No view no Ubuntu com ATI X800

sike

I'm cool cuz I Fold
Consigo instalar até ao fim, tudo como o Metro aconselha, mas depois de escolher a resolução dá-me um erro muito esquezito com montes de caracteres aleatórios.

Tenho uma ATI X800, já ouvi dizer que podia dar problemas, mas nao sei como resolver...

Se me puderem ajudar :x2:
 
Última edição:
O problema é o suporte da ATI em Linux.
Não tenho grande experiencia.
Seleciona apenas 1024x756 na instalação. Depois instalas os drivers da ATI e só depois é que tentas alterar o xorg.
Para um newbie é um caminho complicado. Com uma Nvidia não devias ter qq problema.
 
sike, tens umas distribuições mais user friendly do que o ubuntu, por exemplo o fedora tem um bom suporte para placas ATI, falo por experiencia que ja experimentei com duas diferentes.

Cumprimentos
 
Vou masé esperar que saia a nova versão.
Até lá vou tentar dar a volta á situação.
Niguém sabe como se pode fazer ? assim em passos básicos ?
 
Aquando da instalação se escolheres "install vga=771" n te da?? instalei no meu portatil com uma ATI 9700 e funciona-me mto bem! Estou a gostar bastante do Ubuntu :)

Cumprimentos
 
Crisis disse:
Aquando da instalação se escolheres "install vga=771" n te da?? instalei no meu portatil com uma ATI 9700 e funciona-me mto bem! Estou a gostar bastante do Ubuntu :)

Cumprimentos

As 9700 funcam bem mas a serie X1000 penso que não funcam de todo. pelos vistos as X800 devem ter o mesmo problema.
Culpado... ATI e a porcaria de suporte para Linux. Neste aspecto a nvidia é muito melhor.
 
isso é um portatil?

se ja tens o sistema instalado tenta reinicar em recovery mode... quando xegares a consola faz sudo vim /etc/X11/xorg.conf ... vai usando tab na primeira letra de cada palavra pa ires lá dar.
depois de entrares nesse fixeiro xorg.conf com o editor de texto vim, vem andando para baixo com as setas e procura pela palavra device... há muitas entradas com device mas procura uma que só tenha device.

nela se não tiveres acrescenta isto no fim do device:

Option "MonitorLayout" "LVDS,TMDS"

usa o tab para indentar como tão os outros.
para sair faz esc 2x, escreves ":w" e ele salva (write).. e depois ":q" e ele sai...
reboot na shell e entra no modo normal para ver se corre.

tenho uma x700 o meu instalava as resoluções mas n tinha monitor no login nem pa frente :p. Espero que resolva
 
Podes mudar o driver de "ati" para "vesa" apenas para ficares com X e depois fazeres o update dos drivers à pata. Para isso fazes o procedimento que o s00n disse:

sudo vim /etc/X11/xorg.conf
carregas em "a" quando chegares à linha a alterar
alteras o driver
carregas 2x em esc
e dps fazes :wq

depois é só fazer startx.

Claro que isto é tudo feito em consola (quando arrancares o ubuntu e ficar tudo preto, fazes ctrl+alt+f1, fazes login e pronto)
 
Desculpem lá estar a desenterrar esta threat mas eu ainda nao consegui resolver o problema...
Não não tenho portátil, tenho um desktop com uma X800, no portátil consigo entrar com live cd (porque nao quero instalar o ubunto) e tenho uma 9200.

Gostava de saber o que querem dizer com o etc...

Thanks in Advance
 
Última edição:
Para basicamente , se ja instalaste, tens de editar o xorg.conf

para isso editas com um editor de texto de consola (vim, pico, emacs) etc...

e para isso tens de ir à pasta onde ele está : /etc/X11/xorg.conf

etc é pasta, X11 é pasta, xorg.conf é file...

depois é so vim ou emacs ou pico /etc/X11/xorg.conf
 
argh.... fecha os olhos e escreve vim /etc/X11/xorg.cong !!! LOL


a pasta em que o ficheiro está é a X11 (nome da pasta) mas onde esta última está é na etc (nome da pasta)!
 
tenho exactamente o mm problema com uma 6800gs a correr o live cd, carrega tudo mas depois empanca com carateres estranhos e umas cores maradas :S
 
Se não arranjares ajuda por aqui não te esqueças de ver no forum do ubuntu que tem para lá muita info...
Na minha X700 mobile quando chegava ao X ficava tudo preto mas a funcionar pois ouvia som, tive que editar o xorg, (pra editares tens que fazer "sudo nano/vim/pico/<editor_aqui> /etc/X11/xorg.conf")

Boa sorte com isso que o suporte ati não é lá muito bom, eu só ontem é que me dei ao trabalho de instalar os drivers da ATI para ter aceleração 3D e já me fez perder um bom bocado...
 
Eu tenho uma X800 GTO e no Ubunto nem sequer me deu ecrâ preto, aliás nem entrou no X fui logo para a consola...instalalei o Fedora Core 4 e com as últimas drivers da ATI tenho tudo a funcar direitinho 1440x900 32 bit :)
 
O suporte da ATI em linux realmente é mto mau, a minha x1600xt nao é detectada cm tal. e Apenas no fedora 5 é detectada cm ATI.

Estou a pensar seriamente a mudar novamente p Nvidia devido ao Suporte linux.
 
WishMaster disse:
Eu tenho uma X800 GTO e no Ubunto nem sequer me deu ecrâ preto, aliás nem entrou no X fui logo para a consola...instalalei o Fedora Core 4 e com as últimas drivers da ATI tenho tudo a funcar direitinho 1440x900 32 bit :)


Eu tb! No Ubuntu 5.10 e 6.06 ;)
Se num tiverem preguiça instalam as vossas ati na dist que quiserem... Agora se têm preguiça nada a fazer...
 
Realmente acaba por ser preguiça....mas a culpa é da ATI por não dar suporte em condições para Linux :007:

Ao menos em FC4 foi só sacar as drivers do site da ATI correr o ficheiro de instalação... e voilá mais fácil não podia ser....

:x2:
 
Back
Topo