Discussão Nikon para M43

jjmaia

What is folding?
Qual e’ a vossa opinião de uma D7200 vs E-M5 MKII?

Quanto mais uso a E-M10 MK II mais gosto dela, mas vejo-lhe alguns defeitos.
Noto que a qualidade de imagem e’ inferior, mas pergunto-me se a E-M5 MKII e’ superior ou se o sensor e’ o mesmo da 10?

Lembrei-me disto porque no outro dia tivemos um por do sol brutal, e fui a corre tentar apanhar alguma coisa de jeito e nao levei tripé, o resultado foi que mesmo com ISO 800 todas as fotos estavam a menos de 1/15 a f5.6, e mesmo as melhores noto bem que estao desfocadas. Com A E-M10 sei que teriam ficado perfeitamente focadas dada a estabilização do sensor.

Quando pego na D7200 ‘as vezes da seca dado ao peso do conjunto (1250g vs 800g ainda e’ considerável), e apesar de gostar muito da Nikon, adoro as funcoes extra da Olympus.

Se conseguisse vender todo o material Nikon e trocar por M43 sem perder dinheiro ainda o considerava.
De momento tenho (e ponderava substituir por):

D7200 – E-M5 MKII
Sigma 17-50 f2.8 – Olympus 14-40 f2.8
Tokina 11-20 f2.8 – nao trocaria por nada dado a 7-14 f2.8 custar £1000, e tenho usado a 11-20 poucas vezes, e a 14-40 em APS-c e’ 1 mm mais wide
Nikon 55-300 – Olympus 75-300 Perco wide mas ganho zoom e qualidade de imagem, portanto seria optimo.
Nikon 50mm F1.8 – Nao trocaria pois uso poucas vezes e a 25mm f1.8 custa £300 e a Nikon custou-me £60. Mantinha e usava com um speedbooster.

Em termos de acessórios tenho o trigger e comando IR que nao preciso pois tenho a app da Olympus no telemovel que da 15-0 ‘a da Nikon. Filtros funcionam igual dado ter sistema Nisi, so devo precisar de adaptadores, mas sao baratos. A unica coisa que teria de trocar era o flash (mas tambem foi barato e devo despacha-lo rapido e nao devo para ja comprar um) e mochila grande dado nao precisar de tanto espaco, mas comprei a tao bom preco que a posso vender pleo mesmo preco que a comprei., e ainda tenho a mochila pequena. So teria era que trocar o peak desing pela versao mais pequena.

No final nao podia perder dinheiro (ate tinha que ganhar algum) pois a telezoom e’ mais cara na Olympus, mas compensa largamente porque venderia a tokina e nao compraria uma para a subestituir.

O que me deixa de pe atras e’ so o sensor em si, principalmente a ISO’s mais altos… Eu noto que acima dos 800 existe diferença face ‘a Nikon, e os RAW’s serem 14 bits também ajuda um pouco no dynamic range, ja por varias vezes consegui safar-me com apenas um RAW.
A questao do ISO e’ mais para fotografia nocturna, porque handheld a estabilizacao do sensor permite-me usar um ISO mais baixo. Havera alguma lente M43 entre os 9 e os 14mm (por mim pode ser fixa, sem stress) mas com f1.8 para usar um ISO 1 stop menos que numa APS-C?

Outra coisa que tenho pena de perder e’ o depth of field, mas uso tao poucas vezes que pronto, nao ha grande stress. Mas aqui presumo que se usar a Nikon com um SB esta passa a f1.3 em termos de luz, mas o depth of field nao se altera, correcto?
Outra coisa que nao gosto e’ o formato 4:3, mas isso ja uso a E-M10 sempre em modo 3:2.

Ainda tentei olhar para Sony ou Fuji, mas ja me habituei a Olympus, e apesar de as camaras serem mais pequenas e leves, as lentes nao o serao, e sei que pelo menos a fuji nao tem estabilizacao no sensor.

Acho que o Millez tinha uma D7200 e depois teve uma E-M5, mas nao sei se era a 1 ou a 2...
 
Tenho a E-M5, a primeira...
Agora não tenho tempo, mas depois elaboro melhor.

Assim por alto, se fosse agora, não trocava a D7200 tão rápido.
(Mas acabo por usar mais a PEN-F do que a Nikon D610). É algo que só tu podes decidir, mas com calma...

