1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D60 ou Canon 400d/450d

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Panthia, 9 de Julho de 2008. (Respostas: 36; Visualizações: 4075)

1. Boa tarde.

Eu sei que existe por aqui um tópico parecido, mas não esclareceu as minhas dúvidas. Até porque pelo que penso a canon 400d é comparável, por assim dizer, à nikon D60, e, a canon 450d é à nikon D80. Estou errada?

Estou indecisa no que respeita á compra que devo fazer, inicialmente pensei numa canon 400d, depois com a saída da 450d ainda fiquei com mais dúvidas.

Depois apareceu-me a nikon D60 e penso que talvez seja a escolha certa, pois a minha experiência não é muita, e ainda que estude fotografia e cinema, não tenho certeza em qual das áreas irei tirar o mestrado.
    Ainda para mais o preço desta é mais acessível, e mesmo sendo apenas cerca de 100€, para mim fazem toda a diferença, neste momento.

Alguém me pode ajudar? A maior parte das pessoas com quem falo (fotógrafos profissionais) dizem que quase qualquer Nikon é superior a uma Canon, por sua vez, os não profissionais dizem o oposto.

Não sei se ajuda mas o tipo de fotografia que faço é mais urbana, ainda para mais no próximo ano irei viajar muito pela Europa e pretendo fotografar tudo, e claro fotografia artística principalmente.

2. jmmsmm

jmmsmm Power Member

Olá boa tarde,

por mais que perguntes, vão sempre aparecer opiniões diferentes... uns preferem canon, outros nikon... é impossivel encontrar um consenso...;)

de entre as slr que mencionaste, Nikon D60, Canon 400D ou 450D, a melhor será aquela que mais gostares...:)

a qualidade de imagem é muito idêntica entre todas elas, as funcionalidades variam um pouco de uma para a outra, levando vantagem neste campo a canon 450D...

quando se opta por um destes sistemas e se entra no mundo das slr, também se costuma pensar a médio, longo prazo em termos de conjuntos de objectivas...
    como deves saber, as lentes que a máquina trás quando a compras, não podem ser consideradas o "supra-sumo" da própria marca... mas para a maior parte dos utilizadores, chega e sobra para as suas exigências...
    de qualquer forma, há sempre quem queira no futuro trocar a lente inicial por outra de melhor qualidade ou mesmo comprar uma lente complementar, normalmente uma tele...
    mas neste campo, eu mais uma vez, prefiro canon... ambas têm uma oferta muito alargada, mas na canon encontras opções muito boas e mais baratas...

enfim... o meu conselho passa por experimentares as 3 numa loja, estilo media market ou fnac e veres em termos de ergonomia, menus etc, aquela que mais gostas...

pessoalmente, se me dessem a escolher uma dessas 3, eu optava pela 450D...:)

cumprimentos e desejos de uma boa escolha

3. Warlord

Warlord [email protected] Member

em relacao a 1ª questao, certo.

em relacao a 2ª questao, depende das makinas k estiveres a comparar.

A nikon nao e superior a Canon nem vice versa, o k pode acontecer e um modelo da nikon ser superior a outro modelo da canon ou vice versa.
    por exemplo, nao podes comparar o modelo de topo da canon com o modelo de entrada da nikon e concluir k uma marca e melhor k a outra, o que é melhor é o modelo da makina em si (e nao a marca).

Outro factor a ter em conta para alem da marca e modelo sao as lentes que usas, se colocares uma makina de topo com uma lente de 200€ vs uma makina de entrada com uma lente de 5000€ facilmente concluis k a melhor foto nao tem a ver nem com o modelo nem com a marca mas sim com a lente.

IMO apesar de a nivel de features a D60 estar a par com a 400D (com algumas vantagens para esta, auto-bracketing, etc), a lente de kit da d60 e superior a da 400D. A lente da 450D (ou da 1000D k esta ai a sair) ja resolveu esse problema.
    a nivel de features a 450D e superior, mas tb o preco e superior (embora ja a arranjes ca por 660€ a 10 prestacoes sem juros).
    A D80 ja vem com uma lente de distancias focais diferentes, nao facilitando comparacoes a esse nivel, em relacoes a features a 450D leva vantagem tb.

agora td depende do orcamento k tens e de como keres seguir a fotografia...

4. Eu quero o kit, isso fica a pouco mais de 700€, aonde dá para comprar a prestações sem juros?

5. Warlord

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem, essa afirmação de que qualquer Nikon é superior à Canon é completamente ridícula. Não é por acaso que muitos dos melhores fotógrafos do mundo usam Canon. Entre uma e outra, vai um bocado do gosto e das lentes que se procura, pois em termos de qualidade ambas as marcas têm corpos excelentes e lentes de muito boa qualidade com preços competitivos.

Quanto à tua questão, acho que o melhor corpo de todos os que foram referídos é a 450D. No entanto tens que ver quais as lentes que te interessa ter, agora e no futuro, para analisares melhor as coisas. Também convém pegares nas máquinas e veres como te dás com cada uma delas, porque não interessa só ser o melhor corpo, interessa também ser agradável de se usar.
    A 400D trás uma lente de kit bastante fraquinha, por isso para um preço mais baixo eu preferia a D60, que sempre trás uma lente melhor.

