NIKON D80 vs CANON 30D: OPINIOES

da sigma nao tinha, mas tinha da canon.

ha algum tempo atras o que me interessava mais era uma objectiva mais dedicada a macro.
neste momento (passado 4meses de habituacao à primeira dSLR) cheguei à conclusao que ja muitos tinham chegado, que a 18-55 do kit e' uma m€rda... se fosse agora teria comprado so o corpo! mas voltando, essa do kit peca por nao ter praticamente zoom comparado com o olho humano (em campo aberto, paisagens, whatever) o que para mim e' mau, porque gostava de fazer umas brincadeiras com zooms (as vezes e' fundamental para fotografar animais, o que eu gosto!) e tambem nao gosto do facto de ter uma distancia minima focal muito ma (elevada) que somando ao ponto anterior.... ja perceberam.

a objectiva que eu procurava queria portanto que tivesse um zoom razoavel (para o efeito dos animais) mas tambem gosto de vez em quando de macros, raramente tiro fotos a pessoas.
portanto o uso seria mais do genero da pessoa que vai passear para um sitio qualquer e tem uma objectiva "all around" que safa bem.
tambem era interessante que captasse boa luz para uma ou outra paisagem que possa vir a fotografar, mas tudo no campo do amador.

alguem tem sugestoes? :D no maximo dos maximos mesmo la no topo dava 300€ visto ainda nao ter muito pratica com dSLR e nao ser propriamente rico/nao precisar profissionalmente (pelo menos por agora).

so pa acabar, acho o DOF desta foto e' genial (eu gosto deste tipo de fotos) por isso quanto mais blured a objectiva conseguir, mais feliz eu fico (so deriva da abertura ou ha outras coisas a intervir?).

obrigado

Começando pelo fim, nessa foto é só mesmo questão de abertura.

300€ não dá para milagres, para zoom com função macro, só mesmo a Sigma 70-300 APO Macro ou a equivalente da Tamron. Obviamente que não se pode ter tudo, e a 70-300 é uma lente pouco luminosa, o motor de focagem é extremamente pesado (ruidoso e lento), muitas vezes falha a focagem, e abaixo de f8 tem uma resolução muito má, e acima de 200mm perde muita qualidade.

O ideal em fotografia é ter primes, ou então (porque com primes é necessário estar sempre a trocar objectivas) lentes com pouco zoom e bem construídas. Lentes com muito zoom têm necessáriamente problemas de distorção e vinhetagem.
 
spotlight, o tipo de máquina que compras depende do que pretendes e do teu orçamento.
Mais importante ainda que a máquina (nas Reflex) são as lentes, e ainda mais importante que estes dois, é o fotógrafo.

Pessoalmente, vou avançar para uma Nikon D80 devido a algumas características que me interessam, logo a começar pelo facto de as Nikon terem dois dials em vez de só um como na Canon. Como fotografo bastante em modo manual, prefiro muito mais conseguir controlar facilmente a abertura e velocidade em vez de estar a carregar em combinações de botões para alterar parâmetros.

Falando da minha escolha, edixo aqui alguns pontos que considerei importantes:
- O já referido em cima
- Nikon com 11 pontos de focagem vs 9 da canon
- O Balanço de Brancos é melhor na Nikon, o que dá jeito pois (salvo algumas excepções) não quero perder muito tempo em frente ao PC a retocar fotos.
- Menor factor de crop (1.5 para Nikon, 1.6 para Canon)
- Lentes, não tenho dinheiro para comprar lentes profissionais, e nas gamas mais "amadoras" considero as Nikkor um bocado melhores que as Canon.
- Preço, a Nikon é 200€ mais barata.

Mas nada como testares as duas e decidires por ti... ;)
Qualquer das duas marcas tem modelos com 1 ou 2 dials

A Canon 30 D tem 2, a Nikon D40 tem 1, a 400D tem 1, a D80 tem 2...
 
so pa acabar, acho o DOF desta foto e' genial (eu gosto deste tipo de fotos) por isso quanto mais blured a objectiva conseguir, mais feliz eu fico (so deriva da abertura ou ha outras coisas a intervir?).

obrigado

é assim, fazer efeitos desses não é muito complicado.
basta escolher uma grande abertura (um divisor da distancia focal baixo, portanto, tipo f2, 3, 4, por ex), e aproximar a lente do objecto, se for em macro o efeito geralmente é mais eficiente.

a abertura interessa, dependendo da distancia a que esta o fundo que queres desfocar. se o fundo estiver perto, então sim, precisas de uma abertura muito grande (tipo f2),m se o fundo estiver a uma distancia razoavel (como o dessa imagem que mostraste), então uma abertura tipo f4 (a que foi usada) serve, e uma lente que faça f4, ou 4.x , pelo menos até mid zoom n é muito dificil de encontrar.
 
