Como Fazer Noções básicas fotografia (Canon S120)

salvador66

Suspenso
Boa tarde camaradas adquiri esta máquina e gostaria que alguma alma caridosa por assim dizer me dissesse e explicasse por favor o que é ISO, F1.7 e afins, zoom etc..., visto esta máquina tb ser manual gostaria de começar a praticar, porém teria que entender em português leigo, por assim dizer os termos todos pra começar a conjugar obrigado
 
ISO é a sensibilidade do sensor.
Quanto maior, mais luz capta. Maior é também o aparecimento de grão na foto.

O valor "f" corresponde à abertura da lente. Quanto menor, maior a abertura. Mais luz entra. Menor a profundidade.

Zoom medido pela multiplicação da focal inicial. Permite aumentar o alcance do sujeito a ser fotografado.
 
ISO é a sensibilidade do sensor.
Quanto maior, mais luz capta. Maior é também o aparecimento de grão na foto.

O valor "f" corresponde à abertura da lente. Quanto menor, maior a abertura. Mais luz entra. Menor a profundidade.

Zoom medido pela multiplicação da focal inicial. Permite aumentar o alcance do sujeito a ser fotografado.
Obrigado, já andei a ler pela net fora e vou continuar a ler e praticar, obrigado, cumprimentos
 
Saca o manual da maquina, e começa a ler, e ficarás bem ilucidado sobre esses termos..

Ah, e vai praticando conforme os capítulos que vais lendo ;)
 
Procura vídeos explicativos no YouTube. Em geral dão exemplos dos resultados.

Isso não tem nada a ver com recomendações de equipamentos, nem com a S120 em particular.

Deverias colocar este tipo de dúvidas no sub-forum geral de fotografia.
 
Pega nesta imagem e imprime/mete no telemóvel para consulta rápida.
lgxup.png


A s120 tem um indicador de medição de luz no modo manual. Usa-o.
 
Obrigado a todos por toda a ajuda e informação prestada, toda ela é bem vinda, já tou a praticar tendo em conta a vossa ajuda, muito agradecido mais uma vez, um bem haja
 
falta a distancia focal.
28mm a f/2.8 são diferentes de 200mm a f/2.8

depth-of-field-same-aperture.jpg


Err....além do que o Fatalit1-4 disse, a distância do sensor ao plano de foco tem influencia, e no exemplo que deste essa distância varia de foto para foto. Depois ainda falta isto:

"CLARIFICATION: FOCAL LENGTH AND DEPTH OF FIELD
Note that focal length has not been listed as influencing depth of field, contrary to popular belief. Even though telephoto lenses appear to create a much shallower depth of field, this is mainly because they are often used to magnify the subject when one is unable to get closer. If the subject occupies the same fraction of the image (constant magnification) for both a telephoto and a wide angle lens, the total depth of field is virtually* constant with focal length! This would of course require you to either get much closer with a wide angle lens or much further with a telephoto lens, as demonstrated in the following chart:

Focal Length (mm) Focus Distance (m) Depth of Field (m)
10 0.5 0.482
20 1.0 0.421
50 2.5 0.406
100 5.0 0.404
200 10 0.404
400 20 0.404

Note how there is indeed a subtle change for the smallest focal lengths. This is a real effect, but is negligible compared to both aperture and focusing distance. Even though the total depth of field is virtually constant, the fraction of the depth of field which is in front of and behind the focus distance does change with focal length, as demonstrated below:

Distribution of the Depth of Field
Focal Length (mm)
Rear Front
10 70.2 % 29.8 %
20 60.1 % 39.9 %
50 54.0 % 46.0 %
100 52.0 % 48.0 %
200 51.0 % 49.0 %
400 50.5 % 49.5 %

This exposes a limitation of the traditional DoF concept: it only accounts for the total DoF and not its distribution around the focal plane, even though both may contribute to the perception of sharpness. Note how a wide angle lens provides a more gradually fading DoF behind the focal plane than in front, which is important for traditional landscape photographs.

Longer focal lengths may also appear to have a shallower depth of field because they enlarge the background relative to the foreground (due to their narrower angle of view). This can make an out of focus background look even more out of focus because its blur has become enlarged. However, this is another concept entirely, since depth of field only describes the sharp region of a photo — not the blurred regions.

On the other hand, when standing in the same place and focusing on a subject at the same distance, a longer focal length lens will have a shallower depth of field (even though the pictures will frame the subject entirely differently). This is more representative of everyday use, but is an effect due to higher magnification, not focal length.

*Technical Note: We describe depth of field as being virtually constant because there are limiting cases where this does not hold true. For focal distances resulting in high magnification, or very near the hyperfocal distance, wide angle lenses may provide a greater DoF than telephoto lenses. On the other hand, at high magnification the traditional DoF calculation becomes inaccurate due to another factor: pupil magnification. This reduces the DoF advantage for most wide angle lenses, and increases it for telephoto and macro lenses. At the other limiting case, near the hyperfocal distance, the increase in DoF arises because the wide angle lens has a greater rear DoF, and can thus more easily attain critical sharpness at infinity.

