NES Nintendo Classic Mini (NES)

Eu acho o preço justo se se tiveram dado ao trabalho de aumentar a resolução dos jogos... Agr se se limitaram a colocar os jogos tal e qual como estavam com a resolução original...Nem por 10€ a comprava por mais saudades que tenha desses jogos!

Como assim, aumentar a resolução? Os jogos têm a sua resolução original, acaba é sempre por ser feito o upscaling.
 
Eu acho o preço justo se se tiveram dado ao trabalho de aumentar a resolução dos jogos... Agr se se limitaram a colocar os jogos tal e qual como estavam com a resolução original...Nem por 10€ a comprava por mais saudades que tenha desses jogos!

Na realidade não é matematicamente possível aumentar a resolução desse tipo de jogos, não é assim que estão desenhados, não podes aumentar a resolução de algo que é desenhado ao nível de cada pixel, não há noções de texturas, de resoluções, de efeitos de luz e sombra, cada jogo é desenhado pixel a pixel, na realidade o que muitos procuram nestas antigas consolas é poder correr os jogos na sua resolução original, em que cada pixel esteja perfeitamente ajustado ao rácio do ecrã em questão.

Aqui o grande problema é que a Nintendo não concorda com isso... estamos a falar da empresa que lançou a Nintendo Wii sem ligação HDMI, por isso... para a Nintendo a ideia de correr um jogo antigo é de passar o mesmo pelo pior tipo de filtro que possa existir (que basicamente resulta em borratar a imagem) e não dar nenhuma opção em como o jogo é reproduzido...

Se bem que, em defesa deles, a Square-Enix também não faz a mais parva ideia...
 
Podiam redesenhar o jogo do início..... Tipo remasterização...não sei se me estou a fazer entender....
As pessoas vão comprar a consola se tiverem os jogos na resolução tal e qual como era (com a opção de scanlines seria então fenomenal) e não se tiver alguma manipulação ou remasterizacao ou o que quer que seja que altere o,seu formato original...
 
Aqui o grande problema é que a Nintendo não concorda com isso... estamos a falar da empresa que lançou a Nintendo Wii sem ligação HDMI, por isso... para a Nintendo a ideia de correr um jogo antigo é de passar o mesmo pelo pior tipo de filtro que possa existir (que basicamente resulta em borratar a imagem) e não dar nenhuma opção em como o jogo é reproduzido...
Muitas criticas podem ser traçadas referente à forma como a Nintendo faz as coisas mas essa faz pouco sentido, feita dessa forma.

A Wii saiu sem HDMI porque não obstante de estarmos em 2006 quando ela saiu, se tratava de hardware de 2001 e as especificações do GPU não foram mexidas, suporte HDMI básico podia ter sido espetado no DAC mas depois havia o problema de ausencia de scaler.


Com a Wii U, para minha grande azia, apenas fazem o upscale com conversão 1:2 em vista; ou seja, 853x480 passam a 1706x960, centrados em 1920x1080p.

Pior, a usar 720p no output começam a fazer downscale de 1080p, ou seja, tenho de gramar com a mesma percentagem de overscan, e uma resolução de 1140x640 centrados em 1280x720p. Overscan de 12.5% em 1080p e 720p, FML.

É por isso que não a uso para jogos Wii.


Duvido que metam um filtro que esborrate o que seja a 1080p mas ainda duvido mais que hajam opções de scaling. Provavelmente vamos ter 1024x896 ou 1024x960 (já com a aldrabice clássica/16 linhas repetidas na fonte - uma a cada 14 linhas - se forem espertos) centrados em 1920x1080.
Podiam redesenhar o jogo do início..... Tipo remasterização...não sei se me estou a fazer entender....
Isso não é possivel sem chafurdar no código nivel 1000.

