Nikon ou Canon para primeira câmara?

Pretendo iniciar na fotografia profissionalmente e estou na dúvida entre duas câmeras, a Nikon D3300 ou a Canon T3i. Irei comprar usada, e o preço delas juntamente com as lentes que quero usar vão dar a mesma coisa, então em relação ao preço não tem diferença. Quero utilizar para casamentos e ensaios externos, então vou comprar uma lente 35mm e uma 18-135mm. Qual das duas câmeras é melhor? Tenho essa dúvida porque a D3300 apresenta 24 megapixels e além de que tem um iso de 12800 enquanto a T3i tem 6400 de iso e 18 megapixels, sei que não vou usar um iso de 12800, porém imagino que por ter um iso maior ela pode ter uma quantidade de granulação menor em um iso maior o que me ajudaria muito em casamentos!
 
Pretendo iniciar na fotografia profissionalmente e estou na dúvida entre duas câmeras, a Nikon D3300 ou a Canon T3i. Irei comprar usada, e o preço delas juntamente com as lentes que quero usar vão dar a mesma coisa, então em relação ao preço não tem diferença. Quero utilizar para casamentos e ensaios externos, então vou comprar uma lente 35mm e uma 18-135mm. Qual das duas câmeras é melhor? Tenho essa dúvida porque a D3300 apresenta 24 megapixels e além de que tem um iso de 12800 enquanto a T3i tem 6400 de iso e 18 megapixels, sei que não vou usar um iso de 12800, porém imagino que por ter um iso maior ela pode ter uma quantidade de granulação menor em um iso maior o que me ajudaria muito em casamentos!
Ter um limite de ISO maior não é sinónimo de ser melhor em ISOs altos. E na verdade, são ambas 6400 expansível a 12800, sendo que nem metade disso é utilizável nessas máquinas. Geralmente, para máquinas da mesma geração e sensores do mesmo tamanho, a que tem menos resolução é a menos ruidosa. E que aqui também não é o caso, a Nikon parece-me melhor. Melhor mesmo será comprares um flash e aprender a usá-lo bem.

Em termos de corpo, a Nikon parece-me melhor, mas eu não compraria. Na minha opinião e se é para um uso profissional (imagino que no futuro queiras evoluir), acho o sistema da Canon melhor na globalidade (e vê-se pela queda da Nikon nos últimos anos..).
É um sistema maior e mais difundido, tipicamente com boa relação preço/qualidade. E onde estas coisas não acontecem:
nikonlens.jpg


A Nikon ultimamente lançou uns corpos mirrorless excelentes para o preço (não sei quanto ao vidro) e costumava ser uma favorita dos fotógrafos por dar resultados agradáveis directamente na câmara, mas só tu sabes o quanto importante isso é para ti.
Também não acho muito relevante que sistema escolhes agora, desde que não metas mais dinheiro nele. Daqui por um ano ou dois, quando precisares de um upgrade, é vender tudo e trocas para o sistema que te apetecer.
 
@kromo ... se ele fala numa D3300 usada, certamente não tem dinheiro nem para comprar uma A6400 usada, quanto mais uma A9II ou A1 🤦‍♂️

@Gabriel Fonseca podes começar pela D3300 usada. Pondera em vez da 35, ires para a 50/1.8 - eu prefiro-a para retratos. Quanto à 18-135 "dá para desenrascar" numa primeira fase, mas sinceramente não sei se é o mais indicado para "trabalho profissional" - tudo dependerá do grau de exigência dos teus clientes.

Como disse o Rui Marto, depois com tempo e experiência vais começar a perceber que equipamentos fazem mais falta.

Se eu pudesse subir um pouco o orçamento, e fosse agora começar a trabalhar na área e o orçamento fosse curto, talvez optasse por algo muito diferente. Na mesma nos usados, uma DSLR full frame mais antiga (uma D700 por exemplo) com uma lente 24-70/2.8 da Sigma ou Tamron. Talvez fique um pouco mais cara que o setup que estás a pensar. Mas os resultados serão muito diferentes também.

Conselho... se não tens dinheiro para fazer formação, vê muitos videos e tenta aprender o máximo de fotografia. Se possível começa antes a trabalhar para um fotógrafo já com experiência. O trabalho profissional é muito mais do que carregar no botão e tirar umas fotografias bonitas. Já faço fotografia há mais de 30 anos, já fiz alguns trabalhos profissionais (fotografia arquitetura, publicidade, entre outros) mas sempre recusei fazer casamentos pois sempre achei que não seria capaz de prestar o serviço esperado (principalmente pela questão logística) - sempre que sou convidado tiro muitas fotografias que ofereço aos noivos, algumas delas por vezes melhores do que as dos fotógrafos de serviço, mas não é a mesma coisa.
 
Acho que o melhor conselho que te podem dar é: esquece isso.
Se estas nesse nivel, nao te metas nisso - de todo!
O casamento é dos dias mais especiais de muita gente, nao queiras que se lembrem dele pelos piores motivos.

Ninguem diz que nao compres a camara, vejas videos, faças formaçoes, aprendas o que tiveres de aprender e evoluir.
Mas vir aqui com um "nikon ou canon para primeira camara" e querer fazer casamentos é nao ter noçao.
Peço desculpa se for directo demais.
 
Back
Topo