Nikon D60

Desculpem-me os mais entendidos na área se esta pergunta não fizer sentido, ou mesmo se for de resolução fácil, mas ainda não cheguei a perceber o porquê desta pequena "falha" ou "falta", como lhe quiserem chamar, nas d40, d40x e nesta última d60...
  • No exposure or white balance bracketing...
que por sua vez existe em quase todas, se não mesmo em todas, as SLR e mesmo bridge e super-zoom...
 
Desculpem-me os mais entendidos na área se esta pergunta não fizer sentido, ou mesmo se for de resolução fácil, mas ainda não cheguei a perceber o porquê desta pequena "falha" ou "falta", como lhe quiserem chamar, nas d40, d40x e nesta última d60...
  • No exposure or white balance bracketing...
que por sua vez existe em quase todas, se não mesmo em todas, as SLR e mesmo bridge e super-zoom...

Olha... A minha máquina faz WB bracketing e digo-te já que isso é uma daquelas features que não faz o minimo sentido existir, tanto que eu NUNCA usei isso, nem sequer para experimentar.. Pelo que até para limpar os menus é normal que os fabricantes tirem essa opção..

O que se passa é que se fotografas em RAW, os ajustes do WB são irrelevantes porque depois no PC ajustas o WB e está feito. Essa feature só poderia dar jeito a quem fotografa em JPG.. MAs ai também é uma estupidez, porque só se fotografa em JPG para poupar espaço e trabalho, então qual é a logica de estar a guardar na máquina 3 JPG's que depois vais ter que comparar, etc. .etc.. por cadas foto tirada? É muito mais pratico tirar logo a foto em RAW..


Quanto ao exposure bracketing... Também não percebo porque a D40 não tem.. Acho uma falha incrivel, visto que até a Benq DC540 que custou 70 e tal euros da minha namorada tem exposure braketing.. Provavelmente seja uma daquelas limitações decididas pelos departamentos de marketing para que a D40x/D60 não se tornem demasiado apelativas face à D80..
 
Os bracketings são funções mais do tempo do filme (tirando o WB que naturalmente era o próprio filme que definia) em que a situação podia ser tramada e só depois é que se sabia se tinha ficado bem.

Seja como for bracketing da exposição acho foleiro não colocarem. É daquelas coisas estranhas como a embirração milenar que a Canon tinha com o spot metering nas máquinas inferiores.
 
A limitação da D60 provém do facto de não ter motor de focagem no corpo. Assim só terá focagem automática com lentes que tenham motor incorporado.

Uma pergunta: Porque não fazer já uma escolha mais consciente e informada?

Não sei o que pretendes reaprender, mas as coisas funcionam mais ou menos da mesma forma com qualquer máquina. O que mais varia são as capacidades de cada máquina.
O que tens que pensar é o que queres fazer com a máquina, o que gostas mais de fazer, ou o que fazes mais vezes. Só assim saberás que lentes e características te servem melhor.

Já agora, por acaso a Nikon é uma boa marca de SLRs, mas nunca baseies a tua escolha em máquinas que não têm nada a ver (compactas e ainda por cima de rolo). Se por exemplo estivesses a falar de compactas, a Nikon já não seria grande escolha.
 
Última edição:
Portanto, se comprar uma lente sem motor de focagem, terei de focar manualmente (rodando aquela peça na lente -- desculpem não sei o termo técnico) ou ficarei totalmente impedido de usar a lente? O tipo de encaixe é o mesmo?

Sim, funciona mas terás que focar manualmente (chama-se anel de focagem). No mundo das SLR os encaixes (baionetas ou mounts) são como que "universais" dentro da marca e sistema. Ou seja, todas as lentes Nikon actuais (e muitas das antigas) encaixam nos corpos actuais (seja que corpo for).

Por falta de tempo e paciência. E pelo meu estilo de aprendizagem. De nada me serve, a mim, andar a ler montes de sites e livros, se não tenho oportunidade de consolidar esses conhecimentos teóricos com a prática. Esse é um ponto a favor da D60 por ser mais barata. Assim, faço uma escolha minimamente consciente e minimamente informada.

Não tens que ler livros nem nada que se pareça para tomares uma decisão mais informada. Na sua base, todas as SLR fazem o mesmo, por isso com excepção de um detalhe ou outro, só tens que te centrar no sistema (quantidade e disponibilidade de lentes ou acessórios), na qualidade do mesmo e no seu preço (não só do kit, mas também de possiveis lentes que venhas a comprar).

Por reaprender quero simplesmente dizer que preciso de aprender os meandros técnicos da fotografia, não os da máquina. Por exemplo, quero poder definir manualmente as settings para uma boa foto de interiores à noite, em vez de simplesmente escolher, como na compacta, o modo interiores. E mais que isso, quero compreender o que é afectado com cada definição. Isto remete para o que disse acima, da teoria e da prática. Penso em ter alguma formação, claro, seja através mais de livros e sites, seja através de acções de formação ou cursos. Mas apenas manter-me no nível amador ou entusiasta. Não pretendo fazer vida da fotografia, apenas usá-la como modo de expressão.

