Nikon D80 vs Pentax K10D

Estou a pensar em comprar uma nova máquina e estou indeciso entre uma Nikon D80 e a Pentax K10D... Por um lado, sinto-me mais tentado para a Nikon por me parecer uma marca mais conceituada... Mas em termos de especificações, parecem-me mais ou menos identicas e a Pentax custa menos... Contudo, do que li, a Pentax tem três coisas que creio poderem dar jeito: 1) um estabilizador; 2) o corpo com melhor isolamento e 3) um sistema de limpeza do sensor...
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Abraço
 
Contudo, do que li, a Pentax tem três coisas que creio poderem dar jeito: 1) um estabilizador; 2) o corpo com melhor isolamento e 3) um sistema de limpeza do sensor...


Estás a focar-te em coisas que no fundo não passam de pormenores... Dessas 3 coisas só uma delas te ajuda a tirar melhores fotos, que é o estabilizador.. E mesmo o estabilizador, depende bastante do tipo de foto que pretendes tirar..

Tens que pensar que quando compras uma SLR não estás a comprar aquela máquina e aquela lente e pronto. Estás a investir num sistema.. E olhando para o global, eu diria que há dois sistemas em que quer pela diversidade de material novo e usado, quer pelas garantias de suporte a longo prazo vale a pena investir, que é a Nikon e a Canon..

De resto, ou a oferta é limitada, ou são marcas que pela sua historia não garantem que daqui a 15 anos poderemos usar numa nova máquina as lentes que comprarmos hoje..
 
No entanto a Canon é neste momento uma das maiores, mais conceitudas e mais implementadas marcas no mercado, quer em SLRs da gama de entrada, quer em SLRs topo de gama, juntamente com a Nikon. Assim como são também as marcas com maior leque de lentes e acessórios, tanto da marca como de terceiros. :)
 
Mas isso toda a gente sabe. O que parece que nem toda a gente sabe é que marcas como a Pentax ou a Olympus não apareceram o mês passado, e que a sua oferta, embora talvez não tão diversificada como a das duas "maiores" está longe de ser limitada, ainda assim. ;)
Isto tudo para concluir o seguinte, fotografos amadores que andem no mercado à procura de uma dSLR e que vêm numa Pentax ou Olympus a "sua" máquina, não as devem por de parte por factores como, "a marca nao dá garantias" ou "a oferta é limitada".
 
Claro que não deve ser factor de exclusão, mas há que reconhecer que pode ser dificil encontrar certas lentes ou acessórios. Não é como com a Canon ou Nikon, que qualquer loja onde entres tens uma montanha de escolhas. E para todos os efeitos o ser antiga não implica que seja sólida. Para mim a marca onde isso deve ser tido mais em conta é a Sony. Compraram a Carl Zeiss e a Minolta, que são duas excelentes marcas, mas daqui para a frente não sei mesmo o que esperar deles. A Panasonic idem, mas acho que nessa, a qualquer altura, podes trocar para um corpo Olympus que as lentes continuam a ser compativeis.
 
Só para que conste, a Pentax foi fundada em 1919...
Já agora, a Nikon em 1917 e a Canon "só" em 1933.

Eu sei disso, e também sei que foi a Pentax que inventou o sistema reflex.. etc.. etc...

A questão é que olhando de forma pragmática para as coisas, o sistema Pentax é bem mais limitado do que os sistemas Canon e Nikon.. Tanto na oferta de máquinas como na oferta de lentes. E nada te garante que por uma questão económica a Pentax daqui a 10 anos ainda faça SLR's..

E olha que isso é uma possibilidade bem real, quem comprou lentes e acessorios para Yashica há uns anos agora não lhes pode dar uso, mas quem tem lentes Nikkor, desde 1950 e troca o passo, com as naturais limitações (como ter que usar modos manuais), ainda as pode usar naturalmente numa SLR moderna da Nikon..


Além disso, os sistemas como o da Pentax apresentam muitas limitações na oferta de lentes. Há muitas falhas na oferta de lentes, e muitas das lentes novas que a Pentax está a vender ultimamente não passam de lentes Tokina com marca e acabamentos da Pentax.. Não estão ao nível de qualidade das Nikkor, Canon, Leica ou mesmo Olympus..

