Equipamento Nikon Z6 e Z7 (Mirrorless FF)

A questão para mim é muito simples, a Nikon apresentou algo que os coloque no mercado de Mirrorless sem criar grande impacto aos actuais modelos que tem no mercado.
Fazer frente por exemplo a uma D850 não me parece algo que a Nikon quisesse. Daí achar que o facto de ter por exemplo apenas um slot para cartão de memória, ser estratégico.

Em overall são boas máquinas mas não me fazem sentir tentado a trocar a D810 que ainda pouco proveito tirei... Talvez daqui a duas gerações de Mirrorless...
 
A questão para mim é muito simples, a Nikon apresentou algo que os coloque no mercado de Mirrorless sem criar grande impacto aos actuais modelos que tem no mercado.
Fazer frente por exemplo a uma D850 não me parece algo que a Nikon quisesse. Daí achar que o facto de ter por exemplo apenas um slot para cartão de memória, ser estratégico.

Em overall são boas máquinas mas não me fazem sentir tentado a trocar a D810 que ainda pouco proveito tirei... Talvez daqui a duas gerações de Mirrorless...

Não faz muito sentido esse argumento.... Então que esperassem mais tempo, 1 ou 2 anos até a D850 ter passado o período mais alto das vendas. E faziam então as mirrorless com mais tempo e que arrasasse o mercado como a D850 foi. Ao lançarem estas mirrorless da treta agora, um brinquedo de 3500€. Muitas pessoas que estavam à espera de um mirroless nikon que tinham Nikon dslrs, vão acabar por ir todos para Sony. 300 shots com uma bateria? não passa de um brinquedo...
 
Última edição:
Não faz muito sentido esse argumento.... Então que esperassem mais tempo, 1 ou 2 anos até a D850 ter passado o período mais alto das vendas. E faziam então as mirrorless com mais tempo e que arrasasse o mercado como a D850 foi. Ao lançarem estas mirrorless da treta agora, um brinquedo de 3500€. Muitas pessoas que estavam à espera de um mirroless nikon que tinham Nikon dslrs, vão acabar por ir todos para Sony. 300 shots com uma bateria? não passa de um brinquedo...

Faz pelo simples facto de que a Nikon não tinha pura e simplesmente uma resposta para quem queria passar para Mirrorless.
Era algo que já vinha sendo cobrado à marca assim como à Canon.
Aqui sim, a Nikon podia estar a perder clientes para a Sony, em situações em que preferissem Mirrorless.
 
Faz pelo simples facto de que a Nikon não tinha pura e simplesmente uma resposta para quem queria passar para Mirrorless.
Era algo que já vinha sendo cobrado à marca assim como à Canon.
Aqui sim, a Nikon podia estar a perder clientes para a Sony, em situações em que preferissem Mirrorless.

Mas é que eles não deram resposta à Sony. As mirrorless da Nikon não fazem concorrência directa às da Sony. E quem usa uma D850 ou uma D750, não vai se mudar para uma z6/7 pois são piores em aspectos muito importantes. Eu continuo com uma D7200, só se lançarem uma mirrorless APS-C que seja melhor que a D7200, que duvido.... Quem já tem muito material Nikon, ainda vai ter de esperar mais uns anos para comprar uma mirrorless Nikon em condições.
 
Mas é que eles não deram resposta à Sony. As mirrorless da Nikon não fazem concorrência directa às da Sony. E quem usa uma D850 ou uma D750, não vai se mudar para uma z6/7 pois são piores em aspectos muito importantes. Eu continuo com uma D7200, só se lançarem uma mirrorless APS-C que seja melhor que a D7200, que duvido.... Quem já tem muito material Nikon, ainda vai ter de esperar mais uns anos para comprar uma mirrorless Nikon em condições.

Eu esperava para ver como será o AF antes de lhes fazer o funeral. As primeiras impressões estão muito longe de convencer...mas veremos se na recta final de desenvolvimento a Nikon acerta com o AF.

 
Última edição pelo moderador:
Mas é que eles não deram resposta à Sony. As mirrorless da Nikon não fazem concorrência directa às da Sony. E quem usa uma D850 ou uma D750, não vai se mudar para uma z6/7 pois são piores em aspectos muito importantes. Eu continuo com uma D7200, só se lançarem uma mirrorless APS-C que seja melhor que a D7200, que duvido.... Quem já tem muito material Nikon, ainda vai ter de esperar mais uns anos para comprar uma mirrorless Nikon em condições.
Sem testes a um modelo final, incluindo comparativos, não consigo dizer se fazem ou não frente...
Não percebi o contexto do resto do post. A D7200 é uma boa máquina de facto mas não é uma gama comparável à(s) das Z6/Z7.
Se por muito material Nikon falas em lentes...tens o adaptador.
 
