Níveis de radiação

dm222

Power Member
Boas,

Acontece a mais alguém ficar com a cabeça dormente do lado do telemóvel (por cima da orelha) e até ligeira dor de cabeça ligeira após chamadas mais longas (10 min ou mais?). Provavelmente pode ser psicológico... Serei só eu?
Dado isto comecei a estar mais atento e tive de ir ver o nivel de radiação do meu telemóvel ao manual e diz que tem 1,4W/Kg na cabeça. Estará na altura de trocar de telemóvel?

Cumps.
 
Obrigado a quem criou este post,fiquei tão paranoico que estou a pensar vender o meu Blackberry que tem 1.61W/kg.
Paranoico não... mas é algo a considerar...
Não vou trocar de telemóvel por causa disto mas da próxima vez que comprar vou comprar o que conseguir com menos e gostar, claro.
Os blackberrys destacam-se pela negativa neste aspecto.
 
Última edição:
Os sintomas existem e são bem reais.

As ondas aquecem as células tal como acontece como a comida no microondas.

Em chamadas de curta duração não se nota, mas com longa exposição os efeitos obviamente se tornam notórios.

A solução é ter o telemóvel ao pé do teu corpo o mínimo de tempo possível (usa auricular sempre que podes ou tenta falar com o aparelho a 1 cm da cara ou até em chamadas de longa duração podes ir mudando de lado).

Existem 3 valores de SAR e nem todos os fabricantes se dão ao luxo de informar o consumidor (então as novas marcas chinesas meu deus...), 1 da união Europeia e 2 dos EUA:
- SAR EU (cabeça) [como a UE não obriga ao teste ao nível da anca, alguns modelos lançados na europa não fazem sequer o teste e como tal não há valores oficiais]
- SAR US (cabeça)
- SAR US (corpo) [para quando se fazem chamadas com o telemóvel ao nível da anca, usando um auricular]

Nos EUA o limite é 1.6W/kg em média por cada 1 grama de tecido, enquanto na Europa o limite é de 2.0W/kg mas por cada 10 gramas.

Todos os aparelhos wireless (routers por exemplo) tem um certo nível de radiação, mas devido à proximidade ao corpo e frequência de utilização são os telemóveis que mais procupação geram.

Voltando aos sintomas, só fazendo testes é que cada indivíduo poderá saber se os tem mesmo ou se sofre do efeito placebo, mas eles existem. Na dúvida devemos prevenir.

Segundo estudos mais recentes, não há concenso quanto ao aumento da possibilidade de provocar cancro em utilizadores que abusam durante muitos anos de aparelhos com elevados níveis, no entanto foi descoberto algo bastante grave também: a descalcificação dos ossos:
- foi feito um teste a vários indivíduos durante um período de vários meses e ao compara radiografias da zona do corpo onde se transporta o telemóvel (anca, fémur, bacia) verificou-se uma redução preocupante da massa óssea.

Uma forma de prevenir é evitar ter o telemóvel sempre no mesmo bolso e quando houver hipótese, por exemplo quando estamos em casa, deixar o aparelho num qualquer móvel da casa.

Outro exemplo é se usarem o telemóvel como despertador, tentem deixá-lo o mais longe possível de vós durante a noite, por exemplo na ponta oposta da mesinha de cabeceira.

E para quem gosta de dar aparelhos destes às crianças as consequências são ainda mais graves por se encontrarem em fase de crescimento e serem mais vulneráveis.

Espero ter esclarecido e ajudado.

Fontes:
http://www.gsmarena.com/glossary.php3?term=sar
http://en.wikipedia.org/wiki/Specific_absorption_rate
http://exameinformatica.sapo.pt/not...zer-para-evitar-as-radiacoes-do-seu-telemovel
http://informacaoincorrecta.blogspot.pt/2011/02/telemoveis-antenas-e-radiacoes.html
http://latimesblogs.latimes.com/booster_shots/2009/10/cell-phones-bone-density.html
http://www.nytimes.com/2011/03/31/technology/personaltech/31basics.html?_r=3&partner=rss&emc=rss
 
Lol, ó Wildstar... não digas baboseiras e ganha juízo.
Se não te dá jeito aceitar as verdades, problema teu. Nós já fizemos o nosso trabalho, alertando-vos.
 
Back
Topo