Nokia Asha 302

Por enquanto nenhum e ainda está nos 3 riscos.

De todos os telemóveis que tive, esta é de longe a bateria que mais me tem durado.

Como é que consegues essa "marca"? Não tocas muito nele? :)
Pelo que sei o carregamento ainda vem de Domingo, não é?

Só perdeu uma barrinha de energia? Fonix... Tens que me contar qual é o segredo. 8|
 
Nao ganhas nada com essa historia de 10h a carregar.
Isso em carregando tudo quanto tem para carregar, de nada vale esta ligado no carregador. Ate pq ela avisa para desligar o carregador.
O que come muita bateria é o navegar na Net.

Tens o telefone á quanto tempo?
A bateria so atinge a maxima performance depois de uns 3 ou 4 ciclos completos de carga/descarga.
Uma regra simples (sempre que possível): deixar a bateria esgotar por completo. E também tento carregar com ele desligado (a noite enquanto durmo).
O meu da para 5 dias com um uso ligeiramente abaixo do moderado. 3G ligado, WiFi desligado. Mas eu desligo-o á noite quando vou dormir. Por volta de umas 6h a 8h.
 
Nao ganhas nada com essa historia de 10h a carregar.
Isso em carregando tudo quanto tem para carregar, de nada vale esta ligado no carregador. Ate pq ela avisa para desligar o carregador.
O que come muita bateria é o navegar na Net.

Tens o telefone á quanto tempo?
A bateria so atinge a maxima performance depois de uns 3 ou 4 ciclos completos de carga/descarga.
Uma regra simples (sempre que possível): deixar a bateria esgotar por completo. E também tento carregar com ele desligado (a noite enquanto durmo).
O meu da para 5 dias com um uso ligeiramente abaixo do moderado. 3G ligado, WiFi desligado. Mas eu desligo-o á noite quando vou dormir. Por volta de umas 6h a 8h.

Já li por alguns lados que aconselham a carregar mais horas nos primeiros 3 a 4 carregamentos mas a verdade é que no manual da Nokia eles não especificam tempo nenhum. Acho que isso tb muda um pouco consoante a marca/fabricante.

Tenho o telefone há 2 dias e já levou 2 carregamentos, o primeiro de 10 horas e um segundo que já foi bastante menos.

Essa da bateria esgotar por completo pelo que sei deve ser feito uma vez por mês para ela calibrar. Mas nunca como regra. Aliás, acho que este tipo de baterias dão-se melhor com cargas parciais, e não se deve deixar esgotar a carga sistematicamente, pelo menos é o que eu tenho lido.
 
O segredo, não sei. :)

Tive férias até Quarta Feira.
Durante esses dias (principalmente Domingo e Segunda), foi só bombar naquilo.
Material novo, já sabes como é.

A única coisa é que o desligo quando estou deitado.

Ontem e hoje já vim trabalhar e por isso praticamente não lhe toquei.
Só mesmo umas chamaditas.

De qualquer modo, neste momento já tem só duas barras.

Acho que bem trabalhado e desligando enquanto durmo, é bem capaz de se aguentar uma semana.


PS:
Não dá para saber exactamente o tempo que o meu demorou a carregar mas posso confirmar que foram muitíssimo menos que 10 horas.
Para aí 2 horas?
 
O segredo, não sei. :)

Tive férias até Quarta Feira.
Durante esses dias (principalmente Domingo e Segunda), foi só bombar naquilo.
Material novo, já sabes como é.

A única coisa é que o desligo quando estou deitado.

Ontem e hoje já vim trabalhar e por isso praticamente não lhe toquei.
Só mesmo umas chamaditas.

De qualquer modo, neste momento já tem só duas barras.

Acho que bem trabalhado e desligando enquanto durmo, é bem capaz de se aguentar uma semana.


PS:
Não dá para saber exactamente o tempo que o meu demorou a carregar mas posso confirmar que foram muitíssimo menos que 10 horas.
Para aí 2 horas?

Eu quando me vou deitar não o desligo mas meto em "Voo" (Menu > Definições > Perfis > Voo) o que faz com que fique com a rede desligada e com o telefone em silêncio (logo, poupa mais bateria).
Comecei a fazer isso ontem. Carreguei ontem entre as 17h e as 21h (2º carregamento). Por acaso tenho lido que de uma forma generalizada deve-se dar um carregamento maior nas primeiras vezes ao telemóvel mas como o manual do "nosso" Nokia Asha 302 vai um pouco contra essa ideia e diz que não tem tempo de carga definido, daqui para a frente tb não vou preocupar-me muito com isso.