A NES não tinha memória de video, apenas um banco unificado e muito pouca memória. O scratchpad de tudo o que está a ser usado pelo jogo mas não necessáriamente visivel está imediatamente onde a parte que aparece no ecrã acaba, mal aumentes um pixel que seja a resolução de forma forçada só vais ver corrupção, eles não foram escritos como jogos modernos com um look clássico (shovelknight, por exemplo), pelo contrário é só hacks em cima de hacks e interdependencias malucas, faz parte, mexes numa coisa vem tudo por aí abaixo, o jogo não tem módulos nem estrutura, não há overhead gráfico nem framebuffer, é tudo a mesma coisa. E isso, complica muito as coisas. Maneira mais simples seria criar um novo

Aumentar a resolução para qualquer direcção é impossivel, com isso modo 16:9 torna-se impossivel, "full buffers" a pensar em HD também (que seria algo como 480x270 que multiplicado por 4 dá 1920x1080) Além de que, qualquer aumento de resolução ia quebrar o Zelda onde cada ecrã sem scroll ocupa uma frame com a resolução standard (256x224)

E é improvável que o código fonte para alguns daqueles jogos ainda exista, se até a Nintendo já perdeu o código fonte de alguns mais recentes (Link's Awakening, confirmadamente).



O melhor disto é os comandos, cheira-me que vão andar esgotados durante meses (e ajudar a vender umas consolas, tal o desespero). Espero que façam os da SNES a seguir.
 
Última edição:
Isto sairá lá fora a 60 dólares, seria bom se por cá ficasse pelos 60 euros. Não me acredito muito, mas independentemente disso devo ser menino para adquirir uma só pela nostalgia...
 
Queria imenso uma Snes mini e depois uma N64 mini; mas tal como eu deverá estar muita gente a pedir. A Nintendo continua sentada numa mina de ouro, só precisa de ter vontade para...
 
Aproveitaram bem o momento de anúncio depois de verem as acções subirem com a febre do "Pokémon GO".

A lista não é grande, comparando com as centenas de jogos que a NES teve durante o seu ciclo de vida.
E há sempre aquela opinião pessoal de "podia ter este jogo ou aquele jogo", mas não se pode ter tudo.

Mas são 30 bons jogos. Não são os 30 melhores jogos da NES, mas também não são os 30 piores.

O preço é mais que justo e este artigo comprova-o: http://futurebehind.com/preco-nintendo-classic-mini/
Os jogos que a Nintendo vai incluir na ‘mini NES’ fazem quase todos parte do catálogo que a tecnológica japonesa já disponibiliza no seu serviço Virtual Console para as Nintendo Wii e Wii U. Do alinhamento de 30 jogos anunciados ontem, apenas o Bubble Bobble e o Final Fantasy não podem ser encontrados na loja virtual da Nintendo.

Sobram portanto 28 jogos que já são compráveis. Confirmamos que todos eles estão atualmente à venda em formato digital por 4,99 euros. Fazendo as contas, comprar estes jogos todos através da Consola Virtual obrigaria a um investimento de 139,72 euros. Um valor muito acima dos 80 euros máximos expectáveis para o mercado português.

Outro exemplo: o jogo Final Fantasy, um dos que não estava listado na Consola Virtual, custa sozinho 6,99 euros na loja de aplicações do Android, ou seja, cerca de 10% do valor provável que o sistema de jogo poderá vir a ter no mercado europeu.

Sou do tempo em que as consolas "achinesadas" com jogos da NES tinham um preço não muito longe disso, e a durabilidade era curta.

Sendo a alimentação feita por USB, provavelmente vai dar com qualquer carregador de telemóvel.


Pessoalmente, estou de olho nisto.
 
Queria imenso uma Snes mini e depois uma N64 mini; mas tal como eu deverá estar muita gente a pedir. A Nintendo continua sentada numa mina de ouro, só precisa de ter vontade para...
Estas consolazitas são uma forma rápida de capitalizar na nostalgia e nunca vão ser, pelo menos nesta itineração algo de sério. Se comprar uma certamente não a vou usar, mesmo que faça bem aquilo que é suposto fazer.

Estamos sempre a falar de emulação de baixa latência quando o que as valorizaria realmente junto de coleccionadores seria algo como a Commodore Direct-to-TV ou cycle accurate emulation.

Lembre-se que há mercado para coisas como a Analogue NT, feita de chips resgatados de NES antigas, a custar 600 dólares com saída HDMI. Precisamente porque é hardware original, logo, cycle accurate.

Isto? Isto é um brinquedo que não tem hardware original nem capacidade de expansão.


Os comandos é que a terem a qualidade que se espera da Nintendo de brinquedo não têm nada; vão dois para o carrinho mal apanhe um sitio onde posso encomendar.
 
