Discussão Nikon [Rumores & Notícias]

Se há coisa que eu gosto na minha D810 são os controlos todos "à mão"...
Sinceramente (e não é por ter uma e gostar dela), nunca senti necessidade em personalizar botões (que até posso fazer).

Mas sim, numa mirrorless, com menos espaço (supostamente) para botões, penso que seja algo necessário a personalização mais "a fundo".
A Nikon tem que lançar uma nova versão do seu SO, apropriado para as Mirrorless.

Mas vamos ver.

Cumps
 
Eles não são nenhuns novatos e já sabem dos tropeços dos outros (e dos deles). Sensores e vidro eles têm, experiência tb. Agora só têm que atacar as lacunas/especificidades intrínsecas ao próprio sistema (bateria, AF, OVF).

Não sei como estão as máquinas mais recentes da Nikon, mas olhando para as definições da minha olympus em10 II e Nikon D5200, acho que a Nikon também tem de evoluir em termos de opções (mais possibilidade de personalização e definições).

De cada vez que uso a minha Em10II e passo para a D7200 parece que estou a mexer numa maquina super antiga :p
 
Assim de repente ocorre-me os diversos tipo de disparo desde o burst ao temporizador, a facilidade de ligar via Wi-Fi (e a velocidade de transferência), a personalização dos botões e dials, os modos de cor (que no caso da Olympus, os jpgs em vivid já saem com a saturação mais carregada e para coisas simples como redes sociais ficam "prontas a usar"), os vários modos de vídeo.

Depois há toda a sensação de menus mais modernos que é difícil de explicar.
 
Isso é transversal a todas as dSLR do mercado.

Quando pego na Canon 5D III parece que ando 10 anos para trás. Tudo parece antiquado e arcaico!
 
Curiosamente não sinto tanto isso.
Quando passo da PEN-F para a D810, e vice versa, não sinto grandes estranhezas .
São máquinas muito diferentes, mas são as duas "naturalmente fáceis" de usar.

Há que saber viver com as limitações e vantagens de cada uma.
Dito isto, se está Nikon Mirrorless for top, vendo PEN-F e D810 e fico com uma só máquina.

Cumps
 
Ao que o meje disso, adiciono funções que a Oly tem que a Nikon não tem, como o ibis, o live composite, entre outras. Ainda que a Nikon não seja lenta, a oly e´mais rápida. Mas isto também considerando que uma custa mais que a outra.
 
Quanto as funcionalidades referidas, sem dúvida que quanto mais melhor. Em particular, estou curioso em saber se estes modelos já vêm com IBIS ou se a Nikon vai tentar dar uma de Fuji. Numa mirrorless, o IBIS é muito mais eficaz que numa DSLR


Mas quanto a...

a sensação de menus mais modernos que é difícil de explicar.

Quando pego na Canon 5D III parece que ando 10 anos para trás. Tudo parece antiquado e arcaico!

...acho que é puramente uma questão de gosto e pessoalmente prefiro menus sóbrios e funcionais, sem gráficos desnecessários (coisa que as Olys, pelo menos, têm a potes).

@Fatalit1-4 estas satisfeito com os menus da Sony? É que parece unânime que a Sony é quem está pior nesse aspeto (embora nos últimos modelos já tenha havido uma boa evolução).

Por outro lado, nunca ouvi ninguém dizer mal dos menus da Canon, mas sempre considerei os da Nikon superiores.
 
Eu prefiro os menus Nikon, sou um gajo de habitos e queria mesmo manter-me com uma nikon, mas quando a uso apos a oly parece antiga :p

BTW, ja confirmaram o obvio, mirrorless FF e novo mount
 
Os da Sony é terrivel, talvez por ter vindo de mais de 10 anos de Nikon.

Sempre que entro, parece que ando perdido à procura do mesmo que tinha visto há 10 min atrás.

:(
 
Tendo utilizado no passado Canon , Nikon Sony e agora uma Fuji. Não consigo perceber o hate aos menus da Sony. nunca tive problemas. Já os da Fuji nheeer
 
...acho que é puramente uma questão de gosto e pessoalmente prefiro menus sóbrios e funcionais, sem gráficos desnecessários (coisa que as Olys, pelo menos, têm a potes).

@Fatalit1-4 estas satisfeito com os menus da Sony? É que parece unânime que a Sony é quem está pior nesse aspeto (embora nos últimos modelos já tenha havido uma boa evolução).