Última edição:
Qualquer das duas marcas tem modelos com 1 ou 2 dials

A Canon 30 D tem 2, a Nikon D40 tem 1, a 400D tem 1, a D80 tem 2...

Pois, de facto não tinha visto bem, na altura da escolha estava mais indeciso entre a 400D e a D80 (ainda meti a D200 ao barulho mas tirei rapidamente), e de facto a 400D é que só tem 1 dial (a minha 350D antiga também, o que me irritava um bocado). De resto a 30D também tem uma função que considero uma grande falha da 350/400D não ter, o modo de medição pontual.
 
portanto a mais indicada seria a 70-300 [APO] (qual das versoes? sei que a APO tem uma construcao melhor, mas rende a diferenca para a minha necessidade?)


Shakawkaw, o que disseste em relacao a esta objectiva confesso que me assustou um bocado, principalmente isto:

"...o motor de focagem é extremamente pesado (ruidoso e lento), muitas vezes falha a focagem, e abaixo de f8 tem uma resolução muito má, e acima de 200mm perde muita qualidade."

vou ver aquele link que puseram ai com a galeria de fotos com essa objectiva e depois leio alguma coisa sobre isso a ver se realmente e' essa a escolhida.
So pa por os pontos nos i's, a 28-135 ta fora de questao?
 
portanto a mais indicada seria a 70-300 [APO] (qual das versoes? sei que a APO tem uma construcao melhor, mas rende a diferenca para a minha necessidade?)


Shakawkaw, o que disseste em relacao a esta objectiva confesso que me assustou um bocado, principalmente isto:

"...o motor de focagem é extremamente pesado (ruidoso e lento), muitas vezes falha a focagem, e abaixo de f8 tem uma resolução muito má, e acima de 200mm perde muita qualidade."

vou ver aquele link que puseram ai com a galeria de fotos com essa objectiva e depois leio alguma coisa sobre isso a ver se realmente e' essa a escolhida.
So pa por os pontos nos i's, a 28-135 ta fora de questao?

São conhecidos os defeitos dessa lente, mas para o preço que custa continua a ser uma excelente opção. A questão é que tens de conhecer a lente. Quando tive a minha assustava-me com a fraca qualidade da lente quando usava abertura máxima, depois descobri essa questão da abertura e as fotos melhoraram muito. É muito a questão de conhecer e aprender a usar a lente.
Quanto ao motor de focagem, sem dúvida que tem esse problema, o que para desportos ou mesmo animais, torna-se extremamente difícil de usar, mas não impossível.
Se te atrai fotografia macro, e podes dispensar as grandes distancias focais, sugiro-te a Sigma 17-70 Macro. Também tive uma destas, tem uma focagem suave e rápida (quase parecia uma USM da Canon, quase), boas aberturas e boa definição, especialmente para o preço dela, cerca de 300€ (há lojas que vendem mais pelos 400, mas arranjas em lojas espanholas a este preço, com portes baixos ou mesmo gratuitos). Gostei tanto desta lente que era a minha 1ª opção para o novo sistema (Nikon), mas como consegui investir mais, decidi avançar para uma walk-around, a 18-200 VR.
 
eu penso que referes é a 18-135 ;)
28-135 ;) mas afinal quem e' o mestre? (nao sou eu de certeza ^^)

São conhecidos os defeitos dessa lente, mas para o preço que custa continua a ser uma excelente opção. A questão é que tens de conhecer a lente. Quando tive a minha assustava-me com a fraca qualidade da lente quando usava abertura máxima, depois descobri essa questão da abertura e as fotos melhoraram muito. É muito a questão de conhecer e aprender a usar a lente.
Quanto ao motor de focagem, sem dúvida que tem esse problema, o que para desportos ou mesmo animais, torna-se extremamente difícil de usar, mas não impossível.
Se te atrai fotografia macro, e podes dispensar as grandes distancias focais, sugiro-te a Sigma 17-70 Macro. Também tive uma destas, tem uma focagem suave e rápida (quase parecia uma USM da Canon, quase), boas aberturas e boa definição, especialmente para o preço dela, cerca de 300€ (há lojas que vendem mais pelos 400, mas arranjas em lojas espanholas a este preço, com portes baixos ou mesmo gratuitos). Gostei tanto desta lente que era a minha 1ª opção para o novo sistema (Nikon), mas como consegui investir mais, decidi avançar para uma walk-around, a 18-200 VR.

