Nikon D60 ou Canon 450D?

miyuki

Membro
Boas, estou no 12º ano do curso de artes visuais e tenciono tirar cultura visual e fotografia. Estou com ideias de seguir fotojornalismo ou fotografia documental, alguma coisa dentro deste género e queria uma maquina que me servisse, pelo menos nos primeiros aninhos. Estou agora a fazer um curso de fotografia e brevemente seria bom se adquirissemos uma maquina digital reflex, para pôr em prática o que aprendemos (começámos pela fotografia analógica, o que me deu imensa vontade de deitar a minha compacta para o lixo e comprar uma máquina fotográfica a sério xD). Andei a ler uns artigos e estou indecisa entre uma Nikon D60 http://www.*****.com/pt/pt/764950/art/nikon/d60-objectiva-af-s-dx-vr.html e a Canon 450D http://www.*****.com/pt/pt/735885/art/canon/eos-450d-objectiva-ef-s-1.html (até agora estou mais inclinada para a Nikon). Tambem li umas coisinhas sobre a Nikon D80, mas ja me parece um pouco a mais para o meu bolso :\

Gostava de saber a vossa opinião, pois nada melhor do que perguntar a profissionais :P acham que a Nikon chega para o que eu pretendo? Ou vale a pena investir um pouco mais e comprar a 450D? Sei que as objectivas também são muito importantes, por isso gostava de saber se as que vem com as cameras me bastam, pelo menos para os primeiros anos (embora saiba que comprando uma reflex é preciso investir sempre nas lentes, também é por isso que estou mais inclinada para a Nikon, pois é mais baratinha e pelo que sei a lente que vem no kit é bem boa).
 
Tanto uma como a outra servem...:)
Se as lentes vão "chegar" para os próximos aninhos, é impossivel responder... só depende do evoluir do teu grau de exigência...
Para já, chega, de certeza...

Mas o melhor será mesmo dirigires-te a uma loja de fotografia onde possas experimentar todas as slr que lá estiverem disponíveis...

Vais notar algumas diferenças na ergonomia... pode ser que aí já consigas formar uma opinião mais sólida e própria...:)
 
Vai pelo que disse o jmmsmm, experimenta as duas e vê qual gostas mais.

De resto, acho que no geral a 450D é melhor máquina que a D60. E não tem problemas de compatibilidade porque todas as lentes para a Canon já trazem motor de focagem. A Nikon está a trabalhar nisso, mas com algumas lentes ainda tens que focar manualmente.
No entanto a 450D também é uma máquina mais cara que a D60 e a meu ver tem uma ergonomia pior (mas isto já varia de pessoa para pessoa).
 
Ambas as marcas sao boas e teem mts acessorios (da marca e terceiros).

Ve os features da D60 e ve os da 450D.

A 450D tem mais que a D60, mas quais desses pensas vir a usar? Agora nao te eskecas k uma DSLR e um investimento para durar anos e nao meses (a nao ser k sejas rico, mas pra isso nao tinhas vindo aki perguntar:P), por isso pensa um pouco antes de descartar features k nao pensas usar de imediato.

Agora sera k esses features extra valem a diferenca de preco?

Eu passei pela mesma situacao que tu e acabei por decidir ir pra 450D.

Outra coisa a ter em atencao e a ergonomia, convem pegares nas duas e ver se nao te adaptas a alguma delas. E coisa k varia de pessoa pra pessoa
 
Á uns tempos estava mais inclinada para a 450D mas agora estou bastante indecisa, pois parece-me que a nikon é melhor em termos de nitidez que a canon, certo?

estou mais inclinada para a D60 nao so por ser nikon mas também pelo facto de como é mais barata sempre me sobra mais dinheiro para as objectivas, visto que é sempre preciso investir nelas.

os 2mpx a mais na canon fazem alguma diferença significativa ou é um ponto em nao ter em consideraçao?

por mim ia para a D80 mas sao quase 200 euros a mais :x
 
Os 2MPs não são importantes, os MP pouco ou nada interessam. Um ponto a ter em consideração é que a 450D tem 14bits enquanto a D60 tem 12bits. Isto tem influência na quantidade de informação captada e por consequência na qualidade dos gradientes de cores.

Em relação à nitidez, depende das lentes que lá metes. Com as lentes de kit acho que é ela por ela. A antiga lente de kit da Canon é que era pior, mas a nova 18-55 IS melhorou. Depois disso, ambas as marcas te oferecem muito boas lentes, dependendo do que estás disposta a pagar.

É uma questão de veres também que outras lentes te interessam, quanto custam e quanto boas são, tendo sempre em conta que na Nikon D60 algumas lentes só têm focagem manual.
Isto porque por vezes o corpo até pode ser mais caro, mas mediante as lentes que queres, pode compensar se depois as lentes forem baratas.
 
Última edição:
a nitidez tem essencialmente a ver com as objectivas k usas nas makinas (tb tem a ver com a capacidade de auto-focus da makina, a 450D tem 9 pontos vs 3 da D60). logo com lentes de igual kalidade a nikon nao tem necessariamente melhor nitidez.

entre a lente de kit da D60 e da 450D nao me parece haver grandes diferencas de qualidade, ambas as lentes teem establizador de imagem (VR na D60 e IS na 450D).

