1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Nintendo Wii a correr com Linux (Rumor)

Discussão em 'Nintendo' iniciada por MAdKulhas, 10 de Outubro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 2634)

1. MAdKulhas

MAdKulhas Power Member

2. AwakE

AwakE Banido

Sinceramente estou-me pouco lixando se uma consola corre linux ou não.
    Eu quero consolas para fugir dos PC, não quero agora levar "lembranças" atrás.

3. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

A verificar-se... é muito bom, muito bom mesmo :D

Agora só me falta um media player à lá Xbox e estou feliz.

A Wii iria provavelmente correr Linux mais tarde ou mais cedo no entanto, é uma plataforma bastante apetecivel, e usando a arquitectura GC parte do trabalho já estaria feito.
    Sim não é um factor que deva influenciar a escolha quando se compra a consola, e aliás... este linux é apenas em kernel, não é para se aproximar de um sistema operativo caseiro em nada, é mais um media center interactivo, com possibilidade de correr software linux recompilado e autorizado pela Nintendo, Opera por exemplo.

Última edição: 10 de Outubro de 2006
  4. AwakE

AwakE Banido

Eu só quero por o CD e jogar. Como a Wii não lê DVDs nem HD-DVD a sua utilidade como media center fica demasiado limitada.

Ah, e browsing na televisão não obrigado.

5. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Se isso for verdade...os Sony fanboys já não podem dizer que são exclusivos no uso do linux e de possíbilidade de homebrews pra consola..

6. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Uso liberalizado como a Sony prometeu com uma distro "out-of-the-box" para "supostamente" fazerem o que quiserem continuam a ter, a Wii lá por (possivelmente) correr em kernel *nix não te deixa gerir pastas, não é transparente para o utilizador, não da forma que um sistema operativo caseiro o é.

É mais um media center com linux na kernel.

7. kanguru

kanguru [email protected] Member

Não quer dizer que não consigam "adaptar" o kernel para correr homebrews. O meu router asus corre linux, e alguem deu a volta aquilo para melhorar o firmware e meter mais funcionalidades no router. O mesmo se pode passar com a wii :P

Uma coisa que não sabia, a Wii não lê dvds? isso é que é muito mau.

8. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Sim, hoje em dia linux pode correr em praticamente qualquer equipamento, qualquer que seja o alvo e função do mesmo... quanto a essas "adaptações" isso só o tempo o dirá... a Wii tem um fritz chip integrado.
    A Wii não lê DVD video, por uma questão de fee's a serem pagas ao DVD-forum, a Nintendo pode lançar um add-on com licença (à semelhança da Xbox original) ou quem sabe, até vendê-la pelo WiiConect24, mas neste momento não há planos para isso, e recentemente até foi sugerido não estar "muito na calha".

Mas a nivel de hardware não há qualquer entrave em fazê-lo e a conseguirem "adaptar" o kernel é provavelmente a primeira coisa que (os homebrewers) fazem.

Sabe-se que a Wii lê mp3 e videos (e tem uma ferramenta de edição dos mesmos) que podem ser metidos na consola a partir dos cartões SD's, e possivelmente WLAN com o PC (se suportado), e posteriormente possivel suporte para discos por USB 2.0... quem sabe com essas "adaptações" não aparece uma maneira de ler um DVD carregadinho de AVI's :) (era bom) mas esta ultima... oficial pela nintendo... duvido.

9. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

hijack da thread para imagens da GUI:

10. blastarr

blastarr Power Member

A Gamecube já usava Linux.
    Aliás, até a Nintendo 64 já usava uma versão modificada e muito simplificada do núcleo IRIX (Unix) da Silicon Graphics.

11. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Mais fotos da interface:

12. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Fonte: http://theboard.zogdog.com/index.php?automodule=blog&blogid=11&showentry=4742

13. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

14. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

so vejo "Um" problema... se´tem que se ter o live cd para correr o linux, a unica maneira de ver divx sera atraves que que drive? sei que aceita cartoes sd, mas acho que nao da mt jeito andar a passar divx para dentro de sd's...

a wii por acaso vai permitir o uso de drives externas? um disco externo mais uma wii seria entao uma excelente combinaçao :D

15. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

com linux por live CD... absolutamente... a Wii tem 2 portas usb 2.0... sem contar que tem wireless LAN, portanto porque não partilhar a pasta que queremos no PC.

Quanto à interface sem cd linux... wireless LAN de momento é só para ter acesso à net e fazer LAN's de consolas, e o USB 2.0 não está a ser usado de momento. claro que isto (especialmente o usb 2.0) irá mudar no futuro.

A Wii já lê video de SD cards no entanto, sem add-ons nenhuns, resta é saber que formatos. (até tem um editor de video incluido, supostamente)

Última edição: 10 de Novembro de 2006
  16. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

Espectaculo entao :D
    mais um ponto a favor da wii entao... so falta foldar tb :P
    se puder conciliar um bom leitor de filmes, a uma consola.. ficamos todos contentes ca em casa :)

Ja agora, em termos de saida audio.. é alguma coisa de especial?

17. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Dolbi Surround Pro Logic IIx compliant/capable... ou seja... som 5.1 e 7.1 analógico.

Fim da linha no que toca a som analógico.

18. esquiso

esquiso Power Member

Se o livecd se confirmar, folda quase de certeza... :D
    Resta saber o quão potente é (não vamos fazer comparaçoes rebuscadas com a ps3...), e se aguenta bem com o full load :)

19. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Uma coisa é o kernel da consola ser baseado no Linux, o da PS3 tb o é igualmente.

Outra coisa, é além desse kernel, ter um SO de Linux. Como a PS3 o tem. na noticia não fala em nada disso para a Wii ;)

Partilhar esta Página