"Noite mais play" - Discovery Channel - 23 Dezembro às 21.15

Jintro

O Colaborador
A 23 de Dezembro, o Discovery Channel irá transmitir durante cinco horas um documentário especial sobre videojogos, no âmbito da «Noite mais Play», que visa assinalar os 35 anos do primeiro jogo de vídeo da história.

A série internacional «I, Videogame» constitui-se como o mais longo documentário feito sobre esta temática, que reúne um longo historial desta lucrativa indústria, desde a criação da primeira consola de jogos, em plena guerra fria através de tecnologia militar, a mítica «Magna Odyssey», até ao desenvolvimento dos actuais sistemas globais de entretenimento de última geração, como a PlayStation3 (PS3).

Durante a noite será possível ter uma ideia da evolução de vários jogos, desde o «Tennis for 2» e «Pong» até autênticos filmes de animação, com os mais recentes jogos, em formato de alta definição, como «Uncharted: Drake’s Fortune» para a PS3.

Os fãs de videojogos poderão assim agarrar-se ao sofá na «Noite mais Play» e perceber a realidade de uma indústria que passou a ser reconhecida «como uma autêntica forma de expressão artística e integrante e essencial em todo o mundo».

5 horas de documentário, até vamos ganir.

(o programa é patrocinado pela Sony Playstation, por isso não chiem muito)

Última edição:
Vai ser tudo muito bonito até ao aparecimento da PSone... depois vai ser Sony como o futuro da indústria, o pico da tecnologia, etc etc.

Acho que o Discovery devia ter arranjado outro patrocinador se queriam fazer um documentário isento :wvsore:

Sim, depois de saber que é patrocinado pela Sony fico bastante céptico...

Última edição:
Vai ser tudo muito bonito até ao aparecimento da PSone... depois vai ser Sony como o futuro da indústria, o pico da tecnologia, etc etc.

Acho que o Discovery devia ter arranjado outro patrocinador se queriam fazer um documentário isento :wvsore:

Mesmo assim ainda se devem aproveitar 3/4 horas de documentário. :D

Há alguma info sobre quem é entrevistado? Acho que era interessante ter também malta da Nintendo e da SEGA a falar, malta que desenvolveu nos tempos da ATARI e do Spectrum, pessoal das arcades e claro, gamers, tanto velhos como novos.

Apesar de ser interessante ver as imagens acho que mais interessante era ouvir os gigantes da indústria a falar. Estará por lá o Miyamoto? Pessoal da Team ICO? O Yuji Naka? Hironobu Sakaguchi?

Última edição:
Até promete, mas estou como o Korben, duvido que cumpra.

Entrevista ao produtor executivo disse:
Robert Curran
Executive Producer

Why did you want to produce a series on video games?
It seemed like the perfect time to tell this story. The people Involved in the early days were still close enough to recall the events and remember the details. But those early days weren't so long ago that a kind of mythology was built up around the reality. I wanted to tell the story now because video games have already become a true artistic form of expression, but are constantly advancing technologically. In some ways, they've become more influential than films and television, especially to a younger generation. I thought it was important to see how it all came to be and where it's going.

What is your first memory of playing a video game?
I never really liked video games until the Atari 2600 home console. Before that, I would have to blow my entire allowance feeding quarters into a machine just to master the basics. The "reset" button is greatest invention of all time.

What is your favourite game?
Madden NFL. Can't get enough of it.

Who is your favourite video game character of all time?
Master Chief from Halo, but my classic favourite is Pac Man.

Do you think it is or will be possible for a computer game to make you cry?
I think I've come close to crying after getting killed deep into a Level and having to go back to the beginning a few times. But I think it will take a deeper storyline with rich characters to ever really move an audience like great literature, film and TV can. The fact that you can always hit restart and give new life to characters will always keep the audience from getting too emotionally involved. I believe it's possible - and really want it to be - but for me, it just hasn't happened to yet.

What is it that gets people addicted to a game or interactive experience? What is so compelling about video games?
I think the sense of control and order that video games provide keep people engaged and can even be addictive. In a virtual world, if you work hard and follow the rules, you tend to advance and be rewarded. In real life, that doesn't always happen.

What are the implications of a society living in a virtual world? Do the lines between reality and the virtual reality blur?
Video games mean different things to different generations. For me, growing up during the Cold War and part of the TV generation, it was the first time we could take control of "the button" and also take control of the TV set. That was very empowering. Today, all of youth culture is virtual. That's not a good thing or a bad thing - it's just how it is. I don't know if anyone can place a value judgement on the difference between real and virtual experiences. As a kid, all of my friendships and experiences occurred within a radius of where I could ride my bike. Today, kids can have virtual relationships and experience different cultures from all of over the world. Can anyone really say which is better for the future of our society? All I know is that every time a new technology has come along to make the world a little smaller, it's been a good thing. Maybe virtual worlds will help save the real one.

What is your favourite episode of the series?
That's a hard one. The first episode makes me very nostalgic and was a great trip down memory lane. I could really relate to those primitive graphics and sounds. But the final episode really makes you think about where this can all go and how unlimited this form of expression really is.

Entrevistados no documentário disse:
I, Videogame features commentary from numerous game designers, developers and journalists.

James Wagner Au
Video Game Journalist

Au has worked as a game developer, lecturer and columnist for Wired, LA Times and a heap of other magazines and newspapers. In 2003 he wrote himself into the Internet universe Second Life, where, until this February, he acted as so-called embedded journalist for the newspaper New World Notes, covering the daily life in the virtual world.

Ralph Baer
Creator, Magnavox Odyssey

Baer has been in the business of inventing, developing and licensing electronic consumer products since 1975. He invented the home console for video games, which spawned the video game industry.

