No Wine for Dell Ubuntu Users, Says Shuttleworth

esquiso

Power Member
News from last week, but still worth noting: Mark Shuttleworth told eWeek in a May 3rd interview that Dell will not incluide open-source software such as Wine with the PCs it plans to bundle with Ubuntu Linux. Says Shuttleworth: 'I do not want to position Ubuntu and Linux as a cheap alternative to Windows ... While Linux is an alternative to Windows, it is not cheap Windows. Linux has its own strengths, and users should want it because of those strengths and not because it's a cheap copy of Windows ... Often we see proprietary software companies just completely fail to understand not only the motivations of the Linux community, but also the processes. It's very practical, there's a way to get things done, and it's different. The VMware guys have really engaged with us completely and worked to the agenda set by the Linux community, which is not an ideological agenda but a practical one.' Does that mean Wine won't even be listed in the package manager?"

From: /.
Noticia Completa: eweek.com

Sem Wine? Hmmmm...
 
Estou errado ou actualmente o ubuntu nem instala o wine por defeito. Não vejo a novidade.

EDIT: Já sei, muito provavelmente a Dell terá o seu repositório onde o wine não existirá, mas deve ser mais numa de: um cliente dizer "instalei o wine mas a aplicação x não funciona" e ele responderem "só damos suporte às aplicações do nosso repositório".
 
Última edição:
O facto de o Ubuntu não ter sequer o Wine listado nos repositórios nao é novidade?

Ok, é só uma possibilidade, mas é o que o Mark dá a entender pelas palavras dele.
 
Concordo plenamente com os argumentos dele.

Se o caminho do Ubuntu for o de copiar e não o de inovar então está condenado a conotações que pura e simplesmente o irão prejudicar como produto.

Linux tem de se mostrar como é e pelo que vale.
 
eu percebo o q ele quer dizer, mas o objectivo do linux é liberdade de escolha, e retirar o Wine dos repos vai contra isso mesmo.
 
Nada disso!
Ninguém tira a hipotese de escolher wine...
Quem quiser wine tem centenas de sítios onde pode ler como instalar o wine, ou adicionar repositórios...
 
Parece-me que a questão é mesmo de não dar suporte ao wine e também evitar que as pessoas comecem a usar ubuntu não por ser linux, mas por ser um windows barato (o que até poderia levar a microsoft a cair-lhes em cima). Ideologicamente parece-me válido.

Quanto à liberdade de escolha, todos sabemos que para ter o wine nessas máquinas bastará adicionar um repositorio, ou instalar um deb.
 
Não vem por defeito no Ubuntu, mas basta que procurar em Aplicações --> Adicionar/Remover e instalar a partir daí.

Nada que incomode quem procura suporte para programas do windows mas por outro lado seria bom que já viesse incluído e configurado por defeito.

Porque um pouco complicado torna-se a parte de customizar o wine com um tema de janela mais eye-candy e adicionar o wine como acção por defeito quando se faz o duplo-clique num executável a partir do Nautilus.

----

Mas pronto, já não é nada mau ver a DELL realmente interessada em promover Ubuntu. Pode ser que comece a desvanecer esta ideia de que o windows e mac são os únicos SO's para pessoas "normais".

:)
 
Back
Topo