Wii Nintendo Wii - Tópico Oficial

Não tenho certeza mas penso que a minha trazia esses 3 cabos e um adaptador para ligar esses 3 cabos que convertia em scart. É o primeiro modelo lançado em Portugal.


Isso é o Composite (RCA amarelo) que em termos de imagem é francamente mau, sendo apenas melhor que um cabo RF (antena/coaxial). Mesmo com o adaptador SCART que a Wii traz incluído para ligar os RCA amarelo (vídeo), branco e vermelho (áudio), a qualidade é a mesma que ligar o cabo Composite directamente à TV, já que o adaptador é passivo. Jogar num CRT ajuda a disfarçar um pouco a fraca qualidade do Composite.

Para se ter a melhor imagem possível, os melhores cabos são SCART ou então Component/YPbPr (RCA vermelho, verde e azul) que transmitam RGB. Existem cabos Component e SCART oficiais, mas também há cabos de terceiros como os da retrogamingcables.co.uk bastante bons.

PS: Existe também S-Video que em termos de qualidade de imagem é algo que está entre o Composite e o Component.
Muita gente confunde Compos(h)ite com Component.
 
Última edição:
Efectivamente, fui agora verificar por curiosidade estava convencido que a minha ligação era RGB e afinal é, como dito em cima, Composite (amarelo, vermelho e branco), isto, os que ligam na TV. Na saída da consola, penso que sejam todos idênticos e penso que não haverá outra forma de ligar, certo?
 
Efectivamente, fui agora verificar por curiosidade estava convencido que a minha ligação era RGB e afinal é, como dito em cima, Composite (amarelo, vermelho e branco), isto, os que ligam na TV. Na saída da consola, penso que sejam todos idênticos e penso que não haverá outra forma de ligar, certo?
Na ponta do cabo que liga à consola é tudo igual, a ficha é a mesma para todos os cabos existentes, já que a Wii só tem uma saída AV.

Para ter a melhor qualidade de imagem possível, a Nintendo lançou na altura cabos oficiais que referi antes, e que se encontram listados na seguinte página ("Cabo por Componentes" e "Cabo RGB" SCART): https://www.nintendo.pt/Wii/Acessorios/Acess-oacute-rios-626430.html
Há actualmente pelo menos um cabo de Componentes oficial à venda no OLX por 15€ usado. Há também cabos não oficiais, é uma questão de procurar.

Como a Wii não faz output de 480p por SCART (apenas faz até 480i), e apenas o faz por Component, o cabo de componentes é geralmente o recomendado, embora a diferença entre os dois não seja muita: https://www.retrorgb.com/wiirgbvscomponent.html
Dá depois para converter Componente para SCART, se a TV não tiver entradas para Componente, com um adaptador como os que tem no fundo do artigo (o da direita injecta o áudio no conector SCART, o da esquerda não).

De qualquer das formas, quer um cabo RGB SCART, quer um cabo de Componentes, melhoram certamente bastante a qualidade de imagem face a um cabo Composite (ficha RCA amarela).
 
Posso dizer também que os conversores "WII2HDMI" funcionam a 480p e custam uns 5€ no eBay ou OLX por mais uns euros e a qualidade de imagem é semelhante ao componente.
 
Posso dizer também que os conversores "WII2HDMI" funcionam a 480p e custam uns 5€ no eBay ou OLX por mais uns euros e a qualidade de imagem é semelhante ao componente.
Pensei em mandar vir um desses... mas, sinceramente, pensando que depois tenho o custo de um cabo HDMI e que nessas chinesises, normalmente as entradas começam a ganhar folgas... não sei se não é mais vantajoso comprar logo o cabo componente e pronto.

Pensei em mandar vir um desses... mas, sinceramente, pensando que depois tenho o custo de um cabo HDMI e que nessas chinesises, normalmente as entradas começam a ganhar folgas... não sei se não é mais vantajoso comprar logo o cabo componente e pronto.
Bom, acabei por encomendar o cabo componente , demorou algumas semanas, chegou ontem, já o liguei e efectivamente as cores ganham um realce que não existia com o outro cabo. De vez em quando faz é um "blackout" de milisegundos e volta a imagem, não sei se será do cabo ou da TV. Nada de incomodativo no entanto. Vale a pena o investimento.
 
