1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D80 vs Sony alpha 350

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por filjoa, 20 de Julho de 2008. (Respostas: 144; Visualizações: 9002)

1. filjoa

filjoa Power Member

viva

tirando alguma diferença de preços gostaria de saber a opinião do users para uma escolha mais acertada na compra de uma destas maquinas...

eu sempre trabalhei com Nikon e estou mt satisfeito e em relação à sony tinha algum receio ate que este fim de semana experimentei uma alpha 300 e fiquei maravilhado com a qualidade que a maquina tinha...

para quem estava virado para a compra da D80 fiquei um pouco a balançar...

venho então pedir a vossas criticas e opiniões em relação a estas duas maquinas

abraço

2. Pentrite

Pentrite Banido

Eu não teria grandes duvidas em escolher a Nikon.

3. Shadow

Shadow Power Member

O que é que estás a dizer?
    Maravilhado com a qualidade da Sony a300 ?
    Quem semeia ventos colhe tempestades...:lol:
    O preço é identico, tens anti shake incorporado na Sony, o que para mim é uma mais valia, e se gostas tanto melhor, porque não tentar a a350 ??Sensor maior e tal(para os picuinhas queria dizer que tem mais megapixeis...

4. filjoa

filjoa Power Member

na realidade a comparação deveria ser entre a D80 e a a350 mas a que testei foi mesmo a a300 que me surpreendeu..

a sony com a gama alpha subiu muito mas será que mesmo a a350 chega à D80?

infelizmente nunca tive o prazer de fotografar com uma D80 para ver o resultado... mas pelas specks deve ser excelente...

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu concordo com o Pentrite.

Aliás, não venho nenhuma qualidade por aí além nas Sony, quando comparadas com a concorrência. Ainda para mais quando o próprio sistema não oferece nenhuma vantagem real.

Já agora, qual o orçamento?

6. Shadow

Shadow Power Member

Podes elaborar e descrever os aspectos que te surpreenderam na a300 ?

7. filjoa

filjoa Power Member

o que mais me surpreendeu na a300 foi mesmo a definição em jpg tirada com o flash de origem dentro de uma loja... o detalhe fantástico quando tirada uma foto de rosto onde podíamos ver perfeitamente o contorno do cabelo da pessoa, mesmo quando ampliávamos a foto bastante no PC ela pouco distorcia... o facto da sony ja ter estabilizador incorporado não compensa?

tinha na loja uma D40 que não fez nem parecido em situações mt idênticas, mas a D40 não é a D80...

quanto ao orçamento não sei... 1º qualidade (sem precisar de chegar as prós porque sou só amante de fotografia)

ja agr uma cena que ainda nao percebi mt bem nas SLR's a cena do ISO na nikon que é de 100 - 1600 e a a350 100-3200 qual a diferença nisso?

Última edição: 20 de Julho de 2008
  8. Shadow

Shadow Power Member

Quanto maior fôr o numero do iso, maior será a sensibilidade do sensor, logo quando por exemplo com iso 100 não se conseguir tirar uma foto em fracas condições de luz, com iso 200 ou 400 poderá ser-se bem sucedido.
    Normalmente quanto maior o numero do iso mais quantidade de "lixo" ou grão na foto.

9. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

bem, pelo que precebi, e vendo que nem sabes bem isso do ISO, porque te vais meter numa SLR??
    Não queres comprar antes uma bridge boa para começares a dar os primeiros passos e depois mais tarde quando ja preceberes mais da coisa, dares o salto para uma SLR?

BTW, o ISO é a sensibilidade do sensor à luz, ou seja, quanto maior for o valor de ISO, mais sensivel vai ser ele a luz. Agora com o aumento do ISO vem sempre o inconveniente do grao na imagem.

Ah e ja agora, a D80 tb vai a ISO 3200... Se quiseres mesmo ir para SLR e se estiveres em mente so essas duas, na minha opiniao a D80 manda pra tras a A350...

Algumas duvidas acerca das camaras, www.dpreview.com

cumps =)

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O estabilizador só serve para quando usas focais muito longas ou para quando estás a usar velocidades um pouco mais baixas. No entanto, enquanto a Sony te dá o estabilizador no sensor, a Nikon dá-te o estabilizador nas lentes, que é de longe mais eficaz.

Isso do ISO significa que o sensor da Nikon tem sensibilidades do 100 ao 1600, enquanto a Sony tem do 100 ao 3200. O que acontece é que o sensor da Sony consegue aumentar a sensibilidade um stop a mais que o da Nikon. No entanto a qualidade de imagem das Sony acima de ISO400 já começa a ser muito fraca comparada com a concorrência.

