Nintendo Wii a correr com Linux (Rumor)

MAdKulhas

Power Member
Nintendo insider Kiyoshi Saruwatari has just posted about the Wii software and he says the console will run on the open source Linux operating system. According to Saruwatari, Nintendo was able to reduce development costs by utilizing open source software and mixing a Linux kernel into the Wii software platform. A host of additional and innovative features like web browsing, file management, video playback, and emulation all run on Nintendo Wii’s custom Linux operating system, which uses a proprietary interface.
Unlike the platform, the actual games will not run under the Linux platform, and can be played without booting Linux if the user holds down the “A” button on the Wiimote (the Wii’s remote control) while the Wii is starting up. Saruwatari also says that, as a result of this Linux support, we “can count on a lot of third-party add-ons, much like Opera.” Although Linux on the Wii is nice to think and hear about, Saruwatari’s claims have not been verified by Nintendo and may just be another rumor.​
 
Sinceramente estou-me pouco lixando se uma consola corre linux ou não.
Eu quero consolas para fugir dos PC, não quero agora levar "lembranças" atrás.
 
A verificar-se... é muito bom, muito bom mesmo :D

Agora só me falta um media player à lá Xbox e estou feliz.

A Wii iria provavelmente correr Linux mais tarde ou mais cedo no entanto, é uma plataforma bastante apetecivel, e usando a arquitectura GC parte do trabalho já estaria feito.
Sinceramente estou-me pouco lixando se uma consola corre linux ou não.
Eu quero consolas para fugir dos PC, não quero agora levar "lembranças" atrás.
Sim não é um factor que deva influenciar a escolha quando se compra a consola, e aliás... este linux é apenas em kernel, não é para se aproximar de um sistema operativo caseiro em nada, é mais um media center interactivo, com possibilidade de correr software linux recompilado e autorizado pela Nintendo, Opera por exemplo.
 
Última edição:
Eu só quero por o CD e jogar. Como a Wii não lê DVDs nem HD-DVD a sua utilidade como media center fica demasiado limitada.

Ah, e browsing na televisão não obrigado.
 
Se isso for verdade...os Sony fanboys já não podem dizer que são exclusivos no uso do linux e de possíbilidade de homebrews pra consola..
Uso liberalizado como a Sony prometeu com uma distro "out-of-the-box" para "supostamente" fazerem o que quiserem continuam a ter, a Wii lá por (possivelmente) correr em kernel *nix não te deixa gerir pastas, não é transparente para o utilizador, não da forma que um sistema operativo caseiro o é.

É mais um media center com linux na kernel.
 
Não quer dizer que não consigam "adaptar" o kernel para correr homebrews. O meu router asus corre linux, e alguem deu a volta aquilo para melhorar o firmware e meter mais funcionalidades no router. O mesmo se pode passar com a wii :P

Uma coisa que não sabia, a Wii não lê dvds? isso é que é muito mau.
 
Não quer dizer que não consigam "adaptar" o kernel para correr homebrews. O meu router asus corre linux, e alguem deu a volta aquilo para melhorar o firmware e meter mais funcionalidades no router. O mesmo se pode passar com a wii :P
Sim, hoje em dia linux pode correr em praticamente qualquer equipamento, qualquer que seja o alvo e função do mesmo... quanto a essas "adaptações" isso só o tempo o dirá... a Wii tem um fritz chip integrado.
Uma coisa que não sabia, a Wii não lê dvds? isso é que é muito mau.
A Wii não lê DVD video, por uma questão de fee's a serem pagas ao DVD-forum, a Nintendo pode lançar um add-on com licença (à semelhança da Xbox original) ou quem sabe, até vendê-la pelo WiiConect24, mas neste momento não há planos para isso, e recentemente até foi sugerido não estar "muito na calha".

Mas a nivel de hardware não há qualquer entrave em fazê-lo e a conseguirem "adaptar" o kernel é provavelmente a primeira coisa que (os homebrewers) fazem.

Sabe-se que a Wii lê mp3 e videos (e tem uma ferramenta de edição dos mesmos) que podem ser metidos na consola a partir dos cartões SD's, e possivelmente WLAN com o PC (se suportado), e posteriormente possivel suporte para discos por USB 2.0... quem sabe com essas "adaptações" não aparece uma maneira de ler um DVD carregadinho de AVI's :) (era bom) mas esta ultima... oficial pela nintendo... duvido.
 