Há quantos dias é que estás com ele sem o carregar? 5 dias? 5 dias e ter chegado ao meio da carga acho que é muito bom. Embora isso tudo tb esteja um pouco dependente do uso que lhe dás. Nesse âmbito seria bom saber-se (eu pelo menos gostava) se já lhe deste algum tempo em wifi/web browsing, porque é aí que se gasta mais a bateria de um telemóvel. Não deve ter sido muito tempo, digo eu.


EDITADO: Perdeu a 1ª barra de energia há pouco, 18 horas após o carregamento. Tendo em conta de que mexi muito pouco no telemóvel e dessas 18 horas ele esteve cerca de 7 horas em Perfil "Voo" não acho que a minha bateria se esteja a portar muito bem, atenção, isto tendo em conta a performance do teu Asha.
 
Última edição:
Bem, passados já mais de dois dias após o último carregamento vou dar as minhas impressões sobre este Nokia Asha 302. Já alguém deu o seu parecer mas nunca será demais dar uma segunda opinião, porque eventualmente existirão pessoas com dúvidas em adquirir (ou não) este Asha 302.

O que eu penso sobre este Nokia Asha 302


nokia-asha-302-phone.jpg



O meu é igualzinho ao da foto. Apesar de ser um feature phone vem com rebordo metálico e com parte traseira metalizada. É Nokia e está tudo dito. Eles muitas vezes esmeram-se nesses pormenores.


Bateria

Afinal a bateria parece saber comportar-se de acordo com o S.O. (S40) que tem, já passaram mais de dois dias e meio após o último carregamento, como já tinha dito (mais precisamente 64 horas na altura que estou a escrever este texto) e só ainda perdeu uma das 4 barras de energia.

É verdade que não puxei muito por ele, longe disso, mas este Nokia Asha está de acordo com outros feature phones, que têm durações de autonomia de bateria bastante apreciáveis.

O que o Nokia Asha 302 traz

Em relação ao telemóvel em si, e sobretudo ao que ele traz este Asha 302 tenta pôr-se o mais perto possível a uma experiência de um smartphone. Ainda fica longe mas existe um esforço para dar uns passinhos em frente.
O S40 series é realmente um S.O. pouco intuitivo e até ultrapassado mas a Nokia trabalhou bem naquilo que meteu dentro deste Asha. Vem com apps sociais (Facebook, Twitter, Orkut e Flickr), traz velocidades de 3,5G até 14,4 megas de velocidade de download e 5 megas de velocidade de upload, traz Microsoft Exchange (gestão de mails, contactos e calendário) através de "núvem" e que é habitualmente algo que se só vê em smartphones.
Traz a app Whatsapp para mensagens instântaneas mas como a app parece vir com alguns problemas tive que a desinstalar. Contudo não faltam opções similares para substituir a Whatsapp.


Gama Asha

Eu acho que a Nokia ao introduzir esta gama Asha resolveu dar um pouco mais de frescura ao S40. Está a tentar estimular a criação de apps para que elas comecem a ser ainda em maior número e vai introduzindo aqui e ali algumas features interessantes. Por exemplo o Asha 303 traz com ele o Nokia Maps e até possível utilizar o Nokia Reader. Não sei se será intenção da Nokia estender estas apps a toda a gama Asha. Não esquecer que já existe um rumor que a gama Asha se vai estender a um novo modelo, o Asha 306.

Specs/Preço

Sinceramente em termos de specs o Nokia Asha 303 e o Nokia Asha 302 serão neste momento feature phones com QWERTYs mais apelativos à venda no mercado, E não estou a falar do preço mas sim em relação ao que eles trazem. Não esquecer que trazem ambos um processador de 1 GHz (Arm 11) que é muito rápido a correr no S40. Os apenas 128 megas de RAM chegam para este S.O. menos exigente, se bem que podiam perfeitamente chegar aos 256 de RAM. Só que nesse caso já se estaria a colocar a mesma RAM do Nokia 500. Em relação ao preço são caros, 139,90€ que eu dei pelo Nokia Asha 302 desbloqueado e 159,90€ pelo Asha 303 são obviamente preços bastante altos, isto tendo em conta a concorrência (sobretudo de Android "Low-costs"). Por exemplo, 89€ por este Asha 302 bloqueado à TMN e 99€ desbloqueado já seria um excelente preço.

Mas não estou minimamente arrependido de o ter o comprado, já sabia bem para o que ia. Eu tb ia à procura de uma boa autonomia e isso os "low-cost" Android não me conseguem dar.

