No Dolby Digital for Wii?

ToTTenTranz

Power Member
joystiq disse:
Staying consistent with Wii's inferior processing and graphical specs, official Wii documentation given to development studios confirms the absence of Dolby Digital 5.1 optical outputs. It is likely that Nintendo will continue to use Dolby Pro Logic II for simulated 5.1 audio as it has with the GameCube. IGN writes: "There is a single proprietary audio/video jack on Wii and users have the option to plug in different cables depending on their preference. According to developer documentation, Wii owners will be able to insert a composite, S-video or component audio/video cable into the jack, but all three come standard with stereo left and right channel audio cables."

Though a Dolby Digital solution could still surface being that final Wii tech specs have yet to be announced, don't expect it. Not that Nintendo's target audience will.

fonte: http://www.joystiq.com/2006/05/25/no-dolby-digital-for-wii/




Acho que se a Nintendo anda a pregar pela envolvência e interactividade nos jogos, então a falta de dolby digital (ou dts) é uma falha muito grande. Um som surround hoje em dia é importantíssimo pois quase toda a gente que gosta de jogos e/ou filmes já tem um sistema 5.1 (nem que seja da marca Continente).
Um som surround com saídas discriminadas para os 6 canais é crucial para a envolvência de um jogo. Seja um FPS para saber onde estão os NPCs ou uma simulação de automóveis para "sentir" os adversários a aproximarem-se ou outros..
Cheira-me que a Nintendo vai continuar com o Dolby Prologic II da GameCube o que simplesmente já não é suficiente para os dias de hoje..




Um comentário a esta notícia que me deixou a pensar:
Clint disse:
Why don't they just release the Weemote for the Gamecube and be done with it? It is after all just a controller they are making. Why bother with the new console at all if graphics don't matter?
Será a Wii apenas um comando novo com uma GameCube (com mais uns pós de memória)?
Espero que não..
Espero que este user não tenha razão, e espero que a joystiq e a IGN estejam enganados em relação ao output de som da nova consola da Nintendo..



Esperemos que a Nintendo não esteja a cortar demasiadas arestas para tornar a consola apenas uns pós mais barata..
 
Última edição:
Olha, que surpresa... not.


Esperavam aquela tecnologia toda no comando, um (ligeiro, é certo) upgrade do hardware e preço abaixo dos 250 dólares ?

Ain't gonna happen.

Fiquem contentes por ter um speakerzinho no remote e já é bom.
É o "Surround" possível :D
 
Parece então que das 3 consolas a PS3 é a que vai ter mais tecnologia de som, tem dolby digital e DTS, a x360 tem dolby digital.
 
Última edição:
Não me parece que isso seja assim muito importante
Pessoalmente continuo a valorizar bem mais os gráficos que o som (sim tenho 5.1 não estou a cuspir pro ar) em termos de "tecnologia para o show off"
Se a consola não tem isso paciência. Aliás desconfio que a esmagadora maioria das consolas (e muito mais no target do "ppl comum" na Nintendo) joga com os speakers da TV e nem sequer se dá ao trabalho de usar algo melhor.
Já se sabe que o comando é a aposta com algumas melhorias de hardware. Ou os jogos são mesmo diferentes e revolucionários ou então espetam-se à grande. Cá estarei para ver.
 
por mais originais que os jogos sejam, e a sua jogabilidade, não ter HD e não ter 5.1 digital são 2 handycaps mto grandes

é mais uma gamecube 1.5
 
timber disse:
Não me parece que isso seja assim muito importante
Pessoalmente continuo a valorizar bem mais os gráficos que o som (sim tenho 5.1 não estou a cuspir pro ar) em termos de "tecnologia para o show off"
Se a consola não tem isso paciência. Aliás desconfio que a esmagadora maioria das consolas (e muito mais no target do "ppl comum" na Nintendo) joga com os speakers da TV e nem sequer se dá ao trabalho de usar algo melhor.
Já se sabe que o comando é a aposta com algumas melhorias de hardware. Ou os jogos são mesmo diferentes e revolucionários ou então espetam-se à grande. Cá estarei para ver.


Espetarem, n se espetam, porque pelo menos a Nintendo sabe fazer jogos e vai fazer semrpe os seus pra Wii. As outras companhias é k já duvido mto que o consigam fazer pra Wii.

