Como usar o nLite Registei-me no forum recentemente e achei que faria falta um tutorial sobre o nLite visto que é uma ferramenta poderosa que pode tornar uma instalação do Windows rápida e eficiente. Com o nLite podes pegar num CD do windows (original ) e aplicar-lhe varios tweaks, adicionar drivers, definir parametros para instalação automatica (cd-key, regional settings, etc) e outras opções como o aspecto do menu iniciar, vista de pastas e todas aquelas pekenas coisas kquetemos de ajuastar a nosso gosto sempre que instalamos o windows. Neste tutorial irei exemplificar a costumização de um CD do Windows XP SP2 usando a maioria das funções do nLite. As imagens podem demorar um bocado a carregar porque estão alojadas no meu server em casa com 256kb de upload Preparação Para este tutorial irão precisar de: * CD do Windows 2000 / XP (32bit/64bit/Home/Pro) / 2003 (32bit/64bit) qualquer linguagem * nLite Installer (download) (para o tutorial foi usado a versão 1.2 Beta) * .NET Framework 2.0 (32bit/64bit) 22mb/45mb * OU Framework Lite (download) 6.6mb NÃO INSTALAR EM CONJUNTO COM O .NET FRAMEWORK * *.exe's de hotfixes ou service packs que queiram aplicar, se o CD que usarem tiver o SP2 podem adicionar vários updates directamente ao CD disponiveis em http://www.ryanvm.net/msfn/updatepack.html. NO ENTANTO FAÇAM ISTO ANTES DE USAR O NLITE * *.inf's de drivers que queiram integrar (mais downloads na página oficial) Execução Depois de instalarem o nLite e o Framework e iniciarem o programa dverá aparecer isto: Escolham a linguagem que quiserem e carreguem no next. A seguir carrguem no escolher e seleccionem a drive onde se encontra o cd do windows e depois a pasta para onde querem copiar a instalação. Podem também escolher uma pasta no disco em vez de uma drive caso tenham copiado o contéudo do cd manualmente. A secção seguinte permite carregarem perfis que tenham gravado para não terem de configurar tudo outra vez. Neste tutorial vamos assumir que não têm nenhum e vamos passar a próxima secção. Aqui podem escolher as tarefas que queiram realizar, neste tutorial iremos analisar todas as tarefas disponíveis. Para integrarem um service pack basta selecionar a localização deste e o nLite integra o mesmo automaticamente. Nesta secção estão incluidos links para os zonas de download dos mesmos. Se não tiverem um CD com o SP2 mas quiserem usar os updates em http://www.ryanvm.net/msfn/updatepack.html integrem o SP2 agora, saiam do nLite, adicionem os updates ao CD e reinicem o nLite sem seleccionar as opções de integração de service packs ou updates. Para inserirem hotfixes e updates aplica-se o mesmo processo, seleccionar o exe e o nLite faz o resto. Aqui podem integrar drivers para não terem de os instalar mais tarde. Para isso terão de localizar os ficheiros .inf correspondentes, extraindo-os de um exe de instalação, directamente da raiz do windows ou de outra maneira. Neste tutorial irei integrar drivers raid da nvidia e ethernet da marvell. Seleccionem "Driver único" ou "Pasta com vários drivers" conforme tenham um ou mais infs na mesma pasta que queiram integrar. No caso de o driver a integrar for do tipo textmode, carregado durante o setup do windows, como um driver raid, sata ou semelhante, escolham a opção apropriada e seleccionem os dispositivos contidos no .inf que queiram integrar. No caso de o driver ser do tipo plug and play o nLite adiciona-o automaticamente. Aqui podem remover componentes desnecessários para reduzir o espaço ocupado ou por qualquer outra razão. Será apresentada uma janela onde podem seleccionar as funcionalidades que precisam de maneira a que o nLite impeça a remoção destas. Se quiserem ter acesso a todas os componentes não seleccionem nada e carreguem em OK. Terão então acesso a vários componentes que poderão ser removidos. Tenham especial atenção aos coloridos de vermelho pois representam componentes importantes que podem trazer problemas ao serem removidos. Leiam bem a descrição(apenas em ingles) e escolham com cuidado, em cada componente podem também ver o espaço que este ocupa. Em "Avançado" podem seleccionar ficheiros especificos para serem protegidos ou apagados. Se quiserem modificar os componentes a não eliminar carreguem em "Compatibilidade". Não irei descrever esta secção com muito detalhe pois é bastante fácil de compreender. Aqui podem definir as configurações para a instalação automaticae outras configurações por defeito como o system restore, updates automaticos, firewall, etc Podem configurar cada página ao vosso gosto, no caso de terem duvidas carreguem no "?" e se mesmo assim nao tiverem a certeza deixem estar a opção por defeito. O modo automático "Hide Pages" omite as secções de entrada durante o setup no caso de essa secção ser totalmente preenchida no nLite. Ou seja, se na página "ID de rede" preencherem o nome do PC e o grupo de trabalho, o setup não apresentará essa opção pois ja foi configurada, mas se apenas preencherem o nome do PC, durante o setup será apresentada a secção correspondente com os valores configurados já preenchidos e com os valores por configurar por preencher. Aqui têm mais opções que podem modificar, ao seleccionarem uma opção podem ver a descrição correspondente. Recomendo que activem na página "Modificações" o suporte para