Futuro do S40/Dúvidas

Sobre o futuro fala-se que a Nokia é capaz de vir a descontinuar o S40 e a subtsitui-lo pelo Meltemi (baseado em Linux e seguramente com bastante melhor aspecto do que o S40). Pode ser que não demore muito tempo para que muitos dos feature phones Nokia vejam um update que troque o S.O. S40 pelo Meltemi. Mas se calhar estou a pedir muito.
 
Última edição:
Se as coisas que faz, faz bem, então parece-me um óptimo aparelho. Não o acho muito bonito mas também não acho feio. E o problema é que para quem quer um qwerty Nokia não há muitas hipóteses. Melhorzinho que este só o E6 mas esse salta logo para 350€. Mas também concordo contigo, que o preço tá puxado. Ali na zona dos 100€ - onde o irmão mais velho C3 acabou por cair - era mais "confortável". Na minha opinião é um modelo interessante este Nokia 302, assim que baixe um pouco o preço.

O teclado é confortável a escrever?
Obrigado.
 
Se as coisas que faz, faz bem, então parece-me um óptimo aparelho. Não o acho muito bonito mas também não acho feio. E o problema é que para quem quer um qwerty Nokia não há muitas hipóteses. Melhorzinho que este só o E6 mas esse salta logo para 350€. Mas também concordo contigo, que o preço tá puxado. Ali na zona dos 100€ - onde o irmão mais velho C3 acabou por cair - era mais "confortável". Na minha opinião é um modelo interessante este Nokia 302, assim que baixe um pouco o preço.

O teclado é confortável a escrever?
Obrigado.


Bastante, aliás todo o telemóvel denota acabamentos acima da média. Muito acima de um C3. São pequenos pormenores mas a ideia de meter partes metálicas neste Asha 302 está muito bem conseguida. E não se ficaram por colocar só no rebordo mas igualmente na tampa traseira. Gostei bastante destes aspectos. Mas a Nokia é isto mesmo, onde os outros colocam plástico, e por vezes de má qualidade, a Nokia dá este pequenos "mimos".

Penso que não estarei a dizer nenhuma barbaridade se disser que este Nokia Asha 302 é um dos "topos de gama" dos feature phones com QWERTY. Este e o Nokia ASHA 303.
Os Samsung Chat's (qualquer um deles), Nokia C3 e outros Qwerty feature phones que possam neste momento estar no mercado são inferiores.
 
Há forma de evitar que o aparelho carrega a bateria quando ligado por USB ?
Nao me agrada mto a ideia de estar a carregar (quando ainda tem mta carga) quando uso o Nokia Suite.
Tenho estado a explorar o Nokia suite e com o Asha ligado e estive a verificar que o Nokia Suite diz q a memoria interna é de 180Mb
 
Última edição:
Há forma de evitar que o aparelho carrega a bateria quando ligado por USB ?
Nao me agrada mto a ideia de estar a carregar (quando ainda tem mta carga) quando uso o Nokia Suite.
Tenho estado a explorar o Nokia suite e com o Asha ligado e estive a verificar que o Nokia Suite diz q a memoria interna é de 180Mb

Eu não experimentei ainda mas existe a opção:

Menu > Definições > Conectividade > Cabo de Dados USB > E depois várias Opções (Pedir ao ligar / Nokia Suite / Transfer. Multimédia / Armaz. de massa).

Escolhendo as diversas opções (é uma questão de experimentar) alguma delas ou até mais do que uma é natural que evite o carregamento do telemóvel por USB.
Como já disse ainda não experimentei, apenas me parece a opção mais lógica daquelas que o S40 me mostra.
Ele vem pré-definido como "Pedir ao ligar".
 
Ha uma coisa q me irrita um bocado.
Quando se acaba de escrever uma SMS e se vai escolher o contacto a partir de "Recentemente utilizados" ou "Registo", seja la q contacto for q escolha aparece-me sempre 2 números relativos ao mesmo nome. Um começa por +3519xxxxxx (ícone com um telefone) e o outro começa por 9xxxxxxx (ícone com um telefone e uma estrela ligeiramente á direita). Sendo q os contactos em questão apenas tem um único numero de tlm, e estou a usar a memoria do tlm para guardar os contactos.

Isto faria mais sentido (e é isso q acontece) quando o mesmo nome tem 2 ou mais numeros de telemovel.


-Conseguem aceder á memoria interna do aparelho, quando ligado ao PC, na porta Usb ?
EU não... :-/
Nem pelo explorador do windows nem pelo Nokia Suite...
 
