Nokia 8110 4G

Só agora é que percebi que o KaiOS é a nova encarnação do FirefoxOS :facepalm:
Tenho de deixar de meter Diesel de marca branca, isto anda-me a entupir os filtro e a injecção :n1qshok: :berlusca:
 
Só critico uma coisa... O original era topo de gama, construído como tal. Este... Parece um brinquedo. Bem que poderiam ter dado um toque mais premium. É um insulto ao modelo original.
 
O preço iria sofrer com isso. Já não o considero propriamente barato. A minha crítica é diferente, não tem forma nenhuma de proteger os dados. Se alguém apanha o telemóvel não há nenhuma proteção de PIN nem nada do gênero.
 
No browser suporta. Aplicação acho que ainda não há, pelo menos não vejo nenhuma referência a isso na lista de programas já desenvolvidos ou em desenvolvimento para o sistema.
 
Ah ok. Eu sei que é "ousado", mas além disso há maneira de aquilo abrir PDF? Eu na loja fiz down do ficheiro mas não abria. Será que se consegue sacar um leitor PDF a partir do browser visto que a Nokia Store não tem quase nada?

Eu sei que isto tudo é pedir demais para um Tamagotchi destes mas imaginem a satisfação e para espanto de todos ter o guião de uma apresentação de PowerPoint e estar a lê-lo a partir de um Nokia 8110 em frente a uma turma de curso inteira
 
Em 2005 conseguia num Siemens sxg75. Por isso, se esse telemóvel suportar aplicações Java e se o getjar ainda for vivo, basta sacar uma app Java e instalar. Old-school
 
Ao sacar o Java por fora (tal como se faz nos androids "download de fonte desconhecida") resolvia uma série de problemas.

Na minha opinião a Nokia tinha aqui uma oportunidade tao grande e perdeu-a pela 2a vez, depois do 3310.

Podia ser um telemóvel que nos deixasse longe das confusões de notificações e públicacões dos smartphones mas que ainda assim permitisse ser um telemóvel utilizável na atualidade, mas afinal acaba por ser complicado, lento e ineficiente. Os Nokias antigos faziam pouco mas faziam-no bem

Experimentei-o na loja e não fiquei fã, já para não falar no preço...
 
@AlbertoCosta é possível com um Android "convencional" instalar todas as aplicações referidas atrás e ainda não disponíveis para KaiOS, e depois desativar as notificações a fugir a essas confusões. Exemplo disso é o Nokia 1. O 8110 4G pelo que percebi, está a ter muito sucesso a ser usado como telemóvel secundário, ou então como principal mas com um uso efetivamente mais focado em chamadas e mensagens. Mas concordo que apesar das características bastante interessantes para um feature phone, o preço é bastante puxado. Quase o mesmo que o Nokia 1 que referi que só perde pela bateria.

Então experimentaste e achaste lento? Em que aspeto? Navegação? Aplicações? Tudo...? Nas reviews que vi parecia ok no que diz respeito à velocidade na utilização geral.
 
Sim também é verdade, nós estamos tao apegados aos smartphones que só sabemos trabalhar com eles sempre a 100% utilizando as funcionalidades todas, mesmo sabendo que podemos desativar muito do "lixo".

Eu tenho usado em casa um Nokia 3310 original e é fenomenal. Já me tinha esquecido de quão bom é. É super rápido para fazer chamadas e escrever mensagens depresa. Claro que não se compara à conetividade de um telemóvel moderno, mas o seu conceito podia ser trazido a estes novos "retrophones". Hoje em dia existem processadores tao bons e baratos que não se justifica um telemóvel com tanto "lag". Apesar de isto tudo, penso que o problema seja mesmo do sistema operativo. Sempre foi a pedra no sapato da Nokia nos últimos anos e está a continuar a ser.