Eu pessoalmente acho que tirando os dois grandes players só uma marca se tem mostrado suficientemente empenhada para merecer todo o crédito, que é a Olympus.. Lançaram um novo formato, prometeram muitas lentes e a verdade é que é impressionante o arsenal de lentes que eles desenvolveram em apenas 3 ou 4 anos e que continuam a expandir ano após anos.. E todas de uma qualidade de topo...
 
Última edição:
Ora bem... Antes de mais, obrigado pela vossa ajuda.
Creio que vou excluir a Pentax da minha lista e vou retomar a ideia inicial: Canon vs Nikon, que são as duas grandes empresas da industria fotografica... Sendo assim, coloco como possiveis aquisições a Canon EOS 400 e a Nikon D80.
Parece-me que nas DSLR as lentes acabam por tanta ou mais importância do que o corpo, e como os modelos acima referidos são mais ou menos identicos e a Canon custa mais barato, sinto-me inclinado para ela. Poupar uns euros no corpo permitir-me-à comprar uma lente melhor (pelo menos numa primeira fase, irei só comprar uma).
Estava a pensar na 10-22mm...
Que acham de tudo isso? Estarei a pensar correctamente? Ou é melhor comprar a Nikon D80 mesmo que seja com uma lente mais fraquinha?
Abraço

PS: Ah, parece que quer a Canon quer a Nikon vão, em breve, lançar novos modelos... Se calhar é capaz de valer a pena esperar um pouco... Os preços da EOS 400 e da D80 devem baixar, certo?
 
Parece-me que nas DSLR as lentes acabam por tanta ou mais importância do que o corpo, e como os modelos acima referidos são mais ou menos identicos e a Canon custa mais barato, sinto-me inclinado para ela.
não tenhas qualquer dúvida que as objectivas têm mais importância que os corpos utilizados. :)

os modelos não são bem idênticos, a 400D é o modelo de entrada da Canon, o equivalente da Nikon seria a D40x. a D80 é outra máquina, embora tenham o mesmo número de megapixeis, a D80 faz ISO 3200 e tem um viewfinder muito maior e mais brilhante (sim, adoro a questão da D80 ter o mesmo viewfinder que a D200). para além disso a D80 tem um corpo bem diferente da 400D. aconselho-te a experimentar ambas na mão antes de comprares qualquer uma das duas, é uma questão bem importante.

Estava a pensar na 10-22mm...
a Canon 10-22mm é muito cara e normalmente o pessoal prefere a Sigma 10-20. de qualquer forma essa é uma objectiva ultra-wide e não propriamente uma all-around que dê para um uso "normal" de quem apenas tem uma objectiva. é preferivel optares por uma gama de zoom como 18-50mm ou 18-70mm.
 
os modelos não são bem idênticos, a 400D é o modelo de entrada da Canon, o equivalente da Nikon seria a D40x. a D80 é outra máquina, embora tenham o mesmo número de megapixeis, a D80 faz ISO 3200 e tem um viewfinder muito maior e mais brilhante (sim, adoro a questão da D80 ter o mesmo viewfinder que a D200). para além disso a D80 tem um corpo bem diferente da 400D. aconselho-te a experimentar ambas na mão antes de comprares qualquer uma das duas, é uma questão bem importante.

Acredito que haja diferenças entre estes modelos e obviamente ela reflecte-se na diferença de preço... Apenas estou a pensar que se investir mais no corpo (ou seja, se optar pela D80) vou ser "forçado" a escolher uma lente mais fraca... Por outro lado, se poupar no corpo (e optar pela EOS 400) fico com uma maior margem financeira para adquirir uma lente de melhor qualidade... Vou tentar encontrar os dois modelos, pegar neles e ver o que as mãos sentem...


a Canon 10-22mm é muito cara e normalmente o pessoal prefere a Sigma 10-20. de qualquer forma essa é uma objectiva ultra-wide e não propriamente uma all-around que dê para um uso "normal" de quem apenas tem uma objectiva. é preferivel optares por uma gama de zoom como 18-50mm ou 18-70mm.

Sei da existência da Sigma 10-20mm e que é financeiramente mais acessivel... Também estava de olho na 18-70mm... As lentes têm de ser forçosamente um investimento a médio-longo prazo... Para já, estou mais virado para a ultra-wide porque ela me permitiria fazer foftografias bem diferentes da bridge (kodak dx7590) que estou habituado a usar...
Vou continuar à procura de informação... E tentar pegar nos diferentes modelos...
Abraço
 
Back
Topo