Equipamento Nikon D850

A Suica nao faz parte da uniao europeia :)

Ainda assim, o Luxemburgo tendo o salario mais elevado, tem ainda dos menores (talvez o menor mesmo) impostos portanto da' dos salarios mais elevados.

Eu percebi a tua comparacao e faz algum sentido, mas eu concordo que 3500euros por uma maquina fotografica, porque nao deixa de ser apenas uma maquina fotografica, e' muito dinheiro!

A ultima parte concordo em absoluto :)
 
Tens razão nisso da Suíça não fazer parte.

É uma máquina para profissionais e para amadores bastante entusiastas e com dinheiro. É como tantos outros hobbies em que se compram bicicletas de 5.000€, computadores de 2.500€, espingardas para caçar de 3.000€, etc...

Se ganhasse muito dinheiro e 3.500€ representasse um investimento relativamente reduzido (menos de um salário líquido de um mês) era tipo para a comprar...

Hoje em dia, mesmo em empresas portuguesas e em determinadas áreas se fores trabalhar para Angola (ou tantos outros países) em um mês ganhas esse dinheiro... Se o fizeres 6 meses por ano, passa a ser um investimento relativamente baixo.

Em vez de gastarem 30.000€ num carro, gastam 26.500€ e compram a máquina!
 
Também não percebo a vossa indignação.

A D850 é um bom negócio para quem anda à procura com uma máquina com essas prestações. O ordenado mínimo é irrelevante porque quem esteja a ganhar o ordenado mínimo provavelmente não deveria sequer considerar procurar uma máquina com estas prestações. O único que interessa é o preço relativo à concorrência. E ai o preço é muito competitivo.

Claro que, mais uma vez, não é a "a melhor para toda a gente", porque isso é algo que não existe e provavelmente nunca existirá. Mas está no topo do seu segmento específico.
 
Antes os males dos chamados "pobres" fossem D850 ou equival€ntes. Há mais extravagancias regulares e desnecessárias que todos acham normal. Não vou falar de nada disso até porque nem seria aqui.

A Nikon, hoje em dia, reconhece compras online (com as fracas provas de compra que nos fornecem) como sendo uma compra válida para efeitos de garantia? Tive a ver essas compras em ebays e pareceu-me que nunca ia ver uma facturação de uma loja.

A verdade é que nunca tive de contactar a Nikon para garantia, mas....
 
Também não percebo a vossa indignação.

A D850 é um bom negócio para quem anda à procura com uma máquina com essas prestações. O ordenado mínimo é irrelevante porque quem esteja a ganhar o ordenado mínimo provavelmente não deveria sequer considerar procurar uma máquina com estas prestações. O único que interessa é o preço relativo à concorrência. E ai o preço é muito competitivo.

Claro que, mais uma vez, não é a "a melhor para toda a gente", porque isso é algo que não existe e provavelmente nunca existirá. Mas está no topo do seu segmento específico.

Mesmo um licenciado com dois ordenados mínimos, precisa de vários meses para juntar 3500€, uma pessoa com o ordenado mínimo demorava quase 1 ano, que é o que a maior parte do povo ganha por aqui. Em PT os amadores e mesmo entusiastas, usam maquinas crop de media gama, só alguns de alta gamma tipo uma D7500, e muito poucos full frame, só mesmo os profissionais ou um gajo cheio de guita.
Se formos para França, Alemanha ou os países nórdicos tipo Inglaterra óbvio que é mais fácil para eles.
 
Esquecendo a questão dos salários noutros países que eu levantei, qual é a dúvida que comparativamente com o que a concorrencia oferece, é um bom preco?

O Cristiano Ronaldo é excessivamente bem pago? Não, porque arranjas facilmente 10 clubes dispostos a pagar esses valores. sim, é caro, mas ele vale o dinheiro.

Já agora, não tens a mesma opinião em relação à Nikon D5 que se atira para os 6.000 €, ou para a Canon 1 D X mk II para os 5.000 e tal ou no caso das lentes para a Sigma 200-500mm 2.8 que custa perto de 20.000 €, ou a Canon 800mm F5.6 que custa 12.000 e tal €? Não podes olhar para o preço isoladamente, tens de ver pelo que estás a pagar...

Um bom fotografo cobra mais de 2.000 € para fazer um casamento. Pode fazer uns 6 por mês, o que dá 12.000 €, sujeitos a impostos claro e com alguns custos em albuns e afins. Achas que tem algo de transcendente um profissional desses comprar uma D850?

Acho que estás um pouco fora dos valores pelos quais o mercado da fotografia se rege hoje em dia. Faz uns pedidos de orçamento a fotografos conhecidos que ficas logo com outra ideia.
 
Última edição:
O povo indigna-se com pouco.
Porque não vão a oficinas ver quanto custam aquelas máquinas todas?
E se forem a uma fábrica qualquer de produção - devem ter lá máquinas de vários milhares de €.

Oficinas, ginásios, fábricas, centros médicos, sei lá.
É ir lá dizer que só os ricos é que podem ter aquelas ferramentas :P
 
Já por isso eu disse que só os PROS vale a pena uma D850. Muitos fotógrafos de paisagem usam D850, quase todos de fora. Se alguém for um entusiasta serio, em vez de comprar um carro caro, compra uma maquina de topo se formos por aí. Não sei onde disse que a D850 não vale os 3500€, só disse que é muito dinheiro para a realidade portuguesa na generalidade.
Para um amador, não compensa. Para um gajo que leva isto mesmo a sério e pensa um dia ser PRO, então aí já vale o investimento. Eu que faço fotografia de paisagem, não me cabia pela cabeça dar 3500€ por uma maquina. Em vez disso uso a gamma D5*** da Nikon, pois tem um sensor APS-C de melhor que posso ter neste momento e uso uma Tokina 11-20. Se tivesse um ordenado de 1500€ já pensava noutro material.
 
