Nokia 5320 XpressMusic

Então mais ninguém faz comentarios sobre este telemovel?

Faço eu :D:P

Comprei hoje o telemóvel e prometo que amanha tiro um tempo para escrever uma review. Como o comprei à coisa de 40 mins ainda não deu para fazer grande coisa até porque passei mais tempo ocupado a tirar a cola do que propriamente a mexer no tlm.

Amanhã após algumas horas de utilização escrevo uma reviewzita (até porque estou de folga de 1 dos empregos amanhã, o que me deixa algum tempo livre ;) )

Cumps.
 
REVIEW
(Still Under Construction)​

Peso/Dimensões/Construção​

Bem, estas são definitivamente das caracteristicas às quais se dá mais importância nos dias que correm e como tal, é por aí mesmo que começo.
Posso dizer que estou bastante surpreendido com o telemóvel no que toca a estas características (talvez por vir de um N70 e um N80).
Leve e fino tal como procurava, não há (na linha da Nokia) muito melhor que isto.
Segundo a nokia as dimensões oficiais de cada um dos modelos são:
imagem2lo5.png

As fotos falam por si:


A qualidade de construção é no geral boa. Não se sente de qualquer forma que estamos com um telemóvel frágil na mão, apesar de eu não ter andado propriamente a fazer crash test com ele.
Tenho no entanto a apontar que a colocação da tampa para o cartão de memória não prima pelo design, sendo necessário retirar a tampa da bateria para podermos abrir/fechar o compartimento do cartão de memória.​

------------------------------------​

Software

Muito rápido! Talvez influência da novo SO Symbian 9.3, surpreendeu (muito) pela positiva. Comparativamente com os telemóveis referidos anteriormente consegue ser bastante mais rápido. Julgo que o teste (caseiro) fala por si.
Deixo o link para o video no youtube:
Operações que costumavam ser demoradas, como por exemplo a escolha de tema (e sua pré-visualização), abrir a app de mensagens, registo, gestor de ficheiros e por aí fora, está agora muito mais fluido.
É definitivamente mais um ponto positivo para este equipamento.

------------------------------------

Sincronização

A sincronização com o PC é o costume. No pacote vem o CD de instalação do PC Suite e o cabo USB, que desta vez é USB->MiniUSB, ao contrário do USB->PopPort do costume.

Há ainda a opção para sincronizar directamente de telemóvel para telemóvel, desde que ambos sejam compatíveis com essa tecnologia (a grande maioria dos smartphones Nokia).

Este telemovel é compativel com um mac (leopard) para fazer a sincronização de dados?

Como sempre, sim é compatível, mas será necessário fazer o download do plugin para o iSync, que para já ainda não está disponível.

------------------------------------

XpressMusic

A pedido de muitas famílias vou adiantar-me já até esta parte, sendo uma das partes fulcrais do equipamento em questão.

Sendo possuidor de um iPod, a qualidade de som deste telemóvel não é nada que me espante, visto que é a mesma qualidade sonora a que estou habituado, ou seja, muito bom. São na realidade equipamentos equiparáveis, tendo ambos uma qualidade muito boa.
A isso muito ajuda o chip dedicado ao som o que faz deste menino uma boa opção para um "tudo em 1".
Mais um ponto a favor do telemóvel é o jack 3.5" que permite ligar quaisquer headphones que queiramos.

Não aprofundado muito as funcionalidades do leitor, tenho a destacar a inclusão do equalizador e da funcionalidade "say and play" que basicamente nos permite dizer o nome de um artista ou música para que este comece imediatamente a tocá-la.
Ainda não tive a oportunidade de experimentar esta funcionalidade em ambiente ruidosos mas parece-me que não haverá grandes problemas desde que o nome seja dito de forma perceptível.

Por ultimo tenho a apontar à funcionalidade XpressMusic uma falha grave (a meu ver) que é o facto de o equalizador não ter um "modo manual" com equalização definida pelo utilizador. Por outro lado, os iPod também não a possuem.

Existe apenas uma coluna no lado esquerdo do telemóvel, com uma qualidade média, o que é a meu ver, mais uma falha num equipamento com o carimbo XM. Apesar de não se portar mal, quando existe muito treble numa música os graves parece que se "evaporam". Neste ponto julgo que a nokia deveria ter optado por colunas stereo.
 
Última edição:
Preciso de comprar um telemovel. Não estou disposto a mudar de rede, portanto vou continuar na TMN. Estou de olho neste 5320 por ter as características que mais procuro no meu próximo telemovel:

- leitor mp3 decente
- line-out 3,5mm
- rádio fm rds
- lê até 8GB memoria

E ao que parece tem um chip dedicado ao som.
Sou muito exigente com a qualidade que isto possa debitar. Se assim não fosse, comprava um outro qualquer que sirva para ouvir mp3.
Entretanto vi o F250 Music da Samsung. Embora tenha menos características hi-end mas serve naquilo que realmente me importa. Era bom ter um comparativo entre estes dois aparelhos.
 
Gostei do que vi, vou comprar este menino.

Sabem onde posso arranjá-lo disponível livre de operador, em Lisboa ou arredores? Imagino que em muito lado esteja esgotado...

Obrigado
 
Gostei do que vi, vou comprar este menino.

Sabem onde posso arranjá-lo disponível livre de operador, em Lisboa ou arredores? Imagino que em muito lado esteja esgotado...

Obrigado

Julgo que qualquer loja TMN o deve ter já que ainda não começaram a ser distribuidos por outras entidades (*****, Wortens, etc).

Apesar de alguma procura não devem estar esgotados.
 
Alguém me sabe dizer pra que serve o botão que tem à direita do telemóvel ao lado da câmara frontal? Já pesquisei na net e ainda n vi a verdadeira função dele. Estou interessado em comprar um...
 
Alguém me sabe dizer pra que serve o botão que tem à direita do telemóvel ao lado da câmara frontal? Já pesquisei na net e ainda n vi a verdadeira função dele. Estou interessado em comprar um...

Esse é um botão costumizável. Podes dar-lhe qualquer função que queiras.
Alternativamente, é o botão B (se não estou em erro) para a plataforma N-Gage 2.0, com a qual o telemóvel é compatível, ainda que sem aceleração 3D.

Em qualquer site que faça uma review ao tlm encontras a referência a este botão. Deves ter andado a lê-las na diagonal :P
 
Será que se consegue por o gps neste "bichinho"? Sendo que presumivelmente será necessário um receptor externo...

Tanto consegues que ele já vem com o nokia maps e uma outra aplicação de GPS. Como referiste, e bem, é necessário o receptor bluetooth, visto que o tlm não tem GPS built-in
 
Back
Topo