Análise Noctua NF-S12B FLX

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Noctua NF-S12B FLX
Data : 30-04-2009

ZWAME Análise

noctua-logo.png

Especificações

• Tamanho da ventoinha: 120 mm
  • Tipo de ventoinha: Radial
  • Rolamento: SSO-Bearing
  • Dimensões em mm : 120 x 120 x 25 (comprimento, largura, espessura)
  • Velocidade ventoinha: 1200 +- 10%
  • Airflow: 100,6 m³/h
  • Ruído: 18,1 dB(A)
  • Pressão: 1,31 mm H2O
  • Consumo: 1,2 W
  • Voltagem: 12 V
  • Tempo de vida médio: 150.000 h
  • Garantia: 6 anos

Links

Site Oficial
Reviews

Fotografias

• 1 - Aqui temos a caixa deste produto vista de frente. E transparente, mostrando assim a ventoinha. Vem nas cores típicas da Noctua e com as principais características
  • 2 - Na parte de tráz, abre uma tampa onde podemos ver com mais detalhe as principais características e performance e ruído, comparado com o modelo NF-12 e as características da tecnologia SSO-Bearing do motor. Pode-se consultar estes gráficos no site oficial (ver link acima).

• 3 - Vista lateral
  • 4 - A outra lateral, com a descrição dos outros 2 modelos que a Noctua comercializa. Iremos comparar a versão NF-P12

• 5 - Abrindo a caixa, temos a ventoinha e os acessórios bem acomodados numa caixa de plástico, garantido boa protecção contra acidentes de transporte.
  • 6 - Um close-up dos acessórios. Temos então um adaptador molex, o redutor ultra low noise (branco), o redutor low noise (preto) e uma dos fans slics anti vibração. Também tráz 4 parafusos standart

• 7 - Aqui temos a ventoinha sozinha. Apresenta as mesmas cores da restante gama, já tradicional da Noctua. Bem diferente das tradicionais ventoinhas pretas. Há quem goste, há quem deteste, portanto apenas podemos dizer que é diferente, visto que as cores é um gosto pessoal de cada um.
  • 8 - Vista de tráz, com o modelo da fan, bem como o consumo (1,2w - 0,1A nos 12V), sendo assim consumo baixo. De notar o cabo revestido com uma manga de borracha de boa qualidade, um excelente pormenor. Muito bom para quem não gosta de ver fios a solta e facilita a arrumação.

• 9 - Um close-UP.
  • 10 - Outro Close-UP, do outro lado, com o cabo de energia ao lado, podendo ver com pormenor o revestimento de borracha.

• 11 - Em comparação com a Noctua NF-P12 (à esquerda), vista frontal
  • 12 - Em comparação com a Noctua NF-P12 (à esquerda), vista do motor

• 13 - Em acção, montada num Noctua NH-C12P.
  • 14 - Em close-UP. De notar as 2 setas a indicar o sentido de rotação e do fluxo de ar.

Última edição:
Intel LGA 775

test bed
  • CPU: Core 2 Duo E6600 @ 3400 MHZ 1.425V
  • Board: ASUS P5K-E
  • Rans: 2x 2048 gskill PQ 1000 mhz @1021
  • Fan utilizadas para comparação: Noctua NF-P12 e Noiseblocker SX2
  • Dissipador utilizado: Noctua NH-C12P
  • Massa termica: Arctic Ceramique
  • Rheobus utilizado: Sunbeam (a 7V e a 12V)
  • Leitura de temperaturas: Core Temp 0.99.3

métodos de teste

Metodologia dos testes, em ambos deu-se tempo para a temperatura estabilizar e tirou-se a média dos 2 cores.
  • Temperatura Ambiente: Termometro digital colocado na mesa relativamente próximo da caixa do computador.
  • Idle: Apenas programas de background usuais, winamp, msn,firefox, portanto com carga muito baixa
  • BOINC 50%: Com o projecto rosetta@home, apenas 1 core em uso
  • BOINC 100%: Com o projecto rosetta@home, com ambos os cores em uso
  • Linx: Executou-se 2 runs completos, suficiente para estabilizar.

Ventoinhas a 12 volts

intel-12v.png

Ventoinhas a 7 volts

intel-7v.png

Conclusão

Com as ventoinhas a 12 volts, a Noctua S12B é a melhor das 3, conseguindo tirar alguns graus, mas não por muito em 2º ficou a irmã P12 e por ultimo a noiseblocker SX2, mas a 7V os resultados foram precisamente o contrário, ficando a noiseblocker a frente e já por boa margem, em 2º a P12 e em 3º a S12B.

Em termos de ruído a 12V, a noiseblocker é a mais ruidosa, e entre as 2 noctuas são praticamente iguais, não distinguindo ao ouvido. São ambas muito pouco ruidosas, tendo que encostar o ouvido para escuta-las! a 7V então ficam praticamente caladas.

Embora esta ventoinha por ter mais airflow que a P12 acaba por ser melhor para montagem nas caixas, enquanto a P12 é recomendada para instalação em coolers.

Na 2ª parte, teste em sistema AMD!