O que precisas para reaprender isso, não é necessariamente uma SLR. Essas cenas de "modo interiores", "modo desporto", etc, são modos automáticos (servem principalmente para pessoas cujo o conhecimento fotográfico é zero, ou perto disso). Os modos criativos (prioridade à velocidade, prioridade à abertura e manual) também existem em algumas compactas e bridges/superzoom.

e é também outro ponto a favor, considerando a diferença de preços.

E qual é o orçamento ao certo? É que as diferenças de preços, nessa gama, não são assim tão grandes quanto isso.

Como já deves ter percebido, o que pretendo por enquanto é praticar, aprender. A(s) lente(s) do kit servirá para os primeiros tempos. Depois se verá, mas já tenho algumas ideias. Com a prepcupação de poder reutilizar lentes e corpo, mais tarde (mesmo que fique "de reserva" ou a ofereça à minha irmã). Nessa pergunta quase me sinto um miúdo do 9º ano a quem se pergunta qual pós-especialização que quer tirar. :P

E eu pergunto-te: Com que necessidade?

Um corpo que compres agora, continuará a servir sempre, a menos que precises realmente de alguma lente que só exista noutro sistema.
As lentes que comprares agora, continuarão a servir para futuros corpos, a menos que queira um corpo de outro sistema.
Ao comprar uma SLR uma pessoa praticamente casa com o sistema, visto que se perde bastante dinheiro a fazer essas trocas.

Se escolheres já o sistema que melhor te serve, ficas com máquina para muitos anos e evitas andar a deitar dinheiro à rua.
 
ja agora gostava de saber kais as limitacoes k encontraste nas compactas e bridges que so podes ultrapassar c DSLR.

ao dizeres "escola das compactas é-me manifestamente insuficiente" fico com a sensacao que queres dizer k as compactas ja nao teem segredos para ti e as dominas totalmente, e que procuras algo com mais funcionalidades. ou fikei com a ideia errada?
 
Olá a todos.
Li com algum interesse todo o tópico, e confesso que tmb ando meio indeciso entre a 450D e a D60.

Estou aqui só para dar a dica q na BOX do Jumbo (Alfragide) está a D60 com o kit das 2 lentes por 700€.

Se for essa a escolha aproveita.

Cumps.
 
D60 --- as lentes antigas compativeis!! (urgente)

BOAS PESSOAL.... desculpem a minha estupidez ,n me perguntem qual o modelo de lentes q tenho,se é AF ou n ,mas tenho uma nikon 801 e F90 e respectiveis lentes,5 no total ..... 4 nikon e uma sigma ... a minha dúvida é: as lentes ,mesmo q sem o auto-focus,dão para utilizar na d60???? sei q uma delas n dá pq é totalmente manual,os contactos n dão... mas as restantes ???será q dão mas sem auto-focus???se for igual á d40 então servem,pq já experimentei..... ajudem me
abraços:009:
 
BOAS PESSOAL.... desculpem a minha estupidez ,n me perguntem qual o modelo de lentes q tenho,se é AF ou n ,mas tenho uma nikon 801 e F90 e respectiveis lentes,5 no total ..... 4 nikon e uma sigma ... a minha dúvida é: as lentes ,mesmo q sem o auto-focus,dão para utilizar na d60???? sei q uma delas n dá pq é totalmente manual,os contactos n dão... mas as restantes ???será q dão mas sem auto-focus???se for igual á d40 então servem,pq já experimentei..... ajudem me
abraços:009:

É igual à D40. Está respondido :-)
 
funcionam sem focagem automatica o que poderá ser um big no-no

"The lack of AF support for lenses without a built-in motor is less of an issue; there's plenty of AF-S lenses to choose from (as well as an increasing number of third-party options from the likes of Sigma), and frankly if you're looking to use more exotic glass or have a collection of older zooms / primes you're simply not going to be looking at the D60 as an option."
Fonte http://www.dpreview.com/reviews/nikond60/page30.asp

Penso que a "importância" que alguns utilizadores aqui do forum dão ao "Vidro" nos modelo de entrada de gama não faz qualquer sentido.
Bem sei que o ppl quer sempre mais e melhor na gamas baixas, mas um look Ferrari com a segurança de um Mercedes e o preço de um Daewoo é coisa que não existe, nem faz sentido. São coisas diferentes, para utilizações diferentes e preços diferentes.
 
Claro que faz sentido. Pode não fazer para toda a gente, mas muitos compram a D40/D60 para pouparem ao máximo no corpo e depois poderem investir em vidro bom. Claro que não é um problema com todas as lentes, e cada vez serão menos, mas por enquanto ainda há algumas lentes, muito procuradas, que não têm motor (ou que a versão com motor é consideravelmente mais cara).
Exemplo disso são as primes macro a rondar os 100mm.
E só aqui no fórum sei de 5 ou 6 users que mudaram, vão mudar, ou estão a pensar mudar de corpo, por causa disso mesmo. Portanto, não é a coisa mais importante do mundo, mas é um factor que não pode ser esquecido ao optar por este corpo.
 
Back
Topo