Ninja Pendisk!

Depois de casa roubada, trancas à porta... Deixem lá o rapaz trabalhar por carolice no programa que já me foi bastante util ;)

Isto não é um anti-virus... É um programa que apaga os ficheiros nocivos de transmissão via pen e a protege de futuras infecções...
 
Depois de casa roubada, trancas à porta...
Talvez a única maneira de explicar a minha renitência seja explicando a história desde o início.

Há uns anos atrás fiz um pequeno programa que processava as instruções de um ficheiro de texto. O objectivo na altura era criar uma ferramenta que me ajudasse a fazer testes com CD's de arranque que de outro modo (manual) seria bastante moroso.

http://www.911cd.net/forums//index.php?showtopic=15488

Havia empenhado bastante tempo e esforço para que os resultados fossem francamente bons mas era um ingénuo quanto baste e quando apareceu mais gente interessada que se voluntariaram para ajudar no código, fiquei bastante feliz e partilhei o código.

A primeira desfeita que me fizeram foi quando um dos voluntários que apesar de não saber programar - ofereceu-se para fazer a página "oficial" o que era uma boa ideia e bastante útil para ajudar as pessoas com dúvidas, triste foi quando a visitei e reparo nos anúncios incómodos do google espalhados por todo o lado a que ele alegou ser para ajudar nos custos do servidor (que por sinal não era dele e tinha sido oferecido por outra pessoa para ajudar o projecto) e logo a seguir nos créditos de autor apenas aparecia o nome dele e para cúmulo dos cúmulos, um link a pedir donativos por paypal para a conta dele.

Foi uma desilusão porque nem eu ficava com nenhum mérito do trabalho feito como ainda por cima angariava donativos de um trabalho que não era dele.

---

Como toda esta situação era desagradável e não havia nada a porque ele tinha o código que eu tinha feito durante 6 meses a fio, acabei por aprender a criar páginas da web por mim mesmo e fazer as coisas como deviam ter sido feitas desde o início: http://www.freewebs.com/nunobrito


Pouco tempo a seguir apareceu outro programador que parecia bastante entusiasmado em ajudar com o desenvolvimento do programa e para ser sincero, dava-me mesmo jeito poder trabalhar em equipa porque existiam outros projectos a que queria dedicar mais tempo e assim assegurava que o programa continuava a ser melhorado. Fiquei feliz porque vi a qualidade do seu talento e achava sinceramente que o código estava em boas mãos.

Mais errado não podia estar porque uma semana depois de meter as unhas no código, publicou um projecto novo que anunciava como sendo mais rápido, universal e eficiente (mas não deixava ninguém ver o código), mais um revés para engolir em seco.

Fiquei tão desmotivado porque via que o meu código só servia para os outros continuarem a usar nos "clones" que deixei de trabalhar no programa e comecei um novo de raíz que fosse desenvolvido sem estar sujeito a abusos.

---

A partir dessa altura aprendi da pior maneira que open source nem sempre é bom porque pode tornar-se bastante desmotivante para alguém que dedica o tempo e talento a produzir algo que acredita ser útil para os outros e raramente encontra outra pessoa também igualmente disponível para juntar esforços que partilhe destes princípios de trabalho.


Agora pergunto eu: De que me serve publicar o código do ninja?


Será mesmo que alguém terá interesse em ajudar a desenvolvê-lo de forma séria ou será alguém que pegue no programa para ter uma boa nota na cadeira de programação?


Conheço bem as licenças GPL e MPL.

:)
 
Excelente, ultimamente tem-me aparecido algumas coisas destas nas pen's do serviço e com esta ferramenta tenho o serviço facilitado, os meus parabéns ;)
 
O ninja é completamente gratuíto como todos os restantes programas em que trabalho e encontras na minha página pessoal, mas qual seria o interesse de o fazer open source?

Não digo de modo algum que seja o teu caso mas acredita que já passei por situações desagradáveis onde acabo por ter o trabalho todo de pesquisa e desenvolvimento sem ajuda nenhuma para programar e vejo depois soluções comerciais ou clones compilados com o mesmo código mas sem qualquer referência ao autor original o que se torna bastante desmotivante como podes imaginar.