Richard Bartle
Co-author, MUD

Bartle is one of the pioneers of the massive multiplayer online game industry. He is a British writer and game researcher, best known for being the co-author of MUD, the first multi-user dungeon. Bartle received a PhD in artificial intelligence from the University of Essex, which is where, along with Roy Trubshaw, he created MUD in 1978.

Nolan Bushnell
Founder, Atari

Bushnell set up Atari and is widely recognized as one of the founding fathers of the video game industry. He has received a great deal of recognition, including being inducted into the Video Game Hall of Fame and the Consumer Electronics Association Hall of Fame.

Ed Halter
Author, From Sun Tzu to Xbox

From Sun Tzu to Xbox is a definitive history of the longstanding relationship between games and military culture. It goes from wargaming's roots in ancient civilizations, to the Cold War development of computing for battle, and comes right up to date with the recent crop of Pentagon-funded shoot-'em-ups, big-budget commercial titles and homemade hacks.

Toru Iwatani
Creator, Pac-Man

Iwatani was a video game designer in the 1980s, and created one of the most popular arcade games of all time, Puck-man, better known by its American title Pac-man.

Henry Jenkins
Director of Comparative Media Studies, MIT

Jenkins has written extensively about the effects of interactivity, particularly computer games and "games for learning" and in this capacity was called to testify before Congress in 1999. This work ultimately led to the founding of the Education Arcade group, at the MIT Comparative Media Studies programme.

Tomohiro Nishikado
Creator, Space Invaders

Nishikado is a Japanese video game developer. He is known as the creator of the video game Space Invaders, released to the public in 1978 by the Taito Corporation of Japan.

Alexey Pajitnov
Creator, Tetris

Pajitnov developed the popular game Tetris while working for a Soviet government-founded centre.

Will Wright
Creator, Sim City and The Sims

Wright is an American computer game designer best known as the original designer of groundbreaking computer games such as SimCity, The Sims and Spore.

Estou a ver que conseguiram bons entrevistados. Falta gente mas isso é inevitável. Espero que seja um documentário informativo e acessível para quem não joga e que não mostrem só jogos de acção e shooters.

Afinal isso é dividido por episódios?

Estou a ver que conseguiram bons entrevistados. Falta gente mas isso é inevitável. Espero que seja um documentário informativo e acessível para quem não joga e que não mostrem só jogos de acção e shooters.

Afinal isso é dividido por episódios?

Parece que não. Será uma emissão directa de todo o programa/documentário.

5 horas de documentário, até vamos ganir.

(o programa é patrocinado pela Sony Playstation, por isso não chiem muito)

Isso já tem passado pelo Discovery, pelo menos no outro dia vi um bocado. Falaram do pong, tetris, space invaders, pacman e mais uns quantos. Pessoas entrevistadas eram várias... os criadores desses jogos mas pessoal da atari, activision e pessoal de sites/revistas tipo ign.

Se for o documentário que estou a pensar, achei-o muito fraquinho para quem está dentro/percebe bem da indústria. Apenas tocaram os pontos básicos e superficiais da coisa.

Pode ser que esteja enganado e seja um novo.

Isso já tem passado pelo Discovery, pelo menos no outro dia vi um bocado. Falaram do pong, tetris, space invaders, pacman e mais uns quantos. Pessoas entrevistadas eram várias... os criadores desses jogos mas pessoal da atari, activision e pessoal de sites/revistas tipo ign.

Não é duvidar da tua palavra, mas eu tenho a televisão ligada no Discovery praticamente 24/7 e ainda não vi nada disto. Não estarás a confundir com um outro documentário também sobre videojogos que tem dado no Odisseia?

Também já vi isto há uns meses no Discovery, eram uns quantos episódios de 1 hora cada e lembro-me de ver muitas dessas pessoas a ser entrevistadas, incluindo o criador do pong e fundador da Atari, a ascensão e queda das arcadas, a crise dos videojogos, etc, é repetição.

Desse tipo de documentários só vi um sobre o Tetris (e o respectivo criador, o Alexei Pajitnov) à uns tempos atrás e a polémica que houve não só entre editoras como também com as burocracias do regime de Gorbatchev, e gostei do que vi.

Também já vi isto há uns meses no Discovery, eram uns quantos episódios de 1 hora cada e lembro-me de ver muitas dessas pessoas a ser entrevistadas, incluindo o criador do pong e fundador da Atari, a ascensão e queda das arcadas, a crise dos videojogos, etc, é repetição.

Vale a pena ver ou é demasiado faccioso?

tambem ja vi isso, mas nao tem nem de perto nem de longe 5 horas nem falava do uncharted drakes.. ja e uma coisa mais antiga... penso que sao documentarios diferentes

Issp é uma compilação de cinco documentários antigos(cada um de uma hora) que abrangem a história dos videojogos, e sinceramente apesar de ser patrocinado pela ps3, não o achei nada de inflacionado

Vou certamente ver, mas com o patrocínio da Sony, já sabemos o que vai acontecer a partir de 1994... É pena, gostaria de ver algo sobre a Sega Saturn e a Dreamcast.

Vi ha bocado a publicidade a este doc na discovery..

apesar de poder estar "comprado" pela sony vou tentar ver.

cumps

Mas até pode nem estar "comprado". Lá por a Nintendo e a Microsoft se estarem a borrifar para patrocinar o quer que seja não quer dizer que o que a Sony patrocina passe logo a ser "comprado". Pela lista de entrevistados e pela entrevista ao produtor sobre o documentário dá para ver que o documentário até é capaz de ser abrangente.

Back