Equipamento Nikon Z6 e Z7 (Mirrorless FF)

Posso estar enganado ou simplesmente desinformado, mas nunca vi ninguém a agarrar uma máquina nem pelo flash nem pelo dial de selecção de modos, não fossem muitas outras máquinas terem botões aí mesmo. Nem as DSLR entusiastas são tão más assim.

Porque se esta fosse tão capaz como o seu preço e as lentes Z-mount fossem muito mais pequenas como diziam, eu conseguia ter uma segunda máquina de trabalho e, ao mesmo tempo, uma máquina pequena de viagem. A 24-120 f4 é maior, mas também não são 7mm em diâmetro e 15mm em comprimento que me incomodam, além de ser ainda mais versátil.

Enfim, não é grave. Aliás, estes primeiros modelos só me convenceram ainda mais a esquecê-las.
 
Vamos ver se as esqueces depois das reviews a sério.
Depois de se ter a noção real da qualidade destes sensores, do AF, da qualidade das lentes.

Eu estou confiante que estas novas lentes vão ser do melhor, mesmo a 24-70mm f/4.

Eu vou esperar para ver o que isto realmente vale.
Estar a fazer juízos de valor nesta altura, meh...

Eu gostei das máquinas.
Não gostei de ter apenas um slot XQD e de, pelos vistos, não ter eye AF (não que eu use muito, mas já usei algumas vezes e sei que é útil).

A Z6 é a que mais me agrada.
Se for uma boa máquina, troco a D810 por ela.
 
(...)
A opção "single XQD" só se consegue entender com a tal atitude protecionista do negócio Pro DSLR. É o problema de se ter dois cavalos na corrida e um deles (DSLR) pagar mais que o outro (mirrorless). Não tenho dúvidas que "dual SD" seria uma opção muito mais popular, mesmo considerando todas as vantagens do XQD e assumindo que a troca de cartões não fosse problema nenhum.
(...)

Mas essa ideia não faz sentido. Eles querem vender (ponto!). Se uma máquina nova canibalizasse o mercado das outras máquinas da marca, eles continuavam a vender produto deles, assim, para não prejudicarem o mercado pro dSLR deles, optam por não entrar no mercado pro Mirrorless e deixar esse mercado para a Sony, mesmo para profissionais endinheirados que se queiram manter fieis à marca?!? Acho que, há semelhança do slogan mal traduzido do Japonês para inglês ("travel of light" não era?), tudo isto foi uma grande trapalhada da Nikon para fazer tudo à pressa, por exigência da malta lá de cima e sobre a qual a malta cá de baixo não se conseguiu safar adequadamente (falo de direcção da empresa e pessoal da engenharia/concepção)... Obviamente isto sou eu a fazer novelas mexicanas na minha cabeça, mas é o que parece...

É como não lançar já uma bateria nova (falta de tempo para a desenvolver?) e cometer os mesmos erros que a Sony já mostrou que não se deve cometer! Ver os erros dos outros e não aprender, pode ser porque pura e simplesmente porque não houve tempo para criar um novo sistema de forma adequada.
 
@Noeljunior o problema não é agarrar mas é que quantos mais botões tiveres mais difícil é acertar no certo sem olhar.

@Meje infelizmente a Nikon parece que está a aprender com a Canon e as suas teorias de capar uns modelos para vender outros.

Quanto a bateria, repara que a bateria "velha" da Nikon tem quase tanta capacidade como o "nova" da Sony. Por isso não é problema da bateria
 
@Meje mas repara numa coisa: se a Nikon agora lançasse estas câmaras como sendo profissionais, diz-me tu, elas eram grande coisa? Se formos comparar com o que já existe no mercado, não, seriam um flop.
O meu entendimento é que a Nikon ainda não tem os métodos (e talvez nem o conhecimento) para conceber uma mirrorless profissional, e que por essa razão é que começa pelos lançamentos para entusiastas. E acho que isto pode ser dito tanto dos corpos como das lentes (lentes f/1.8 e não f/1.4). Lançam assim duas câmaras que "são mais ou menos", dão-lhes as lentes standard que o utilizador não profissional procura, começam a introduzir o seu novo sistema no mercado, e entretanto aperfeiçoam a tecnologia para um corpo profissional a lançar mais tarde.
E como não têm, por exemplo, as dual slots para cartões, os fotógrafos profissionais já deixam estas de lado.

Se quiseres até comparar agora com a Canon, eu digo-te que acho que a Canon está numa posição mais confortável para lançar uma mirrorless profissional, e para mim uma das razões é que já tem sistemas de foco bem desenvolvidos (dual pixel já é sensível a -2EV na M50, e também já tem Eye-AF).