Última edição:
Não é "overpriced". Um bundle de 30 jogos que comprados na VC custam ao todo mais de 100 euros e vindo num "package" nostálgico, até é bem acessível.

Muitos queriam que tivesse as conexões de hoje em dia (wifi, bt), mas desvirtua o conceito e o preço final.

Lembrem-se: isto é a recriação da NES original.

Espero que os comandos sejam bons, como a Nintendo habituou-nos desde sempre.
 
Não é "overpriced". Um bundle de 30 jogos que comprados na VC custam ao todo mais de 100 euros e vindo num "package" nostálgico, até é bem acessível.

Muitos queriam que tivesse as conexões de hoje em dia (wifi, bt), mas desvirtua o conceito e o preço final.

Lembrem-se: isto é a recriação da NES original.

Espero que os comandos sejam bons, como a Nintendo habituou-nos desde sempre.

Concordo a 100% o único defeito é não dar para mais jogos :(
 
O problema é que se houvesse mais jogos (ou expansão para isso), o preço seria outro. E lançar hardware caro para o que oferece, nunca fez parte da Nintendo.

Gostava de ver um "Bionic Commando", um "Gargoyle's Quest 2", um "Crystalis", um "Battletoads", entre outros, mas o "line-up" dela é suficiente.

E comparando com a porcaria que o "Lidas" vendia da Lexibook, isto é um valor seguro.


PS: Como não tenho TV com HDMI, vai ser uma desculpa para arranjar uma :P
 
Estas consolazitas são uma forma rápida de capitalizar na nostalgia e nunca vão ser, pelo menos nesta itineração algo de sério. Se comprar uma certamente não a vou usar, mesmo que faça bem aquilo que é suposto fazer.

Estamos sempre a falar de emulação de baixa latência quando o que as valorizaria realmente junto de coleccionadores seria algo como a Commodore Direct-to-TV ou cycle accurate emulation.

Lembre-se que há mercado para coisas como a Analogue NT, feita de chips resgatados de NES antigas, a custar 600 dólares com saída HDMI. Precisamente porque é hardware original, logo, cycle accurate.

Isto? Isto é um brinquedo que não tem hardware original nem capacidade de expansão.


Os comandos é que a terem a qualidade que se espera da Nintendo de brinquedo não têm nada; vão dois para o carrinho mal apanhe um sitio onde posso encomendar.


Concordo..
Emulação... Não me excita em nada..
Não tem Dragon Quest.. não tem Contra.. Não tem Adventure Island.. não..não..
~
Nes-on-a-chip (noac's) há muitos... e posso colocar os jogos que quiser... Retron - Super Retro - FC - GenX -

Existem cases do raspberry pi iguais à Nes "tostadeira" 72 pinos...

Existem cartuchos com 150, 200, 300 jogos para 60 pinos e 72 pinos em que jogamos no hardware original...
 
Não é "overpriced". Um bundle de 30 jogos que comprados na VC custam ao todo mais de 100 euros e vindo num "package" nostálgico, até é bem acessível.

Muitos queriam que tivesse as conexões de hoje em dia (wifi, bt), mas desvirtua o conceito e o preço final.

Lembrem-se: isto é a recriação da NES original.

Espero que os comandos sejam bons, como a Nintendo habituou-nos desde sempre.

Os jogos da VC também são overpriced
 
Longe de mim estar a fazer a defesa da Nintendo no que toca a preços. Mas toda a gente já sabe que podemos ter tudo de graça. Emulador na PSP, gateway na 3ds, raspiroca ligado à TV com os jogos todos da Nintendo desde o começo dos tempos.

Não invalida que pelo preço de um jogo da PS4, alguém queira pegar numa caixinha, ligar à televisão e jogar um desses trinta jogos. Só a Nintendo para fazer uma destas e dar-se ao luxo de só meter um cabo USB naquela mer da para a alimentação. Há que admirar a lata destes gajos. Eu consigo tudo aquilo que lá vem de graça, já sei, mas quero isto na mesma.
 

Já agora, uma comparação de tamanho entre a original e a Nintendo Classic Mini.

Cn55xCeVMAEVDF7.jpg:large
 
Back
Topo