nao queria uma tao dedicada a macro, tenho receio que esses 70 se venham a tornar pouco para algumas tele. (eu sei que nao ha milagres) tal como voces disseram a 70-300 deve servir vendo que nao sou um pro, nao sou rico, e o que procuro deve ser bem mais caro. talvez me fique mesmo por essa.
daqui a alguns meses passo por ca a perguntar mais coisas (quando tiver o € na mao) ;)
 
Não há comparação possível, Canon é para prós e o resto é cantiga, experimentem a tirar uma foto a ISO 1600 com uma Nikon e depois falamos, aahh... e pra não falar da velocidade, tá tudo dito Canon 30D the best.
 
Não há comparação possível, Canon é para prós e o resto é cantiga, experimentem a tirar uma foto a ISO 1600 com uma Nikon e depois falamos, aahh... e pra não falar da velocidade, tá tudo dito Canon 30D the best.

que velocidade?

queres que tire foto a iso 1600 com que nikon para comparar com que canon?

E dou já o agradecimento a estas palavras sábias de um profissional pois agora sei como as coisas funcionam!

Vou já avisar os meus colegas de profissão que eles andam errados na marca à décadas que o uso de nikon foi um erro desde o inicio e congratular os que usam canon por uma escolha tão acertada!

Após este teu post, SAVANT, fico fora de dúvidas que a maquina que usas não pode ser outra que uma canon 30d e a tua experiência com gama nikon ou olympus é enorme para poderes constatar tais factos.

PS. Se andas todos os dias na rua a fotografar com iso1600 os meus parabéns por tal feito pois eu apenas uso com falhas de luz de resto iso minimo.. e se hoje em dia nas SLR o que importa é o ruido em iso alta face ao megapixeis nas compactas.. viva à fotografia no dia de hoje!
 
Em que ficamos?

Na eterna rivalidade Nikon/Canon? Para mim não se trata de simpatia por uma ou por outra, embora admita que isso tambem conte. ´Neste momento estou mais inclinado para a Nikon D80, apesar da minha compacta ser Canon e a MINI-DV tambem. Se houver razões realmente vàlidas para optar pela 30D da Canon podem dizer....
Obrigado.
 
Já te deram N razões válidas de uma e de outra, agora tens de ver se são válidas para ti, este válido resume-se ao uso que lhe vais dar, a escolha é tua e ninguém a vai fazer por ti.
 
Novo!

Olá, sou novo no forum e no mundo das DSLR. Eu estava com a mesma dúvida, mas hoje acabei por optar pela 30d pro algumas razões: melhor sensor, muitos argumentos de um amigo profissional e lentes mais baratas...

Sei que isso é uma eterna briga e quero aqui dizer, que apesar de ter entrado no "sistema Canon" sempre achei a Nikon melhor, e fiquei até "babando" na D80, e aquele protetor do ecrã, quando comprei minha 30D.

Eu havia feito minha "short-list" dos corpos e das lentes que eu queria e cheguei no seguinte:

D80
AF-S 28-70mm f/2.8
AF-S 70-300mm f/4.5-5.6
50mm f/1.4 (aqui nao sei se estou a exagerar, pois ja optei pela primeira)

30D
EF 24-70mm f/2.8L USM
EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
EF 50mm f/1.4 USM (idem acima)

O primeiro "pacote" em Portugal sairia por cerca de EUR3700, enquanto que o segundo EUR3340, mas com um detalhe, como eu tenho uma EOS300 (velinha mas funciona) eu posso aproveitar as lentes para uma "full-frame" em filmes.

Ja utilizando o melhor lugar que conseguiria comprar, ficaria mais evidende a diferença: EUR3100 contra EUR2500, é impressionante como nos EUA os preços são mais baratos...
Acho que na verdade vai ficar nos EUR2800 a 30D com o kit que quero e mais tarde o investimento vai para uma boa "wide angle".

Desculpem-me entrar assim de "sopetão", como dizemos em minha terra, mas primeiramente, estou "louco" em fazer essta escolha? Estou esquecendo algo? Aconcelham outro "range" de lentes?

Aproveitei o tópico para passar minha experiência, embora pouca, e para compartilhar e dúvida...

PS- ah os 5fps pra mim não fazem tanta diferença mas que é "giro" É!
 
Última edição:
Back
Topo