nikon D80 urgente

Status
Fechado a novas mensagens.

enzovic78

Power Member
boas pessoal..
estou com uma duvida.
estou a pensar comprar uma nikon D80,
com lente "NIKON AF-S DX NIKKOR 18-55MM F/3.5-5.6G VR"
mais cartão "4GB SD HC "da toshiba
por 599€ na Midia Market
gostava de saber se e uma boa compra..visto que a maquina foi descontinuada..
ou mais vale esperar por uma baixa de preço da D90??
ou comprar a D5000(que e uma mistura da D60 com a D90),
as duas fazem fotos e video em alta definiçao

o sistema de montagens de lentes e igual da D90 para a D80?
pergunto isto porque se vou comprar uma maquina descontinuada tenho medo que num futuro não consiga arranjar lentes. :(
(desculpem se esta pergunta parece estupida...mas sou novo nestas coisa.)

obrigado a todos.

cumps
 
boas pessoal..
estou com uma duvida.
estou a pensar comprar uma nikon D80,
com lente "NIKON AF-S DX NIKKOR 18-55MM F/3.5-5.6G VR"
mais cartão "4GB SD HC "da toshiba
por 599€ na Midia Market
gostava de saber se e uma boa compra..visto que a maquina foi descontinuada..
ou mais vale esperar por uma baixa de preço da D90??
ou comprar a D5000(que e uma mistura da D60 com a D90),
as duas fazem fotos e video em alta definiçao

o sistema de montagens de lentes e igual da D90 para a D80?
pergunto isto porque se vou comprar uma maquina descontinuada tenho medo que num futuro não consiga arranjar lentes. :(
(desculpem se esta pergunta parece estupida...mas sou novo nestas coisa.)

obrigado a todos.

cumps

As lentes não são específicas de um corpo. São específicas de um sistema de lentes, que no caso da Nikon é a Nikkor. A vantagem das SLRs é que mudas de corpo, mas podes continuar a usar as lentes. Portanto, isso é uma dúvida injustificada.:D
 
As lentes não são específicas de um corpo. São específicas de um sistema de lentes, que no caso da Nikon é a Nikkor. A vantagem das SLRs é que mudas de corpo, mas podes continuar a usar as lentes. Portanto, isso é uma dúvida injustificada.:D

isso n é tão linear assim.
a nikon ja mudou o mount das suas lentes. encontras lentes nikkor AI-S que n entram em corpos digitais, ou entram, mas n passam informação para o corpo (algo do genero)

na canon passa-se o mesmo. há mount FD que so pode ser usado com adaptador.
mesmo no caso do digital há máquinas que n aceitam todas as lentes como as FF que n montam lentes EF-S

no caso da d80 para d90 e d5000 n há problema nenhum de compatibilidade
 
certo, duvida esclarecida..
e em relaçao ao preço?
e a lente e boa?
e o facto de estar descontinuada?
cumps.
 
Última edição:
isso n é tão linear assim.
a nikon ja mudou o mount das suas lentes. encontras lentes nikkor AI-S que n entram em corpos digitais, ou entram, mas n passam informação para o corpo (algo do genero)

na canon passa-se o mesmo. há mount FD que so pode ser usado com adaptador.
mesmo no caso do digital há máquinas que n aceitam todas as lentes como as FF que n montam lentes EF-S

no caso da d80 para d90 e d5000 n há problema nenhum de compatibilidade

Eu sei que sim. Mas no caso que ele referiu não há problema nenhum.
 
uma nikon D80,
com lente "NIKON AF-S DX NIKKOR 18-55MM F/3.5-5.6G VR"
mais cartão "4GB SD HC "da toshiba
por 599€ na Midia Market
gostava de saber se e uma boa compra..visto que a maquina foi descontinuada..

O ser descontinuada não significa que deixe de tirar fotos, apenas que tem menos features (como por exemplo vídeo).

ou mais vale esperar por uma baixa de preço da D90??

Podes esperar, mas vais ter de esperar bastante. Por um lado nos últimos tempos os preços em vez de descer têm aumentado. Por outro, historicamente a Nikon tem mantido os preços até descontinuar os modelos.

ou comprar a D5000(que e uma mistura da D60 com a D90)

Em termos de compatibilidade com lentes, D60 e D5000 têm menos funcionalidade que D80 e D90.

o sistema de montagens de lentes e igual da D90 para a D80?

É exactamente igual.

As lentes não são específicas de um corpo. São específicas de um sistema de lentes, que no caso da Nikon é a Nikkor.