A nintendo abordou o mundo dos videosjogos de uma maneira um bocado diferente, apostou na interectividade dos jogadores e cortou praticamente em tudo o resto. Eu já nem sei se pdoe ser considerada consola next-gen, não tem resolução HD, som dolby digital, hardware que compita com as outras duas, não tem disco rigido. A unica coisa que apostaram mm, foi no comando, giraram completamente a consola no novo comando. vamos lá ver no que vai dar.

Mas aquele comentario que postaram ai em cima tem alguma logica. Não era mais facil lancarem esse comando para a Nintendo Game Cube? E tinham o problema resolvido.
 
Isso teria muito menos impacto.
Era um comando novo que muita gente não teria. Como se sabe o mercado de consolas dá-se muito mal com add-ons. Para a aposta que eles estão a fazer acho muito mais lógica fazer reset à coisa lançando uma nova consola.

Além disso com a tecnologia actual mesmo que a Wii seja uma GC on steroids não duvido que estará bem dopada mesmo que não tenha grande coisa de novo. Mesmo para o preço que eles apontam lançando em Novembro conseguem ter hardware muito melhor que o original da GC.

O preço baixo favorece muito a compra por impulso e a falta de necessidade de justificar o "investimento".
 
Mas há aqui uma falha..

Então se a consola lê DVDs com um presumível dongle, como é que pode não ter uma saída óptica? Vai ler os DVDs e debitar o som em stereo?! Estranho..
 
Os criadores do codec não dizem que o Dolby Digital é retrocompatível com equipamentos de reprodução em Dolby Stereo só por dizer que sim...
E há aínda as saídas digitais coaxiais.
 
blastarr disse:
Os criadores do codec não dizem que o Dolby Digital é retrocompatível com equipamentos de reprodução em Dolby Stereo só por dizer que sim...
E há aínda as saídas digitais coaxiais.

"According to developer documentation, Wii owners will be able to insert a composite, S-video or component audio/video cable into the jack, but all three come standard with stereo left and right channel audio cables."

Segundo a notícia não há coaxiais para ninguem..
Só se a saída do som se fizer através do tal dongle.

Ou isso ou a consola mesmo para ler DVDs fica muito limitada.
 
ToTTenTranz disse:
"According to developer documentation, Wii owners will be able to insert a composite, S-video or component audio/video cable into the jack, but all three come standard with stereo left and right channel audio cables."

Segundo a notícia não há coaxiais para ninguem..
Só se a saída do som se fizer através do tal dongle.

Ou isso ou a consola mesmo para ler DVDs fica muito limitada.

Vai ler DVD's sim, mas só de jogos.
DVD-Vídeo é algo que vai existir, mas será "desencorajado" pela marca, pois não pretende que os clientes saibam dessa limitação (not good for marketing).
Pelos vistos ter de pagar royalties à Toshiba, Sony e Philips pelo codec de vídeo, e à Dolby Labs pelo codec de som tornava a consola cara e tiveram de cortar tudo.
Duvido por isso que a "dongle" da Wii tenha saídas digitais.


A Xbox 1 tinha um "dongle" opcional de funções semelhantes (activar a reprodução de DVD-Video), mas as saídas de som digitais estavam já presentes na consola por causa dos jogos com faixas DD 5.1, não eram um add-on exclusivo para filmes.
 
Há outras razões que não os custos para a falta de implementação de Dolbi Digital na Wii:
IGNcube: How do you think Dolby Pro Logic II competes against other sound formats including Dolby Digital? What are the advantages of going with Dolby Pro Logic II, as a developer?

Julian: The main advantage is the ease of use. As I said before - for all current MusyX developers it is literally a switch. If they have 3D sound in their work-in-progress game it takes minutes and it will be automatically encoded in five-channel sound. To the listener PLII is extremely similar to Dolby Digital. It has a few advantages and disadvantages compared to Dolby Digital. The advantages are the downwards compatibility - a game using Pro-Logic II can be played on any Stereo or Pro-Logic system and will take full advantage of these without any changes in the game setup. Secondly, there is no delay due to the encoding and finally, the audio is non-compressed, whereas Dolby Digital applies heavy compression.