Última edição:
Gostava de saber se este telemovel tem slot para cartão de memória. E se não tiver, a memória interna dá para ter várias aplicações? As aplicações da tmn também dão para este telemóvel? É um bom telemóvel para quem quer fazer mensagens, enviar sms e navegar na internet? Desculpem estas perguntas todas mas eu não percebo muito de telemóveis. Preciso mesmo de uma opinião...
 
Gostava de saber se este telemovel tem slot para cartão de memória. E se não tiver, a memória interna dá para ter várias aplicações? As aplicações da tmn também dão para este telemóvel? É um bom telemóvel para quem quer fazer mensagens, enviar sms e navegar na internet? Desculpem estas perguntas todas mas eu não percebo muito de telemóveis. Preciso mesmo de uma opinião...

Claro que sim. MicroSD até 32 Gbs.
Traz cerca de 150 megas livres que dá para instalar imensas apps e jogos. Tens a loja da Nokia mas tb tens o getjar.com
Óbvio que tendo teclado QWERTY facilita bastante nas mensagens. A internet tb é rápida (mesmo em EDGE - 2,75G, e nem precisas de ligar o 3,5G).
O processador de 1 Ghz no S40 faz com que seja bastante rápida o download de páginas.

Aconselhava-te a ires buscar o Opera Mini na sua última versão ou o UC Browser. Ambos comprimem as páginas, são mais rápidos na navegação e poupam bastante tráfego. O Nokia Browser (que já vem de origem) trabalha de forma idêntica mas eu pessoalmente prefiro o Opera Mini que na vesão 7 ficou ainda mais "mimoso".
 
Claro que sim. MicroSD até 32 Gbs.
Traz cerca de 150 megas livres que dá para instalar imensas apps e jogos. Tens a loja da Nokia mas tb tens o getjar.com
Óbvio que tendo teclado QWERTY facilita bastante nas mensagens. A internet tb é rápida (mesmo em EDGE - 2,75G, e nem precisas de ligar o 3,5G).
O processador de 1 Ghz no S40 faz com que seja bastante rápida o download de páginas.

Aconselhava-te a ires buscar o Opera Mini na sua última versão ou o UC Browser. Ambos comprimem as páginas, são mais rápidos na navegação e poupam bastante tráfego. O Nokia Browser (que já vem de origem) trabalha de forma idêntica mas eu pessoalmente prefiro o Opera Mini que na vesão 7 ficou ainda mais "mimoso".

Então será um bom investimento. Talvez melhor que um android, pois esses têm pouca autonomia ao nível da bateria. E este tem uma boa duração de bateria? E as fotos, têm boa qualidade?
Quanto ao tamanho do ecrã, dá para ver bem a net? Deculpem estas perguntas todas, mas quem não percebe é melhor perguntar, antes de fazer asneira...
 
Então será um bom investimento. Talvez melhor que um android, pois esses têm pouca autonomia ao nível da bateria. E este tem uma boa duração de bateria? E as fotos, têm boa qualidade?
Quanto ao tamanho do ecrã, dá para ver bem a net? Deculpem estas perguntas todas, mas quem não percebe é melhor perguntar, antes de fazer asneira...

Sim, a bateria deste Asha 302 de certeza que aguenta mais que o S.O. Android já que em termos de requisitos não puxa tanto pelo sistema.
Em relação à duração varia, depende de mexer mais ou menos nele. Se mexer bastante e andar volta e meia a ir à net dura entre 2 e 3 dias. Se mexer muito menos é capaz de durar uma semana. Depende sempre do uso que lhe dás. No meu caso tenho o Wifi e o 3,5G sempre desligados (tenho tarifário de dados). E isso também poupa a bateria.

Em relação ás fotos são medianas. Não estejas à espera de grande qualidade (tem 3,2 mpx), sobretudo em interiores. Em fotos exteriores a coisa melhora e até gosto do aspecto delas.
Como não traz flash nunca se pode exigir muito. Mas garanto-te que tirando fotos com luz natural este Asha safa-se muito bem.

No que diz respeito ao ecrã os 2,4'' dão-me a visão suficiente para ver (e ler) as páginas sem qualquer tipo de dificuldade. Não vou mentir se disser que se fosse um bocadinho não seria melhor mas mesmo nesse ponto dá para definir o tamanho da letra a nível do browser (uso essencialmente o Opera Mini, como já disse), portanto, não vejo qualquer tipo de problema nessa área.

