Discussão Nikon [Rumores & Notícias]

jamiro

Power Member
vá... já que é só canonistas reservo este espaço para quem gosta de nikon mesmo que sejam poucos.. e claro que a malta que gosta de canon também cá pode vir!!

criei a thread para a malta comentar se vem ou nem por isso material novo por parte da nikon até ao fim do verão ?

falo claro de gamas d200 para cima (semi-pro e profissional)

e lentes novas!

com isto digo... que ainda espero que apareça em termos de material novo

d3x, d3h e d300 (d200s) pelo menos uma delas.. especula-se uma ff mas isso já não acredito muito, pelo menos já visto a kodak lançar novo sensor menos ruidoso já para o ano e aí talvez a nikon pegar nisso e apostar em algo diferente.

Quanto a lentes não sei que dizer as que existem já são boas, digo eu :D
 
Última edição pelo moderador:
eu não tenho visto grandes novidades por parte da Nikon, pelo menos no RSS feed do DPReview já há algum tempo que não aparece nada, mas deve estar para breve, todos os concorrentes (Kodac, Canon, Sony,...) estão a lançar novos CMOS (apesar de na maioria serem para as compactas) por isso a resposta deve estar a aparecer
 
A Nikon só tem uma (ou duas conforme a maneira de contar) câmara com sensor próprio portanto deve lançar o que a Sony lançar.

Por outro lado tenho alguma curiosidade de ver uma nova evolução do sensor JFET.
 
eu ando aqui preso na espera se vai sair algo para substituir estas gamas :(

ou sai algo como a d3x e aproveito uma eventual descida de preço da d2xs ou sai uma 'd300' já com sensor e mais umas features novas :)

isto até outubro queria ver se me surpreendiam pela positiva.

Quanto a lentes já vi que ninguém aguarda nada!

A 70-200 VR já não acredito que lancem outra pois não sinto que haja necessidade para tal. Mas quem sabe não apresentem surpresas como uma nova 16-35 :D
 
por falar em objectivas:

Sigma has today announced that it is to release updated HSM motor driven versions of the 17-70 mm and 18-50 mm lenses on the Nikon lens mount. For those unfamiliar with the numerous lens acronyms, HSM stands for Hyper Sonic Motor, (also known as Ultrasonic motor, Silent Wave Motor or even Sonic Direct-drive Motor) and is a faster, quieter and often more compact motor system for lenses. Essentially this should mean quieter and faster focusing.

Fonte

Parece-me uma boa noticia pois a focagem automática de algumas lentes é demasiado lenta e barulhenta, pelo menos na Sigma 70-300 até enerva.
 
quero lá saber das letnes da sigma!!!

j/k :D


mas por acaso actualmente no meu set possivel de compras está apenas uma sigma com possivel entrada de uma 2º se a tamron ficar ao lado :D

nao quero arriscar a opticas 'velhotas' e depois não funcionarem 100% num corpo novo!!! :(
 
Última edição:
:wah::wah:

acho bem

canon 5D :205:

2 anos depois da 5d... 7 anos depois da Contax N Digital :205:

eu pessoalmente acho que as FFs têm um problema algo preocupante, que é o Vignetting, em aberturas grandes, é assombroso, comparado com uma maquina APS-c.
 
Última edição:
Isso não é propriamente problema do FF, é problema das lentes de baixa qualidade ou desenhadas para outros tempos (como não levar em conta o facto dum sensor não ser insensível aos ângulos de incidência da luz). Se alguém for ver um slide com uma lupa (como as fotos digitais são vistas num PC) os mesmo problemas estão lá.

A única solução é usar lentes redesenhadas a pensar nestes novos desafios.
 
2 anos depois da 5d... 7 anos depois da Contax N :205:

eu pessoalmente acho que as FFs têm um problema algo preocupante, que é o Vignetting, em aberturas grandes, é assombroso, comparado com uma maquina APS-c.

achas que tem assim tanto?! por acaso foi algo que nunca reparei!!

quanto à nikon algo vai ter à frente da 5d caso lancem uma FF ... que é ser corpo possivelmente muito bem selado :D

que venha a FF e se não for FF quero lá saber quero é ai pelo menos 2 novos corpos de meter inveja :x2:

não precisa de ter mais de 12mps precisa é de ter qualidade (mas isso já estamos habituados na nikon :D )
 
Isso não é propriamente problema do FF, é problema das lentes de baixa qualidade ou desenhadas para outros tempos (como não levar em conta o facto dum sensor não ser insensível aos ângulos de incidência da luz). Se alguém for ver um slide com uma lupa (como as fotos digitais são vistas num PC) os mesmo problemas estão lá.