The disadvantages of PLII are that the channel separation is even better with Dolby Digital and that DPLII doesn't have a specific bass channel.
Source: http://cube.ign.com/articles/357/357778p1.html

One issue that has been tossed around a bit is the question of which system will output real-time AC-3 Digital Dobly audio. This was addressed today on why this would not be one of the features of MusyX. The reason behind this is based on the the audio stream and the latency involved when trying to pass it to the decoder and decoding it. With AC-3 audio, there is approximately a 60ms delay latency which would in turn make the audio slightly out of sync with what you see on the screen, and would sound kind of weird given the timing of the visuals. While they don't plan on including any form of AC-3 output, the system is very well capable of creating it's own method of distinct positional audio channels similar to what is used in Dolby Digital.
Source: http://www.gaming-age.com/news/2001/3/23-152

Como podem ver... há razões inerentes, o SPU integrado no flipper é aliás um chip bastante unico e potente... claro que nenhuma third party a portar um jogo de PS2 tomou partido dele, mas jogos in-house se quiserem fazem maravilhas com aquele chip de som.

Dolby Digital Live is a real-time encoding technology for interactive media such as video games. It converts any audio signals on a PC or game console into the 5.1-channel Dolby Digital format and transports it via a single S/PDIF cable. The SoundStorm, used for the Xbox game console and certain nForce2-based PCs, used an early form of this technology.
Poucos jogos Xbox realmente usam o Dolbi Digital (com AC-3), como referido em cima... o sinal de audio é convertido em tempo real...

Pro Logic usa stereo (2 canais) com vários outros codificados, que serão descodificados no equalizador das colunas... A Xbox simplesmente pega nesses canais e mete-os cá fora separados. Isto faz com que o equalizador não os tenha de separar... mas não faz com que um jogo portado da PS2 se transforme milagrosamente no ex-libris do Dolbi Digital... vai soar ao mesmo e ter os mesmos canais (ou talvez o tal canal extra de bass, mas n tenho a certeza).

Fundo da questão... a Nintendo podia meter suporte Dolbi Digital Live como o da Xbox, uma saida coaxial e, simplesmente converter o sinal e metê-lo cá fora, mas qual a vantagem? o consumidor ver que o produto suporta Dolbi Digital e não se queixar mais? Será que faz mesmo falta? Estamos a falar de suporte Pro Logic IIx (7.1), o que, para mim é muito bom.

A Nintendo sempre caminhou no caminho da facilidade de utilização e o Pro Logic à partida é stereo, se o som não fôr descodificado e simplesmente ligado a umas colunas... ele faz um merge (basicamente) de todos os canais, e toca tudo na mesma. E muitas televisões ainda vêm com colunas stereo (ou mesmo mono),.

Eu acho isto tudo uma falsa questão... a parte audio não é como as placas gráficas que de 6 em 6 meses são re-inventadas, quando uma tecnologia nova apareçe a anterior não passa a soar mal e ser extremamente obsoleta... Para DVD's... a falta de suporte Dolbi Digital seria uma estupidez, é standard e o o audio está todo gravado numa faixa previamente, mas e para jogos?
 
I_Eat_All Eu tenho de discordar contigo.
Eu tenho sempre a Gamecube ligada a um amplificador que suporta prologic e simplesmente não é a mesma coisa. O mesmo amplificador suporta dolby digital e quando está ligado a envolvência é completamente diferente. O prologic (mesmo o II) tem várias limitações, pois é um formato exclusivamente analógico.
Estamos limitados à qualidade dos DACs que estiverem na consola e não podemos usurfruir dos DACs de alta qualidade dos amplificadores de mesa que tivermos.

É preciso ver tambem que descodificadores pro-logic II só existem há uns 4-5 anos no mercado. Com dolby digital já existem há muito mais..


Em relação à latência, isso depende exclusivamente da velocidade de processamento do codificador em questão. Latência vai existir sempre tanto no som como nos gráficos, a questão é se isso se nota ou não. Para quem tem soundstorm, xbox, motherboard intel etc com dolby digital live, essa latência não se nota.

Em relação à compressão.. nos jogos quase todos os sons são comprimidos, e os 96Khz/16bits do dolby digital chegam e sobram para lidar com sons comprimidos. Num jogo o mais importante é a separação dos canais, coisa que no prologic II falha um bocado. O facto de não ter canal separado para o subwoofer tambem é uma falha grande.
Isto é mais importante que a qualidade em bruto do som, até porque não sabemos ao certo que DACs internos é que a Wii vai ter.

Eu acho que em termos de relação eficiência/potência a nintendo acertou em cheio na Gamecube.. mas começo a por as minhas dúvidas na Wii.