O ninja segue uma ética muito rigorosa de desenvolvimento sem fins comerciais e se um dia quiseres fazer parte da equipa então és bem-vindo mas terei primeiro que conhecer um pouco melhor as razões porque queres o código e então poderemos trabalhar em conjunto para melhorar esta ferramenta.


Caso ainda estejas interessado sugiro que aprendas a programar com o delphi 7.

:)

aprender delphi nao é preciso ja sei . Concordo ctg quando fazem do nosso codigo "coisas estranhas" o ninja em opensource visto por quem entende ajudava te imenso nos bugs e no futuro da tool a meu ver. Eu pedi o source porque alem de saber delphi iria certamente aprender ctg, resumindo estamos sempre a aprender.
Exemplo acabei de lançar uma tool que ja existe ja deves ter visto resumindo, sei que o google hacks é feito em realbasic mas n fui ver o codigo e sei que esta disponivel mas eu na minha tool n mostro codigo source porque quer ver se eles se empenham, estou a dizer isto para dp n receber bocas(falas do ninja mas tu tb n mostras) olol
Cumps
 
Última edição:
netscooter, fico feliz que gostes.

----------------------

whitehatg, terei muito gosto em ensinar aquilo em que tiveres dúvidas a nivel de delphi.

Mas o ninja não é o projecto indicado para começar.

------

Que tal um arranque para um programa novo?

Pensa nisso durante o fim de semana e depois vamos falando sobre o rumo a dar. Se tiveres uma boa ideia que queiras pôr em prática esta é uma boa oportunidade e eu crio um servidor svn para irmos trocando código e técnicas.


O que dizes?

:)
 
netscooter, fico feliz que gostes.

----------------------

whitehatg, terei muito gosto em ensinar aquilo em que tiveres dúvidas a nivel de delphi.

Mas o ninja não é o projecto indicado para começar.

------

Que tal um arranque para um programa novo?

Pensa nisso durante o fim de semana e depois vamos falando sobre o rumo a dar. Se tiveres uma boa ideia que queiras pôr em prática esta é uma boa oportunidade e eu crio um servidor svn para irmos trocando código e técnicas.


O que dizes?

:)


Muito obrigado mas nan :D entao quer dizer que não ´vai ser possivel o ninja opensource . na boa :)
 
Última edição:
O ninja é completamente gratuíto como todos os restantes programas em que trabalho e encontras na minha página pessoal, mas qual seria o interesse de o fazer open source?

Não digo de modo algum que seja o teu caso mas acredita que já passei por situações desagradáveis onde acabo por ter o trabalho todo de pesquisa e desenvolvimento sem ajuda nenhuma para programar e vejo depois soluções comerciais ou clones compilados com o mesmo código mas sem qualquer referência ao autor original o que se torna bastante desmotivante como podes imaginar.

O ninja segue uma ética muito rigorosa de desenvolvimento sem fins comerciais e se um dia quiseres fazer parte da equipa então és bem-vindo mas terei primeiro que conhecer um pouco melhor as razões porque queres o código e então poderemos trabalhar em conjunto para melhorar esta ferramenta.


Caso ainda estejas interessado sugiro que aprendas a programar com o delphi 7.

:)

Talvez já alguém tenha mencionado, mas nunca é tarde para relembrar.
Quando determinada aplicação é de código-aberto e ao abrigo, por exemplo, da licença GPL, que qualquer pessoa poderá ter acesso ao código e melhorá-lo nos aspectos que achar necessário, e distribuir livremente, mencionando sempre o autor do projecto.
O que te aconteceu com essa tal pessoa, em nada valida dizeres "qual seria o interesse de o fazer open source?".

Se essa tal aplicação tivesse os direitos de autor bem protegidos, tal não aconteceria.

Imagina se todos os desenvolvedores de aplicações de código-aberto pensassem como tu. Nunca haveria os melhoramentos que houve na sua grande maioria. E não me lembro de problemas com os direitos de autor. Pois os autores originais sabem proteger o seu trabalho.