Posso dizer também que os conversores "WII2HDMI" funcionam a 480p e custam uns 5€ no eBay ou OLX por mais uns euros e a qualidade de imagem é semelhante ao componente.
Comprei um destes por cerca de 3/4€ ainda testei pouco mas parece bom. (alguns jogos da virtual console infelizmente é que não funcionam...)
 
@Meados quando dizes que alguns títulos da VC não funcionam, estás a referir-te ao facto do ecrã permanecer preto, certo? Para contornar essa situação conecta o nunchuck ao wii remote e abre um desses títulos problemáticos da VC. Quando tiveres o ecrã preto carrega no botão Home e selecciona "Operations Guide". Agora prime simultaneamente os botões Z + A + 2 e deverás ouvir um "ping" que confirma que activaste o modo de compatibilidade e já poderás jogar sem problemas. Se algum dia quiseres reverter a configuração, por alguma razão, basta seguir o mesmo procedimento mas com a combinação Z + A + 1
 
@Meados quando dizes que alguns títulos da VC não funcionam, estás a referir-te ao facto do ecrã permanecer preto, certo? Para contornar essa situação conecta o nunchuck ao wii remote e abre um desses títulos problemáticos da VC. Quando tiveres o ecrã preto carrega no botão Home e selecciona "Operations Guide". Agora prime simultaneamente os botões Z + A + 2 e deverás ouvir um "ping" que confirma que activaste o modo de compatibilidade e já poderás jogar sem problemas. Se algum dia quiseres reverter a configuração, por alguma razão, basta seguir o mesmo procedimento mas com a combinação Z + A + 1
wow não sabia disto... Vou testar! Obrigado!
 
Há muito pessoal que desconhece o procedimento. A Nintendo também podia ter arranjado algo mais simples e intuitivo... Depois diz se sempre ficaste com o problema resolvido.
 
Há muito pessoal que desconhece o procedimento. A Nintendo também podia ter arranjado algo mais simples e intuitivo... Depois diz se sempre ficaste com o problema resolvido.
Tive a pouco na consola mas agora estou com um problema maior. Estou a usar um adaptador genérico de hdmi para vga para poder jogar num monitor crt, e funciona em 480p.

Mas assim que começo um jogo na virtual console ou gamecube o sinal passa a ser 15Khz no cabo e o meu monitor não suporta esse sinal. :S

É estranho porque só acontece quando começo um jogo, no menu o cabo funciona. Com composite -> hdmi (com hdmi converter) isto não acontece.
 
@Meados o teu monitor CRT só deve suportar uma resolução mínima de 480p (frequência horizontal de 31,5kHz). Os jogos da VC com o modo 576i activado, assim como os da GC região PAL, apenas são reproduzidos a 576i (resolução com os tais 15 kHz de frequência horizontal que referes), daí não os conseguires jogar. Por sua vez, como tens a Wii configurada para 480p, o menu desta e os próprios jogos Wii compatíveis não representam qualquer problema.

A meu ver, se quiseres manter a consola ligada por VGA e jogar tanto os títulos VC não compatíveis com 480p como os GC PAL, terás de arranjar um upscaler, preferencialmente com pouco input lag.

Se não quiseres gastar dinheiro e não te importares de pôr de lado os títulos "problemáticos" da VC, podes sempre optar por utilizar uma app de homebrew que te permita forçar os 480p/60Hz nos jogos Gamecube, mesmo tratando-se das versões PAL.
 
Última edição:
Estive a ver e o monitor suporta só frequências dentro desta gama:
Horizontal Freq. 30 - 70kHz (Automatic)
Vertical Freq. 50 - 160Hz (Automatic)

Provavelmente o upscaler é a melhor solução.

