Análise Noctua NH-U12P

Nem sabia que havia uma review sobre este cooler aqui no fórum! Andei pelo google a ver as estrangeiras e lá me apareceu o fórum!
Estive a ver tudo com atenção pois estou interessada no cooler uma vez que o que vem de origem da AMD para OC é fraco e mesmo sem oc com a cpu em full load "deixa" as teperaturas dispararem uns 11 Cº mais ou menos. Agora tenho umas dúvidas:

->Sendo o meu Socket AMD 2+, Board Asus M4N78 Pro não terei de remover a board para montar o cooler?
->Vi a forma como é colocada a fan ora se meter uma segunda Fan ela vai ficar para o lado do banco das memórias, ora será que a fan cabe ai? Fica por cima das memórias? Porque as minhas memórias são DDR2 da Gskill e tem um dissipador de calor com uma altura maior que o normal.
->Qual é o rendimento deste cooler com Dual fan montadas? Os testes foram feitos com apenas uma fan?
 
->Sendo o meu Socket AMD 2+, Board Asus M4N78 Pro não terei de remover a board para montar o cooler?

Com sorte pode não ser preciso remover, se os parafusos do noctua servirem no backplate de origem.

->Vi a forma como é colocada a fan ora se meter uma segunda Fan ela vai ficar para o lado do banco das memórias, ora será que a fan cabe ai? Fica por cima das memórias? Porque as minhas memórias são DDR2 da Gskill e tem um dissipador de calor com uma altura maior que o normal.
Fica por cima das memórias. Tive que levantar a ventoinha por causa das GSkill trident e OCZ blade que tem dissipadores grandes. Depois meto uma foto.

->Qual é o rendimento deste cooler com Dual fan montadas? Os testes foram feitos com apenas uma fan?

Os testes foram feitos com uma só fan.
 
atirando para o ar eu diria que a diferença de single para dual fan deve ser minima, a menos que cooler esteja com uma carga muito elevada. Se o cooler fosse mais espessso dual fan já poderia compensar
 
eu tenho um destes e so posso dizer bem dele...excelente....a caixa fechou mas com muito jeitinho, ja que fica practicamente a face....e alto este cooler...

antes tinha em idle, 37º e com muito barulho e agora fica normalmente nos 28 a 29º

em full nao passo dos 44º e antes ia aos 61º com o outro cooler

aconselho...e caro, mas qualidade paga-se :P
 
Tenho um desses montado desde há alguns meses num amd Pii 940 em oc a 3200 GHZ de momento. Tirou-me cerca de 11 graus com a cpu em hidle e as temperaturas em full load só aumentam uns 7-9 graus mais. É muito bom cooler em termos de performance.
Aqui vai uma foto com ele montado na minha caixa:



mais um pouco nem se conseguia fechar a tampa! Note-se na tampa aberta uma fan de 120 mm na parte de baixo à esquerda, ora aquela fan estava antes no centro da tampa mas depois de ter montado o bicho tive de a retirar e monta-la na actual posição. Aqui na foto não se vê, foi tirada com a caixa enfiada num espaço da mesa pois não me apetecia desligar os cabos para tirar a caixa para fora, as duas memórias DDR 2 tem um cooler alto que impede uma segunda fan no cooler....

Mas acho que se mover as mens para o Banco 3-4 devem funcionar na mesma em Dual Channel e ai já dá para uma segunda fan e talvez tirar mais uns cº à temperatura.
 
Tenho um desses montado desde há alguns meses num amd Pii 940 em oc a 3200 GHZ de momento. Tirou-me cerca de 11 graus com a cpu em hidle e as temperaturas em full load só aumentam uns 7-9 graus mais. É muito bom cooler em termos de performance.
Aqui vai uma foto com ele montado na minha caixa:



mais um pouco nem se conseguia fechar a tampa! Note-se na tampa aberta uma fan de 120 mm na parte de baixo à esquerda, ora aquela fan estava antes no centro da tampa mas depois de ter montado o bicho tive de a retirar e monta-la na actual posição. Aqui na foto não se vê, foi tirada com a caixa enfiada num espaço da mesa pois não me apetecia desligar os cabos para tirar a caixa para fora, as duas memórias DDR 2 tem um cooler alto que impede uma segunda fan no cooler....

Mas acho que se mover as mens para o Banco 3-4 devem funcionar na mesma em Dual Channel e ai já dá para uma segunda fan e talvez tirar mais uns cº à temperatura.

Tu tens a única ventoinha do cooler em exhaust?! :eek:
 
será que esse cooler http://*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=NCT013 -> edition 1366 caberá numa asus p6t se dentro de um cooler master dominator 690? kumps e :kfold:
 
Acho qu já percebi aquilo que queres dizer acima: A fan do cooler da cpu está colocada para "meter" ar para cima do cooler e não para extrair ar. A fan das traseiras da caixa está colocada para tirar ar da caixa. E da parte de baixo da caixa mais a da tampa lateraol está colocada para meter ar fresco para dentro da caixa.
 
Fiz uma nova organização da fan do cooler que desta vez tirou mais 4 graus!!! :003: Movi a fan da outra ponta do cooler para a contrária como mostra a seguinte imagem:



Tive de mover as memórias do Banco 1-2 para o 3-4:



A fan daas trseiras mais a da FSU estavam a roubar algum ar à fan do cooler com a fan do cooler montada no lado contrário, assim com a fan na nova posição ficou tudo assim:



Isso levanta sérias dúvidas sobre uma segunda fan no cooler: Mete-se a fan a tirar ar do cooler ou a meter ar no cooler com a fan contrária a meter ar para cima do cooler?