Se queres um telemóvel QWERTY para mensagens e net que tenha uma boa bateria este Asha 302 não me parece uma má escolha. Ainda vem com alguns bónus como são a aplicação para mail, a app do Facebook e do Twitter, no caso de usares as redes sociais. Mas atenção que também traz a app do Whatsapp Messenger que é uma verdadeira sugadora da bateria (pois essa app está permanentemente ligada em background). Tive que a desinstalar e a partir daí notou-se uma significativa melhoria da bateria. Eu por acaso não utilizo essa app mas se por acaso fizer jeito, existem outras apps do género disponíveis, como é o caso do Nimbuzz.

Mais alguma dúvida, é só dizeres...
 
Sim, a bateria deste Asha 302 de certeza que aguenta mais que o S.O. Android já que em termos de requisitos não puxa tanto pelo sistema.
Em relação à duração varia, depende de mexer mais ou menos nele. Se mexer bastante e andar volta e meia a ir à net dura entre 2 e 3 dias. Se mexer muito menos é capaz de durar uma semana. Depende sempre do uso que lhe dás. No meu caso tenho o Wifi e o 3,5G sempre desligados (tenho tarifário de dados). E isso também poupa a bateria.

Em relação ás fotos são medianas. Não estejas à espera de grande qualidade (tem 3,2 mpx), sobretudo em interiores. Em fotos exteriores a coisa melhora e até gosto do aspecto delas.
Como não traz flash nunca se pode exigir muito. Mas garanto-te que tirando fotos com luz natural este Asha safa-se muito bem.

No que diz respeito ao ecrã os 2,4'' dão-me a visão suficiente para ver (e ler) as páginas sem qualquer tipo de dificuldade. Não vou mentir se disser que se fosse um bocadinho não seria melhor mas mesmo nesse ponto dá para definir o tamanho da letra a nível do browser (uso essencialmente o Opera Mini, como já disse), portanto, não vejo qualquer tipo de problema nessa área.

Se queres um telemóvel QWERTY para mensagens e net que tenha uma boa bateria este Asha 302 não me parece uma má escolha. Ainda vem com alguns bónus como são a aplicação para mail, a app do Facebook e do Twitter, no caso de usares as redes sociais. Mas atenção que também traz a app do Whatsapp Messenger que é uma verdadeira sugadora da bateria (pois essa app está permanentemente ligada em background). Tive que a desinstalar e a partir daí notou-se uma significativa melhoria da bateria. Eu por acaso não utilizo essa app mas se por acaso fizer jeito, existem outras apps do género disponíveis, como é o caso do Nimbuzz.

Mais alguma dúvida, é só dizeres...

Obrigada. Por agora penso que não tenho mais nenhuma dúvida. Em relação às fotos compreendo que não sejam muito boas. Mas para isso existem as máquinas fotográficas e quem tem um telemóvel com uma camara de 1.3mpx, com 3,2 acho que vai achá-las do melhor.
Por enquanto ando só a ver os telemóveis e preços (se bem que este esteja um pouco acima do meu orçamento, que são 100€). Por acaso alguem sabe se a TMN vai fazer baixa de preços no Verão, como tem feito?
 
boas,
este telemóvel entrou hoje na campanha desbloqueados da optimus a 100 € .. quem estiver interessado pode comprar e em 48h é fornecido o código de desbloqueio.
Cumprimentos
 
boas,
comprei este telemóvel desbloqueado e agora para enviar e receber mms bem como aceder à internet tenho que configurar o telemóvel para a vodafone. o problema é que já tentei de tudo e não consigo ... no site da vodafone não existe uma configuração específica para este modelo porque eles não o comercializam! Usei a configuração do asha 201, mas algo não deve ser igual para estes dois terminais pois continuo sem conseguir fazer nada. se alguém aqui já passou pelo mesmo e conseguiu por tudo a funcionar pedia por favor que me informasse de como o fez.
Cumprimentos.
 
Estou com vontade de reformar o meu X2-01. Tudo bem que só o comprei no natal mas nao gosto nada dele...além de grande tem um teclado tão rijo que incomoda. Tem-me desiludido bastante...
Tava a pensar aproveitar a campanha de desbloqueados e os 900pts do meu pai para comprar um Asha 302 a 45€ ou lá quanto é. Que acham? É para usar com o meu cartao vodafone, secundário, uso mais para sms do que para chamadas. Ainda tou indecisa, se calhar nao me vale a pena gastar o dinheiro mas estou mesmo enjoada do X2!

(e tenho saudades de ter um tlm branco :p)
 
Última edição:
Back
Topo