Imagens da GUI:
wii.JPG

wii2.JPG

wii3.JPG

wii4.JPG

wii5.JPG

wii6.JPG

wii7.JPG

wii8.JPG


Fonte: http://www.nintendojofr.com/redaction/nouvelles/?id=Gfew.
 
A Gamecube já usava Linux.
Aliás, até a Nintendo 64 já usava uma versão modificada e muito simplificada do núcleo IRIX (Unix) da Silicon Graphics.
 
WiiLi - A Linux Live CD!

Darealbigtigga and squeakypants has informed me that a Linux Live CD is in development for the Wii. You can check out all of the juicy details here.

Two things I want to clear up:

First: This project is not being developed by Nintendo or anyone working with Nintendo but rather someone who is creating this as a last college project.

Secondly: For those who don't know a Linux Live CD is essentially a full Linux OS that boots off of the CD into memory without the need to install anything. You simply stick the disc into the disc drive and it will fully boot into an OS capable of internet browsing, movie playback, games, etc. You take the disc out and the Wii just boots right back into the main Wii dashboard with no signs of Linux ever being used. I am not sure if you need a modded Wii to use this or not. From the sound of it any Wii will work with it without a mod chip and of course it will be a free download. For those who don't know much about Linux here is a screenshot for you.

It is also worth noting that with this software you can view divx movies or any format movies (EX: WMV, Quicktime, ETC) browse the web with flash support, play games, emulation (EX: NES, SNES, MAME, ETC), use word document software and pretty much anything else you can think of. If this project really works out it could be a huge deal for the Wii. Sony has actually partnered with Yellow Dog Linux to release an installable version of Linux onto the PS3. It comes packed with over 2000 programs on the disc and will be available in stores, online order or download. Essentially turning a PS3 into a fully operational computer so it's nice to see that the Wii is at least getting a Live CD version. I am not sure whether or not if you can install it onto a Wii memory card or not but as it stands right now you can only use it and then lose all saved data when you take out the disc. Look through the above link for a ton of information on this highly ambitious project.
Fonte: http://theboard.zogdog.com/index.php?automodule=blog&blogid=11&showentry=4742
 
so vejo "Um" problema... se´tem que se ter o live cd para correr o linux, a unica maneira de ver divx sera atraves que que drive? sei que aceita cartoes sd, mas acho que nao da mt jeito andar a passar divx para dentro de sd's...

a wii por acaso vai permitir o uso de drives externas? um disco externo mais uma wii seria entao uma excelente combinaçao :D
 
so vejo "Um" problema... se´tem que se ter o live cd para correr o linux, a unica maneira de ver divx sera atraves que que drive? sei que aceita cartoes sd, mas acho que nao da mt jeito andar a passar divx para dentro de sd's...

a wii por acaso vai permitir o uso de drives externas? um disco externo mais uma wii seria entao uma excelente combinaçao :D
com linux por live CD... absolutamente... a Wii tem 2 portas usb 2.0... sem contar que tem wireless LAN, portanto porque não partilhar a pasta que queremos no PC.

Quanto à interface sem cd linux... wireless LAN de momento é só para ter acesso à net e fazer LAN's de consolas, e o USB 2.0 não está a ser usado de momento. claro que isto (especialmente o usb 2.0) irá mudar no futuro.

A Wii já lê video de SD cards no entanto, sem add-ons nenhuns, resta é saber que formatos. (até tem um editor de video incluido, supostamente)
 
Última edição:
Espectaculo entao :D
mais um ponto a favor da wii entao... so falta foldar tb :P
se puder conciliar um bom leitor de filmes, a uma consola.. ficamos todos contentes ca em casa :)



Ja agora, em termos de saida audio.. é alguma coisa de especial?
 
Espectaculo entao :D
mais um ponto a favor da wii entao... so falta foldar tb :P
se puder conciliar um bom leitor de filmes, a uma consola.. ficamos todos contentes ca em casa :)

Ja agora, em termos de saida audio.. é alguma coisa de especial?
Dolbi Surround Pro Logic IIx compliant/capable... ou seja... som 5.1 e 7.1 analógico.

Fim da linha no que toca a som analógico.
 
Se isso for verdade...os Sony fanboys já não podem dizer que são exclusivos no uso do linux e de possíbilidade de homebrews pra consola..

Uma coisa é o kernel da consola ser baseado no Linux, o da PS3 tb o é igualmente.

Outra coisa, é além desse kernel, ter um SO de Linux. Como a PS3 o tem. na noticia não fala em nada disso para a Wii ;)
 
Back
Topo