temas não oficiais e o desactivar SFC. Um permite o uso de qualquer tema visual que pode ser descarregado da net e colocado em /windows/resources/themes/. O outro desactiva a protecção e verificação de ficheiros do sistema , o que reduz o tempo de instalação drásticamente (num sistema com raid0 demora +/-15min a instalar). Nesta secção encontram os mais variados tweaks, não vou descreve-los ao promenor pois muitos são bastante fáceis de entender. Podem activar o "Mostrar Avançadas" para terem ainda mais opções disponiveis, no entanto as opções avançadas(marcadas a veremelho) devem ser aplicadas com cuidado pois podem ter efeitos secundários, leiam as descrições cuidadosamente. Sugiro que percam algum tempo com esta secção e analisem todas as opções, leiam as descrições e escolham com cuidado. Em "Serviços" podem mudar o comportamento dos serviços fazendo duplo-clique para circular entre as opções possiveis ("Por omissão"->"Automático"->"Manual"->"Desactivado"). Aqui é pedida uma confirmação para iniciar o processo, "Sim" para continuar, "Não" para voltar atrás. O processo poderá demorar algum tempo especialmente se activaram a recompressão de CAB's. Neste momento já têm o vosso windows personalizado! Agora só falta criar um ISO com arranque automático... Aqui podem criar um ISO para gravarem com outro programa("Criar Imagem") ou podem gravar directamente("Gravação Directa"). Têm também a opção para gravar uma imagem existente("Gravar Imagem") e para apagar um CD-RW ("Apagar RW"). Em "Label" escolham o nome do CD e se quiserem inserir outros ficheiros no CD escolham a opção "Explorar" que abre uma janela com a pasta da instalação para onde podem copiar o que quiserem para ser inserido no CD/ISO. Carreguem em "Gravar"/"Criar ISO" (sleccionem a pasta para criar o ISO) e já está! WOOHOOOO!! Carreguem em "Próximo" e "Acabar" e podem disfrutar duma instalação completamente personalizada. Basta porem o CD na drive e reiniciarem o computador... Dúvidas Qualquer dúvida perguntem que eu ajudarei como puder, em ultimo caso procurem no forum nLite. No caso de encontrarem erros (já é tarde e tal ) avisem-me que eu corrigo. Espero que tenham achado este tutorial útil e interessante.
Ta muito porreiro....eu vi isso ha uns bons meses na Bits e Bytes,,,e explicava la tudinho tb.. cumps
epa eu tenho um pekeno problema/duvida..a minha board tem controlador sata/raid da sil..tipo o driver meto o em pnp ou textmode para ser feito o load durante o setup do windwos?e k ja fiz um cd se mdrivers e dpx tipo adicionava o driver do sata com diskete mas posteriormente ele nao o carregava no fim de passar os files para o disco..ou seja nao o passava para o disco e depois nao dava p a instalar o windows
para drivers de armazenamento que tenham de ser carregados durante o setup tens de escolher textmode mas n percebi mt bem a historia da diskete, adicionaste os drivers da diskete com o nlite, ou carregaste os drivers durante o setup?
ja tentei varias cenas...desde adicionar os drivers (mas pus em pnp) e n por nd e depois tentar carregar com a diskete
experimenta adicionar os .inf's k estao na diskete ao nlite e poe em textmode, em principio deve funcionar sem probs
mt bom e os meus parabéns por teres tomado o tempo pra fazer este guia que é de grande utilidade apenas adicionava o link para o site do ryanVM com o pack que integra os updates todos desde o SP2 até à data....e nao inclui o WGA ...
so ha um problema ... é que o do ryanVM só há em EN não tem PT (pelo menos à 1 mês atras era assim) e muita gente tem o SO em PT.
Realmente está muito bom já tinha ouvido falar desse programita, mas ainda não o tinha exprementado Ou seja podemos fazer uma instalação do Windows já com updates e hotfixes, drivers de vários componentes integradas como a motherboard ou gráfica? É que se isso for mesmo assim poupa bastante trabalho
É exactamente isso que podes fazer, se contares com a instalação mais rápida, drivers já instalados, e todas aquelas definições ja ao nosso gosto poupas imenso tempo e trabalho. Eu antes demorava 1h~1:30h para instalar o windows e drivers, agora demoro 20m~30m no max.
eu tb ja fiz um cd entre os + d 10 em k acertei +- com as configs e instalei em 20min...so k dpx devo ter tirado algo e n reconhcia nem usbs e drivers era lixado d os meter..agora pus o driver do sata em textmode e mm assim n m reconhece nd..tou a ficar lixado :S
isso de n reconhecer nada é estranho, tem cuidado com os componentes k removes quanto aos drivers sata, se mesmo pondo tudo direitinho em textmode com os infs necessarios nao da, experimenta ver nos forums do nlite, sei k tem la alguns tutorials para integração de alguns drivers sata/ide/raid mais eskesitos. btw, se kisers ter a certeza de k o windows carrega os drivers durante o setup, fica atento a barra de status em baixo que vai mostrando os componentes que sao carregados, devem aparecer os drivers k integraste
ja alguem arranjou o pack que integra os updates em PT? é que com o que vem no site (EN) não da... o meu SO ta em PT
tinha ideia que era um programa que se instalava para ir buscar os updates... entao é so inserir este ficheiro em vez do RyanVN?
Penso que sim... Por acaso nunca fiz um XP Nlited com isto... Utilizava outro pack de updates tugas mas esse entretanto terminou...