Aqui o grande problema é que a Nintendo não concorda com isso... estamos a falar da empresa que lançou a Nintendo Wii sem ligação HDMI, por isso... para a Nintendo a ideia de correr um jogo antigo é de passar o mesmo pelo pior tipo de filtro que possa existir (que basicamente resulta em borratar a imagem) e não dar nenhuma opção em como o jogo é reproduzido...
Muitas criticas podem ser traçadas referente à forma como a Nintendo faz as coisas mas essa faz pouco sentido, feita dessa forma.
A Wii saiu sem HDMI porque não obstante de estarmos em 2006 quando ela saiu, se tratava de hardware de 2001 e as especificações do GPU não foram mexidas, suporte HDMI básico podia ter sido espetado no DAC mas depois havia o problema de ausencia de scaler.
Com a Wii U, para minha grande azia, apenas fazem o upscale com conversão 1:2 em vista; ou seja, 853x480 passam a 1706x960, centrados em 1920x1080p.
Pior, a usar 720p no output começam a fazer downscale de 1080p, ou seja, tenho de gramar com a mesma percentagem de overscan, e uma resolução de 1140x640 centrados em 1280x720p. Overscan de 12.5% em 1080p e 720p, FML.
É por isso que não a uso para jogos Wii.
Duvido que metam um filtro que esborrate o que seja a 1080p mas ainda duvido mais que hajam opções de scaling. Provavelmente vamos ter 1024x896 ou 1024x960 (já com a aldrabice clássica/16 linhas repetidas na fonte - uma a cada 14 linhas - se forem espertos) centrados em 1920x1080.
Podiam redesenhar o jogo do início..... Tipo remasterização...não sei se me estou a fazer entender....
Isso não é possivel sem chafurdar no código nivel 1000.
A NES não tinha memória de video, apenas um banco unificado e muito pouca memória. O scratchpad de tudo o que está a ser usado pelo jogo mas não necessáriamente visivel está imediatamente onde a parte que aparece no ecrã acaba, mal aumentes um pixel que seja a resolução de forma forçada só vais ver corrupção, eles não foram escritos como jogos modernos com um look clássico (shovelknight, por exemplo), pelo contrário é só hacks em cima de hacks e interdependencias malucas, faz parte, mexes numa coisa vem tudo por aí abaixo, o jogo não tem módulos nem estrutura, não há overhead gráfico nem framebuffer, é tudo a mesma coisa. E isso, complica muito as coisas. Maneira mais simples seria criar um novo
Aumentar a resolução para qualquer direcção é impossivel, com isso modo 16:9 torna-se impossivel, "full buffers" a pensar em HD também (que seria algo como 480x270 que multiplicado por 4 dá 1920x1080) Além de que, qualquer aumento de resolução ia quebrar o Zelda onde
cada ecrã sem scroll ocupa uma frame com a resolução standard (256x224)
E é improvável que o código fonte para alguns daqueles jogos ainda exista, se até a Nintendo já perdeu o código fonte de alguns mais recentes (Link's Awakening, confirmadamente).
O melhor disto é os comandos, cheira-me que vão andar esgotados durante meses (e ajudar a vender umas consolas, tal o desespero). Espero que façam os da SNES a seguir.