Eu até tenho aqui um, um destes chineses:

71HDZ3yY4ML._AC_SL1500_.jpg


Para scart funciona bem, mas se puser 1 hdmi no "hdmi input" a Wii às vezes parece entrar em curto circuito (a consola perde a energia, as luzes desligam). Se calhar até conseguia arranjar isso bloqueando os pinos que fornecem energia pelo cabo hdmi, mas não dá para o trabalho na minha opinião.

Upscalers baratos não conheço muitos.

\Edit
Outra opção seria comprar um cabo scart rgb, onde já poderia usar o adaptador acima e iria funcionar com todos os jogos.
 
Última edição:
Bem já mandei vir um cabo rgb para a wii também. À partida será a melhor opção para mim. As grandes vantagens é que não tenho que mudar em nada o sistema de video que já tenho para outras consolas (scart -> hdmi) e funciona com todos o jogos (incluindo virtual console). A imagem pode não ser tão boa como 480p mas pelo que vi a diferença não deve ser tão grande como para composite.
 
Alguém sabe se existe algum jogo Marvel Lego para Wii?

Tenho os Lego Batman, mas o meu miúdo viu uns vídeos no youtube dos Vingadores e pediu. Penso que os que existem são já para a Wii U, mas, na dúvida, mais vale perguntar. ;)
 
Jogos da LEGO para a Wii:

Star Wars:
  • LEGO Star Wars: The Complete Saga (2007)
  • LEGO Star Wars III: The Clone Wars (2011)

Indiana Jones:
  • LEGO Indiana Jones: The Original Adventures (2008)
  • LEGO Indiana Jones 2: The Adventure Continues (2009)

Batman/DC:
  • LEGO Batman: The Videogame (2008)
  • LEGO Batman 2: DC Super Heroes (2012)

Harry Potter:
  • LEGO Harry Potter: Years 1-4 (2010)
  • LEGO Harry Potter: Years 5-7 (2011)

Pirates of the Caribbean:
  • LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game (2011)

The Lord of the Rings:
  • LEGO The Lord of the Rings (2012)
 
Jogos da LEGO para a Wii:

Star Wars:
  • LEGO Star Wars: The Complete Saga (2007)
  • LEGO Star Wars III: The Clone Wars (2011)

Indiana Jones:
  • LEGO Indiana Jones: The Original Adventures (2008)
  • LEGO Indiana Jones 2: The Adventure Continues (2009)

Batman/DC:
  • LEGO Batman: The Videogame (2008)
  • LEGO Batman 2: DC Super Heroes (2012)

Harry Potter:
  • LEGO Harry Potter: Years 1-4 (2010)
  • LEGO Harry Potter: Years 5-7 (2011)

Pirates of the Caribbean:
  • LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game (2011)

The Lord of the Rings:
  • LEGO The Lord of the Rings (2012)
Obrigado. Era a noção que tinha.
 
Caríssimos, estou a precisar de comandos... Têm sido horas a jogar com o meu miúdo.

No entanto, vinha perguntar se aconselham alguma possibilidade fora da marca. Gostaria que os comandos já tivessem o motion plus incluído. Os meus ainda levam aquela peça extra em baixo. Não é prático. Além de precisar de nunchuk também. Há uns anos, penso que a N play tinha algumas alternativas. Mas se houver alguém com bom feedback de outras marcas ou do que se vende no *****, agradeço.
 
Caríssimos, estou a precisar de comandos... Têm sido horas a jogar com o meu miúdo.

No entanto, vinha perguntar se aconselham alguma possibilidade fora da marca. Gostaria que os comandos já tivessem o motion plus incluído. Os meus ainda levam aquela peça extra em baixo. Não é prático. Além de precisar de nunchuk também. Há uns anos, penso que a N play tinha algumas alternativas. Mas se houver alguém com bom feedback de outras marcas ou do que se vende no *****, agradeço.
Aconselho os originais, tenta em lojas de segunda mão e afins, são sempre melhores que quaisquer cópias.
 
Back
Topo