Questão interessante que pode ter influências significativas na temperatura da cpu..... Bastou mover a fan dum lado para o outro para tirar mais 3-4 graus!!!!
 
que caixa é essa?
Sei lá..... :sad1: Este pc aqui foi totalmente montado por mim peça a peça e a caixa vem do outro AMD e foi a loja que "disse" que para o pc que eu queria na altura era uma boa caixa. Mas a grande verdade é que é uma grande "porcaria" na minha opinião porque pesa que se farta, só para andar a colocar a fan na nova posição tive de suar bem devido ao seu peso.... :cwm3:

Não é uma caixa de uma marca dita sonante por assim dizer e já nem me lembro quando custou na altura mas não deve ter sido lá grande coisa. Mas sempre dá para meter Fans de 120 mm na traseira, frente e lateral e até mesmo outra de 80 mm na traseira por isso tem bom fluxo de ar.

Mas não compro aquilo nunca mais!

Edit: nota na ultima foto ao lado da gráfica: tive de fazer um corte com uma serra de metais porque a gráfica na board antiga não cabia no sitio.... Para uma caixa grande aquilo tem um pequeno "enrolamento" nas baias dos discos rigidos o que foi o suficiente para que a gráfica não entrasse para dentro da caixa!
Nem ao diabo lembrava......
 
Última edição:
Isso levanta sérias dúvidas sobre uma segunda fan no cooler: Mete-se a fan a tirar ar do cooler ou a meter ar no cooler com a fan contrária a meter ar para cima do cooler?

Questão interessante que pode ter influências significativas na temperatura da cpu..... Bastou mover a fan dum lado para o outro para tirar mais 3-4 graus!!!!

Não levanta dúvidas sobre nada. Tu é que tinhas isso mal montado. Neste género de coolers a função da ventoinha (quando é só uma) é empurrar ar através do cooler. O que tu fizeste foi colocar a ventoinha a extrair ar.

Quanto à configuração desse cooler com duas ventoinhas, é muito fácil. Fica uma a empurrar ar através do cooler e a outra a extrair:

(Ventoinha traseira da caixa) <=== (Ventoinha) |Cooler Noctua| (Ventoinha) <===


(<== representa o sentido do ar)
 
Não levanta dúvidas sobre nada. Tu é que tinhas isso mal montado. Neste género de coolers a função da ventoinha (quando é só uma) é empurrar ar através do cooler. O que tu fizeste foi colocar a ventoinha a extrair ar.

Quanto à configuração desse cooler com duas ventoinhas, é muito fácil. Fica uma a empurrar ar através do cooler e a outra a extrair:

(Ventoinha traseira da caixa) <=== (Ventoinha) |Cooler Noctua| (Ventoinha) <===


(<== representa o sentido do ar)
pelas fotos da review no primeiro post a ventoinha está exactamente na mesma posição em que eu a tinha antes! A board está fora da caixa mas se for montada numa caixa fica com a fan das traseiras a tirar o ar igual à minha caixa. :P O fluxo de ar de uma caixa é ter a fan da frente na parte mais baixa a meter ar e a das traseiras na parte superior a tirar ar.

E o problema será para quem tiver 4 memórias com altos cooler então ai como vai enfiar uma ventoinha no outro lado????
 
Última edição pelo moderador:
1) pelas fotos da review no primeiro post a ventoinha está exactamente na mesma posição em que eu a tinha antes! 2) A board está fora da caixa mas se for montada numa caixa fica com a fan das traseiras a tirar o ar igual à minha caixa. :P O fluxo de ar de uma caixa é ter a fan da frente na parte mais baixa a meter ar e a das traseiras na parte superior a tirar ar.

E o problema será para quem tiver 4 memórias com altos cooler então ai como vai enfiar uma ventoinha no outro lado????

1) A review foi feita com uma configuração em cascata, sem caixa. Ring any bells?! :rolleyes:

Não era suposto a board ser metida numa caixa, logo eles montaram o cooler da forma que lhes deu mais jeito. O sentido do ar numa configuração "a céu aberto" é irrelevante, logo eles meteram a ventoinha do lado oposto ao das memórias para ser mais fácil trabalhar.

2) Tu não percebes muito de ventoinhas pois não? Onde é que nesta imagem a ventoinha está a "tirar o ar" ao cooler? A ventoinha está a empurrar o ar para o cooler.

DSC_1802-th.jpg





Exemplos da instalação correcta, com apenas 1 ventoinha:


noctua_nhu12p_024.jpg


gama78gms2hamd5000noctuof8.jpg


P182_Noctua.jpg
 
Última edição:
As temperaturas recolhidas pelo software serão correctas? Eu tenho de momento em Idle 37 Cº mas num toque no cooler na parte mais próxima da cpu ele revela-se muito pouco quente! Das duas uma: Ou esse cooler é um montro a baixar as temperaturas ou então os valores pecam por serem errados...
 
Boas

Eu tenho este cooler no meu pc e só posso dizer bem dele, mas aconselho é a trocarem a ventoinha que foi o que fiz, meti uma PWM e fiquei com temp's melhores e o PC mais silencioso


Cumps
 
Back
Topo