Os 2mp fazem diferenca principalmente kando fazes crop de imagens (pq nao tens as objectivas k gostavas), de resto podes viver sem eles :P

A 450D da raw a 14bits, a D60 a 12bits, a 450D tem auto-bracketing a D60 nao, a 450D tem liveview e DOF preview a D60 nao.

e kestao de veres se esses features te servem ou nao... a D80 ja esta mais ao nivel de features da 450D
 
Cara miyuki,

Se vais seguir fotografia após o ensino secundário e já andas também num curso de fotografia, será certamente para dominares muito esta actividade. Assim, talvez a D40 limite quem queira progredir bastante (apenas 3 pontos focagem, sem bracketing, construção plástico...).

Nota: eu tenho uma D40 e estou muito satisfeito com ela.



Em relação à Canon, a 450 seria uma boa possibilidade.

Em relação à Nikon sugeria esperares um pouco pois parece que vai surgir uma máquina nova, a D90 para substituir a actual D80. Ou ficavas com uma camara D90 state-of-the-art, ou uma D80 que possivelmente baixará um pouco o preço até sair de mercado.


Cpts
 
a D90 so devera ser anunciada em setembro, e so devera estar disponivel por ca em 2009, nao sei se ela vai kerer esperar tanto....

@ruimoura:

Nikon D60 + AF-S DX 18-55mm VR @517,00 €
Canon EOS 450D + EF-S 18-55mm IS @669,00 €
Nikon D80 + AF-S DX 18-70mm @792,00 €

cento e tal euros entre cada uma (mas a D80 tem uma lente maior mas sem VR)
 
a D90 so devera ser anunciada em setembro, e so devera estar disponivel por ca em 2009, nao sei se ela vai kerer esperar tanto....

@ruimoura:

Nikon D60 + AF-S DX 18-55mm VR @517,00 €
Canon EOS 450D + EF-S 18-55mm IS @669,00 €
Nikon D80 + AF-S DX 18-70mm @792,00 €

cento e tal euros entre cada uma (mas a D80 tem uma lente maior mas sem VR)

Sim, eu sei desses preços, mas se meteres a D80 com a lente 18-55 vai custar o mesmo que a 450D, era só isso que eu queria explicar.
E a 18-70 da Nikon já é de outro campeonato em relação às lentes de kit da Canon e das Niko referidas (18-55).
 
obrigada pelas informaçoes e conselhos :D

e essa d90, quais sao as caracteristicas? vale mais essa que a canon? ou compensa mais comprar a d80 quando a d90 sair, visto que baixa o preço? o que me inclina mais para a nikon d60 é tambem o preço, visto que é a mais baratinha delas todas. Mas tal como disseste, como pretendo seguir fotografia vale certamente investir um pouco mais no equipamento, visto que é para manter durante algum tempo (espero eu :P). Claro que nao me estou a esquecer das objectivas, quanto a isso sei que é um acessorio em que tenho de estar sempre pronta para investir. tambem é por isso que tou mais inclinada para a d60, visto que me sobra mais dinheiro para investir numa boa objectiva.

quais sao as principais diferenças entre a d80 e a d90?
 
Vê as coisas ao contrário: Aquilo que poupas agora na máquina, compensa-te o que pagas depois pelas lentes? E tens as lentes que vais precisar disponíveis com focagem automática?

Não é que a Nikon seja mais cara que a Canon, mas à partida não és uma pessoa que vá comprar duas lentes de kit e ficar por aí. Convém analisares o preço e a disponibilidade das lentes em cada uma das marcas.
 
pois. agora já começo a por a d60 um pouco de parte xD entao acham que devo investir mais na canon? ou na d80? a d90 penso que vai estar um pouco fora do meu alcance, pois como é um modelo novo á partida o preço vai ser muito alto e nao queria esperar tanto, preciso da maquina o mais rapido possivel. mas nao me quero precipitar e vir-me a arrepender da escolha que fiz.

http://www.*****.com/pt/pt/354679/art/nikon/d80-objectiva-af-s-dx-zoo.html o que acham dessa lente que vem com o kit? e a canon 400d? vale a pena pensar nessa ou é preferivel a d80 ou a 450d?
 
A lente de kit da 400D desenrasca, mas é miserável em nitidez. lol

Acho que das actuais, mais vale a 450D. Mas já pensaste em adquirir uma Canon 30D em segunda mão (arranjam-se por 500€)? Não é tecnologia de ponta porque não é a mais recente, mas sendo uma máquina semi-profissional, acredito que tenha as suas vantagens.
 
a lente de kit da 400D nao e mt aconselhavel se keres levar fotografia a serio, podes e comprar apenas o corpo e comprar uma lente melhorzinha. a da 450D ja e consideravelmente melhor e tem IS.
 
agora estou a pensar em ir para a canon 450D, o meu problema é mesmo o preço. como nao vou ter possibilidades para comprar uma objectiva tao rapidamente convinha-me que a objectiva desse para a maior parte das situaçoes e durante os primeiros anos (durante o primeiro ano, pelo menos xD).

sabem se a 450d vai baixar de preço nos proximos tempos?


obrigado por toda a ajuda e dicas :D
 
Back
Topo