Cumps
 
É assim.
Na altura em que comprei a E-M5 também fiquei muito agradado com a máquina e funções da mesma.
Também gostei muito das lentes que comprei (uma 25mm 1.7 e uma 42.5mm 1.7).
A 25mm deixei de gostar dela passado pouco tempo (pela lente que não era grande coisa, e pela distância focal que não é a minha preferida).

O que me deixou boquiaberto foi o que dizes acima.
O tamanho, as funções, a estabilização...

Quando comprei a Panasonic GX8 (sensor novo, de 20MPx) ainda passei a gostar mais do sistema.
Fiz montes de testes caseiros e reparei que, para mim, na altura, a GX8 servia muito bem.
A nível de prestações ficava ela por ela quando a comparava com a D7200.
Pegar na D7200 era como pegar num monstro pesado e bruto - sentia falta de tudo - do EVF maravilhoso da GX8, da leveza do sistema, da estabilização, etc.

Decidi vender tudo (Nikon D7200 + 18-35mm 1.8 + 50mm 1.8 + 70-200mm f4 VR + Tokina 100mm 2.8 Macro, entre outras coisas) e ficar só com MFT.
Mas rapidamente me arrependi.
Foi agridoce. Por um lado sentia que MFT era tudo o que precisava, mas depois comecei a ver que não era bem assim...

Tudo começou quando fui fotografar um aniversário à noite - o foco das MFT não esteve à altura (usava a E-M5 e a GX8). Senti falta do foco preciso da D7200.
Em condições ideais as MFT são melhores (muito rápidas e precisas), mas no resto as DSLRs ainda são melhores...
Depois fui ao salão automóvel e também fiquei algo frustrado, quando a G80 não focava bem os carros, por causa dos brilhos e reflexos (no entanto, no ano anterior, a D5300 safara-se impecavelmente).
E, por fim, a macro fotografia nas MFT não me estava a encher as medidas.

Decidi meter as mãos à cabeça e ponderar melhor as coisas - o que é que eu precisava?
Ajudou ter encontrado um mega negócio - voltei para a Nikon, desta vez para uma FF. Voltei a comprar a Tokina 100mm 2.8, comprei uma 20mm 1.8 e um flash.
Vendi muita coisa MFT e comprei uma PEN-F + 17mm 1.8...
Entretanto fiquei com a PEN + 17mm 1.8 + 45mm 1.8 + 75mm 1.8 + Flash Metz grande + flash que veio com a máquina (que acaba por ser bem jeitoso).
No lado da Nikon fiquei com a D610 + 20mm 1.8 + 24-85mm VR + 50mm 1.8 + 100mm 2.8 Macro + flash Metz (igual ao da MFT - posso usar os dois em conjunto).

A PEN-F é uma máquina incrível, com um sensor muito bom (melhor do que os sensores da E-M5 MK II e E-M10 MK II).
A máquina é linda, com muitos controlos, muito rápida e muito capaz.
As lentes magnificas também ajudam (principalmente a 75mm 1.8, que é das melhores, senão a melhor lente que já usei).

Tenho conciliado bem o uso - a PEN é a máquina que anda "sempre comigo" - a Nikon é para quando quero "algo mais".
Para passeio, férias e uso normal uso a PEN. Para paisagem, macro e ocasiões especiais (festas, etc) uso a Nikon D610.
Tenho conseguido conter-me e não tenho gasto mais dinheiro em fotografia (é bom sinal, para mim) :)
Acho que encontrei o meu ponto de equilíbrio.

Mas, em retrospectiva, deveria ter ficado com a D7200 + 18-35mm 1.8 (lente incrível), até saber se queria mesmo mudar para FF.

Vejo-me a comprar uma 24-70mm 2.8, talvez uma 70-200mm 2.8 e a mudar para um corpo mais rápido (gosto muito da D610, mas é lentinha).
Mas vou com mais calma.

Dito tudo isto - não trocava a E-M10 MK II por uma E-M5 MK II.
Ou vais all in para uma E-M1 MK II, ou deixas-te estar com a Nikon + E-M10 MK II.
A PEN-F também pode ser opção, mas o que te recomendo é que continues com as duas, para já...

Que lentes tens para MFT?

