1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

No view no Ubuntu com ATI X800

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sike, 1 de Março de 2006. (Respostas: 30; Visualizações: 1613)

1. sike

sike I'm cool cuz I Fold

Consigo instalar até ao fim, tudo como o Metro aconselha, mas depois de escolher a resolução dá-me um erro muito esquezito com montes de caracteres aleatórios.

Tenho uma ATI X800, já ouvi dizer que podia dar problemas, mas nao sei como resolver...

Se me puderem ajudar :x2:

Última edição: 3 de Abril de 2006
  2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

O problema é o suporte da ATI em Linux.
    Não tenho grande experiencia.
    Seleciona apenas 1024x756 na instalação. Depois instalas os drivers da ATI e só depois é que tentas alterar o xorg.
    Para um newbie é um caminho complicado. Com uma Nvidia não devias ter qq problema.

3. Crisis

Crisis Power Member

sike, tens umas distribuições mais user friendly do que o ubuntu, por exemplo o fedora tem um bom suporte para placas ATI, falo por experiencia que ja experimentei com duas diferentes.

Cumprimentos

4. sike

sike I'm cool cuz I Fold

Vou masé esperar que saia a nova versão.
    Até lá vou tentar dar a volta á situação.
    Niguém sabe como se pode fazer ? assim em passos básicos ?

5. Crisis

Crisis Power Member

Aquando da instalação se escolheres "install vga=771" n te da?? instalei no meu portatil com uma ATI 9700 e funciona-me mto bem! Estou a gostar bastante do Ubuntu :)

Cumprimentos

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

As 9700 funcam bem mas a serie X1000 penso que não funcam de todo. pelos vistos as X800 devem ter o mesmo problema.
    Culpado... ATI e a porcaria de suporte para Linux. Neste aspecto a nvidia é muito melhor.

7. s00n

s00n Power Member

isso é um portatil?

se ja tens o sistema instalado tenta reinicar em recovery mode... quando xegares a consola faz sudo vim /etc/X11/xorg.conf ... vai usando tab na primeira letra de cada palavra pa ires lá dar.
    depois de entrares nesse fixeiro xorg.conf com o editor de texto vim, vem andando para baixo com as setas e procura pela palavra device... há muitas entradas com device mas procura uma que só tenha device.

nela se não tiveres acrescenta isto no fim do device:

Option "MonitorLayout" "LVDS,TMDS"

usa o tab para indentar como tão os outros.
    para sair faz esc 2x, escreves ":w" e ele salva (write).. e depois ":q" e ele sai...
    reboot na shell e entra no modo normal para ver se corre.

tenho uma x700 o meu instalava as resoluções mas n tinha monitor no login nem pa frente :p. Espero que resolva

8. xtr3me

xtr3me Power Member

Podes mudar o driver de "ati" para "vesa" apenas para ficares com X e depois fazeres o update dos drivers à pata. Para isso fazes o procedimento que o s00n disse:

sudo vim /etc/X11/xorg.conf
    carregas em "a" quando chegares à linha a alterar
    alteras o driver
    carregas 2x em esc
    e dps fazes :wq

depois é só fazer startx.

Claro que isto é tudo feito em consola (quando arrancares o ubuntu e ficar tudo preto, fazes ctrl+alt+f1, fazes login e pronto)

9. sike

sike I'm cool cuz I Fold

Desculpem lá estar a desenterrar esta threat mas eu ainda nao consegui resolver o problema...
    Não não tenho portátil, tenho um desktop com uma X800, no portátil consigo entrar com live cd (porque nao quero instalar o ubunto) e tenho uma 9200.

Gostava de saber o que querem dizer com o etc...

Thanks in Advance

Última edição: 2 de Abril de 2006
  10. s00n

s00n Power Member

Para basicamente , se ja instalaste, tens de editar o xorg.conf

para isso editas com um editor de texto de consola (vim, pico, emacs) etc...

e para isso tens de ir à pasta onde ele está : /etc/X11/xorg.conf

etc é pasta, X11 é pasta, xorg.conf é file...

depois é so vim ou emacs ou pico /etc/X11/xorg.conf

11. sike

sike I'm cool cuz I Fold

percebi a parte dos editores, mas como eu sei qual é a pasta ?

12. s00n

s00n Power Member

argh.... fecha os olhos e escreve vim /etc/X11/xorg.cong !!! LOL

a pasta em que o ficheiro está é a X11 (nome da pasta) mas onde esta última está é na etc (nome da pasta)!

13. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

tenho exactamente o mm problema com uma 6800gs a correr o live cd, carrega tudo mas depois empanca com carateres estranhos e umas cores maradas :S

14. PandMonium

PandMonium Power Member

Se não arranjares ajuda por aqui não te esqueças de ver no forum do ubuntu que tem para lá muita info...
    Na minha X700 mobile quando chegava ao X ficava tudo preto mas a funcionar pois ouvia som, tive que editar o xorg, (pra editares tens que fazer "sudo nano/vim/pico/<editor_aqui> /etc/X11/xorg.conf")

Boa sorte com isso que o suporte ati não é lá muito bom, eu só ontem é que me dei ao trabalho de instalar os drivers da ATI para ter aceleração 3D e já me fez perder um bom bocado...

15. WishMaster

WishMaster Power Member

Eu tenho uma X800 GTO e no Ubunto nem sequer me deu ecrâ preto, aliás nem entrou no X fui logo para a consola...instalalei o Fedora Core 4 e com as últimas drivers da ATI tenho tudo a funcar direitinho 1440x900 32 bit :)

16. NeO_CooL

NeO_CooL Power Member

O suporte da ATI em linux realmente é mto mau, a minha x1600xt nao é detectada cm tal. e Apenas no fedora 5 é detectada cm ATI.

Estou a pensar seriamente a mudar novamente p Nvidia devido ao Suporte linux.

17. s00n

s00n Power Member

PandMonium : Isso já foi respondido 20x! lol

18. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Eu tb! No Ubuntu 5.10 e 6.06 ;)
    Se num tiverem preguiça instalam as vossas ati na dist que quiserem... Agora se têm preguiça nada a fazer...

19. s00n

s00n Power Member

Ora aí está...

20. WishMaster

WishMaster Power Member

Realmente acaba por ser preguiça....mas a culpa é da ATI por não dar suporte em condições para Linux :007:

Ao menos em FC4 foi só sacar as drivers do site da ATI correr o ficheiro de instalação... e voilá mais fácil não podia ser....

:x2:

Partilhar esta Página