Nocona em 64Bits arrasta-se

Zealot disse:
Ok, vamos lá esclarecer isto então.
1º- O título fala nos Nocona, e não nos Opteron. :)
2º- Fiz um search pela palavra Opteron nesta thread e só aparecem nos posts do Nemesis, e num meu a dizer que não estou a falar em Opterons. :)
3º- Que eu tenha conhecimento, o Nemesis não trabalhou na empresa que eu referi. E apenas dei os detalhes do upgrade aos servidores que foi feito em resposta aos comentários do Raptor e do Nemesis porque acham que o que foi comprado foi o adequado. Aliás, como eu disse, os 1Us que lá estavam eram PIII não-Xeons, enquanto na empresa do Nemesis eram Xeons (segundo percebi).
4º- Eu apenas trouxe este assunto à baila em resposta ao comentário do Joni, que achou revoltante a percentagem de quota de mercado da Intel nos servidores. O meu argumento é que as coisas estão como estão porque as pessoas clientes da Intel assim o querem.




@Nemesis
Mas se queres falar sobre os Opterons, lanço esta pergunta para o ar:
Se o Opteron está à venda há já por um ano, porque é que o Opteron não conquistou 40-50% das vendas de servidores neste espaço de tempo, se não corre nenhum boato que o Opteron tenha alguma falha?
Edit: Não me ocorre nenhum assunto para falar em PM, por isso respondi aqui, ok? :)

1 - Tens razão
2 - Tens razão. A questão foi como eu entendi a tua afirmação. Como hoje em dia já não há PIII, a unica alternativa a intel (Nocona neste caso) é Amd (Opteron)
3 - Confusão de PIII e Xeons. Mal entendido meu.
4 - Muito sinceramente é esta parte que não percebo. Não percebo a "revolta". A intel tem experiencia de anos. Quads, ***** serverworks, etc etc. A Amd tem a experiencia do Athlon MP e agora mesmo "a sério" a do Opteron. Estão ainda a aparecer soluções da Amd, é tudo tão novo. Revolta porquê?
As pessoas clientes da Intel só têm que saber escolher dentro do que a Intel tem. Se o Willy foi mau, podiam escolher o PIII ou Xeon PIII. Se o Nocona for mau podem escolher o actual Xeon por algum tempo( as multiplas versões ).

Quanto às vendas do Opteron.
- O Opteron é um processador "High-End" (mercado x86). Penso que estou correcto aqui?
Quem compra este tipo de processadores para servidores x86 (não estou a falar de Workstations)?
Empresas com contratos com as "Grandes".
Dessas que me lembre, só a IBM é que esteve no anuncio do Opterons e começaram logo a adoptar.
A oferta da HP acho que é muito recente e com 3(?) modelos e a Sun a mesma coisa (tb muito recente).
Dell nada, apesar do presidente da AMD dizer que acredita que a Dell vá adoptar o Opteron (http://www.eweek.com/article2/0,1759,1572432,00.asp).
- Em upgrades é sempre mais facil trocar só o proc. por um mais rapido, aumentar o numero de processadores na board (conheço casos de compras de boards quad só com 2 proc para depois se aumentar no futuro), etc etc.
- Windows 64? Sql server 64 bit?

Não vejo como é que neste periodo de tempo a Amd poderia ter melhores resultados.
Satisfeitos devem estar eles por terem agitado a Intel e por quase todos os "grandes" os estarem a adoptar. Anuncios da Cray (boa publicidade), etc etc.

P.S. - Um pedido de desculpas ao Zealot pq entendi mal as palavras dele.
 
Última edição:
Tu não o entendeste, eu continuo a não perceber nada do conteudo dos posts dele...

O que é que o risco de vida, ou ignorancia ou seja la o que for tem a haver com o topico, ainda para mais, aparecendo assim do nada...
 
Zealot disse:
Se o Opteron está à venda há já por um ano, porque é que o Opteron não conquistou 40-50% das vendas de servidores neste espaço de tempo, se não corre nenhum boato que o Opteron tenha alguma falha?

Porque são gestores e consultores que fazem as compras daí vêm logo 2 problemas:

-Performance, custo, fiabilidade e assistencia interessam pouco.
-A mulher do vendedor, quanto é que o consultor vai ganhar por detrás por ter feito a venda, e quantas quecas é que a filha anda a dar interessa bastante mais...
 
Raptor disse:
O que é que o risco de vida, ou ignorancia ou seja la o que for tem a haver com o topico, ainda para mais, aparecendo assim do nada...
Não apareceu do nada, foi em resposta ao comentário do Joni! Que mais posso eu dizer? Apenas expressei a minha opinião baseada em experiências vividas.

@Tafinho
Tocaste num ponto muito importante e real! É que de facto há fornecedores que já têm uma relação de simpatia com alguém dentro da empresa cliente, alguém influente que leva a empresa cliente a comprar os produtos a um preço que deveria ter sido mais competitivo. Mas é assim que "todos" ficam a ganhar... :rolleyes:

Epá desculpem lá ser abstracto, mas não tenho interesse em fazer acusações, quando vocês de certeza que não conhecem ninguém. :) Como devem compreender não o fiz quando lá estava a trabalhar porque não era a mim que pediam opinião. E quem está fora não racha lenha, não é? :p
Foi só um desabafo...
 