AMD AM3

test bed
  • CPU 1: Phenon II X3 720 @ 3600 mhz 1.5v
  • CPU 2: Phenon II X4 805
  • Board: ASUS M4A79T deluxe
  • Rans 1: 2x 2048 Transcend DDR3 1333 @ 1333
  • Rans 2: 2x 2048 OCZ Blade DDR3 2000
  • Fan utilizadas para comparação: Noctua NF-P12 e Noiseblocker SX2
  • Dissipador utilizado: Noctua NH-U12P
  • Massa termica: Arctic Ceramique
  • Leitura de temperaturas: Core Temp 0.99.4
métodos de teste

Metodologia dos testes, em ambos deu-se tempo para a temperatura estabilizar e tirou-se a média dos 2 cores.
  • Temperatura Ambiente: Termometro digital colocado na mesa relativamente próximo da caixa do computador.
  • Idle: Apenas programas de background usuais, winamp, msn,firefox, portanto com carga muito baixa
  • BOINC 50%: Com o projecto seti@home, apenas 1 core em uso (Phenon X3) 2 cores em uso (Phenon X4)
  • BOINC 100%: Com o projecto seti@home, com todos os cores em uso
  • prime95: Modo Blend durante vários minutos
Phenon X3 720

amdx3.png

Conclusão

No sistema AMD, a performance desta ventoinha ficou ao nível da NF-P12, demonstrando que apesar de ter menos airflow, a P12 devido a sua construção acaba por ter mais pressão. A noiseblocker em 2 testes safou-se melhor, embora com o prime95 já perde para as noctuas. Mas relembramos que a noiseblocker é um pouco mais ruidosa e não tem a mesma qualidade de construção, nomeadamente o rolamento, por se tratar do modelo entry level. As noiseblocker multiframe que são as concorrentes directas destas Noctuas.

Última edição:
Conclusões

Pontos Fortes

• - Relação fluxo/ruído imbatível, tal como a Noctua já nos tem habituado, garantido assim um excelente arrefecimento com ruído quase nulo!
  • - Boa qualidade de construção, especialmente o rolamento com tecnologia SSO-Bearing, garantindo não só baixo nível de ruído, como maior durabilidade
  • - Revestimento do cabo de energia em borracha, evitando o embaraço dos 3 fios soltos de outras ventoinhas.
  • - Inovador design das pontas das pás com 3 recortes, para diminuir a turbulência e consequentemente o ruído, alem de aumentar a pressão e o airflow. Essa é a diferença ao modelo S12, que tem pontas normais.
  • - Conjunto completos de acessórios, incluindo 2 redutores de voltagem (o nome "FLX" provém disso, por oferecer flexibilidade (Flexibility em inglês), borrachas redutores de vibração e parafusos.
  • - Embalagem bastante bonita e cuidada, protegendo bem a fan de eventuais amolgadelas de um transporte menos cuidadoso.
  • - Disponibilidade em Portugal, sendo fácil encontrar à venda.

Pontos Fracos
  • - O preço é o único contra a apontar. Com um custo aproximado de 20 € a unidade, é bastante cara para a maioria das pessoas. Como exemplo um radiador de 360 leva 3 fans, logo 60 €, ou seja um custo que pode ser superior ao do próprio radiador. Mas a qualidade paga-se e essas ventoinhas valem o € que custam. Seria interessante a Noctua comercializar também as ventoinhas em formato OEM, sem caixa nem os acessórios, reduzindo assim o preço final, principalmente para quem já tem reguladores de ventoinhas e as tais borrachas anti-vibração.

Conclusão

Para quem procura fans para substituir as ruidosas fans das caixas ou simplesmente montar um watercoling muito silencioso e com excelente performance, tem aqui uma excelente proposta da Noctua. Entretanto recomenda-se esta ventoinha para uso em caixas, visto que para uso em coolers e radiadores o modelo recomendado é a NF-P12.

Classificação

zwame200.png

Última edição:
Ando-me a controlar para não mandar vir 4 destas para a minha caixa... :rolleyes:

PS: Se for possível, podias experimentá-las com um controlador de ventoinhas? Para ver se fazem ruídos parasitas quando reguladas...

Os testes em Intel foi feito com regulador de ventoinhas e não, não tem ruídos parasitas. Eu estou a usar ela no preciso momento no CPU ;)

Tenho uma P12 na lateral da minha caixa, mas estou a pensar passa-la para o tuniq, visto ser recomendada para coolers e comprar umas destas para a caixa... excelentes fans.. só 'e mesmo pena o preço :p:p

Estive a ver umas reviews e já vi pq dizes o q disseste atrás...

E então cheguei à conclusão q vou pôr uma P12 a empurrar o ar pelo cooler e uma destas a tirar o ar empurrado pela P12...

Elas n são muito bonitas pelas cores, mas enfim...

montei agora mesmo 7 fans destas na minha Antec 1200 e com o adaptador branco (o que faz as fans rodarem mais devagar) tenho exactamente o mesmo barulho e temps que tinha com as de origem reguladas ao minimo, logo para quem tem uma Antec 1200 deixe-se tar quieto com as fans que ela tras e nao seja tonto como eu :lol:

montei agora mesmo 7 fans destas na minha Antec 1200 e com o adaptador branco (o que faz as fans rodarem mais devagar) tenho exactamente o mesmo barulho e temps que tinha com as de origem reguladas ao minimo, logo para quem tem uma Antec 1200 deixe-se tar quieto com as fans que ela tras e nao seja tonto como eu :lol:
A tua caixa já é bastante boa com muito bom fluxo de ar logo é normal não haver mais diferenças ao mudares de ventoinhas a não ser para pior com ventoinhas de má qualidade. :P
para quem tem ventoinhas OEM e caixas de m*erd*, como eu! :lol:, ai já vai notar grandes diferenças.

Back