Equipamento Nikon Z6 e Z7 (Mirrorless FF)

Isto virou para o mercado de entusiastas a preço de ouro. Sem controlos físicos de jeito, autonomia de telemóvel e lentes para brincar. Espero que haja muita gente a desistir da D750 e a vendê-la

Alguém tem noção da conversão destes preços para gray market em €?

A questão é que ao que tudo indica a Nikon não conseguiu trazer nada de novo para o panorama mirrorless. Criou um hype incrível e tinha tudo para, tal como fez a Sony há dias com a A7 III deixar o pessoal em pulgas, mas falhou em aspectos demasiado cruciais.

Os preços grey market andaram 20% mais baratos. É o costume para novos lançamento.
 
Sem controlos físicos de jeito

Concordo com o que disseste exceto com isto. Parece-me que estas Zs têm controlos físicos q.b. (certamente não ficam atrás das A7s).


Tens a Mitakon Speedmaster 50mm f/0.95 FE Sony E-Mount.

Essa não é F-mount.


ao que tudo indica a Nikon não conseguiu trazer nada de novo para o panorama mirrorless

Ainda só sabemos o que está "no papel." E de facto ai não há nada de "novo para o panorama mirrorless". Mas veremos como se comporta nos detalhes.

O certo é que são máquinas de primeira geração de um sistema ainda muito incompleto.
 
Última edição:
Concordo com o que disseste exceto com isto. Parece-me que estas Zs têm controlos físicos q.b. (certamente não ficam atrás das A7s).

O que quero dizer é que quem está habituado às nikons, estas novas não têm controlos físicos de jeito. E quem não está habituado, bom, estas são só mais uma opção banal.

Peguei na minha velhinha D90 para ver o que iria deixar de ter.
- WB: é discutível a real necessidade disto, especialmente quando podes escolher em pos; no entanto, como nestas podes previsualizar o WB no EVF...
- AF: até tenho o plástico mais brilhante à volta deste botão
- medição: igualmente brilhante
- BKT: é discutível mas eu também uso muito
- flash: especialmente para compensar

Alguns podem dizer que facilmente se resolve com os botões Fn mas na 850 tenho um Fn que me leva para um menu para configurar as associações dos Fns. Isto é, os 2 que ela tem à frente não são suficientes para tudo o que estas maquinas têm.

Também não percebo a pancada do joystick. Só se for por também dar para configurar porque não lhe vejo vantagem nenhuma em relação ao DPad.

Claro que isto vai muito das utilizações de cada uma, mas pelo mesmo preço da 850, esperava ter o mesmo nível de conforto ou mais ainda.
 
Tenham calma.
Deixem a máquina sair :p

Já anda tudo com os “tiros no pé” e flops e não sei que mais.

Espero que a bateria aguente mais do dobro do anunciado, mas logo se vê.

Tenho pena que não traga mais do que um slot para cartão de memória.

Mas pronto, vamos ver se é por uma destas que troco a D810 :D
 
O que me parece evidente é que a Nikon vai continuar a querer atrair os profissionais com as suas dSLR e não com mirrorless.
Certo. Mas isso estamos agora a ver que afinal é mesmo a intenção deles. Pelo menos para já.

A ausência de dual-slot de cartão desde logo denuncia que estas são câmaras para entusiastas, não para profissionais.

E se pensarmos bem, tem alguma lógica quererem continuar a atrair os profissionais com as DSLR's...
É que a D850 ainda é recente e é mesmo muito boa.

E sinceramente parece-me uma boa estratégia. Começam pelos entusiastas, vão começando a introduzir o sistema no mercado (e a desenvolver lentes, por exemplo), vão aperfeiçoando métodos e features, e só depois lançam um corpo profissional.

Acho que é menos arriscado assim do que se lançassem já uma câmara profissional que depois não seria nada de especial.
 
Certo. Mas isso estamos agora a ver que afinal é mesmo a intenção deles. Pelo menos para já.