Em suma, vou fazer aqui a minha avaliação do telemóvel:

Vantagens:
Ligação WiFi, 4G e partilha de dados móveis

Ligação a "apps" como o YouTube, Google Maps, Google assistant, e-mail e Twitter

Bateria duradoura

(Possibilidade de Instagram e WhatsApp mas não estou a par ao certo da sua utilização)

(Faltou-me verificar se o bluetooth dava para ligar colunas portateis)

Desvantagens:

Tem muito lag nos inputs
É pouco prático devido à forma
O ecrã é demasiado pequeno, devia ser 3'
A tampa do teclado dificulta o uso
Preço muito alto, devia ser no máximo 60€
 
Última edição:
Tenho um e para a minha utilização (chamadas, sms, ver as notificações do FB) chega e sobra (passei de um Lumia 640ds para este - estava farto do "espertophone"). Gosto bastante dele, os únicos pontos negativos que vejo são o teclado q requer habituação e o ecrã pequeno para "sessões longas" de FB por exemplo. Não sei pq raio isto traz o "atalho" para o Youtube, ninguem no seu perfeito juizo vai ver vídeos num ecrã deste "tamanhinho".
o facto de podermos importar os contactos do gmail e das contas microsoft tb dá cá um jeitaço...

Esperemos por futuros updates ao SO a ver o q traz de novo... (lá vão saindo, espaçadamente)
Agora deu-lhe foi para deixar de reconhecer os phones de origem (se os ligar noutro lado, por exemplo ao pc, eles funcionam)
 
Última edição:
Sim com algum jeito é utilizavel. Penso que o YouTube só foi incluído para ouvir música. Na minha opinião a maior falha foi mesmo o ecrã, podiam ter usado o ecrã 2,8" do Nokia 225, era perfeito.

Ipds25 Da para tocar o YouTube com a tampa do teclado fechada?
 
Última edição:
AlbertoCosta, não experimentei... o rádio funciona com a tampa fechada (funcionou, até deixar de reconhecer os fones... deu-lhe a amnésia :D)
Se eu repuser o telemóvel para as defs de fábrica a "comunicação" com os fones funciona durante um tempo e volta a deixar de dar, portanto suspeito de algum bug de software do último update q isto teve (ele não caiu nem nada, para poder ser a ficha danificada)
 
Última edição:
As atualizações de software sao automaticas?

Eu perguntei pelo YouTube com a tampa fechada porque se só der com a tampa aberta temos de pôr o telemóvel no bolso com o ecrã para baixo e sendo assim o jack e o fio dos phones ficam torcidos.

Uma boa alternativa a este Nokia é o Jio, uma marca indiana que usa o mesmo sistema operativo KaiOS mas na estrutura de um "Nokia classico". Até é mais barato e parece-me ser um telemóvel muito mais prático além de ser mais barato
 
Última edição:
Ele se tiver uma ligaçao activa sempre verifica por updates automaticamente (no intervalo q se definir). eu optei por fazer isso manualmente.
Até se podia ter dado o caso de a ficha se danificar, mas aí não dava com fones nenhuns (se eu puser outros eles fazem o mesmo, deve ser mal geral dos Nokias, já no 640 tinha q andar sempre a trocar de fones)
 
mais vale ter um flip phone que isto, eu mandei vir um motorola razr2 usado mas como novo, para me desintoxicar de smartphone em algumas ocasioes...
 
Preço muito alto, devia ser no máximo 60€
Está a 49,99€ em várias lojas nacionais.

Outra vantagem deste telem é suportar o VoLTE da Vodafone e falarmos em Voice HD.

Em relação ao WhatsApp deixo aqui esta informação:

https://www.theverge.com/2019/7/22/20703872/whatsapp-kaios-nokia-8110-jio-phone-feature-phones

Esperemos por futuros updates ao SO a ver o q traz de novo... (lá vão saindo, espaçadamente)
Que tal os updates? Têm melhorado a experiência de utilização? Que tal a qualidade de som em chamada?
 
Back
Topo