De resto como o warlord já disse, tens a 450D com a lente do kit à venda por menos de 700€ e com possibilidade de prestações sem juros.

7. Essa afirmação de que a Nikon é melhor que a Canon não é minha. Mas isso de boas marcas e bons fotógrafos é bastante discutível, pois a maior parte dos mais conceituados, ou talvez dos verdadeiramente apaixonados pela fotografia, ainda andam aí com máquinas da "idade da pedra" e aparelhos para medir luz, etc etc.

Acho que fico mesmo pela d60.

Já agora alguém me sabe dizer porque é tão difícil encontrar a d70?

8. Warlord

Como podes ver é uma máquina com 4 anos.

9. Di_chan

Di_chan Power Member

eu tb andei entre varios dilemas de maquinas incluido a D60 k tras 2as objectivas tripé bolsa e Cartão td por 799€ e fui para a Canon 450d.... exelente maquina...
    e ta a 649e na ***** com a 18-55is e 10x sem juros....

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Grandes profissionais têm sempre tecnologia de ponta. Podem guardar as suas Leicas M, as suas Contax, Zeiss Ikons, etc, mas não deixam de ter uma Canon 1Ds MkIII à mão, uma Nikon D3, ou mesmo Hasselblads, Mamiyas e Sinars. E acredita que para trabalho, usam estas.
    De qualquer forma, no mundo dos grandes profissionais reinam estas duas marcas (Canon e Nikon), e é um disparate dizer "Canon é claramente melhor que Nikon" ou o contrário.

A D70 como já foi dito é uma máquina com 4 anos. Só encontras usadas. Mas pelo que sei é uma máquina que face às actuais já começa a apresentar alguma limitação.

Se preferes a Nikon, força, é uma boa máquina. Mas não tomes a opção com base no que esses profissionais te disseram, porque não é verdade. E exemplo disso são mesmo estas duas máquinas, a 450D é superior à D60.

PS: Já agora toma também atenção ao facto de a D60 não ter motor de focagem. Só tens focagem automática com lentes que tragam motor próprio (creio que sejam as AF-S).

Última edição: 9 de Julho de 2008
  11. Boas!
    Comprei ontem a D60 por 635€ com a lente de kit (no *****). Vocês que conhecem muitas maquinas e preços acham que o preço está dentro da media ou nem por isso?

12. Warlord

dps de comprares e k perguntas? :lol:

pessoalmente axo k fizeste uma ma compra, ja k arranjas a 450D c/ lente por 660€

13. Pentrite

Pentrite Banido

Compra a Olympums E-520 que ficas muito bem servida. É a melhor, o resto não presta, andam todos a enganar-te!! ;)

14. Warlord

nao sei se reparaste mas ele ja comprou.

15. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

lol ai vem fanboy :lol:

kidding =)

16. diogoguilherme

diogoguilherme Power Member

E então?? Tem 15 dias para trocar... Quando comprei a minha, comprei à toa e fui na opinião do maravilhas da loja, dia seguinte fui e devolvi, comprei outra, exprimentei n gostei, troquei e ad voltei a trocar... Tive 4 máquinas no espaço de 1mês, por isso é que temos 15 dias.. é para exprimentar! Claro que isto aplica-se mais a lojas físicas. Depois qd realmente escolhi, devolvi e comprei na ***** que era a loja mais barata!

Deu trabalho é vdd, mas por agora foi a melhor escolha! :lol:

17. Mas acham que não fiz uma boa compra por a máquina não ser boa (pelo que li por aqui, sei que a lente não é nada de especial mas a maquina até é fixe), por não ser a máquina que vocês escolheriam ou porque o preço tá muito caro???

18. Warlord

por lei nenhuma loja e obrigada a isso, isso so se aplica a compras online, e mesmo assim e mais numa de te arrependeres e teres o teu dinheiro de volta, nao andar a trocar por outros modelos.

devias pensar no prejuizo k deste a loja e aos fabricantes k vao ter de recolher as makinas substituir plasticos/lcd, voltar a em embalar e mt possivelmente ter de vender por um preco mais reduzido.

pensa tb nas pessoas k realmente keriam uma dessas makinas mas k podem nao a ter conseguido comprar por a loja ter ficado sem stock.

seguindo o teu exemplo ninguem comprava nd, bastava ir a loja k fica a caminho de casa de 15 em 15 dias e ir trocando por outras.

se eu tivesse uma loja, e fosses meus cliente mt sinceramente so a tinha trocado uma vez, podias exprimentar as makinas k kisesses as vezes k kisseses, mas dentro da loja e com o exemplar em exposicao.

19. Paulosgal

Paulosgal Power Member

Tambem acho, não te deixes influênciar pela onda Canikon:002:

20. Pentrite

Pentrite Banido

Só tenho pena da minha não ser maior que a vossa, então é que ninguem me aturava. LOL
    Quanto aos 15 dias para experimentar referidos ai pelo diogoguilherme, acho que atitudes como a dele são um abuso da politica das empresas, apesar de nãi ir contra as regras comerciais deles, mas cada um é que sabe de si...

Partilhar esta Página