1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Noctua NH-U12P

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por JPgod, 14 de Abril de 2009. (Respostas: 82; Visualizações: 19628)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Autores: João Godinho (JPgod)
    Produto: Noctua NH-U12P
    Data : 14-04-2009

ZWAME Análise

Especificações

Links

Site Oficial
    Edição especial 2 fans + LGA 1366
    Reviews

Fotografias

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

Última edição: 9 de Junho de 2009
  2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Intel LGA 775

test bed
    métodos de teste

Metodologia dos testes, em ambos deu-se tempo para a temperatura estabilizar e tirou-se a média dos 2 cores.
    Temperatura ambiente: 19ºc +-1ºc

Core 2 Duo E6600 @ 2400 - 1.325

Core 2 Duo E6600 @ 3400 - 1.425

Conclusão

Em sistemas Intel revelou uma performance muito boa. Baixas temperaturas, mesmo em overclock, claro que com o LinX as temperaturas disparavam a valores assustadores, mas é um programa de estabilidade que leva os processadores ao extremo, sendo que o teste com o BOINC mostra uma aproximação à realidade.

A fan é extremamente silenciosa, sendo inaudível em idle e mesmo as 12v só é audível se tiverem gráfica em passivo, uma fonte silenciosa e disco rígido bem caladinho se escuta.

A retenção é muito firme e de qualidade, garantido boa pressão do cooler sobre o CPU, mas atenção que só podem colocar a ventoinha depois de montar o dissipador na board.

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

AMD AM3

test bed
    métodos de teste

testes

Nota: O Teste com o CPU a 3800 mhz foi feito com 3 cores activos, visto que não é estável com 4 cores. Todos os outros foram realizados com 4 cores. Também não se experimentou 3800 com stock cooler, visto que nesta voltagem e frequência ele não tem pedalada. Ao contrário do teste com Intel, as leituras de temperaturas foram feitas com o sensor da board e não com o Core Temp, por incompatibilidade com o CPU em X4 mode (e mesmo em X3, a temperatura em idle estava quase igual a temperatura ambiente, impossível)

Conclusão

Com um overclock de 1 ghz de e um vcore superior em 0,2volts, as temperaturas em full load com o Noctua foram apenas 2,5ºc (BOINC 100%) superior que o cpu em defaut e stock cooler (embora estava com os 4 cores activos, mas um vcore daquele já faz o TDP disparar) E esta performance toda em silencio, coisa que o stock cooler a 3000 rpm não é!

Com o processador a 3200 mhz e 1.35 vcore, o noctua tirou 11ºc em full load face ao stock cooler, que já se revela incapaz de segurar um vcore mais elevado, notando-se na subida de cerca de 9ºc face a defaut, enquanto o noctua subiu cerca de 3ºc. Dado a ineficácia do stock cooler, não se testou um overclock mais puxado.

Em idle, existe pouca diferença, apenas de 2,5ºc a favor do noctua, visto o CPU ser bastante fresco devido aos processo 45 nm.​

Última edição: 9 de Junho de 2009
  4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Conclusões

Pontos Fortes

Pontos Fracos
    Conclusão

Sem dúvida, um excelente cooler para substituir o vosso ruidoso e ineficaz stock cooler e conseguir baixas temperaturas e silêncio ao mesmo tempo. Fica então a recomendação máxima da ZWAME!

Classificação

Última edição pelo moderador: 18 de Maio de 2009
  5. docpt

docpt Power Member

Boa review.

Tenho um e silencio/desempenho sao 5 estrelas.

Só uma pequena duvida na foto 11 em cima da daquela ferramenta para apertar os parafusos, para que server aquelas tiras plastico?

cumps

6. docpt

docpt Power Member

Obrigado, vale a pena colocar ou nem por isso?

cumps

7. TDCI

TDCI Suspenso

claro que vale porque eu tenho esse cooler só que o meu tem duas fans e se não tiveres esses (borrachas) o ferro que prende a fan não fixa a 100% fica um bocado afastado mesmo para levar essa ( borracha )

Última edição pelo moderador: 23 de Abril de 2009
  8. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Qual melhor entre este NH-C12P e que foi testado o NH-U12P para usar em AMD.

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

não testei o C12P no AMD, já que seria redundante...

o U12P acaba por ser melhor que o C12P, caso tenhas espaço para o bixo :P

10. Starrk

Starrk Power Member

Boa review

tenho o C12P, e pensei que ficasse mais atrás do U12P.
    A qualidade de construção é sempre do melhor nestes Noctua.

Última edição pelo moderador: 15 de Abril de 2009
  11. Peixe_Agulha

Peixe_Agulha Power Member

Bem acabei à pouco de comprar este cooler mas agora deparei-me com um problema que vá não é uma grande problema... A minha duvida é q a entra da minha MB para a ventoinha do CPU é de 4 pins. Será que exite algum adaptador para poder ligar ai as ventoinhas? E posso ligar as duas nessa entrada CPU_Fam??? É q esta MB só tem duas ligações de ventoinhas e tem outra que é Power fam... Mas nunca liguei ai nenhuma ventoinha pq me disseram para as não ligar ai...

Obrigado!!!

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Podes ligar esta ventoinha na boa na board, se reparar, existe uma saliência de plástico de alinhamento para as fichas de 3 pinos.

13. Peixe_Agulha

Lol!!! É realmente verdade isto de ser um leigo no assunto é no que dá!!! :o Obrigado!!! Só outra questão posso ligar as duas ventoinhas ai sem problema comprando um adaptador?

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim. Estas ventoinhas não tem muita potência.

15. Peixe_Agulha

Bem que grande diferenças de temperaturas :D Só uma palavra para o descrever "FANTÁSTICO"

:009::009::009::009:

16. Nagashi

Nagashi Power Member

Parabens pela review, muito completa e esclarecedora.

Não podiam fazer uma parte com Socket 1366 @ Core i7 920?

17. jorgebighit

jorgebighit Power Member

Eu tenho um a funcionar em socket 1366 e as temps em funcionamento normal não passam dos 40º...
    É o melhor para mim...E pelos reviews que vi também. E já agora, se estas ventoinhas Noctua não prestam, quais prestam?

18. yahh

yahh I folded Myself

Absurdo. Obviamente que prestam. Se queres algo mais potente compra antes um Thermalright e uma fan Scythe 110cfm ou parecido.

Este cooler é preparado para fans com menos cfm, por isso tem mais espaço entre as lâminas.

São boas precisamente porque são silenciosas...

19. jorgebighit

jorgebighit Power Member

Pois, isso é verdade, o thermalight tem melhores temps, mas fica muito mais caro...Se formos a comprar umas ventoinhas fixes fica pai nuns 80€..

Partilhar esta Página