Acho que tão a bater na tecla errada
O sitio onde eu trabalho compra PC's a HP
A HP nao vende ou entao vende a muito pouco tempo Opterons e afins
Logo nao se compram AMD's
E tao simples como isso
Tb as coisas parecem ser compradas em lotes. Pelo que percebo nao se encomenda um pc com bla bla bla. Mandasse vir uma carga de pc's que depois sao distribuidos pelas divisoes conforme necessidades. Os pc's sao estilo frigorificos. tem um tempo de vida. depois sao substituidos.
Alem disso ha poucos servidores x86 la
Eu nao tou na parte informatica mas pelo que se ve nos esquemas genericos da rede os que correm o SAP por exemplo sao Alphas
As tarefas mais criticas nao sei bem que computadores se usam. Acho que sao SUN's.
Se sao boas escolhas ou nao nao sei (nem me interessa ) mas e assim que a coisa vai funciona visto por quem ta de fora dessa parte
 
timber disse:
Eu nao tou na parte informatica mas pelo que se ve nos esquemas genericos da rede os que correm o SAP por exemplo sao Alphas
As tarefas mais criticas nao sei bem que computadores se usam. Acho que sao SUN's.

Os alphas estão às portas da morte ( por eutanásia ).
Não há nenhuma razão neste momento para se comprar um SUN, quer técnica quer económica.
 
Uma boa razão para comprar Sun :D
A Sun está a mudar. Aderiu aos Opterons, cancelou projectos (UltraSparc V(?)), despediu uns milhares, chegou a acordo com a Microsoft, JDS, etc.
Sera bom para eles? Logo se verá.

Quanto à % de quota de mercado dos Opterons, acho que a AMD deve estar satizfeita. Eles não esperavam que tudo mudasse do dia para a noite. Se o Nocona for mau em algum aspecto, só os vai ajudar nas vendas.
 
Os alphas ja la estao a algum tempo pelo que vi
Vem do tempo em que o fornecedor era a compaq
Os outros como disse nao tenho a certeza se sao SUN's mas para a utilização que lhes compete o custo e totalmente irrelevante
Cada falha seria suficiente para valer o preço dos computadores varias vezes
Tb nao sao renovados de mes a mes...
Amanha se tiver tempo se vou averiguar isto melhor
Fiquei com uma certa curiosidade
No outro dia encontrei uns DEC Apollo ou qualquer coisa assim la empilhado.
Daqui a uns tempos provavelmente vai ser tudo PC's ou derivados a excepçao e talvez os "acho que sao SUN's"
 
timber disse:
Os outros como disse nao tenho a certeza se sao SUN's mas para a utilização que lhes compete o custo e totalmente irrelevante

Eu conheço esse problema, e os SUNs não são assim TÃOOO extraordinários nesse campo como já foram... já há mais gente a fazer melhor que eles nesse campo.
 
Pois acredito. Isso nao e a minha cena. Mas compreendo alguma resistencia a mudança que possa haver. Ali o que e importante e uma cena que funcione. Pode nao ser o melhor mas o lugar de quem responsavel ta bem mais em perigo em caso de falha que em caso duma compra um pouco menos economica.
Ja agora o que e que anda ai para aplicaçoes ultra criticas. O tipo de coisas que utilizarias numa torre de controlo aerea por exemplo ou digamos num centro de comando de centrais electricas e redes de transmissao de energia?
 
timber disse:
O tipo de coisas que utilizarias numa torre de controlo aerea por exemplo ou digamos num centro de comando de centrais electricas e redes de transmissao de energia?

Oracle com Grid computing.
ou
Algum cluster mais ou menos distribuído se a performance de topo não foi importante.

HW...?
IBM ou HP
 
por acaso esqueci-me duma coisa
duvido que os gajos tenham muita escolha
o software que aquilo corre e uma cena da Siemens especializada
realmente nao vale a pena estar a especular com tao poucos pormenores
 
Imaginem que precisava de comprar uns servidores para a minha empresa
e decidia-me por Opterons. Onde é que estão eles? O que há é pouco e
sobretudo material que ainda tem poucos meses logo não se sabe nada
acerca da fiabilidade.

Só agora a Serverworks está a pensar em fazer uns *****'s para os
Opterons. Há empresas onde só entra serverworks.

Por outro lado estão a esquecer-se que o custo do cpu comparado com
as outras coisas é talvez o menos importante.

Dos 5% de mercado da AMD em servidores, 90% ou mais são web servers.

Ainda não há coragem nem houve tempo para apostar nos Opteron.
 
Esse e um dos grandes problemas: A aposta nos operton!

ha uns tempos andamos(a empresa onde trabalho) a procura de um servidor novo e simplesmente so encontramos intel nas empresas onde procuramos( Dell/IBM/HP/Toshiba/Fujitsu) nao digo q neste momento nao esteja diferente mas na altuna simplesmente nao havia!!!
OS unicos q encontramos foram servidores linha branca, mas para uma empresa apostar em linha branca e um risco! nao vamos estar a comprar um servidor se este nem tem um contrato de assistencia 24/7 com resposta de 2 horas!

Ninguem poe em questao q podem haver solucoes melhores face ao Xeon mas enquanto as grandes empresas nao apostarem neles, vao continuar com uma margem minima!

Nao se esqueção de q para muita gente grandes empresas significa fiabilidade td o resto e para esquecer
 
timber disse:
por acaso esqueci-me duma coisa
duvido que os gajos tenham muita escolha
o software que aquilo corre e uma cena da Siemens especializada
realmente nao vale a pena estar a especular com tao poucos pormenores

Sem dúvida, mas tolerância a faltas sem replicação é uma miragem.
 
Em relação aos Alpha, tenho a noção que muita gente que usa SAP tem Alphas, do tempo da Compaq claro. E continuam a ser MUITO fiáveis.

Em relação ao Opteron, é triste, mas comprar umas centenas de Opterons em Portugal de qualquer marca decente, é uma miragem. Ainda se pensou em mandar vir dos States como fazemos com os Alphas, mas a HP quase que nos ofereceu os Xeon's...
 
Back
Topo