Uma coisa que reparei. Não experimentaste a D80. Além da A350, que outras SLRs já experimentaste para poderes comparar? Sem ser a D40, que já é uma SLR com alguns anos.

Posto isto, assumindo que vais comprar o material novo, recomendo-te que vejas o kit da Canon 450D + 18-55 IS (+-650€) e que consideres também a compra da Canon 55-250 IS (+-230€).
    Para mim este é sem dúvida o melhor kit nas SLR amadoras. E com a vantagem de pertencer a um dos melhores sistemas do mercado (Canon).

Por falar em sistemas, uma dica: As SLR escolhem-se pelo sistema, não pelo corpo.
    Porquê? Porque os corpos vão e vêm, o sistema é para a vida.
    Quando compras uma SLR estás a adoptar um sistema de uma marca, sistema esse que te oferece N lentes à escolha, de várias qualidades, tipos e preços, e também vários acessórios. É importante saber que além de teres um corpo bom, também vais ter lentes boas e a preços acessiveis, porque uma SLR é um investimento continuo. Hoje compras o kit, amanhã compras uma teleobjectiva, depois compras uma grande angular, um flash externo, etc... Sempre a aumentar o teu conjunto, de forma a criares um conjunto de possibilidades ilimitadas ou adaptado ao teu estilo fotográfico.

Em termos de sistema é uma realidade que a Nikon e a Canon dominam o mercado. A razão disso é muito simples. São duas grandes empresas que se dedicam à fotografia há muitos anos, que se mantiveram sempre na frente do desenvolvimento de máquinas e lentes. Actualmente são os dois sistemas mais usados, tanto por profissionais como por amadores. Ambos têm uma oferta de lentes muito vasta, com preços acessiveis, com qualidade de topo e bem enraizada no mercado.

Portanto, my choice:
    Canon EOS 450D + 18-55 IS + 55-250 IS - 800/900€

Se puderes gastar mais algum, tens ainda a Canon 50mm 1.8 a 110€ ou então em vez da Canon 18-55 IS compras a Tamron SP 17-50 F2.8 (360€).

11. jmmsmm

jmmsmm Power Member

bastante esclarecedor...

:)... este post do rui marto devia ser fixo, para ajudar quem se encontra em dúvidas no que respeita a escolhas de sistemas SLR iniciais...
    e também para quem por vezes gosta de fazer comparações entre marcas...;) (só para picar...)

evitava também que se passasse a vida toda a dizer a mesma coisa acerca deste assunto...

12. filjoa

filjoa Power Member

bem não tenho duvida que apesar de ter ficado impressionado com a sony que a nikon é bem superior...

quanto a facto do ISO ... :lol: nunca me lembrei dos rolos...

quanto a maquinas que já experimentei para alem da D40 foi a D60, D5(mt fora de preço), 450D e
    a200. A D80 nunca tirei nenhuma foto...

apesar de so agr poder($$) migrar de analogicas para digitais acho que a comprar deve-se comprar de uma vez uma cena de jeito.

só tenho a agradecer o grande esclarecimento a todos que aqui postaram, pois ajudaram bastante...

UM MT OBRIGADO

13. marcopinho

marcopinho Power Member

Se eu não estou enganado não existe nenhuma D5 mas sim uma 5D e pertence a canon.
    Foi só para corrigir.
    Abraço

14. Pentrite

Pentrite Banido

Também sou de opinião que quem quer começar mais a sério na fotografia deve ir logo para us dSLR, para quê andar a perder tempo com bridges e afins? Se a pessoa está mesmo empenhada em aprender, aprende logo com o que lhe dá mais garantias de evoluir.

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tens SLR analógica? De que marca? É que as lentes que tens podem funcionar no corpo digital.

16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Também pensei exactamente nisso! :)

17. Shadow

Shadow Power Member

Última edição: 21 de Julho de 2008
  18. Hamster_Nuclear

Hamster_Nuclear Power Member

há uma diferença muito grande entre uma marca que fabrica de tudo e mais alguma coisa ( Sony ) e uma marca que apenas dedicou toda a sua existencia em fotografia.
    não pode haver motivos para balancar ou ter incertezas. eu ate uma D40 de 6MB comprava antes de comprar uma sony, quanto mais uma D80.

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Nem 8 nem 80. A Sony não tem o melhor sistema do mercado (e isso já foi mais que debatido por aqui), mas o que tem "herdou" de uma boa marca, a Minolta.
    Eu não comprava uma Sony e neste caso a escolha é óbvia, mas a D40 já não é recente e tem as suas limitações Limitações essas que já alguns users sentiram aqui no fórum (nomeadamente a falta de lentes com autofocus).

Partilhar esta Página