Nikon D60

Se na 1 e na 3 não há problema em comprara como é que é sempre relevante ?

É sempre relevante, porque para que a pessoa pense nisso, tornando-se uma dessas 4 hipóteses, tem que estar consciente de que a máquina não tem motor de focagem.

Eu concordo que há muitas limitações (e sim, são impostas pela própria gama da máquina), mas ter que andar a focar manualmente, para mim é sem dúvida das maiores, especialmente numa máquina que não tem viewfinder para isso.

Agora, cada limitação é mais ou menos importante, consoante a utilização que cada um faz da máquina, mas todas elas são relevantes e devem ser bem ponderadas. Não foi por acaso que, mesmo na Canon que não tem essa questão do motor de focagem, optei por um corpo de gama superior.
 
Não há nenhum botão na d40/d60 para personalizar e por aí o ISO????

É que na D80 há, aliás eu ainda não precisei de o personalizar porque existem outros botões que fazem o mesmo.

Fixe fixe é que com a saída da d90 a d80 baixasse de preço e substituí-se a d60 eheh! (dream mode on)
 
Não há nenhum botão na d40/d60 para personalizar e por aí o ISO????

É que na D80 há, aliás eu ainda não precisei de o personalizar porque existem outros botões que fazem o mesmo.

Fixe fixe é que com a saída da d90 a d80 baixasse de preço e substituí-se a d60 eheh! (dream mode on)

Há um botão para personalizar (Fn), onde podes meter o ISO, o WB, entre mais 3 ou 4 coisas, mas a questão é que para mudares tens que tirar o olho do viewfinder, porque não tens a info da ISO, por exemplo, e tens que olhar para o ecrã para ver para que valor estás a mudar. Torna-se mais rápido, mas não me convence, mesmo assim.
 
Há um botão para personalizar (Fn), onde podes meter o ISO, o WB, entre mais 3 ou 4 coisas, mas a questão é que para mudares tens que tirar o olho do viewfinder, porque não tens a info da ISO, por exemplo, e tens que olhar para o ecrã para ver para que valor estás a mudar. Torna-se mais rápido, mas não me convence, mesmo assim.

Nada melhor que:
Botão 1 - ISO / Flash Compensation
Botão 2 - AF Drive / Continuous Shooting / Timer
Botão 3 - Metering / WB
Botão 4 - Luz :p

Se só tens um Fn, só podes optar por uma destas funções. Assim com 3 botões controlas 7 coisas (1 botão x 2 dials).
 
Nada melhor que:
Botão 1 - ISO / Flash Compensation
Botão 2 - AF Drive / Continuous Shooting / Timer
Botão 3 - Metering / WB
Botão 4 - Luz :p

Se só tens um Fn, só podes optar por uma destas funções. Assim com 3 botões controlas 7 coisas (1 botão x 2 dials).

Depois juntas os 3 botões para usares com o polegar direito e tens o controlo total da máquina sem tirares o olho do visor! Selecção do ponto de focagem, fixar a medição, e o AF-on, que tem a vantagem de ser personalizavel! :x2:

PS - a D80, com pequenas diferenças, permite-te o mesmo controlo sob a máquina.
 
Depois juntas os 3 botões para usares com o polegar direito e tens o controlo total da máquina sem tirares o olho do visor! Selecção do ponto de focagem, fixar a medição, e o AF-on, que tem a vantagem de ser personalizavel! :x2:

PS - a D80, com pequenas diferenças, permite-te o mesmo controlo sob a máquina.

Isso mais o joystick que permite seleccionar directamente o ponto de focagem, sem termos que andar a rodar por todos com a dial, ou então mudar para selecção automática carregando duas vezes para o mesmo lado. :D

PS - Yah, a D80 também se controla bem, mas nessa não sei fazer tweaks.
 
consigo controlar relativamente bem a 450D, claro k tenho de passar com o dial por todos os pontos de foco, mas consigo fazer isso sem tirar o olho do viewfinder, assim como mudar o ISO ou fazer bracketing. ja para mudar o modo de disparo, WB, perfis de cores, apesar de ter teclas dedicadas para o efeito tenho de olhar para o lcd para ver kal a opcao seleccionada.
 
...E se tirar, tenho um LCD de apoio, retro iluminado, que não esbanja bateria.

Por isso dou tanto valor ao ecran secundário da 350D. Quando penso que gostava de ter um LCD maior, também penso que isso iria impedir-me de ter o secundário que tanto gosto, e já não fico tão descontente :D

consigo controlar relativamente bem a 450D, claro k tenho de passar com o dial por todos os pontos de foco, mas consigo fazer isso sem tirar o olho do viewfinder, assim como mudar o ISO ou fazer bracketing...