@Mejea Nikon parece que está a aprender com a Canon e as suas teorias de capar uns modelos para vender outros.
Ia mesmo dizer isso :P
Mas compreendo a posição da Nikon aqui. Acho que desta forma aliviam alguma da pressão que tinham em cima para "lançar mirrorless FF ASAP!". Pronto, já lançaram, e como não são câmaras profissionais, a internet vai criticar durante uns tempos as falhas delas, mas depois cala-se.

Acho que agora o que é necessário é eles garantirem que, quando lançarem uma profissional, ela seja mesmo completa, e que seja no mercado mirrorless o que a D850 é no mercado DSLR.

Servirá isto tudo para empatar tempo? Talvez. Eu acho que a Canon tem feito o mesmo, apenas ainda não o fez com nenhuma full-frame (para já).

EDIT: Quanto à questão da bateria, apesar de o hardware ser sempre crucial nisso, não quer dizer que eles não consigam entretanto melhorar isso em updates à firmware.
 
Última edição:
@strobe
Não sabia que tinham a mesma capacidade. Parece-me de facto a inexperiência da Nikon em equipamentos Mirrorless a acusar-se, porque os melhores ecrãs e EVF não justificam uma diferença tão gritante. Pode ser uma questão de processamento imaturo (estranho com a experiência da Nikon) ou pode ser simplesmente uma gestão de consumo ineficaz. Mais uma vez, parece-me um protótipo que precisava de revisão, de forma a ser mais eficiente e avançou na mesma porque não havia mais tempo (na realidade havia). E não sei se vão lá com updates de firmware. A Sony já fez isto, aprendam alguma coisa com eles....


@m4ndr4ke
Mas estas Nikon inserem-se em que "segmento"? Elas estão ao preço das Sony profissionais, é suposto serem para entusiastas apenas? Se assim for, fizeram as máquinas só para dizer que as têm? A máquina no geral não está mal, está próxima da A7 III, só que tem uma bateria capada, um sistema de foco que se esperava ser o state of the art em tecnologia e não é e uma opção estranhissima de ter apenas um cartão. De resto, em specs, está a acompanhar a mais "antiga" A7 III. Será que estas 3 questões eram assim tão difíceis de resolver para uma empresa como a Nikon? Se calhar o sistema de foco até é bom, se assim for, achas que eles não têm fé no próprio produto para não quererem dizer que é o concorrente da A7 III? Então mais vale não lançarem já e ter uma aposta sólida, ainda que mais tardia. A Canon não lançou nada disto e não vai fechar amanhã, muito pelo contrário. Não consigo deixar de achar isto um tiro no pé. eu sou fã da marca, mas não sou o público alvo deste equipamento, por isso a mim não é algo que me afecte directamente, apenas me entristece ver uma marca que gosto fazer aparentes asneiras.

Eu acho que este preço, bem abaixo dos rumores, já foi uma decisão de última hora, quando perceberam que afinal tinham gerado um produto "assim-assim", que se fosse vendido mais caro que a já vencedora A7 III, então seria uma sentença de morte para o equipamento.

A questão da bateria podem resolver com uma super bateria lançada nos próximos tempos, sem ser estupidamente cara e uns updates de firmware, o problema do foco, pode nem existir, temos de esperar pelas reviews, mas os dois slots, é algo que não tem como ser mudado e esse era um erro muito básico de resolver que um dia gostava de ver explicado a sério (aposto que foi uma decisão idiota de alguém e que tal nunca vai ser revelado).
 
As baterias são uma pequena revisão (EN-EL15b) das já existentes (15 e 15a). A capacidade é exatamente a mesma (1900 mAh):

Nikon-Z6-vs-Z7-product-launch-9.jpg

Como está já é uma capacidade "razoável" não acredito que se consigam ganhos substanciais na bateria.
 


EDIT:
É verdade, não sei se repararam no "calendário" no site Nikon

https://www.nikon.pt/pt_PT/products/category_pages/digital_cameras/mirrorless/overview.page


é suposto serem para entusiastas apenas?
Opa...sim, eu acho que sim. Acho que estas câmaras são para a marca entrar no mercado mirrorless, servem para marcar presença, servem para apresentar o sistema e dar-lhe as bases para ele desenvolver depois.
Lá está, estão a lançar 5 produtos, em que nenhum deles apresenta os traços que dizem claramente "isto é segmento profissional". Temos duas câmaras de desempenho intermédio, em que ambas foram ligeiramente capadas (12fps na de 24MP e 9fps na de 45? Mas alguém acredita que a Nikon não tem tecnologia para tirar 15fps ou mais a 45MP?). Nenhuma com dual slot para cartões, nenhuma com um sistema de foco nocturno a sério (eles dizem -1EV no modo rápido, imagino que os -4EV sejam por CDAF), mas depois metem modernices como wifi a 5GHz e usb tipo C. E depois três lentes de gama "média".
Epah isto parecem-me câmaras para quem quer mesmo comprar a coisa mais recente, a coisa mais moderna da marca.
E assim já ninguém pode dizer que a Nikon não tem mirrorless. Tem, e até tem full-frame.