Por outro lado, nunca ouvi ninguém dizer mal dos menus da Canon, mas sempre considerei os da Nikon superiores.

Na A7III tens a possibilidade de criares o teu próprio menu. É excelente! Mas concordo com a total desorganização do menu. Tudo está misturado e sem qualquer ordem aparente. É um terror quando precisamos de ir a algum lado em especifico.

Mas eu nem me estava a referir aos menus. Estava a referir à generalidade das características. As mirrorless são no geral pedaços de electrónica mais moderna.
 
É oficial (Full-frame e novo mount):

Nikon Announces Development of Next Generation Full-Frame Mirrorless Camera and NIKKOR Lenses
—Featuring a New Mount



Estava a referir à generalidade das características. As mirrorless são no geral pedaços de electrónica mais moderna.

Ah.

Se a eletrónica é mais moderna não sei. Mas de facto as mirrorless vêm-se livres de muita tralha de "legado" dos tempos do filme o que permite muito mais liberdade no desenho.
 
acho que é puramente uma questão de gosto e pessoalmente prefiro menus sóbrios e funcionais
De acordo. Aliás, ainda agora tenho coisas nos menus em que acho que a 1200D era mais funcional do que a 80D, e estou a falar dentro do mesmo sistema, mas apenas duma mais antiga para uma mais recente. Esta tem uma parte da GUI já com um aspecto mais moderno, mas confesso que em certas coisas preferia a antiga, até porque lhe conseguia mexer com menos necessidade de olhar para o ecrã. Esta já começa a pedir o toque no ecrã em vez de fazer tudo com as teclas, e sinto que me faz perder tempo com isso, quanto mais não seja pela necessidade de tirar uma das mãos do sítio para ir lá clicar.


nunca ouvi ninguém dizer mal dos menus da Canon
Admito. Aliás, como já tenho falado por aqui, foram os menus da Canon (e o preço) que me levaram a comprar Canon inicialmente. Eu estava decidido a ir para Nikon até ter mexido numa e não ter gostado dos menus. Depois vi vídeos no YouTube para conhecer os menus da Canon e “é mesmo isto!”.

Vou dizê-lo: estou mortinho por ver esta câmara. Sim, estou mortinho por ver uma Nikon :biglaugh:
Sobretudo por ser um marco importante neste mercado. Quero ver que abordagem adoptam a Canon e Nikon em full-frame mirrorless.

Continuo a dizer que não me vejo a fotografar com um EVF, e a história dos OVF’s híbridos da Canon tem sido música para os meus ouvidos, mas se nenhuma alternativa aos EVF’s for bem sucedida...pronto, nada a fazer, lá terá que ser, algum dia. Por isso quero ver o que vai sair daqui, e do lado da Canon também.
 
new-nikon-full-frame-mirrorless-banner-700x299.jpg


Prováveis características:

Two mirrorless cameras: one with 24-25MP and one with 45MP (48MP is also a possibility).
Similar body size to the Sony a7 camera but with better ergonomics and a better grip.
5-axis in-body stabilization
9fps
New mirrorless mount.
The new mirrorless mount will allow for f/0.95 lenses
Memory cards: XQD and CF Express
EVF resolution: 3.6MP
Initially, three lenses will be announced: 24-70mm, 35mm and 50mm (the 35 and 50mm could be f/1.4). There is also talk about a 24mm, but it may come later.

Pricing:
The 45MP model will be around $4,000/€4,000 in a kit with the 24-70mm lens.
The 25MP model will be under $3,000/€3,000 (also with a lens).

37837553_1167544626716890_2726829746447974400_o.jpg
 
Com esses preços e com um ecossistema espectávelmente tão pequeno, ou fazem algo superior a tudo o que existe, ou vão ficar nas parteleiras...

Será que essa de 24-25 mpx não será uma APS-C? tinha lido que iam lançar uma APS-C e uma FF mirrorless.
 
Por isso mesmo (Quantas marcas com FF mirrorless existem no mercado?). Se a Sony já tem um ecossistema mais desenvolvido, se finalmente parece ter feito "a máquina" e ainda por cima mais barata. O que pode levar alguém a pagar mais, por um ecossistema de lentes novo (e limitado) e um equipamento inferior? Julgo que haverá poucos motivos para além de "fanboyism"... Daí achar que para vender mais caro um sistema "novo" eles têm de lançar algo superior...
 
Back
Topo