Outra questão que gostava de ver na minha é precisamente a informação de ISO no OVF.
 
Olá a todos! Este tópico vem de encontro às dúvidas que me assaltam ultimamente.

Tenho uma Canon Powershot A520 já há alguns anos, que comprei na altura devido a algumas recomendações que vi na net. Uma P&S mas com bastantes opções manuais e boa qualidade de imagem, que levaram a que ficasse curioso em aprender mais qualquer coisa sobre fotografia.

Actualmente vou dar o salto para uma DSLR e tenho perdido algum tempo a ler sobre o assunto. Na gama de entrada das DSLR uma câmara que me chamou a atenção foi a D60, mesmo tendo em conta as limitações já aqui referidas: não tem estabilização no corpo, nem motor de autofocus.

Entretanto em termos de lentes pelo que já li, fora as lentes zoom que vêm com os kits, habitualmente o pessoal costuma evoluir para lentes dentro da lista:

Tamron 70-300
Tamron 17-50/2,8
Tamron 90/2,8 MACRO
Sigma 70-300 APO

Pelo que percebi são AF e têm muito boa relação qualidade/preço. Tendo em conta o preço de um corpo mais 2 ou 3 lentes "baratuchas", não me vejo nos próximos tempos a investir mais em fotografia.

A minha dúvida é a seguinte: ficarei assim tão limitado ao escolher um corpo sem motor autofocus, ou faz sentido esta opção tendo em conta que não será tão cedo (se é que alguma vez) que vou ter lentes mais caras (primes, etc)?

Obrigado pela atenção e desculpem pelo testamento.

P.S. Se alguém quiser espreitar a meia dúzia de fotos que tenho na net: http://www.flickr.com/photos/almeida100/
 
Última edição:
Se não fazes intenções de comprar mais lentes, então não ficarás limitado de forma alguma. Se no futuro quiseres, é possivel que venhas a ficar limitado, no entanto no futuro também já haverá mais lentes AF-S, o que significa que essa limitação poderá até já não existir.
 
Entretanto em termos de lentes pelo que já li, fora as lentes zoom que vêm com os kits, habitualmente o pessoal costuma evoluir para lentes dentro da lista:

Tamron 70-300
Tamron 17-50/2,8
Tamron 90/2,8 MACRO
Sigma 70-300 APO

Pelo que percebi são AF e têm muito boa relação qualidade/preço. Tendo em conta o preço de um corpo mais 2 ou 3 lentes "baratuchas", não me vejo nos próximos tempos a investir mais em fotografia.

A minha dúvida é a seguinte: ficarei assim tão limitado ao escolher um corpo sem motor autofocus
A Tamron 90/2,8 MACRO nao tem autofocus na D60.

Todas as lentes EF-S tem autofocus na D60.
Para lentes EF (full frame), apenas as Sigma HSM, Tamron IF e Nikkor IF teem autofocus na D60.

(creio k nao estou errado)

Lentes prime e macro sao geralmente full frame, e as versoes c/ motor interno sao relativamente mais caras.
 
Última edição:
Opinião de quem tem uma D60...

se tens uma d60,que opinião tens dela???
Vou buscar uma dentro de dias.... já investiguei sobe ela mas queria ipiniões pessoais,na 1º pessoa
 
tive com uma nas mãos e tive a oportunidade de experimentar esta pequena grande maquina :p

gostei muito.. o facto de que livre previews não são para aqui chamados (podem me chamar tosco por estar a tocar neste ponto, mas eu sou um amador nisto e as maquinas que tive ate agora em mãos eram coisas banais.. ou então medianas) mas de qualquer forma ajuda a uma maior precisão na minha opinião..

Tem uma qualidade interessante.. mas as stock lens não são as melhores para tirar fotos a uma distancia maior.

De resto algo que eu de todo não gostei da mesma foram os menus..
primeiro que me ajeitasse à coisa ainda foram uns bons minutos..

custou cerca de 400€, ou até um pouco menos, em andorra :)
 
Mais um "amador" que comprou recentemente esta máquina, aproveitando a passagem pelos States.

A minha opinião sobre a máquina é bastante positiva. Mas só agora começa a explora-la melhor. Mas o meu pai, que já tem experiência em SLR, ficou também com uma opinião muito boa.

Estou é com algumas dificuldades ainda com as opções da máquina, falta de prática.
 
Pessoal,ando finalmente a ver se compro uma SLR..
a única lente que tenho é uma de encaixe M42,russa,uma tair 300mm,que pretendo comprar um adptador para a nikon.
Como o budjet é limitado,e sou um amador,vale a pena a diferenca de 100eur entre a D40 e a D60?
 
Back
Topo