Um belo caso, e talvez já seja "cliché" mencionar isto, é o sistema operativo Linux, que foi desenvolvido por ínumeras pessoas por todo o mundo, tendo o projecto começado com Linus Trovalds. E até é curioso ver que ele teve mais visibilidade do que a que realmente deveria ter tido, pois ele só nestes últimos anos tem tido um papel bastante activo no seu desenvolvimento/melhoramento.

Obviamente, a decisão de tornar ou não código-aberto o teu trabalho, é contigo.

Mas a frase "qual seria o interesse de o fazer open source?" de facto deixou-me perplexo.
 
Por favor back on topic! isto não é uma thread de opensource/GNU/Linux...
se quiserem tirar alguma dúvida acerca de outro se não as funcionalidades do programa sugiro vos a usarem as PMs e o MSN ;)

btw Nuno, tive a oportunidade de a experimentar á bocado (muito depois de ter escrevido este post) e funcionou 5* num cartão de memoria MMC num leitor de cartões da nokia...
 
Última edição:
netscooter, fico feliz que gostes.

----------------------

whitehatg, terei muito gosto em ensinar aquilo em que tiveres dúvidas a nivel de delphi.

Mas o ninja não é o projecto indicado para começar.

------

Que tal um arranque para um programa novo?

Pensa nisso durante o fim de semana e depois vamos falando sobre o rumo a dar. Se tiveres uma boa ideia que queiras pôr em prática esta é uma boa oportunidade e eu crio um servidor svn para irmos trocando código e técnicas.


O que dizes?

:)

Tive uma ideia melhor vou fazer uma réplica do "ninja pensdisk" mas com o nome "samurai pendisk" opensource
15773424.png

o que achas ?
 
Última edição:
Nuno,

Só te tenho a agradecer esta ferramenta fenomenal.

Hoje a minha mãe telefonou-me para o escritório a dizer que a pen não abria porque aparecia uma caixa a pedir um programa.
Pensei logo: "está infectada"

Sendo ela professora do secundário, alguns dos alunos ainda tentaram limpar mas não conseguiram.
Cheguei agora a casa, descarreguei o programa para o portátil dela e meti a pen. Remédio santo :D

Já o meti a arrancar e a limpar automaticamente. Os vírus que venham! :D

Ferramenta 5 estrelas ;)
 
Desculpem a demora em responder, por algum motivo não recebi nenhum email da techzone a avisar de novas respostas e só agora reparei no que tinha sido escrito.


...
btw Nuno, tive a oportunidade de a experimentar á bocado (muito depois de ter escrevido este post) e funcionou 5* num cartão de memoria MMC num leitor de cartões da nokia...


Obrigado pelo feedback, eu não tenho muitas pendisks por aqui para experimentar.

Alguém me sabe dizer se a versão 1.4 funciona bem com ipod's?


----------------------
Tive uma ideia melhor vou fazer uma réplica do "ninja pensdisk" mas com o nome "samurai pendisk" opensource
o que achas ?
Boa sorte com o projecto mas não sejas CopyCat.

Bons lugares para albergar trabalhos em open source:
http://code.google.com
http://sourceforge.net
http://www.berlios.de

Recomendo vivamente que aprendas a usar um servidor SVN, para windows - o tortoise é muito prático: http://tortoisesvn.tigris.org
 
Posso tentar experimentar num creative zen V e posso pedir um ipod emprestado para testar..

Posso também testar numa PSP se interessar...
 
Sim senhor... Os meus parabéns. Sabes esse tipo de virus nas escolas (Principalmente secundárias) andam a monte. Isto é uma boa maneira de proteger e imunizar a pen. Good Job! Agora finalmente vou poder andar com a minha pen! xD
 
Altamente! Já estou à espera de uma ferramenta assim desde a primeira vez que me apareceram estes autoruns manhosos :)

Obrigado!!!
 
Muito bom, tinha aqui umas pens doentes, resultado: Estão como novas!

Excelente progrma, MADE IN PT!

Estás de Parabéns, é uma boa iniciativa.
 
Back
Topo