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/depth-of-field.htm
 
Mas desfoque não é profundidade de campo, são coisas diferentes, e esse mesmo desfoque visto ao mesmo tamanho - entre uma 24 e 85 com a mesma abertura, focadas no mesmo objecto e este com o mesmo tamanho na moldura - é igual.

http://www.film-and-video.com/dofmyth.htm

Como dito no link que postei, mantendo o mesmo tamanho do objecto focado na moldura, uma grande angular tem a mesma profundidade de campo que uma tele. Claro está que essa profundidade de campo sofre ligeiras alterações na sua distribuição à frente e atrás do objecto focado, e que em casos extremos - "Note how there is indeed a subtle change for the smallest focal lengths. This is a real effect" - há uma alteração na profundidade mais significativa, mas longe do exemplo que deste.

Edit: mais um bom link, lembrava-me disto mas foi difícil encontrá-lo: https://luminous-landscape.com/dof2/
 
Última edição:
mas eu desde o inicio falei em desfoque, não profundidade de campo

como está no primeiro texto que meteste

If the subject occupies the same fraction of the image (constant magnification) for both a telephoto and a wide angle lens, the total depth of field is virtually* constant with focal length! This would of course require you to either get much closer with a wide angle lens or much further with a telephoto lens

tecnicamente falando, sim, nas mesmas condições é igual
leigamente falando ao fazeres o zoom vais ter (não respeitando as proporções/eqnaudramentos) mais desfoque porque vais ter menos background visivel

http://camerasim.com/apps/camera-simulator/
uma foto a 18mm vai ter um fundo mais "atabalhoado" do que a 55mm

eu nunca falei em DOF, falei em desfoque (aspecto visual)
 
mas eu desde o inicio falei em desfoque, não profundidade de campo

eu nunca falei em DOF, falei em desfoque (aspecto visual)

Ah! Ok, explicada a "confusão". Eu respondi à tua resposta ao Fatalit1-4 - na qual ele falou de profundidade de campo. Não especificaste que estavas a falar de desfoque e como além disso a imagem que colocaste fala também de profundidade de campo, foi natural partir do pressuposto que estavas a falar de dof e não de desfoque.


Permite-me responder dentro da citação, principalmente para não confundirmos mais o criador do tópico, mas sim esclarecê-lo já que estas (e outras) questões técnicas podem ser bastante confusas para quem se inicia, pois acredito que não te estou a dar novidade nenhuma. (posso não ser participativo aqui na secção de fotografia mas costumo cá vir de vez em quando e sei que és dos users mais participativos).

como está no primeiro texto que meteste

If the subject occupies the same fraction of the image (constant magnification) for both a telephoto and a wide angle lens, the total depth of field is virtually* constant with focal length! This would of course require you to either get much closer with a wide angle lens or much further with a telephoto lens

tecnicamente falando, sim, nas mesmas condições é igual - Agora estás a falar de dof certo? é que a citação que colocaste fala de dof. (só pra não haver mais enganos de parte a parte :P )
leigamente falando ao fazeres o zoom vais ter (não respeitando as proporções/eqnaudramentos) mais desfoque porque vais ter menos background visivel - Exacto, leigamente falando. Em qualquer um dos casos (proporções diferentes / proporções iguais) a área de background vísivel será sempre menor, e mais ampliada (mais desfoque quantitativamente) - fruto da compressão de planos que uma tele faz - logo com um fundo mais "atabalhoado".

No caso que referes (proporções diferentes) há uma diferença (obviamente partindo do pressuposto não estritamente necessário de que a distância de foco é a mesma na wide e na tele): estamos efectivamente a diminuir o dof ao fazer zoom - e falando de uma maneira tecnicamente correcta - consequentemente também temos mais desfoque qualitativamente falando, ou seja, ampliando uma área do background de uma 24mm por ex. ao mesmo tamanho da mesma área do background de uma 200mm, o de 200mm será certamente menos nítido/definido.

Espero que a distinção qualitativa e quantitativa tenha feito sentido, foi a melhor maneira que consegui arranjar para fazer uma distinção.


http://camerasim.com/apps/camera-simulator/
uma foto a 18mm vai ter um fundo mais "atabalhoado" do que a 55mm

Obviamente.

Pessoalmente não gosto desse simulador, mas reconheço que é bom para quem se inicia na fotografia pois dá um bom feedback visual. Eu cá tenho este nos favoritos - http://www.dofmaster.com/dofjs.html
 
então parece-me que ja ficou tudo esclarecido e devidamente fundamentado
só coloquei aquele simulador porque dá efectivamente a imagem. o dofmaster já o considero mais técnico e menos leigo
 
Venho ressuscitar este tópico... tenho esta pequena s120, mas a mesma vem sem cabo de dados. Arranjei um cabo de uma a590is e não me passa as fotos para o pc na s120. Usei outro que tinha para aqui de um leitor de cartões e também não dá. Que cabo é que permite transferir para o pc?
 
O cabo de dados da S120 não tem nada de especial. Qualquer micro USB serve.

Também podes ligar à camera por WiFi, ou simplesmente fazer como toda a gente e ler o cartão num leitor de cartões.
 
Back
Topo