Adorei a velocidade da D850 (aquilo tem 47Mpx e é mais rápida que sei lá o quê), o Buffer, o foco, a qualidade de imagem (vi maioritariamente JPEGs no pc, mas consegui alguns RAWs, que só abriam no Photoshop).
Uma coisa que não gostei foi - o grip para a D850 usa baterias da D5. As baterias da D5 custam couro e cabelo e o carregador custa a cabeça toda :P
Se quiserem os FPS extra preparem uns 500 a 600€ a mais :P

Fazer só quote aqui para dar a minha opinião :P

Quando em 2007 comecei a fotografar com uma d300 (vindo da pequena d70s), também lhe meti o grip e uma bateria da d3.
Se por um lado a bateria foi cara (na altura ainda paguei perto de uns 120USD por ela e uns 90GBPs pelo carregador), por outro deu-me uma liberdade imensa para o trabalho.
Já na altura ter aquela bateria vs duas da d300 dava um salto enorme na quantidade de FPS e ainda dava 3x mais em fotos.

Para quem trabalha em fotografia e não vai andar a pensar em trocar baterias, topo é algo assim.
 
só disse que é muito dinheiro para a realidade portuguesa na generalidade.

A "realidade portuguesa na generalidade" é algo muito relativo. Farto-me ver pessoas com smartphones de perto de 1000 euros só para chamadas e Facebook. E trocam todos os anos. E o que dizer então dos carros... O ordenado mínimo em PT pode ser baixo, mas as grandes marcas estão todas em PT e sobrevivem à vontade.

Não tenho qualquer dúvida que vai haver muito amador endinheirado que vai comprar a D850 nem que seja para mostrar aos amigos. É que uma D850 também dá para tirar fotos ao gato, e com muito mais MPix e menos ruído do que o iPhone X.

Se a máquina está esgotada porque alguém a comprou.
 
Realmente, nada a ver essa "da realidade".

É simples - há quem precisa e pode, há quem precisa e não pode, há quem não precisa e pode, e há os que não precisam nem podem...

E isto não é só para as máquinas.
Tinha um colega, na faculdade, com uma guitarra eléctrica fender não sei das quantas stratoesfera, de 3000€, e o gajo não tocava um peido :D
Conheço um gajo, amador, em Portugal, com uma Canon 5D MK IV e um porradão de lentes L.

Há gajos dos Skates que estão sempre a partir, das bicicletas de downhill de 5000 paus, os "músicos" com as suas baterias, baixos e guitarras, os fanáticos pela tecnologia, que compram os iPhones todos, os que gostam de carros, os que gostam de roupa, os que gostam de fotografia...
Cada um tem a sua panca :D

Agora, se estão "dentro da realidade" - sei lá o que é a realidade :P
 
No meu caso, resta ver agora algumas comparações "real world" entre esta Nikon e a A7RIII. Sei que são duas coisas diferentes, mas após ler algumas opiniões é que decido qual comprar!
Gostava de compreender a "lógica" por detrás deste post.
São dois equipamentos muito diferentes e sobretudo com eco-sistemas diferentes. O que tencionas fazer com estas máquinas? Que trabalho é esse que te faz desprezar as diferenças entre objectivas, AF, autonomia, ergonomia, colorimetria, etc.? Que trabalho é esse onde só interessa os megapixels (que é a única coisa substancialmente semelhante entre as duas máquinas)?
 
Ontem tive a feliz coincidência de me cruzar com um outro fotografo numa quinta que tinha uma D4s. Isto significa que ele tinha uma EN-EL18a qualquer para eu experimentar num punho de marca branca que me custou ~50€ (com portes/taxas) e ainda trouxe uma bateria "Qumox".
Fica a informação que estes punhos de marca branca (não diz marca de todo mesmo) são compatíveis com a EN-EL18(a) e que faz os 9fps.
 
Tenho reparado duas coisa estranhas. Será que alguém já ouviu falar/já teve isto?
1.
Desde que comprei isto que reparei que esta máquina é estupidamente lente a ligar e a desligar. Tem vezes que demora mais de 10s até mudar de estado. Tento em conta que uma D90 foi sempre instantânea a mudar de estado... Enfim. (tenho tudo desligado de wirelesses)
Mas relacionado com esta lentidão é: de forma (para já) aleatória, dá-lhe para não disparar durante uns grandes segundos (5-10s). Não está a escrever para o cartão, responde ao foco e foca (mas mesmo que desligue o af nessas alturas) e... nada. Quase que parece que é do botão, mas o do punho vai por igual. Já perdi umas quantas fotos assim e está a deixar-me preocupado.

2.
Há meses caiu água (não salgada, tive perto de uma cascata e estava muito húmido) em cima dela e, acho que que desde então (uns tempos depois), se não usar a máquina por 1 dia, os dials (abertura/velocidade) parecem meios perros nos primeiros 2-3 clicks, depois voltam ao normal.
 
Para a minha questão 1., sobre parecer que a máquina fica sem disparar, parece que há um update para isso (isto só resolve os casos raros, aparentemente...):
  • Fixed an issue that in rare circumstances would delay the shutter release or the start of the autofocus operation.
aqui.
Quando experimentar, deixo feedback.

EDIT:
Não só parece ter resolvido a questão do AF como o ligar/desligar a máquina é quase instantâneo. Acho estranho não ouvir ninguém queixar-se disso pela net fora.
Uma bateria "qumox" continua compatível depois deste update.
 
Última edição:
Back
Topo