Temos o exemplo da Canon. Não me lembro de nos últimos largos anos haver marca com tantos lançamentos falhados! A concorrência tem melhores produtos que eles em toda a linha...e ainda assim continuam lideres de mercado! No Japão por exemplo lideres em mirrorless com aquelas M que estão a anos da concorrência…
Esse argumento não tem lógica nenhuma. Se eles vendem mais então os produtos da concorrência não são assim tão melhores! Um máquina fotográfica é mais do que o score do DxOmark. Ergonomia, colorimetria, fiabilidade, tudo coisas que atraem as pessoas para a Canon, mais do que gama dinâmica ou 4K.

Coisa análoga para o tema de thread, que parece estar a descambar para "estas máquinas são inferiores à concorrência" mas, pelos vistos, as vendas estão acima da espectativa, o que a torna um sucesso para Nikon, pelo menos por enquanto:
https://www.photographyblog.com/news/some_nikon_z7_pre_orders_delayed
 
Esse argumento não tem lógica nenhuma. Se eles vendem mais então os produtos da concorrência não são assim tão melhores! Um máquina fotográfica é mais do que o score do DxOmark. Ergonomia, colorimetria, fiabilidade, tudo coisas que atraem as pessoas para a Canon, mais do que gama dinâmica ou 4K.

Acreditas mesmo que as EOS M são sequer equiparáveis ás Fuji ou que as Sony?
 
[o tema desta thread] parece estar a descambar para "estas máquinas são inferiores à concorrência"

"Descambar"? Essa não é mais do que uma conclusão lógica da (limitada) informação disponível.


as vendas estão acima da espectativa

"Vendas"? Pre-orders não é bem a mesma coisa que vendas. E, ao contrário da Apple, a Nikon não enche o inventário antes de lançar um produto, por isso é normal que nos primeiros meses esgote.

Eu até acho que o Z-mount tem tudo para ser um sucesso. Basta dizer que é o primeiro mount desenhado de raiz para ser FF mirrorless. Mas estes dois corpos ficam aquém das expetativas. Note-se que a Nikon vem de lançar a D850, que elevou muito a fasquia.
 
Não são vendas mas devem ser muito diferentes a não ser que haja um cataclismo de cancelamentos... Não é inventário, mas a Nikon terá agendado a produção para uma certa expectativa, que terá sido superada em menos de 5 dias após a apresentação, ou não? Claro que pode não passar tudo de puro marketing e ter produto ainda esgotado um ano depois do lançamento é usual para a Nikon...

Acreditas mesmo que as EOS M são sequer equiparáveis ás Fuji ou que as Sony?
Não sei, nunca usei nenhuma. Mas alguma coisa têm de bom para venderem mais* que elas. Também dúvido que eu seja o público alvo, pelo que o que eu "acredito" é pouco relevante.

*: em alguns mercados, pelo menos.
 
Não são vendas mas devem ser muito diferentes a não ser que haja um cataclismo de cancelamentos... Não é inventário, mas a Nikon terá agendado a produção para uma certa expectativa, que terá sido superada em menos de 5 dias após a apresentação, ou não? Claro que pode não passar tudo de puro marketing e ter produto ainda esgotado um ano depois do lançamento é usual para a Nikon...

A Nikon têm uma capacidade de produção muito baixa. As D850 estão esgotadas em todo o lado e sinceramente o stock inicial destas Z 7 deve ser residual.
No entanto não me lembro de uma camera recente que tenha sido lançada e tenha esgotado logo as pre-reservas... As Sony A7III e A7RIII aconteceu o mesmo, a Olympus E-M1 Mark II...a GH5..e por aí fora!
 
Se há coisa que a história nos ensina é que o que vende mais raramente é o melhor. Marketing, my friend :)
Não concordo com tal afirmação e, em todo o caso, o marketing da Canon para as MILCs é quase inexistente. Diria até que o marketing da Sony está muito mais forte que o da Canon, incluindo de DSLRs.
 
