1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NIKON Vs CANON Vs PENTAX

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por zepedro76, 7 de Maio de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 3222)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. zepedro76

zepedro76 Power Member

Viva amigos,

Após correr muitos tópicos por aqui, continuo com dúvidas quanto à escolha "que máquina comprar?"...
    Quero comprar uma reflex polivalente e com boa relação qualidade/preço que me permita tirar umas boas fotos artísticas (paisagem, retratos e afins) e ao mesmo tempo seja prática de manusear para aquelas situações em que quero apanhar umas "fotos de momento"...

PENTAX: K200D ; K-m ; K20D
    NIKON: D60 ; D80
    CANON: 450D ; 1000D

Gostava que tambem que alguem me ajudasse a escolher qual a objectiva mais polivalente possivel ou até mesmo qual o conjunto ideal, se uma 18-200mm, ou uma 18-55mm, ou uma 55-300mm, ou ainda algum conjunto composto por duas objectivas. Quanto à marca ou modelo nada posso dizer porque não conheço as referencias e respectivas caracteristicas...

Agradeço a todos pelo tempo dispendido e por sugestões e contributos que me possam dar com vista a esclarecer-me.

Abraço a toda comunidade.

PS: O orçamento previsto situa-se entre os 500 e os 750 euros...

Última edição: 7 de Maio de 2009
  2. ruimoura

ruimoura Power Member

Em relação à máquina não me vou pronunciar muito, vais bem servido com qualquer uma, mas a mais completa dessas todas é a Canon 450D. Tens que ter noção que ao escolher uma marca vais ficar "preso" a um sistema de lentes, e portanto convém também ter algum conhecimento da gama de lentes disponíveis para a máquina.

Se queres ter uma lente que não te dê muito trabalho e que até tem bastante qualidade (aqui vou falar da Nikon porque é a que conheço), a 18-200 VR é a lente indicada. Não é muito grande (apesar de ser um pouco pesada), e não te dá chatices. Se queres um pouco mais de qualidade (não muita), podes optar pelo típico sistema 18-55 + 55-qqcoisa.

Tens o "inconveniente" (para quem é novo nestas coisas isto tem que ser visto como um incómodo) de ter que trocar de lentes, se bem que agora já quase todas as máquinas têm protecção contra poeiras e o processo já não é tão sensível, mas ficas com um pouco mais de qualidade, principalmente na lente que escolheres para teleobjectica (as típica 55-200 ou 55-250 ou 55-300 ou 70-300), porque as 18-200 tornam-se mais "fracas" nas distâncias focais das extremidades, principalmente na superior (a da Nikon até nem sofre muito disso, mas também é uma lente de 600 euros).

Depois vem o factor preço. Um corpo desses com a lente 18-55 anda nos 500 euros, umas custam um pouco mais, outras um pouco menos, mas é a média (das máquinas apresentadas). Com uma lente tele que te custa uns 250 euros (a 55-250 IS da Canon, por exemplo) ou cerca de 200 euros (a 55-200 VR da Nikon) ou por 150 euros uma 70-300 da Tamron (há vários modelos, para todos os corpos) ficas com um sistema mais barato do que se comprares uma lente 18-200, que no caso da Nikon custa cerca de 600 euros, como já referi. Há outras da Sigma e da Tamron, mas desaconcelho totalmente a compra destas lentes. A da Canon não a conheço tão bem, mas o preço também anda na ordem do preço da lente da Nikon, e pelo pouco que sei também é de excelente qualidade.

Da Pentax não conheço grande coisa, lamento, mas há uns kits com a K200D já com duas lentes que ficam muito baratos (600/650 euros) e a qualidade é muito boa, tanto da máquina como principalmente das lentes.

Boa sorte com isso :-)

3. zepedro76

zepedro76 Power Member

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Ele refere-se ao que está no link :\

5. zepedro76

zepedro76 Power Member

Boa... estava distraído... ;)

Pois por acaso já tinha visto lá este conjunto, e ando muito tentado a ir para a PENTAX K200D, pois na ***** tem bons conjuntos a bom preço.

Eu não vos quero influenciar, mas saltou-me à vista (de leigo), que a minha guerra seria entre a K200D e a 450D. A PENTAX tem excelentes conjuntos a bom preço na pix, e para alem disso ouço dizer que é uma máquina bastante robusta, com estabilizador de imagem mecânico e um lcd com uns ajustes no topo da máquina..., enquanto que a CANON 450D tem o argumento dos 12 Mp e não ouço muito mais...

6. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A diferença de Mp é irrisória. A Canon tem vantagem na electrónica, tem live-view, menos ruído a isos elevados e é mais rápida em disparo contínuo. A Pentax é melhor construída e mais ergonómica (tem, por exemplo, um lcd no topo do corpo, coisa rara neste segmento). Depois, a Canon com a 18-55 e a 55-250, um kit semelhante ao da pentax que coloqei mais acima, custa 800 e picos euros. São uns 200€ de diferença, daí eu considerar que o kit da Pentax tem, de longe, a melhor relação qualidade/preço.

7. zepedro76

zepedro76 Power Member

A CANON 450D está na ***** http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=04086567&oid=9&c=1042303 a 759 euros

Kit EOS 450D Câmara Digital SLR Canon EOS 450D + Lentes: EF 18 - 55 mm IS / EF-S 55-250 mm IS (Lentes com estabilizador de imagem e detecção automática de movimento panorâmico)

Que me dizem deste conjunto comparativamente com o da Pentax K200D + objectivas smc DA 18-55 mm f/3,5-5,6 AL e smc DA 50-200 mm f/4-5,6 ED

Última edição: 7 de Maio de 2009
  8. Pentrite

Pentrite Banido

Em qualidade preço, este pack, também está bom, mas o da Pentax, parece-me francamente muito bom, é só uma questão de ires a um local onde possas testar cada uma das máquinas e compra aquela que te parece melhor, perde um pouco de tempo no Flickr e vê as imagens que cada máquina é capaz de fazer.

9. Warlord

Warlord [email protected] Member

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página