A ausência de dual-slot de cartão desde logo denuncia que estas são câmaras para entusiastas, não para profissionais.

E se pensarmos bem, tem alguma lógica quererem continuar a atrair os profissionais com as DSLR's...
É que a D850 ainda é recente e é mesmo muito boa.

E sinceramente parece-me uma boa estratégia. Começam pelos entusiastas, vão começando a introduzir o sistema no mercado (e a desenvolver lentes, por exemplo), vão aperfeiçoando métodos e features, e só depois lançam um corpo profissional.

Acho que é menos arriscado assim do que se lançassem já uma câmara profissional que depois não seria nada de especial.

Concordo. Será naturalmente um apalpar de terreno!
Também me parece uma jogada segura.
 
Claro que não vão apostar já tudo nas mirrorless.
Ainda nem possuem um bom lineup de lentes.

Mas meter um dual slot custaria praticamente zero...
Não entendo.
Eu queria continuar a usar os meus SD.
Não preciso de XQD para nada (não ando sempre a fazer burst)...

Mas pronto.
 
Ou seja, é uma máquina para entusiastas ao preço de uma Sony profissional. Eu mudaria para Sony sem olhar para trás... Essa autonomia é ridícula....

Falta ver o desempenho no mundo real, pode ser que venha daí alguma surpresa. Mas se assim for, a equipa de marketing não está a trabalhar bem!

Aqui tem um comparativo mais detalhado de specs:
https://photographylife.com/nikon-z6-vs-sony-a7-iii
 
Ou seja, é uma máquina para entusiastas ao preço de uma Sony profissional. Eu mudaria para Sony sem olhar para trás... Essa autonomia é ridícula....

Falta ver o desempenho no mundo real, pode ser que venha daí alguma surpresa. Mas se assim for, a equipa de marketing não está a trabalhar bem!

Aqui tem um comparativo mais detalhado de specs:
https://photographylife.com/nikon-z6-vs-sony-a7-iii

A coisa podia pender para a Nikon se o AF for muitíssimo melhor que o da Sony. Não é de todo expectável. De resto, a Sony é uma máquina muito mais evoluída. Não era de esperar outra coisa de um marca que já vai na sua 3 série.

Eu não acredito muito na autonomia tão fraca.
É esperar para ver.

Sendo o número oficial que a Nikon avança é de esperar sempre uma pequena diferença. Mas a Sony avança 700 fotos e eu nunca faço menos de 1000 com uma bateria. Já a minha A7II, andavam mesmo justo ao que a Sony anunciava.
 
A malta nem dorme...já há comparação de f0,95:


Noct3.jpg



Já agora, a Nikon custará à volta de $6000. Sim, seis mil!
ohmy.png
 
não acredito muito na autonomia tão fraca.

E não acreditas porque? É o valor indicado pela Nikon, usando o padrão CIPA. Em condições "reais" é natural que o valor seja diferente. Apesar disto, o valor CIPA é o único que faz sentido comparar.

Este valor nem sequer está muito longe das Sony de primeira e segunda geração (entre 340 e 380). Só na terceira geração (com novas baterias) é que a Sony deu um salto substancial em termos de autonomia. Curioso é a Sony ser muito mais eficiente (foto/mAh):

NP-FW50 (1090 mAh) => 340 a 380 fotos
NP-FZ100 (2280 mAh) => 530 a 710 fotos
EN-EL15 (1900 mAh) => 330 fotos


a Nikon custará à volta de $6000. Sim, seis mil

Sem dúvida que a Noct será feita para competir com a Leica Noctilux-M 50/0.95 e não com a Mitakon. A Leica custa ~$11000. Ou seja, dá para comprar uma Noct, uma Z7 e ainda sobra dinheiro.


Mas meter um dual slot custaria praticamente zero...
Não entendo.
Eu queria continuar a usar os meus SD.
Não preciso de XQD para nada (não ando sempre a fazer burst)...