Para ser correcto, o sistema da Nikon é "F-mount" e não "Nikkor". "Nikkor" é uma série de lentes da Nikon, mais o menos como na Canon há a série L. Só que é uma série tão comum que é natural que se confunda com o sistema.

a nikon ja mudou o mount das suas lentes. encontras lentes nikkor AI-S que n entram em corpos digitais, ou entram, mas n passam informação para o corpo (algo do genero)

A Nikon não mudou o seu mount. O que foi fazendo foi adicionar features como AF e comunicação electrónica. Por isso natural que lentes antigas não suportem features adicionadas em versões mais recentes do mount (uma lente de foco manual será sempre de foco manual). Só as lentes pre-AI dão problemas nas DSLRs Nikon, mas podem ser convertidas para AI.

na canon passa-se o mesmo. há mount FD que so pode ser usado com adaptador.
A Canon, ao contrário da Nikon, efectivamente mudou o seu mount. O mount novo (EF) é completamente incompatível com o anterior (FD) e não dá para adaptar. E depois ainda há as lentes EF-S que são incompatíveis com máquinas EF (FF e APS-C antigas).
 
O "problema" tanto da D90 como da D5000 é o preço, comparados com uma máquina que já foi descontinuada, mas em qualquer dos casos vais melhor servido, na minha honesta opinião. De qq modo, esse não é um mau preço. Para a D5000 precisas de pelo menos mais alguns 150 euros, no mínimo. Não tem motor interno, por isso não é tão compatível com lentes mais antigas ou de outras marcas, mas sinceramente isso já é quase um não assunto, a maioria das lentes modernas já tem motor, ou tem versão com e sem motor ...

Depois a D5000 tem um "problemazito" que foi o facto de terem abusado no (pouco) tamanho do viewfinder (é menor que o da D40/D60), mas tinham que lhe tirar alguma coisa para não ser quase igual à D90 ...
 
Última edição:
A Canon, ao contrário da Nikon, efectivamente mudou o seu mount. O mount novo (EF) é completamente incompatível com o anterior (FD) e não dá para adaptar. E depois ainda há as lentes EF-S que são incompatíveis com máquinas EF (FF e APS-C antigas).

tt qt sei ha adaptadores fd-eos
 
Não tem motor interno, por isso não é tão compatível com lentes mais antigas ou de outras marcas, mas sinceramente isso já é quase um não assunto, a maioria das lentes modernas já tem motor, ou tem versão com e sem motor ...

não diria que é um não assunto.. vê lá o preço de uma 50mm 1.4 AF com e sem motor :D
 
e o facto de a D90 e a D5000 fazerem fotos e video em alta definiçao..isso e alguma vantagem ou e puro marketing??
ja agora alguem me explica o que e uma foto em alta defeniçao..:(

e o que ha a dizer da lente? e boa? normal?
alguem tem esta lente? e que possa deixar a sua impressao...

obrigado.
 
essa lente nem é boa nem é má.. é uma lente de kit razoável, mas as aberturas deixam um pouco a desejar, especialmente a 55mm com um f/5.6 que em determinados ambientes pode ser muito limitativo..

cumps
 
e o facto de a D90 e a D5000 fazerem fotos e video em alta definiçao..isso e alguma vantagem ou e puro marketing??
ja agora alguem me explica o que e uma foto em alta defeniçao..:(

Fazem video em alta definição. A nível de fotografia são iguais* às outras.

*não sei exactamente os MP de cada uma, mas a diferença não deve ser por ai além...
 
se o video nao te interessa entao o k perdes em relacao a d90 e essencialmente performance ISO (ruido e amplitude dinamica), sistema de metering melhor, menos fps.

tb perdes liveview, lcd alta resolucao, etc

acho k por esse preco tens alternativas interessantes noutras marcas...
 
Para ser correcto, o sistema da Nikon é "F-mount" e não "Nikkor". "Nikkor" é uma série de lentes da Nikon, mais o menos como na Canon há a série L. Só que é uma série tão comum que é natural que se confunda com o sistema.

Para ser correcto Nikkor é toda e qualquer lente produzida pela Nikon. :p Não é cá série tipo L nenhuma, é a marca de lentes da Nikon. E não é exclusiva da fotografia, muito menos da baioneta F.
 
Para ser correcto Nikkor é toda e qualquer lente produzida pela Nikon. :p Não é cá série tipo L nenhuma

Errado. Há lentes Nikon que não são Nikkor :P

É o caso das Nikon serie E (uma série mais barata que as Nikkor).

Não disse que Nikkor fosse "equivalente" à série L das Canon, apenas que, tal como na Canon há lentes serie L e lentes mais baratas que não são L, na Nikon há lentes Nikkor e lentes mais baratas que não são Nikkor.
 
boas pessoal..
pelo que estou a ler estamos a fugir um pouco ao topico...
o que quero saber e se para principiante, a D80 com a lente "NIKON AF-S DX NIKKOR 18-55MM F/3.5-5.6G VR" com o preço a 599€ e um bom investimento?

pelo que tenho lido na net a lente pareçe ser boa..
 
Última edição:
Como já te disseram, a lente nem é boa nem é má, é uma lente que cumpre bem a função, não apresenta grande problemas, e tem boa construção. É uma lente de kit da Nikon, a qualidade é sempre bastante aceitável.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo