1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Noctua NF-S12B FLX

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por JPgod, 30 de Abril de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 4720)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Autores: João Godinho (JPgod)
    Produto: Noctua NF-S12B FLX
    Data : 30-04-2009

ZWAME Análise

Especificações

Links

Site Oficial
    Reviews

Fotografias

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

Última edição: 4 de Junho de 2009
  2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Intel LGA 775

test bed
    métodos de teste

Metodologia dos testes, em ambos deu-se tempo para a temperatura estabilizar e tirou-se a média dos 2 cores.
    Ventoinhas a 12 volts

Ventoinhas a 7 volts

Conclusão

Com as ventoinhas a 12 volts, a Noctua S12B é a melhor das 3, conseguindo tirar alguns graus, mas não por muito em 2º ficou a irmã P12 e por ultimo a noiseblocker SX2, mas a 7V os resultados foram precisamente o contrário, ficando a noiseblocker a frente e já por boa margem, em 2º a P12 e em 3º a S12B.

Em termos de ruído a 12V, a noiseblocker é a mais ruidosa, e entre as 2 noctuas são praticamente iguais, não distinguindo ao ouvido. São ambas muito pouco ruidosas, tendo que encostar o ouvido para escuta-las! a 7V então ficam praticamente caladas.

Embora esta ventoinha por ter mais airflow que a P12 acaba por ser melhor para montagem nas caixas, enquanto a P12 é recomendada para instalação em coolers.

Na 2ª parte, teste em sistema AMD!

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

AMD AM3

test bed
    métodos de teste

Metodologia dos testes, em ambos deu-se tempo para a temperatura estabilizar e tirou-se a média dos 2 cores.
    Phenon X3 720

Conclusão

No sistema AMD, a performance desta ventoinha ficou ao nível da NF-P12, demonstrando que apesar de ter menos airflow, a P12 devido a sua construção acaba por ter mais pressão. A noiseblocker em 2 testes safou-se melhor, embora com o prime95 já perde para as noctuas. Mas relembramos que a noiseblocker é um pouco mais ruidosa e não tem a mesma qualidade de construção, nomeadamente o rolamento, por se tratar do modelo entry level. As noiseblocker multiframe que são as concorrentes directas destas Noctuas.

Última edição: 18 de Maio de 2009
  4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Conclusões

Pontos Fortes

Pontos Fracos
    Conclusão

Para quem procura fans para substituir as ruidosas fans das caixas ou simplesmente montar um watercoling muito silencioso e com excelente performance, tem aqui uma excelente proposta da Noctua. Entretanto recomenda-se esta ventoinha para uso em caixas, visto que para uso em coolers e radiadores o modelo recomendado é a NF-P12.

Classificação

Última edição: 19 de Maio de 2009
  5. RSC

RSC Power Member

Ando-me a controlar para não mandar vir 4 destas para a minha caixa... :rolleyes:

PS: Se for possível, podias experimentá-las com um controlador de ventoinhas? Para ver se fazem ruídos parasitas quando reguladas...

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Os testes em Intel foi feito com regulador de ventoinhas e não, não tem ruídos parasitas. Eu estou a usar ela no preciso momento no CPU ;)

7. docpt

docpt Power Member

Bom saber isso. Só fã das Noctuas, super silenciosas e bom desempenho pena o preço.

cumps

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

9. blackcupra

blackcupra Power Member

Tenho uma P12 na lateral da minha caixa, mas estou a pensar passa-la para o tuniq, visto ser recomendada para coolers e comprar umas destas para a caixa... excelentes fans.. só 'e mesmo pena o preço :p:p

10. Sncrespo

Sncrespo Power Member

Mas esta n é boa para coolers??
    Estava a pensar meter 2 num Thermalright Ultra 120 Extreme True Black...

É má ideia??

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boa é, mas a noctua mais recomendada para tal é a P12

cumps

12. Sncrespo

Sncrespo Power Member

Mas esta é mais silenciosa e com mais airflow n é??

13. Sncrespo

Sncrespo Power Member

Estive a ver umas reviews e já vi pq dizes o q disseste atrás...

E então cheguei à conclusão q vou pôr uma P12 a empurrar o ar pelo cooler e uma destas a tirar o ar empurrado pela P12...

Elas n são muito bonitas pelas cores, mas enfim...

14. Lightfoot

Lightfoot Power Member

Também tenho uma NF-P12 que é excelente. Ultra silenciosa!

15. blackcupra

blackcupra Power Member

montei agora mesmo 7 fans destas na minha Antec 1200 e com o adaptador branco (o que faz as fans rodarem mais devagar) tenho exactamente o mesmo barulho e temps que tinha com as de origem reguladas ao minimo, logo para quem tem uma Antec 1200 deixe-se tar quieto com as fans que ela tras e nao seja tonto como eu :lol:

16. greenred

greenred Banido

A tua caixa já é bastante boa com muito bom fluxo de ar logo é normal não haver mais diferenças ao mudares de ventoinhas a não ser para pior com ventoinhas de má qualidade. :P
    para quem tem ventoinhas OEM e caixas de m*erd*, como eu! :lol:, ai já vai notar grandes diferenças.

Partilhar esta Página