Em relação a poucos jogos Xbox usarem dolby digital... opah.. é mentira.. Os melhores jogos Xbox usam TODOS dolby digital, apenas alguns jogos 3rd party com developers preguiçosos é que não incluem essa opção, pois o impacto na performance é quase nulo.
EDIT: http://www.dolby.com/consumer/games/games_and_consoles2_dolby_digital.html -» 280 jogos a usar Dolby Digital na Xbox 1
 
Última edição:
ToTTenTranz disse:
I_Eat_All Eu tenho de discordar contigo.
Eu tenho sempre a Gamecube ligada a um amplificador que suporta prologic e simplesmente não é a mesma coisa. O mesmo amplificador suporta dolby digital e quando está ligado a envolvência é completamente diferente. O prologic (mesmo o II) tem várias limitações, pois é um formato exclusivamente analógico.Estamos limitados à qualidade dos DACs que estiverem na consola e não podemos usurfruir dos DACs de alta qualidade dos amplificadores de mesa que tivermos.

É preciso ver tambem que descodificadores pro-logic II só existem há uns 4-5 anos no mercado. Com dolby digital já existem há muito mais..
Não tenho conheçimento das datas de implementação dos suportes, mas sim, pro logic II foi um "upgrade" ao velhinho Pro logic, que por sua vez era um upgrade do Dolbi Surround (inventado em 1976). não há discussão que o pro logic II é o fim da linha da tecnologia, o futuro é o digital.

Mas pelo que percebi o teu amplificador só suporta o pro logic original, e o Dolbi Digital certo? não é PLII compliant?
ToTTenTranz disse:
Em relação à latência, isso depende exclusivamente da velocidade de processamento do codificador em questão. Latência vai existir sempre tanto no som como nos gráficos, a questão é se isso se nota ou não. Para quem tem soundstorm, xbox, motherboard intel etc com dolby digital live, essa latência não se nota.
Concordo. Os detalhes da latencia podem ser perfeitamente resolvidos hoje... mas à 5 anos era outra história; mas a maior latencia que se falou em cima foi no AC-3, a maior parte dos jogos Xbox não usa esse formato mas sim o Dolbi Digital Live, que as soundstorm também usam, e como referes é optimo para jogos, de facto.
ToTTenTranz disse:
Em relação à compressão.. nos jogos quase todos os sons são comprimidos, e os 96Khz/16bits do dolby digital chegam e sobram para lidar com sons comprimidos. Num jogo o mais importante é a separação dos canais, coisa que no prologic II falha um bocado. O facto de não ter canal separado para o subwoofer tambem é uma falha grande.
Isto é mais importante que a qualidade em bruto do som, até porque não sabemos ao certo que DACs internos é que a Wii vai ter.
Pro Logic é inferior ao Dolbi Digital, ninguém disse o contrário, mas isso não torna o Pro Logic II mau... é basicamente o fim da linha nos modos de som analógicos, o digital é o futuro, para mim Pro Logic IIx já é muito bom.

De resto não entendo o espanto, já era de esperar à muito tempo, desde que anunciaram que n iam ter HD, ou quando mostraram a Wii às portas fechadas em 2005 e não tinha saida coaxial.
ToTTenTranz disse:
Em relação a poucos jogos Xbox usarem dolby digital... opah.. é mentira.. Os melhores jogos Xbox usam TODOS dolby digital, apenas alguns jogos 3rd party com developers preguiçosos é que não incluem essa opção, pois o impacto na performance é quase nulo.
EDIT: http://www.dolby.com/consumer/games/games_and_consoles2_dolby_digital.html -» 280 jogos a usar Dolby Digital na Xbox 1
Não são 280 jogos asseguro-te isso... já vi discussões sobre isso e não indicavam isso nem por sombras... a maior parte dos jogos 3rd party vêm como vieram das outras consolas no que toca a som, têm é o tal parsing em Dolbi Digital Live, que não sei se ganham 1 canal de bass por isso, mas implementação de raiz? muito poucos... mas concordo, os melhores usam, os exclusivos.

A que diferença esse modo dolbi digital forçado equivale... não sei dizer, nunca tive oportunidade de ouvir o mesmo jogo lado a lado e comparar nos 2 modos, mas embora seja melhor não será diferença de noite e dia.
 
Back
Topo