A única solução é usar lentes redesenhadas a pensar nestes novos desafios.

timber, fazer lentes para resolver o problema do vignetting em full frame é algo complicado...
e comprar uma lente desenhada para full frame numa APS-c é um grande overkill, e é para APS-c que se vendem mais lentes, em qualquer segmento, acho eu...

aqui estão testes feitos com a 5d (FF) vs a 20d (APS-c), com uma Canon EF 24-70 mm F2.8L, e com a EF 50mm F1.4 que não são lentes propriamente más.
http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS5D/page24.asp

Na nikon acho que o problema das lentes ainda seria mais flagrante, visto que as AF-s ainda so têm que arcar com APS-c ... era conveniente lançar uma nova serie de lentes de gama profissional.
 
Última edição:
timber, fazer lentes para resolver o problema do vignetting em full frame é algo complicado...
e comprar uma lente desenhada para full frame numa APS-c é um grande overkill, e é para APS-c que se vendem mais lentes, em qualquer segmento, acho eu...

aqui estão testes feitos com a 5d (FF) vs a 20d (APS-c), com uma Canon EF 24-70 mm F2.8L, e com a EF 50mm F1.4 que não são lentes propriamente más.
http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS5D/page24.asp

Na nikon acho que o problema das lentes ainda seria mais flagrante, visto que as AF-s ainda so têm que arcar com APS-c ... era conveniente lançar uma nova serie de lentes de gama profissional.
Existem várias lentes FF que até tem anos de serviço que não mostram vignetting como as 70-200 e várias outras.

Esse problema aparece nas lentes que entram no wide angle. Por isso é que algumas já foram redesenhadas como a 16-35 II.

Isto tudo na Canon porque é o único sistema onde a coisa se consegue analisar como deve ser (por motivos óbvios). Por isso é que há perfecionistas (ou malucos) que metem lentes wd Contax ou Leica com óptimos resultados em termos ópticos (mas sem AF ou controlo automático de abertura...)

E quando tens lentes desenhadas para sensores pequenos (as mais baratas) o problema aparece outra vez.

O que se pode dizer é que actualmente faz pouco sentido pagar um câmara FF e um conjunto de lentes adequadas que o mesmo para um sistema de sensor reduzido.
 
Kudos to one of our forums posters, 'imagewest' for spotting US Patent 7,138,663, assigned to Nikon Corporation of Japan. This patent describes a new type of image sensor which uses three small dichroic mirrors below an opening to direct red, green and blue light to separate photodiodes. This design would provide full color detail at each photo sensing location, a bit like Foveon's X3 sensor (although this design is quite different). A single 'pixel' of light passes first through an element which reflects blue light to the blue photodiode but allows red and green light to pass, the next element reflects green light to the green photodiode but allows red light to pass and the final element reflects red light to the red photodiode but absorbs infrared. Of course this design has all of the advantages we have seen from full-color sensors including, the primary disadvantages must be the complexity of the design and the poor 'fill factor' (which is mitigated somewhat by the use of microlenses). This patent was filed in 2003 so we will have to wait and see if it ever comes to fruition.
nikonsensortech.gif
Fonte

Parece que vem aí um sensor Full RGB, será que irá ser um avanço relevante?
 
Bem, grande bixo :S, já parece mais as irmãs mais velhas que uma evolução da D200.

Pergunto-me é as implicações de preço destas alterações, daqui a uns dias já se deve saber :P.
 
O design parece-me fake. A selecção do modo de focagem no prisma nunca "saiu" da gama de dígito único. O design do prisma também não segue bem a tendência actual da Nikon. Duvido que a Nikon incorpore o punho na máquina. Tem esse modo de focagem "D" manhosa aí, tem mais um butão de função inventado. E claro o logotipo manhoso do GPS.
 
está escrito na imagem que é fake :lol:

até porque como foi discutido num outro forum. Isto seria mais uma d3 que d300 lol

é pena.. espero que não demore a vir a d300 pois em novembro já queria ter uma (se n for flop eheh)
 
Back
Topo