A Nikon têm uma capacidade de produção muito baixa. As D850 estão esgotadas em todo o lado e sinceramente o stock inicial destas Z 7 deve ser residual.
No entanto não me lembro de uma camera recente que tenha sido lançada e tenha esgotado logo as pre-reservas... As Sony A7III e A7RIII aconteceu o mesmo, a Olympus E-M1 Mark II...a GH5..e por aí fora!

Encontro-as em stock (D850) nos sítios em que costumo comprar, até no grey market está disponível. Nas lojas físicas não sei...
 
Não concordo com tal afirmação e, em todo o caso, o marketing da Canon para as MILCs é quase inexistente. Diria até que o marketing da Sony está muito mais forte que o da Canon, incluindo de DSLRs.
Não concordo com tal afirmação e, em todo o caso, o marketing da Canon para as MILCs é quase inexistente. Diria até que o marketing da Sony está muito mais forte que o da Canon, incluindo de DSLRs.

Podes ou não concordar mas não sou eu que o digo, são factos. E não estou a falar da fotografia em particular. O mindset é que um bom produto se vende sozinho. A realidade é que não é assim. Tens N livros, sites, artigos sobre isso. Assim exemplos que vêm à cabeça: iPhone, VHS.

Em relação à Canon é uma marca gigante no mercado da fotografia. Podes ter um modelo superior de uma marca menos conhecida num segmento que até nem é muito forte e muita gente poderá ir comprar por diversos motivos:
- porque não tem confiança na outra marca
- porque tem um amigo que tem Canon
- porque tem uma maior gama de lentes (aqui não sei se é o caso)
- porque já tem outro produto da marca (num segmento em que até pode ser melhor) está habituado aos controlos
- porque é uma marca mais conhecida então podes pensar que em caso de teres problemas vais ter um melhor suporte/assistência

Tudo isto são razões para conseguirem vender um produto inferior a um preço mais caro a um determinado número de pessoas.
 
Podes ou não concordar mas não sou eu que o digo, são factos. E não estou a falar da fotografia em particular. O mindset é que um bom produto se vende sozinho. A realidade é que não é assim. Tens N livros, sites, artigos sobre isso. Assim exemplos que vêm à cabeça: iPhone, VHS.

Em relação à Canon é uma marca gigante no mercado da fotografia. Podes ter um modelo superior de uma marca menos conhecida num segmento que até nem é muito forte e muita gente poderá ir comprar por diversos motivos:
- porque não tem confiança na outra marca
- porque tem um amigo que tem Canon
- porque tem uma maior gama de lentes (aqui não sei se é o caso)
- porque já tem outro produto da marca (num segmento em que até pode ser melhor) está habituado aos controlos
- porque é uma marca mais conhecida então podes pensar que em caso de teres problemas vais ter um melhor suporte/assistência

Tudo isto são razões para conseguirem vender um produto inferior a um preço mais caro a um determinado número de pessoas.

Faltou outro motivo em relação à Canon:

- As Canon demoram muito tempo a lançar novas cameras. Mas quando as lançam, muito raramente têm problemas e não precisam de updates à Firmware todos os meses durante não sei quanto tempo até aquilo ficar bom.... Este facto gera muita confiaça. Que mcompra uma Canon sabe que vai funcionar bem a partir do momento que a tira da caixa. Para um profissional isso é muito importante (+- como os iPhones)
 
Podes ou não concordar mas não sou eu que o digo, são factos. E não estou a falar da fotografia em particular. O mindset é que um bom produto se vende sozinho. A realidade é que não é assim. Tens N livros, sites, artigos sobre isso. Assim exemplos que vêm à cabeça: iPhone, VHS.
Estar referido em "n livros, sites, artigos" não torna algo num facto, a Terra ser plana também é apoiada por n livros, sites e artigos.
O mindset que referes pode ser o teu, mas certamente não é o meu nem conheço ninguém em desenvolvimento de produto que tenha tal opinião.

A tua métrica para um produto ser "superior" ou "inferior" parece ser o aspecto tecnológico. Isso é apenas um ponto de vista; existem outras métricas que são igualmente válidas, por exemplo do ponto de vista economico o produto superior é o que gera maior lucro. Os chamados "halo products" são superiores tecnologicamente a todos os outros mas raramente são rentáveis e os gestores financeiros detestam-nos.

Nós neste forum, naturalmente, ligamos muito ao aspecto tecnológico mas temos de ter noção que não somos representativos do consumidor "médio".
 
Back
Topo