Eu acho que eles têm fé nestes produtos...mas acho que não têm confiança para lançarem já uma mirrorless profissional, ou melhor, acho que não têm mesmo a tecnologia para o fazerem.
Estou convencido que estas serão apenas câmaras secundárias, câmaras de introdução e transição para algo melhor.

Simplesmente a malta estava com esperanças de ver uma D850 sem espelho e afinal não foi nada do que acabou por surgir. Mas isso...se calhar também era pedir mais à primeira tentativa, não? (vamos ignorar o cancro da J1)


EDIT 2:
Repare-se até no calendário que a Nikon pôs no site. Temos este arranque a meio gás, mas temos já a "promessa" de que vão haver lentes profissionais.
Olhando para ali, eu diria que eles lançam uma mirrorless profissional algures a meio, a par ou depois do lançamento da 24-70 f/2.8 e 70-200/2.8. Talvez na Photokina de 2019, quem sabe? Mas dessa forma, no momento em que saia o corpo, já tem sistema para trabalhar.
 
Última edição:
Vocês estão a tirar conclusões precipitadas.
Queriam já máquinas profissionais e o catano :p

Nem lentes existem.
E não desvalorizem as lentes novas ainda.
Elas são caras, deve ser por algum motivo.
Não se deixem enganar pelo “apenas” f/1.8 (já é uma abertura mais do que suficiente em FF).

A verdade é esta:
A Nikon chegou tarde, mas chegou.
O passo está dado e, verdade seja dita, começou com duas máquinas bem interessantes.
Não são para profissionais (ou então são, mas isso depende do profissional) mas não é pelas specs dos corpos, já que há profissionais a fotografar com “bem pior”.

Isto é para mostrar o que conseguem fazer, e vão ter que esperar para ver o comportamento real das máquinas (já estão a falar em flops e em tiros no pé e ainda não viram a máquina ao vivo).

Em tempos existiam smartphones apenas destinados a profissionais.
Tijolos lentos que se usavam com uma canetinha :p
Quando a Apple chegou com o iPhone, com o primeirinho, aquilo não era destinado a profissionais.
Veio tarde, mas acabou por mudar por completo o mercado de smartphones.
Hoje em dia até os miúdos do quinto ano têm smartphones.

A Nikon diz que vai investir forte no marketing.
A verdade é que uma boa equipa de marketing vale mais do que tudo o resto.
À medida que forem crescendo, novos corpos e lentes irão aparecendo.
Isto é uma base apenas. Uma apresentação do novo mount e tecnologias para sensores.

Para mim, não foi um mau começo.
Foi tardio, sim, mas não me parece nada mal para quem quer Nikon.
 
A conclusão que tiro no fim de tudo isto é que, a Sony deu um abanão tremendo no panorama das mirrorless (+ FF) com a A7 III.
Fiquei decepcionado com a duração da bateria. Talvez com uns updates de FW melhore um pouco, mas mesmo assim para os mAh que a bateria tem, é vergonhoso.
 
A conclusão que tiro no fim de tudo isto é que, a Sony deu um abanão tremendo no panorama das mirrorless (+ FF) com a A7 III. (...)

Esta é a grande verdade, só existem críticas destas porque a Nikon é um dos históricos líderes de mercado e existe a A7 III que já estava no mercado quando a Z6 e Z7 foram anunciadas!

A Sony está cá para ser um dos novos líderes e agora falta saber quem serão os outros (isto assumindo a previsível decadência das dSLR)
 
Esta é a grande verdade, só existem críticas destas porque a Nikon é um dos históricos líderes de mercado e existe a A7 III que já estava no mercado quando a Z6 e Z7 foram anunciadas!

A Sony está cá para ser um dos novos líderes e agora falta saber quem serão os outros (isto assumindo a previsível decadência das dSLR)

Os outros serão principalmente a Canon e também a Nikon! Isto porque são lideres esmagadores de mercado...e nem precisam de grande produto para continuarem a ser!

Temos o exemplo da Canon. Não me lembro de nos últimos largos anos haver marca com tantos lançamentos falhados! A concorrência tem melhores produtos que eles em toda a linha...e ainda assim continuam lideres de mercado! No Japão por exemplo lideres em mirrorless com aquelas M que estão a anos da concorrência…

Mudar paradigmas não é nada fácil e demora o seu tempo.
 
Como são estas novas z6/z7 e até sony A7III em TAMANHO comparando com a Canon M50 ? Estive com uma hoje na mão e nunca na vida eu conseguia habituar-me aquele tamanho!! Tenho mãos de extraterrestre. Usar a m50 com uma 100-400 era só ridiculo :D
 
Back
Topo