nao sei se me fiz entender, mas estava a falar da D400 vs D600. nenhuma delas e pro, nenhuma delas é amadora. pelos rumores devem ser lançadas com preços semelhantes.
D400 será pro.
D600 não deverá ser (pelo menos na Europa, não deverá)
Grande parte dos amadores (e mesmo alguns profissionais) pensa que amador = crop, profissional = full frame, mas não, e que full frame é que é bom, crop é para os amadores, mas não. Os melhores profissionais sempre usaram as máquinas consoante as suas necessidades.
1. Um sensor crop é preferível a um sensor full frame, ou vice versa, dependendo do caso de utilização.
Por exemplo, crop é melhor para:
* Macro
* Desportos e Reportagem outdoor (incluindo motorizados)
* Vida selvagem
* AF tracking (a área coberta pelo sensor AF e sensor AE é maior)
Em contra-partida, Full Frame é melhor para:
* Isolamento do sujeito (retratos, por exemplo)
* Desportos e Reportagem indoor
* Maioria das situações de baixa luz
* Simplesmente ver melhor a imagem (o viewfinder é maior)
A Nikon tem isto bem estudado, e com a D700/D300, fez um sistema 100% modular, ou seja, tudo é compatível (baterias, punhos, lentes, flashes, cabos, etc), só que uma é DX, a outra FX. Um jornalista pode, por exemplo, carregar duas máquinas, e num jogo, ter a D300 a funcionar, e nas entrevistas, ter a D700. Se uma avariar, tem a outra, ou pode ter uma D300 com uma 300/2+TC para fotografar o golo, e a D700 com a 24-70/2.8, para quando os jogadores vierem festejar, se uma ficar sem "juice", pega no punho da outra em 2 segundos...
2. O facto de ser pro ou não, tem a ver com coisas como:
- ergonomia
- robustez
- durabilidade
- nivel de precisão do alinhamento dos diversos planos (mount, espelho, focusing screen, sensor AF, sensor CMOS/CCD)
- e, acima de tudo, acesso ao sistema de assitência NPS (Nikon Professional Services), ou no caso da Canon, do CPS.
De referir ainda que a Canon sempre achou que o futuro era Full Frame, e isso reflecte-se, por exemplo, as lentes L não podem ser APS-C, a Nikon sempre achou que o futuro era APS-C (a magnifica 17-55/2.8 ou a 12-24/4 são provas disso), mas depois viu que não sobreviveria sem câmeras Full Frame, fez um acordo com a Sony, e lançou a D3 (embora não partilhe todos os sensores com a Sony).