo e portanto impossível a naonser que seja um upgrade.... :D)..... Logo era preciso meeeeeeeeega azar para me calhar algo minado.... Seja como for, posso sempre contar coma amazônia e o seu excelente serviço ao cliente....

Mas tendo em conta que não tenho outro serial a bater certo com o que está por baixo da maquina (pelo menos na caixa não vejo nada idêntico), queria saber se no software da maquina existe algum menu com as informações (id e serial number) da maquina....
 
Última edição:
Yap. E exactamente o que descreves.... Se deixar em automático ate posso estar a apontar para a cara da pessoa mas se aptecer a máquina focar no botao do colarinho ou numa das orelhas....

Não que eu tenha tido alguns problemas ate agora.... Simplesmente estou e a pedir sugestões de testes de despiste de problemas frequentes em dslr para testar tudo direitinho ao longo destes 30 dias. :)

Isto e um mundo completamente novo para mim, logo aquilo que aos meus olhos poderá ser normal pode ate ser um problema e como tal e sempre bom ir testando e aprendendo para saber o que são ou não comportamentos típicos de uma dslr.
 
Back
Topo