Cumps
 
Obrigado pelo longo texto :D

O meu medo e´a perda de qualidade de imagem, porque de resto adoro a olympus, portabilidade, funções e estabilização.
O que me custa mais quando pego na D7200 (além do peso claro) é o OVF. Epa, ter o histograma e WB no EVF é brutal :D

Acho a Pen F muito bonita, mas o preço que custa nao em compensa.
Estive a analisar melhor a coisa e ia perder dinheiro com a mudança, por isso vou ficar quieto. O que vou fazer (e já andava para fazer há muito tempo) é vender a 55-300 nikon e comprar a 75-300 M43.
 
A perda de qualidade de imagem, para mim, só me interessava na "qualidade fina", que até era um termo que eu não gostava muito de usar, nem sequer acreditava muito nele :)

Mas a qualidade fina é quando precisas do maximo de detalhe (no meu caso são as macros e pouco mais).

Para tudo o resto, e em condições ideais, até acho que a PEN-F é "mais máquina" do que a D610.

Onde o sistema MFT tem que evoluir (e já evoluiu na E-M1 MK II) é no sistema AF e gama dinâmica.
É esperar que o sensor da E-M1 comece a ser lançado nas gamas abaixo.

Dito isto, o sensor da PEN-F, para mim, e tirando macro (mais o extreme macro de grandes magnificacoes), é um sensor magnífico.
Adoro o detalhe e as cores que este sensor reproduz.
Foi uma delicia ter usado a PEN nestas férias, onde, com a 17mm, a 45 e a 75mm, nunca senti necessidade de mais nada.

Adoro o modo alta resolução (onde, com várias exposições, a máquina produz um RAW de 80MPX) para produto e paisagem (ainda não usei muito em Paisagem), o burst e a velocidade de escrita da máquina, e tudo o que disse acima.
Tanto que faz a minha D610 parecer ainda mais lenta :)
Mas a Nikon D7200 já é consideravelmente mais rápida do que a D610, por isso não ias sentir tanto.

Cumps
 
O que me custa mais quando pego na D7200 (além do peso claro) é o OVF. Epa, ter o histograma e WB no EVF é brutal :D
Mas o metering e o DR da D7200 é assim tão mau que não dê para fotografar em raw e ajustar a exposição e o WB em PP?! Não acredito...

Claro que ter tudo isso no viewfinder é bom, mas não me parece que seja algo obrigatório para conseguir boas fotos.

Fotografando em raw o wb deixa de ser problema, e a não ser que se esteja a fotografar paisagem com todo o tempo do mundo, não me preocupo com o histograma no dia a dia, confio no metering da minha câmara para 95% dos casos, sabendo que preciso dar alguma compensação quando estou a fotografar algo particularmente branco ou preto, ou em finais do dia no por do sol, mas até isso é corrigivel em PP.
 
Acho que nao percebeste a questão. Claro que tudo se ajusta em PP, mas perdes muito menos tempo com o histograma em tempo real. Nestes dias ora tinha muito sol ou muito nevoeiro/chuva, e o metering nunca acertava, com a Olympus ajustava a exposicao logo na primeira foto :p

Ja desisti da deia, mas 'as vezes a D7200 parece uma camera pre historica :p
 
Mas quando vais espremer o sumo do RAW... Esqueces a pré história.

Para teres um sistema mirrorless equivalente ao que já tens na Nikon, tens que abrir bem os cordões à bolsa.

Conforme tens os 2 sistemas, parece-me que estás bem. Isto partindo do principio que referiste: não querer gastar muito.

Estás mais ou menos como eu. Tenho a LX100 para andar levezinho, e o resto da tralha quando quero algo mais "a sério".

Mas percebo-te bem quando referes que sentes falta de algumas coisas na Nikon. Eu sinto que a Pana tem tudo e mais alguma coisa... E desde que chegou, mal peguei na Nikon... Mas isso também se deve ao facto das circunstâncias em que tenho fotografado.

A verdade é que as pequenas são fantásticas. Mas perdem também em alguns aspectos.
 
Última edição:
Mas a questão do histograma...estás a referir-te a fotografar no tripé ou com a câmara na mão?

É que usando o OVF não vejo muita desculpa para não acertares as exposições pah...não tens histograma, mas tens fotómetro. Com uma utilização correcta dele não falhas nada. No tripé é que compreendo por ser mais difícil apontar o ocular para o sítio onde queres fazer a medição.
 
Pronto, mas se estiveres com a DSLR na mão e a usar o OVF, tu com o fotómetro tens uma informação bastante aproximada daquela que o histograma contém...Sentes assim tanta falta do histograma?
 
Back
Topo