A opção "single XQD" só se consegue entender com a tal atitude protecionista do negócio Pro DSLR. É o problema de se ter dois cavalos na corrida e um deles (DSLR) pagar mais que o outro (mirrorless). Não tenho dúvidas que "dual SD" seria uma opção muito mais popular, mesmo considerando todas as vantagens do XQD e assumindo que a troca de cartões não fosse problema nenhum.


@Noeljunior

Um corpo mais pequeno tem menos espaço para controlos físicos. Quanto a isso não há volta a dar. Resta saber se as escolhas são adequadas e os soft-buttons são bem implementados.

Gostei da tua análise de "frequência de utilização" de botões físicos. No entanto, até ver também não me parece que tenhas razão de queixa: perdes o WB, BKT, AF-mode e flash EV; mas continuas a ter AF-ON e EV e ganhas um botão dedicado exclusivamente ao ISO, que é algo que reclamo há anos como sendo essencial em máquinas digitais. E note-se que um EVF permite usar soft-buttons de forma muito mais eficiente.


onde é que a malta mete os dedos ali na Sony?!

Photoshop fail, talvez?
 
Pois, mas a EN-EL15 dura e dura na minha D810 (mas dura mesmo muito).
Como é possível só dar para 300 tiros?
É que tem quase a mesma capacidade das novas Sony...

Mas pronto, mais vale dizer que faz a menos do que a mais.
Mas espero mesmo que faça mais.

Cumps
 
mas a EN-EL15 dura e dura na minha D810 (mas dura mesmo muito).
Como é possível só dar para 300 tiros?

O CIPA da D810 é 1200 fotos. Ou seja, quase 4x da Z6/Z7.

LiveView + EVF consome muita energia, enquanto que o OVF consome praticamente zero.

Até diferenças em termos de tecnologia de ecrã fazem uma diferença substancial na autonomia das mirrorless. Por exemplo, o CIPA da A7III e da A9 tem dois números: um usando EVF e outro usando o ecrã. E só isso já dá uma diferença de ~20%!
 
@strobe,

O botões que faltam cabiam bem em cima do selector de modo, tal como muitas trazem. E os que não coubessem aí, caberiam no sítio normal (de lado de onde costuma estar o flash).

Sim, o EVF permite usar soft-buttons, mas continuas sem usar o soft-buttons sem ecrãs. Essa é a minha esperança: que seja tão fácil de usar, pelo software e pela ergonomia, que me esqueça da falta desses botões.

O botão do ISO já o tenho na D850. E é aqui que me incomoda um bocado o preço destas Zs. Quero e vou comprar uma segunda máquina em breve, mas por €3.3k prefiro comprar outra D850. E por €2k prefiro a D750. O tamanho dos corpos não se coloca, quando as lentes antigas já são enormes e as novas são ainda (comparativamente) maiores. A 35mm 1.8 S é ligeiramente mais pequena que a sigma 35mm 1.4 ART.

O disparo silencioso pode ser uma forma de eu ficar rendido às mirrorless mas conto pelos dedos das mãos o número de vezes que usei isso na D850 (sim, é muito mais chato de usar, mas nunca deixei de usar por ser chato).
 
@Noeljunior

Tecnicamente é possível meter "mais botões". O problema é que isso não significa que a usabilidade melhore. Pelo contrário, corre-se o risco de ficar simplesmente com uma máquina "cheia de botões". O espaço "sem botões" também é importante para a usabilidade.

Quanto ao teu problema, não vejo qual é a tua dúvida: se tens uma D850 e vais comprar segunda máquina em breve, não tens razão para comprar uma Z-mount. É bastante óbvio que este sistema, pelo menos para já, será apenas para entusiastas endinheirados que não se importem de ser "early adopters".

Nesse sentido, o preço não me escandaliza nada.
 
Back
Topo